Artigos

10 set 2020

ONTEM, 9, FOI O DIA NACIONAL DO CINISMO


CINISMO PARA DAR E VENDER

Antes de tudo faço questão de deixar bem registrado o meu sentimento de nojo e desprezo à grande maioria dos políticos deste nosso empobrecido Brasil que, de maneira totalmente desavergonhada, faz questão de demonstrar a enorme quantidade de CINISMO que destila nas suas veias.


ABRAÇO AMIGO

Quando o Brasil todo deveria festejar, sem o uso de máscaras e com muita aglomeração, a despedida de Dias Toffoli, que ontem presidiu a sua última sessão à frente da -Sociedade Protetora dos Criminosos-, o que se viu foi um legítimo -lambe-botas- proporcionado pelos CÍNICOS que para lá se dirigiram com o propósito de levar o abraço amigo ao péssimo ministro. Pode? 


MAU CHEIRO

Pensando bem, o fato de Toffoli estar deixando a presidência do STF em nada vai mudar o comportamento nada duvidoso dos 11 ministros do STF. Entretanto, tanto pelo perfil quanto pelas decisões tomadas à frente do STF, o mau cheiro e a imundície impregnada na cadeira de presidente precisará, dependendo do que fará o novo chefe, Luiz Fux, de um longo tempo para perder o mau cheiro. 


ANA PAULA HENKEL

Aliás, não há como discordar da comentarista do programa -Os Pingos nos Is-, Ana Paula Henkel, que definiu o evento como "uma cerimônia brega", com faixas verdes e amarelas, que só mostra como nossos ministros são necessitados de aparecer, de ser colocados em um pedestal”. Mais: - ver David Alcolumbre e Rodrigo Maia dizendo que Toffoli é “UM PROTETOR DA CONSTITUIÇÃO" foi simplesmente demais. Afinal, que Constituição é esta? A de Lewandowski, que fatiou o processo de impeachment da Dilma Rousseff, ou do inquérito das fake news, que fere a legalidade? 


O NOVO FOI CONTRA A HOMENAGEM

Felizmente, os parlamentares que compõem o partido NOVO preferiram um caminho diferente do CINISMO. O NOVO se manifestou contra a realização da sessão que homenageou Dias Toffoli. Como bem expressou o deputado Marcel Van Hattem, o ministro Toffoli impôs pautas altamente prejudiciais, como o fim da prisão em segunda instância, o desmonte da Lava Jato e o inquérito ilegal das fake news, etc. O STF -não pode ser político!- afirmou o ótimo deputado Van Hattem.


DIA NACIONAL DO CINISMO

Enfim, pelo que se viu ontem, o dia 9 de setembro já tem tudo para ser considerado como o DIA NACIONAL DO CINISMO. Que tal?



Leia mais


09 set 2020

INGREDIENTES INFLACIONÁRIOS


CUSTO DE VIDA

Diante da inegável e expressiva alta dos preços dos alimentos preferidos da totalidade do povo brasileiro, como é o caso da carne, feijão, arroz e farinha de trigo, principalmente, onde todos figuram na composição da CESTA BÁSICA, isto tem provocado um forte encarecimento do CUSTO DE VIDA da nossa população, como apontam os mais diversos institutos de pesquisa de preços. 


OFERTA E DEMANDA

Ainda que qualquer alimento que fique mais caro por força de maior DEMANDA possa ser substituído por outro cuja OFERTA implique em redução ou manutenção de preço de venda, o fato é que a PANDEMIA fez com que os ALIMENTOS produzidos no Brasil fossem muito mais DEMANDADOS mundo afora, notadamente por países orientais.


SETE ENTRE DEZ

Como bem mostram os números da Balança Comercial, SETE produtos do agronegócio figuram entre os DEZ principais bens exportados pelo Brasil. Entre esses estão a SOJA, as CARNES DE FRANGO, SUÍNA E BOVINA, o AÇÚCAR EM BRUTO e o CAFÉ, por exemplo, que totalizam algo como 30% de tudo que é embarcado para fora do país.


ARROZ

Pois, além da forte DEMANDA INTERNACIONAL por alimentos produzidos no Brasil, o fato é que a DESVALORIZAÇÃO DO REAL ainda foi maior do que a alta dos preços no mercado interno. No caso do ARROZ, por exemplo, os preços baixos verificados em anos anteriores, mais a seca deste ano, proporcionaram uma boa redução da área plantada. Ora, produção menor e desvalorização cambial maior acabaram por estimular a exportação do produto e a elevação do preço.


AUMENTAR A ÁREA PLANTADA É A MELHOR SAÍDA

O que precisa ser dito e repetido à exaustão é que o Brasil tem reais condições para AUMENTAR A OFERTA DE ALIMENTOS. Assim, ao invés do presidente Bolsonaro fazer o ridículo pedido aos supermercadistas para que não aumentem os preços dos alimentos (na realidade os supermercados apenas comercializam produtos), bastaria oferecer a possibilidade de aumentar a ÁREA PLANTADA.


SÓ 7,6 % DO TERRITÓRIO

Para quem não sabe, o Brasil utiliza somente 7,6% de seu território para a agricultura, como já foi comprovado pela Embrapa e pela NASA. Este número é insignificante se comparado com países europeus, como o Reino Unido, que cultiva em 64% de seu território e a Alemanha, que usa 57%. Mais: grandes concorrentes como Estados Unidos, cultiva 18,3%;  a China, 17,7%; e a Índia, 60,5%. 



Leia mais


08 set 2020

ORÇAMENTO - MUDANÇAS IMPRESCINDÍVEIS


MUDANÇA ESTRUTURAL NO ORÇAMENTO DA UNIÃO

Na semana passada, contando com lamentável, porém já esperado silêncio de parte da -IMPRENSA POLITICAMENTE HIPÓCRITA-, a equipe econômica do governo, liderada pelo ministro Paulo Guedes, deu início a uma negociação com o Congresso Nacional visando uma necessária e importante MUDANÇA ESTRUTURAL NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO.


REQUISITOS FUNDAMENTAIS

A -MUDANÇA ESTRUTURAL- que tem como propósito inicial TIRAR AS AMARRAS DO ORÇAMENTO, só surtirá o efeito desejado caso forem atendidos os seguintes TRÊS REQUISITOS FUNDAMENTAIS que, infelizmente, foram colocados como peças que inviabilizam por completo o almejado Programa RENDA BRASIL.  


3-D

Os TRÊS IMPORTANTES REQUISITOS, todos iniciados com a letra -D-, que já é mais conhecido como 3D, são:

1- DESVINCULAÇÃO (acabar com os RECURSOS CARIMBADOS);

2- DESINDEXAÇÃO (acabar com os REAJUSTES AUTOMÁTICOS PELA INFLAÇÃO); e

3- DESOBRIGAÇÃO (acabar com os MÍNIMOS CONSITUCIONAIS, que engessam por completo as DESPESAS PÚBLICAS).


LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Esta proposta, em forma de PEC, já se encontra no Senado desde o ano passado sem que o presidente daquela Casa manifestasse algum interesse em apreciá-la. Entretanto, a negociação voltou a ganhar interesse por ser necessária para a viabilização do Programa -RENDA BRASIL-, cujos recursos, para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, teriam como fonte a DESVINCULAÇÃO, a DEXINDEXAÇÃO e a DESOBRIGAÇÃO que estão impostas pela Lei Orçamentária.


INDEXAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Não foram poucas as vezes em que manifestei que a INDEXAÇÃO ORÇAMENTÁRIA é um de tantos absurdos que só existe no nosso empobrecido Brasil. Mais: além de ser uma ferramenta do tipo -macaco- que simplesmente ELEVA O PISO, o que, a rigor, produz uma constante APROXIMAÇÃO COM O TETO DAS DESPESAS PÚBLICAS. Com isto acaba por diminuir, ano a ano, com os INVESTIMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.     


CONTROLE PASSA PARA A CLASSE POLÍTICA

Aliás, como bem disse o ministro Paulo Guedes, ao aprovar a PEC do Pacto Federativo com os tais 3-Ds-, quem passa a ter o controle do Orçamento da União é a classe política. E não é pouca coisa: trata-se de algo como R$ 1, 5 trilhão. É mole?


ESPAÇO PENSAR +

No Espaço Pensar +  A PÁTRIA EM HORAS DECISIVAS - por Percival Puggina - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais


04 set 2020

VER PARA CRER E ENTENDER


COMO FUNCIONAM AS COISAS NA AMAZÔNIA

Na última 4ª feira, 02, após indagação quanto às declarações feitas pelo ator Leonardo DiCaprio, que usou as redes sociais para compartilhar uma notícia divulgada pelo jornal -The Guardian- sobre desmatamento na Amazônia, afirmando, categoricamente, que houve um aumento de 28% nas queimadas na floresta no mês de julho, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que pretende convidar DiCaprio para que venha ao Brasil e veja com seus próprios olhos "COMO FUNCIONAM AS COISAS NA AMAZÔNIA".


BOLSAS DE VALORES

Tão logo tomei conhecimento da ótima reação do vice Mourão, me veio à lembrança algo que aconteceu lá por volta de 1990, quando os mercados -financeiro e de capital- eram constantemente atacados por políticos de esquerda, e principalmente pela mídia, fazendo com que muita gente acreditasse que as Bolsas de Valores -ações e mercadorias- seus membros (corretoras de valores) eram antros dominados por agentes desonestos e perigosos. Lembro bem que até nas novelas televisivas, esta era a tônica.


VISITA A NOVA IORQUE E CHICAGO

Diante de tamanho bombardeio totalmente equivocado, o então superintendente da Bovespa, meu xará e amigo Gilberto Biojone, teve a brilhante ideia de convidar e/ou levar alguns desses equivocados políticos para Nova Iorque e Chicago com o propósito de conhecer e/ou entender -in loco- o trabalho -decente- desenvolvido pelas principais Bolsas dos EUA ou mesmo do mundo.  


IMPORTANTE, SURPREENDENTE E REVELADORA

Como naquela época eu atuava como agente da Bovespa no RS, acompanhei de perto a boa iniciativa e percebi o quanto ela foi importante, surpreendente e reveladora. Como relatou Biojone, os convidados assistiram com muita atenção todas as palestras e, no final do encontro, em almoço na Bovespa, o então senador Mario Covas, que era um crítico feroz, fez, em nome dos participantes, o discurso de agradecimento demonstrando ter entendido perfeitamente tudo o que viu. 


ÁREA HUMANIZADA

O custo de enviar aqueles CRITICOS E DESCONHECEDORES POLÍTICOS para passar uma semana entre Nova Iorque e Chicago foi ínfimo, se comparado com o resultado do CONVENCIMENTO admitido pelos convidados. Assim, tenho quase que certeza de que Leonardo DiCaprio caso se confirme o convite, a sua vinda ao Brasil tem tudo para surtir efeito ESCLARECEDOR sobre a FLORESTA AMAZÔNIA, que segundo Mourão  -NÃO ESTÁ QUEIMANDO- porque os incêndios ocorrem somente no que ele chamou de "área humanizada".


ESPAÇO PENSAR +

No Espaço Pensar + de hoje: SOB O TACÃO DO STF - por Percival Puggina  e QUANDO OS JURISTAS DIFICULTAM - por Ives Gandra Martins -   https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais


03 set 2020

O PODER, DECIDIDAMENTE, NÃO EMANA DO POVO!


DESCONHECIMENTO DA CONSTITUIÇÃO

Dizem as mais diversas pesquisas que o povo brasileiro em geral jamais se interessou em ler a Constituição. Muito menos, a atual, de 1988 que, além de ser uma das mais extensas do mundo, é carregada de incríveis e absurdos DIREITOS, inúmeras IMPERFEIÇÕES e gritantes INJUSTIÇAS.


SOBERANIA FAJUTA

A rigor, o povo brasileiro em geral nunca leu sequer o ARTIGO 1º, Parágrafo único, da CF, que expõe, ipsis literis, a PRIMEIRA E GRANDE MENTIRA CONSTITUCIONAL, qual seja a de que: -TODO O PODER EMANA DO POVO, que o exerce por meio de REPRESENTANTES ELEITOS. 


OCUPAÇÃO DE CARGOS NO SETOR PÚBLICO

Antes de tudo, a título de ESCLARECIMENTO, a ocupação de cargos no SETOR PÚBLICO no nosso país se dá: por ELEIÇÃO, por CONCURSO PÚBLICO ou por NOMEAÇÃO. Por aí já é possível entender que a SOBERANIA DO POVO se limita à escolha de representantes, por prazo determinado, para ocupar cargos nos PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO da União, dos Estados e dos Municípios. 


NOMEADOS SEM EXIGÊNCIAS

Pois, para desespero de quem tem um mínimo de discernimento, a nossa FAJUTA CONSTITUIÇÃO determina que a ocupação de cargos de ministros do STF, órgão máximo do PODER JUDICIÁRIO, se dá por NOMEAÇÃO. De novo: quem decide tudo e realmente manda no país não são ELEITOS PELO POVO nem são CONCURSADOS. São NOMEADOS sem a exigência de mostrar REPUTAÇÃO ILIBADA E NOTÓRIO SABER JURÍDICO. 


O PODER NÃO EMANA DO POVO

Ora, se a Constituição Federal, no ARTIGO PRIMEIRO, fere por completo, de forma gritante e nojenta, o que se entende como SOBERANIA DO POVO, fica fácil compreender as razões pelas quais o povo não mostre mínimo interesse pelos demais e exaustivos artigos e parágrafos. O que preocupa é que mesmo sem ler as barbaridades contidas na Carta Magna a maioria dos brasileiros acredita que o Brasil é um país DEMOCRÁTICO e que o PODER REALMENTE EMANDA DO POVO.  



Leia mais


02 set 2020

ENTRE DECISÕES ALVISSAREIRAS...


SOPRO DE ESPERANÇA

Ontem, em meio a árdua disputa entre o STF e o TSE, instituições que lutam desesperadamente para ver qual levará o troféu -PRÓ-CRIME 2020-, patrocinado pelas mais diversas ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, a Câmara dos Deputados, ao aprovar duas importantes LEIS, proporcionou um sopro de esperança para o futuro do nosso país.


NOVA LEI DO GÁS NATURAL

Começo este editorial me regozijando com a DOSE DUPLA DE ALEGRIA proporcionada pela maioria dos deputados federais: uma delas diz respeito, ainda que com grande demora, da aprovação da NOVA LEI DO GÁS. Este novo MARCO REGULATÓRIO para o mercado de gás natural deverá promover um aumento significativo de investimentos e/ou redução de custos, graças à competição no setor.


PENA DUPLICADA

Outra, também de enorme importância, diz respeito à aprovação do Projeto de Lei 1485/2020, que DUPLICA A PENA PARA OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA quando cometidos em período de calamidade. Bom seria que houvesse PENA DE MORTE para tais crimes, mas como isto no Brasil é algo impossível...


FICHA SUJA

Como vivemos no Brasil, quando algo de bom acontece os MALVADOS entram imediatamente em cena para neutralizar as boas novas. Com este claro propósito, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral - por maioria de seus membros, decidiu que um candidato declarado FICHA SUJA EM 2012 poderá participar das ELEIÇÕES DESTE ANO. O entendimento é de que houve mudança do calendário que adiou para novembro o dia da votação. Detalhe: na macabra sessão, prevaleceu a vontade do ministro Alexandre de Moraes, seguida imediatamente pelos ministros Mauro Campbell Marques, Tarcísio Vieira, Sérgio Banhos e Luís Roberto Barroso. Que tal?


PÊNDULO

Como se vê, a trajetória do pêndulo que governa a cabeça da maioria dos ministros do STF, onde alguns também são ministros do TSE, tem balançado, inequivocamente, para o lado dos CRIMINOSOS. Basta fazer uma simples verificação das decisões que são tomadas, no dia a dia, dentro destas fétidas e maldosas instituições. 


ESPAÇO PENSAR +

No Espaço Pensar + de hoje: O STF e a CF ainda há Constituição? - por Alexandre Garcia - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar 



Leia mais