Frase do dia

  AJUDE QUEM MAIS PRECISA! DOE PARA OS NECESSITADOS DA ENCHENTE!  

-

Artigos


03 mai 2024

UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE


PREJUÍZO SOCIAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO

Por mais que as centenas de imagens e/ou vídeos que são postadas a todo momento nas Redes Sociais e na mídia em geral, expondo a INCOMENSURÁVEL CATÁSTROFE CLIMÁTICA que assola -sem parar- boa parte do estado do RS e alguns municípios de SC e PR, ainda é cedo para que se tenha uma ideia do tamanho do PREJUÍZO SOCIAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO provocado pela terrível tragédia. 


PREJUÍZO SOCIAL PODE SER EVITADO

Entretanto, o que já é mais do que sabido e comprovado é que enquanto os PREJUÍZOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS nem sempre podem ser evitados, o fato é que boa parte do PREJUÍZO SOCIAL, por mais duro e pesado, tem, atualmente, grande chance de ser EVITADO OU MINIMIZADO. Isso graças às PREVISÕES METEOROLÓGICAS, que conseguem antecipar, com razoável grau de precisão, a PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS em cada palmo de terra ou água do nosso planeta, o que permite, com boa antecedência, alertar aqueles que vivem e trafegam nas regiões sujeitas a maior risco. 


FENÔMENOS CLIMÁTICOS SÃO PREVISTOS COM BOA ANTECEDÊNCIA

Infelizmente, por ora os ABALOS SÍSMICOS não conseguem ser antecipados. Como tal os PREJUÍZOS SOCIAIS não têm como serem evitados ou contornados . Ao contrário, portanto, dos FENÔMENOS CLIMÁTICOS, chuvas fortes, ciclones, furacões, tufões, tornados, etc., que são identificados com razoável antecedência, permitindo que moradores e trabalhadores das regiões que têm grande chance de serem atingidas possam ser alertados a tempo e com isso deixem suas residências ou locais de trabalho.


RESPONSABILIDADE

É muito difícil afirmar que todas as 31 mortes e 60 desaparecimentos (PREJUÍZO SOCIAL) poderiam ser evitados no RS. Entretanto, o que é possível afirmar é que esta conta poderia, certamente, ser bem menor, caso as AUTORIDADES e as VÍTIMAS fossem dotadas da devida e precisa RESPONSABILIDADE. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: CENSURA NÃO SE COMBATE COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar 



Leia mais

Patrocínio:

02 mai 2024

INDAGAÇÕES OPORTUNAS


COMENTÁRIO CIRÚRGICO

Ontem, 01, tomado por forte sentimento de indignação com as manifestações de cunho extremamente -populistas- do governador do RS, Eduardo Leite e seu vice, Gabriel Souzaao se referirem a esta nova CATÁSTROFE CLIMÁTICA que assola grande parte do estado gaúcho, o pensador e advogado Pedro Lagomarcino foi cirúrgico no seu correto comentário. Eis: 


COLETINHO COLORIDO

Excelentíssimos Senhores Governador e Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul,
 

Fico impressionado que Vossas Excelências, em meio a esta nova catástrofe climática, tanto se dediquem a gravar vídeos imaculadamente e impecavelmente vestidos, ora sem uma única dobra amassada na camisa, ora com coletinhos coloridos (ridículos), mostrando mapinhas coloridos do Estado sobre a previsão de tempo.


O MAIS ÚTIL

Não seria mais útil o Comandante da Defesa Civil e o Secretário de Assistência Social realizarem esses vídeos e abordarem com maior propriedade os fatos relacionados à catástrofe, de modo a liberar Vossas Excelências a se articularem, quiçá com rapidez, com as entidades do Estado para minimizarem os efeitos para as vítimas atingidas?

Quanto tempo útil Vossas Excelências estão se dedicando a esses vídeos, como se tivessem de ser âncoras de noticiário?

Se existem previsões do tempo e previsões de catástrofes climáticas, Vossas Excelências, juntamente com diversas entidades do Estado, não poderiam estar se articulando há muito tempo?


ÂNCORAS DE NOTICIÁRIOS

Será que a maior preocupação de Vossas Excelências, neste momento, é aparecer diante das câmeras e nas redes sociais, para gerar likes, comentários e compartilhamentos?
Causa-me espécie ver que em meio a essa nova catástrofe climática os gaúchos sejam sujeitados por Vossas Excelências a suportar o aumento dos impostos sobre a cesta básica.
Fico me perguntando se Vossas Excelências pensam ser isso algo justo com o povo gaúcho?

 

É essa a empatia de Vossas Excelências para com o povo gaúcho?
Já não basta a dor e o sofrimento das vítimas dessa nova catástrofe?
Não duvido de mais nada de Vossas Excelências. Nem mesmo que em meio a essa catástrofe, com o péssimo exemplo que deram na anterior, uma de Vossas Excelências se preste a ir a show da Ivete Sangalo e a Marrakesh com comitiva de mais de 40 (quarenta) pessoas, juntamente com o Secretário de Assistência social.

 

Fico aqui me perguntando se em uma catástrofe a urgência e a prioridade é ir a um show e viajar para Marrocos, ou se é estar, diante dos votos e dos mandatos que lhes foram confiados, realizando com a máxima celeridade as articulações necessárias junto as instituições estaduais e, em especial, estar com o modo presencial ligado, para poder prestar solidariedade para as vítimas da catástrofe.
 

Desejo que todos possam refletir, livremente, sobre as questões propostas e tirar suas próprias conclusões.
 

Eu, certamente, muito já refleti e livremente já tirei as minhas.



Leia mais

30 abr 2024

CÉREBROS ONERADOS


CÉREBROS ONERADOS

Volto a afirmar, com a mesma ênfase de sempre, que um dos maiores de tantos equívocos praticados pelos nossos deputados e senadores aconteceu no dia 12 de novembro de 2019, quando a POBRE, EQUIVOCADA E INCOMPLETA -REFORMA DA PREVIDÊNCIA- foi festivamente PROMULGADA por representantes portadores de CÉREBROS ONERADOS. 


SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO

INCOMPLETA, porque o importante e necessário projeto que se refere ao SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO, que se dá quando a contribuição previdenciária que é DESCONTADA DO SALÁRIO BRUTO VAI PARA UMA CONTA INDIVIDUAL DO TRABALHADOR, foi totalmente desconsiderada pelo Congresso Nacional. Atenção: dentre as múltiplas CAUSAS do implacável INFERNO conhecido como DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO-, este é de tamanho GGG. 


CARÁTER TEMPORÁRIO

A DESONERAÇÃO DA FOLHA, que atualmente beneficia (ou beneficiava) 17 setores empresariais, foi introduzida em 2011, em CARÁTER TEMPORÁRIO. Como tal substituiu a CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PATRONAL (CPP), de 20% SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a RECEITA BRUTA. Essa providência tinha como ACACIANO PROPÓSITO DIMINUIR O DESEMPREGO, evidenciado pelo ELEVADO CUSTO -FOLHA DE SALÁRIO DAS EMPRESAS.  


REFORMA DA PREVIDÊNCIA

De novo: a DESONERAÇÃO foi criada com prazo para acabar em 2020, mas acabou sendo PRORROGADA até o fim de 2021 por conta da PANDEMIA. Um ano depois, como o Brasil ainda sofria com os impactos da PANDEMIA, a medida foi prorrogada mais uma vez, aí até o fim de 2023. Como se vê, o TEMPORÁRIO, que nunca acaba, deveria ter sido resolvido no âmbito da REFORMA DA PREVIDÊNCIA, com o SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO. Como nada foi feito, o péssimo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já admitiu, ontem, o que sempre foi o ÓBVIO, qual seja a necessidade de providenciar uma CORRETA REFORMA DA PREVIDÊNCIA. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: DEMOCRACIA SEM VALORES?, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

29 abr 2024

IMPOSTOS: RETORNO NEGATIVO


INVESTIMENTOS

Antes de tudo, para que não paire a mínima dúvida, INVESTIMENTO é a ALOCAÇÃO DE CAPITAL com expectativa de RETORNO em prazo determinado. Assim, a razão que leva alguém a fazer algum INVESTIMENTO DE CAPITAL É A TAXA DE RETORNO, que precisa ser igual ou maior do que a TAXA DE JUROS vigente no mercado. Simples assim.


DESPESAS

DESPESAS, por sua vez, são GASTOS que, dependendo do tamanho e das efetivas necessidades, podem impactar substancialmente o CUSTO DOS VALORES INVESTIDOS, a ponto de comprometer a TAXA DE RETORNO do INVESTIMENTO que até então era considerado como positivo e/ou atraente. Exemplificando, os GASTOS estão relacionados a IMPOSTOS, SALÁRIOS E ENCARGOS, ALUGUEL, TELEFONE, etc.


DESPESA PÚBLICA

Já as DESPESAS PÚBLICAS, fixadas através da LOA -LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL-, são financiadas, compulsoriamente, por IMPOSTOS destinados, em princípio, para CUSTEAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS que os GOVERNOS se obrigam a PRESTAR À SOCIEDADE. Como, indiscriminadamente, grande parte dos IMPOSTOS ARRECADADOS, além de muito MAL UTILIZADOS também são alvos de CORRUPÇÃO, aí as DESPESAS PÚBLICAS mostram uma terrível particularidade: a TAXA DE RETORNO é pra lá de NEGATIVA. 


ARRECADAÇÃO É O MOTE DO PT

Pois, desde o início do PÉSSIMO GOVERNO LULA, o Ministério da Fazenda, sob o comando de Fernando Haddad, optou por dar ênfase ao AUMENTO DE ARRECADAÇÃO, em vez do CORTE DE DESPESAS para equilibrar as contas da União. Ao longo de 16 meses, empresas e pessoas físicas já foram afetadas por ELEVAÇÃO DE ALÍQUOTAS, EXTINÇÃO DE BENEFÍCIOS TRIBUTÁRIOS E NOVAS REGRAS DE INCIDÊNCIA DE IMPOSTOS FEDERAIS, QUE SE SOMAM AINDA AO AUMENTO DE TRIBUTOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS. 


PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Para que os leitores tenham uma ideia clara, só no primeiro trimestre de 2024, a arrecadação tributária avançou 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado – em março, o crescimento real foi de 7,2% e o resultado, o melhor para o mês desde 1995. A própria Receita Federal destacou como relevante para o resultado a retomada do recolhimento de PIS/Cofins sobre combustíveis, cujas alíquotas estavam zeradas desde 2022, e a nova tributação sobre fundos exclusivos.

Como bem informa a Gazeta do Povo, em São Paulo, o painel do impostômetro da associação comercial do estado (ACSP) registrou a marca de R$ 1 trilhão recolhido no ano em tributos pelas três esferas administrativas por volta do meio-dia de 5 de abril – 21 dias antes do que ocorreu em 2023.



Leia mais


Espaço Pensar +





GILBERTO SIMÕES PIRES

Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

 

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .


Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks

Sites Interessantes