SETOR CRIME EM DESTAQUE
Recentemente, mais precisamente no editorial de 9/3 -A NOVA COMPOSIÇÃO DO PIB BRASILEIRO-, manifestei, com grande tristeza, que a primeira medida que Lula tomou como presidente do Brasil, foi colocar, com grande destaque, a partir deste ano de 2023, no cálculo do PIB BRASILEIRO, o relevante desempenho do SETOR CRIME.
QUARTO SETOR
Assim, além do que apuram os -TRÊS SETORES DA ECONOMIA-: 1-PRIMÁRIO (que diz respeito à AGRICULTURA, PECUÁRIA E EXTRATIVISMO); 2- SECUNDÁRIO (que corresponde à INDÚSTRIA; e 3- TERCIÁRIO (que agrega os SERVIÇOS, formais ou informais, assim como as atividades COMERCIAIS)- entra no cálculo o forte desempenho SETOR CRIME, ou QUARTO SETOR, o qual já antecipa que terá um ano de muito sucesso.
LULA E A DEFESA DO CRIME
A propósito, quem também pensa, e escreve, da mesma forma é o brilhante jornalista J. R. Guzzo, no seu texto LULA E A DEFESA DO CRIME, publicado no Estadão de ontem, 19. Eis:
Não existe nenhuma desgraça que oprima tanto e de forma tão direta a população brasileira, sobretudo os mais pobres, quanto o crime. Num país em que o governo diz 24 horas por dia que é “popular”, que cuida dos “menos favorecidos”, etc. etc. essa deveria ser a prioridade das prioridades: dar um pouco mais de segurança pessoal para o cidadão que trabalha, paga imposto, respeita a lei e, muitas vezes, sustenta uma família. Mas o que acontece no mundo das realidades é exatamente o contrário. A noção de “segurança”, para o governo Lula, é fornecer conforto, proteção e apoio aos criminosos, principalmente os que estão nas prisões; a ideia fixa do presidente e do seu Sistema é proteger os direitos de quem praticou crimes, e não os direitos de quem sofre diariamente com eles. Num país que teve quase 41.000 assassinatos no ano passado, a preocupação do governo é o bem-estar de quem matou, e não de quem foi morto; o bem mais precioso que o Estado tem a obrigação de defender, a vida humana, é tratado publicamente como lixo pelo governo, e a sua defesa é excomungada como coisa “de direita”, “fascista” e daí para baixo. Do direito a não ser roubado, então, é melhor nem falar nada.
CONTRATAÇÃO DE MAIS UM DESASTRE
A última prova desta opção oficial pelos criminosos e pelo crime é a ressurreição do “plano de segurança”, que vigorou no Brasil entre 2007 e 2016 e durante o qual, entre outras calamidades, o número de homicídios aumentou 30%. É um desses casos, medidos numericamente, em que o governo age de maneira concreta em favor do crime. Com a deposição do PT e a eliminação do “plano”, o número de assassinatos começou a cair imediatamente, e continuou caindo sem parar até dezembro de 2022; continua sendo um dos mais altos do mundo, mas só nos últimos cinco anos foram 18.000 homicídios a menos, ou 18.000 vidas salvas. Lula anuncia, agora, a retomada do projeto que deu errado – errado para o povo brasileiro, e certo para os criminosos. Suas taras são perfeitamente conhecidas. Soltar gente que está presa, para diminuir a “superpopulação” das penitenciárias. Em vez de dar verbas para a polícia (que, segundo Lula, tem de ser mais “civilizada”) forrar de dinheiro as “ONGs” que se dedicam à proteção de presidiários. Desarmar os cidadãos que têm armas compradas legalmente – e por aí se vai.
“As cadeias estão cheias de gente inocente no Brasil”, disse Lula ao relançar o “plano”. É isso, com toda a tragédia que está aí, que o presidente da República tem a dizer para os brasileiros em matéria de segurança: que o problema do Brasil é a “injustiça” com os presos, e não os assassinatos, roubos e estupros. É a contratação de mais um desastre.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no PENSAR+ de hoje: JUSTICEIROS SOCIAIS, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
ROTA DO COMUNISMO
As pessoas que me relaciono, sem exceção, desde o momento em que Lula -venceu- a eleição presidencial, sem medo de errar, nunca esconderam o quanto estavam convencidas e certas de que o Brasil voltaria a trilhar a -ROTA DO COMUNISMO- que foi interrompida, em 2016, por conta do impeachment de Dilma Petista Rousseff, acusada, julgada e condenada por crimes de irresponsabilidade fiscal e/ou improbidade administrativa.
A TODO VAPOR
Entretanto, o que nenhuma dessas pessoas imaginava, assim como eu, é que desta vez, diferente do que Lula fez nos dois mandatos (2003 a 2010) quando a pressa não estava no plano do PT, as mudanças em DIREÇÃO AO CAOS estão em ritmo acelerado, semelhante à VELOCIDADE DA LUZ. Vejam que nesses 75 dias de governo, a PERFORMANCE DE LULA & CIA. para colocar o Brasil na ROTA DO COMUNISMO está a todo vapor, muito acima, portanto, das expectativas.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL E EMPREGO
Vejam, por exemplo, o item ATIVIDADE INDUSTRIAL. Segundo a CNI, a PRODUÇÃO INDUSTRIAL segue em descontrolada, notória e preocupante ROTA DE DESAQUECIMENTO. Neste início de 2023, ou seja, em pleno GOVERNO LULA, o indicador já recuou 2,7 pontos. Mais: dados da Sondagem Industrial mostram quedas nos índices de PRODUÇÃO E EMPREGO, na ordem, respectivamente, de 47,9 para 45,2 pontos, de janeiro para fevereiro. Que tal?
MODO ESPERA OU MODO DESISTÊNCIA
Mais: a nítida e inquestionável -INVERSÃO DE TODOS OS VALORES-, assim como a abissal INSEGURANÇA JURÍDICA, que se mostravam como INESPERADOS no curto e médio prazo, se aceleraram de forma muito assustadoras. Diante deste quadro dramático, as mentes de inúmeros investidores e/ou empreendedores, que vinham apostando forte no futuro do Brasil, entraram em MODO DE ESPERA e não raro em MODO DESISTÊNCIA. Com isso a PEFORMANCE QUE VISA A DESTRUIÇÃO DO PAÍS ESTÁ EM FRANCO PROGRESSO. De novo: não tem erro nem fracasso. Ao contrário: tem todos os acertos almejados pelos COMUNISTAS.
ENALTECER A RAZÃO
Um dos filósofos que mais admiro é o alemão Immanuel Kant, um dos principais pensadores do ILUMINISMO, movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS NA SOCIEDADE DE ENTÃO. Como tal, Kant acreditava na DISSEMINAÇÃO DO CONHECIIMENTO como forma de enaltecer a RAZÃO em detrimento do PENSAMENTO RELIGIOSO. Por minha conta e risco acrescento, também, -em detrimento do PENSAMENTO IDEOLÓGICO da vasta turma da ignara ESQUERDA BRASILEIRA-.
CONHECIMENTO
Partindo da TEORIA DE KANT, que é a mesma que impera entre todos os seres humanos que são capazes de fazer uso da RAZÃO, o CONHECIMENTO das coisas do mundo é influenciado pela sensibilidade e, principalmente, pelo ENTENDIMENTO. Entretanto, para comprovar o quanto o PENSAMENTO IDEOLÓGICO, notadamente da ESQUERDA BRASILEIRA, destrói por completo a capacidade para DISCERNIR, basta ver, por exemplo, a gritaria contra o percentual da TAXA DE JUROS -SELIC-, definida pelo COMPOM.
IGNORÂNCIA COLETIVA
Pois, quem assiste o vídeo curto, produzido pelo canal SENHOR DOS ABSURDOS -STUDIO-, que mostra as infernais declarações públicas feitas por Fernando Haddad (ministro da Fazenda, pasmem), Simone Tebet (do Planejamento), Lula (presidente do país), Randolfe Rodrigues (senador), Guilherme Boulos (deputado federal mais votado da esquerda brasileira), Lindbergh Farias e Gleisi Hoffman (presidente do PT), dizendo, em coro, que -NÃO TEM EXPLICAÇÃO A TAXA DE JUROS NO BRASIL-, verá o quanto a IGNORÂNCIA E A IDIOTICE impera no nosso pobre Brasil.
IDIOTAS DO PENSAMENTO
O vídeo também disponibiliza, em forma de contraponto, os notáveis ESCLARECIMENTOS prestados pelos mestres-economistas -Roberto Campos, Thomas Sowell, Milton Friedmann e Ludwig von Mises-, explicando que os JUROS são CAUSAS E NÃO EFEITOS ECONÔMICOS. Com isso os felizes detentores da RAZÃO conseguem perceber o quanto os ANALFABETOS ECONÔMICOS, ou IDIOTAS DO PENSAMENTO, que estão à frente do atual governo, não têm o menor apreço nem vontade para ENTENDER ,ou buscar ESCLARECIMENTOS, sobre QUALQUER COISA QUE ESTEJA FORA DA CARTILHA COMUNISTA. Que tal?
VÍDEO DO SENHOR DOS ABSURDOS
Aí vai o vídeo -senhor dos absurdos-, com as falas dos analfabetos e dos mestres. IMPERDÍVEL!!! (https://twitter.com/i/status/1635837318459273216)
TREM BRASIL
Mais do que sabido, desde o ano de 1970 até o início de 2019, quando Bolsonaro foi eleito para assumir o posto de -CHEFE DO TREM BRASIL- o comboio mal conseguia se locomover, o que resultava em custos enormes para quem se dispunha a produzir no nosso imenso País. Com o propósito de dotar a LOCOMOTIVA de tração suficiente para se movimentar em velocidade minimamente competitiva, o CHEFE DO TREM confiou a tarefa de OPERADOR DO COMBOIO ao experiente maquinista Paulo Guedes.
DIAGNÓSTICO
Guedes, bem antes de assumir como piloto da MÁQUINA ECONÔMICA, tratou de fazer um correto DIAGNÓSITICO com o propósito de apontar as CAUSAS da baixíssima velocidade apresentada, desde 1970, pelo TREM BRASIL. Entre inúmeros razões, duas ganharam maior destaque: 1- o PESO EXCESSIVO DO COMBOIO; e, 2- a FALTA DE LIBERDADE para escolha das ROTAS rentáveis, coisas que, uma vez bem combatidas, levam qualquer país do mundo a obter CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO.
REFORMAS POSSÍVEIS E POVO NAS RUAS
Pois, enquanto Guedes tratava, a duras penas, de dotar a LOCOMOTIVA do TREM BRASIL de razoável reforma e/ou capacidade para poder funcionar e competir, os passageiros, bastante revoltados e indignados com a CORRUPÇÃO que reinou livre e solta durante o período de 14 anos (2003 A 2016) quando o COMBOIO foi CHEFIADO PELOS PETISTAS DA GEMA -LULA E DILMA-, se manifestavam, em coro, nas praças e avenidas do nosso imenso Brasil, prometendo que jamais admitiriam a volta dos atores dos incomensuráveis saques.
AREIA NO TANQUE
Como se vê, tudo que o TREM BRASIL precisava para poder trafegar com sucesso foi abortado de maneira para lá de sinistra. Pior: quem ousa desconfiar de que a fraude esteve presente na eleição para CHEFE DO TREM, ocorrida no final de 2022, passou a ser chamado de GOLPISTA, FASCISTA E ANTIDEMOCRÁTICO, entre outros adjetivos qualificativos do mal. Assim, para desespero daqueles que são dotados de algum discernimento, neste crucial momento em que o governo Lula-comunista completa 74 dias, já é possível constatar, a olhos. vistos, que o MOTOR da LOCOMOTIVA, comandada pelo inexperiente Fernando Haddad, está prestes a fundir por falta de óleo. Mais: no tanque de combustível, ao invés de gasolina ou diesel, o governo resolveu colocar areia em grande quantidade.
GERAÇÃO BABY BOOMERS
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os combatentes retornaram às suas casas e passaram a construir e/ou reconstruir suas famílias, houve um expressivo aumento de natalidade. Assim, os nascidos entre 1945 e 1964 passaram a integrar a conhecida geração -BABY BOOMERS-. Quando jovens, os BABY BOOMERS se caracterizavam, basicamente, pela valorização profissional (carreira estável por décadas até a aposentadoria) e pela notável preocupação em construir um patrimônio.
GERAÇÃO X
Para essa geração, segundo estudos da plataforma -Human Analytics do site MindMiners-, o TEMPO DE EXPERÊNCIA era mais valorizado do que a CRIATIVIDADE e a INOVAÇÃO. Isso se deve principalmente ao fato de que, naquela época, a concorrência no mercado de trabalho não era tão acirrada. Já os nascidos entre 1965 e 1984, que cresceram no período de -Guerra Fria-, que se caracterizaram por experimentar os avanços tecnológicos, foram classificados como pertencentes da -GERAÇÃO X-. No campo profissional, esses indivíduos, dotados de perfil mais conservador, valorizam a independência e individualidade sem perder características importantes da convivência em grupo.
GERAÇÃO Y
Já os que nasceram entre 1985 e 1999 passaram a compor a -GERAÇÃO Y-, também conhecidos como MILLENIALS. Quando comparada com a Geração X e a dos BABY BOOMERS os Millennials são menos presos a organizações religiosas e políticas, e em geral costumam ter visões mais liberais quando se trata de questões políticas e sociais. Mais: são os usuários mais frequentes e dependentes da internet, das redes sociais, e da tecnologia mobile. Além disso, abraçam causas sociais e esperam das empresas mais responsabilidade em relação à questões ambientais. Eles têm mais tempo, mais acesso ao conhecimento e menos dinheiro, o que leva a essa mudança de valores na hora de consumir: o status deixa de ser financeiro e passa a ser ideológico.
Segundo uma pesquisa realizada pela Mind Miners, 33% dos Millennials que se consideram satisfeitos com o atual trabalho admitiram a possibilidade de mudar de emprego com menos de dois anos. Além disso, o salário é o principal aspecto considerado na hora de escolher por um emprego, tanto para a GERAÇÃO X (61%) como para a GERAÇÃO Y (65%).
GERAÇÃO Z
Se os MILLENIALS cresceram em meio a transformação digital, a GERAÇÃO Z (também chamada de CENTENIAL) já nasceu (a partir do ano 2000) nesse mundo conectado pelas tecnologias digitais.
De atenção dispersa, os Centennials costumam ser multitarefas, independentes e exigentes com o que consomem e com as funções que desempenham nas empresas, apesar de estarem chegando agora ao mercado de trabalho. Acredita-se que os cargos que a geração Z vai ocupar ainda nem foram criados. Mais: além de mostrar certa dificuldade em socializar fora do ambiente virtual, a grande característica da GERAÇÃO Z é o imediatismo, ou seja, querem tudo pra ontem.
GERAÇÃO ALFA
Já os nascidos a partir de 2010, embora ainda não tenham idade para terem um cargo dentro das empresas, perfazem a -GERAÇÃO ALFA-, que se caracterizam por serem ainda mais imersos na tecnologia. Para essas crianças, é bastante comum até ouvir “ele nem sabe ler, mas sabe chegar no YouTube no meu celular”. Embora não atuem dentro das organizações, é importante estar ciente que essa FUTURA GERAÇÃO está ainda mais focada em flexibilidade, autonomia e com um grande potencial para buscar saídas para problemas de forma colaborativa.
GERAÇÃO PERDIDA
Vale registrar que antes da GERAÇÃO -BABY BOOMERS- os nascidos entre 1928 e 1945 formaram a -GERAÇÃO SILENCIOSA-. Filhos da CRISE ECONÔMICA de 1929 e da SEGUNDA GUERRA, o termo -SILENCIOSO- se refere ao comportamento CONFORMISTA DAQUELA GERAÇÃO, sempre preocupada com o bem-estar da sociedade.
Para finalizar, os nascidos no nosso Brasil de hoje, -INUNDADO POR COMUNISMO POR TODOS OS LADOS- tem tudo e mais um tanto para serem classificados como integrantes da -GERAÇÃO PERDIDA- ou sufocada pela -FALTA DA LIBERDADE-.
FIQUE EM CASA...
Volto, pela enésima vez, a afirmar que, mais dia menos dia, o mundo sofreria, na pele e principalmente na mente, os duros EFEITOS do criminoso -FIQUE EM CASA, A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS-. Sob o aspecto mental e psicológico, mais do que sabido, os -EFEITOS COLATERAIS-, apesar do silêncio criminoso da MIDIA que encabeçou a campanha do -FIQUE EM CASA-, se pronunciaram de forma incontestável em muita gente que se submeteu aos -experimentos- vacinais- contra a COVID-19, que promoveu transtornos comportamentais depressivos oriundos das paralizações, perdas de empregos, de perspectivas profissionais, etc.
FARTA DISTRIBUIÇÃO DE MOEDA E CRÉDITO
Na tentativa de diminuir o sofrimento provocado pela brutal redução das atividades, a ferramenta mais utilizada por praticamente todos os governantes foi a FARTA DISTRIBUIÇÃO DE MOEDA E CRÉDITO NA ECONOMIA-, ingredientes que sabidamente agem para deflagrar a verdadeira e legítima INFLAÇÃO. Tiro e queda: deu no que deu, até porque não poderia dar em outra coisa diferente do que estamos assistindo.
SISTEMA FINANCEIRO
Se, no primeiro momento, a ECONOMIA REAGIU FAVORAVELMENTE, graças à inundação de MOEDA E CRÉDITO, o fato é que, num segundo momento, o CRÉDITO -abundante- exigiria, inevitavelmente, a sua devida liquidação junto aos seus financiadores. Como o SISTEMA FINANCEIRO é formado por um conjunto de instituições financeiras voltadas para a gestão da política monetária do governo federal, os BANCOS COMERCIAIS E DE INVESTIMENTO atuam como agentes que recebem DEPÓSITOS e concedem CRÉDITO para seus correntistas.
LUCRO PRÓXIMO DO PREJUÍZO
Como tal, por mais que os BANCOS obtenham lucro com as transações financeiras realizadas, uma coisa é mais do que certa: nenhuma instituição bancária é capaz de resistir a saques cujo montante seja, em tese, maior do que 10% dos depósitos totais. Ou seja, o LUCRO de qualquer BANCO está sempre muito próximo do PREJUÍZO. Como os bancos vivem, basicamente da CONFIANÇA de seus clientes/correntistas, basta uma corrida bancária para acabar de vez com a instituição.
DEU NO QUE DEU, SEM SUPRESA
Aí está, em poucas palavras, alguns dos graves EFEITOS de muita coisa que decorreu com o fatídico -FIQUE EM CASA, A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS- além de atingir, empregos, empresas industriais e comerciais, o fato de atingir também o SISTEMA FINANCEIRO não pode ser visto como algo surpreendente. Estava tudo no livrinho, só não viu quem preferiu acreditar na criminosa e assassina MÍDIA e nos governantes que preferiram silenciar e/ou não discordar do conteúdo da trágica campanha.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O DIABO MORA NOS DETALHES, por Paulo Rabello de Castro (pensador e economista). Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.