Artigos

26 out 2004

FEIRA K 2004 ? DÜSSELDORF - ALEMANHA - 2


Compartilhe!           

DO MEDO À EUFORIA
A última Feira K 2001, praticamente não existiu. Realizada 40 dias após o fatídico 11 de setembro que abalou o mundo provocou dois tipos de pânico, na época: o medo de viajar de avião; e o medo de freqüentar ambientes de grande aglomeração. Ambos representavam alto risco. Este sentimento de pavor refletiu, obviamente na K 2001 a ponto de esvaziar completamente o evento. Com isto, esta edição dá uma impressão de que o hiato foi maior, ou seja, de seis anos. Considerando que as economias do mundo todo se aqueceram e a necessidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, desta vez foi a euforia que deu as caras.
MAGIA OLÍMPICA
No sábado, 23, todos os medalhistas da equipe TEAM KUNSTSTOFF, patrocinados desde 1996 pelas indústrias de plástico alemãs estiveram presentes no Pavilhão 6. Esta equipe, que conquistou 5 ouros, 6 pratas e 1 bronze em Atenas, é hoje a mais importante da Alemanha. Os atletas do TK deram um grande show de apresentação durante duas horas, o que promoveu um enorme congestionamento de pessoas no pavilhão. Fantástico.
FUTEBOL
Por óbvio, o futebol e a Copa do Mundo de 2006 não poderiam faltar na Feira K 2004. O treinador do Bayer Leverkusen, Klaus Augenthaler e alguns de seus jogadores ofereceram um aperitivo do que será o Mundial 2006. Na oportunidade, várias maquetes dos estádios mais modernos da Alemanha, onde os jogos da Copa 2006 serão disputados, foram analisadas e apresentadas. Desde as construções das instalações desportivas às novas propostas arquitetônicas. Quem vê tudo isto marca passagem imediatamente para a Copa 2006.
CRESCIMENTO CONTÍNUO
O plástico é considerado como a matéria prima do século XXI. Em 2003 foram produzidas 221 milhões de toneladas de plástico no mundo todo. Os experts entendem que haverá uma alta de 5% por ano até 2010. O prognóstico é de que a demanda mundial chegue a 250 mm de toneladas e a consumação média individual passará de 28kg em 2003 para 37kg em 2010.
SETOR INDUSTRIAL
Boas perspectivas para o setor industrial em Düsseldorf, cuja feira K existe há 50 anos. Um bom indicativo para a importância da feira é o grande número de expositores, são 2.921, vindos de 53 países. Com uma área de 161.799 m², a feira se subdivide em vários setores claramente definidos: máquinas e equipamentos, matéria prima, produtos semifinalizados e peças técnicas. Tradicionalmente, o setor de máquinas representa o maior grupo de expositores e ocupam cerca 2/3 da área total.
MATERIAL DOS RECORDES
O plástico é o material dos recordes. Onde termina a força física, começa o trabalho dos polímeros para alcançar alguns segundos ou poucos centímetros decisivos. Isto explica aquilo que já foi dito sobre a exposição ?Plásticos?, que mostra o papel chave do plástico no esporte e lazer. A exposição trata principalmente de mostrar a evolução dos materiais esportivos e todas as possibilidades existentes no âmbito do esporte, inclusive para deficientes.
DEMONSTRAÇÃO
Vários esportistas, alguns participantes dos jogos olímpicos de Atenas, estão realizando demonstrações nos equipamentos que foram utilizados nas competições. Entre os shows preferidos pelos visitantes da K está o de saltos de um trampolim com 3 metros de altura onde os atletas caem em uma piscina cheia de bolas de espuma.
RECICLADOS
A quantidade de lixo plástico, assim chamado por ser sucata ou aparas de material industrializado, a cada dia é maior. Portanto, a grande preocupação é usar tudo na reciclagem e fabricar novos produtos. Aí entra a tecnologia para que tudo possa ser aproveitado da melhor forma. A mistura de diferentes materiais plásticos, se ainda trazia dificuldades hoje não é mais assim. Para quem pode importar uma máquina com esta capacidade, obviamente. Uma solução interessante está sendo mostrada aqui: uma máquina que mistura todos os tipos de plástico já usados nas mais diferentes formas (até como lixo hospitalar) e após junta a massa com serragem de madeira. O resultado é um bloco de alta resistência que pode ser usado para diferentes fins. Inclusive na indústria de móveis.