Frase do dia

  O fanatismo e a inteligência nunca moraram na mesma casa.  

- Ariano Suassuna

Artigos


20 mar 2023

CRIME: O SETOR QUE MAIS CRESCE NO BRASIL


SETOR CRIME EM DESTAQUE

Recentemente, mais precisamente no editorial de 9/3 -A NOVA COMPOSIÇÃO DO PIB BRASILEIRO-, manifestei, com grande tristeza, que a primeira medida que Lula tomou como presidente do Brasil, foi colocar, com grande destaque, a partir deste ano de 2023, no cálculo do PIB BRASILEIRO, o relevante desempenho do SETOR CRIME.


QUARTO SETOR

Assim, além do que apuram os -TRÊS SETORES DA ECONOMIA-: 1-PRIMÁRIO (que diz respeito à AGRICULTURA, PECUÁRIA E EXTRATIVISMO); 2- SECUNDÁRIO (que corresponde à INDÚSTRIA; e 3- TERCIÁRIO (que agrega os SERVIÇOS, formais ou informais, assim como as atividades COMERCIAIS)- entra no cálculo o forte desempenho SETOR CRIME, ou QUARTO SETOR, o qual já antecipa que terá um ano de muito sucesso.


LULA E A DEFESA DO CRIME

A propósito, quem também pensa, e escreve, da mesma forma é o brilhante jornalista J. R. Guzzo, no seu texto LULA E A DEFESA DO CRIME, publicado no Estadão de ontem, 19. Eis: 

Não existe nenhuma desgraça que oprima tanto e de forma tão direta a população brasileira, sobretudo os mais pobres, quanto o crime. Num país em que o governo diz 24 horas por dia que é “popular”, que cuida dos “menos favorecidos”, etc. etc. essa deveria ser a prioridade das prioridades: dar um pouco mais de segurança pessoal para o cidadão que trabalha, paga imposto, respeita a lei e, muitas vezes, sustenta uma família. Mas o que acontece no mundo das realidades é exatamente o contrário. A noção de “segurança”, para o governo Lula, é fornecer conforto, proteção e apoio aos criminosos, principalmente os que estão nas prisões; a ideia fixa do presidente e do seu Sistema é proteger os direitos de quem praticou crimes, e não os direitos de quem sofre diariamente com eles. Num país que teve quase 41.000 assassinatos no ano passado, a preocupação do governo é o bem-estar de quem matou, e não de quem foi morto; o bem mais precioso que o Estado tem a obrigação de defender, a vida humana, é tratado publicamente como lixo pelo governo, e a sua defesa é excomungada como coisa “de direita”, “fascista” e daí para baixo. Do direito a não ser roubado, então, é melhor nem falar nada.


CONTRATAÇÃO DE MAIS UM DESASTRE

A última prova desta opção oficial pelos criminosos e pelo crime é a ressurreição do “plano de segurança”, que vigorou no Brasil entre 2007 e 2016 e durante o qual, entre outras calamidades, o número de homicídios aumentou 30%. É um desses casos, medidos numericamente, em que o governo age de maneira concreta em favor do crime. Com a deposição do PT e a eliminação do “plano”, o número de assassinatos começou a cair imediatamente, e continuou caindo sem parar até dezembro de 2022; continua sendo um dos mais altos do mundo, mas só nos últimos cinco anos foram 18.000 homicídios a menos, ou 18.000 vidas salvas. Lula anuncia, agora, a retomada do projeto que deu errado – errado para o povo brasileiro, e certo para os criminosos. Suas taras são perfeitamente conhecidas. Soltar gente que está presa, para diminuir a “superpopulação” das penitenciárias. Em vez de dar verbas para a polícia (que, segundo Lula, tem de ser mais “civilizada”) forrar de dinheiro as “ONGs” que se dedicam à proteção de presidiários. Desarmar os cidadãos que têm armas compradas legalmente – e por aí se vai.

“As cadeias estão cheias de gente inocente no Brasil”, disse Lula ao relançar o “plano”. É isso, com toda a tragédia que está aí, que o presidente da República tem a dizer para os brasileiros em matéria de segurança: que o problema do Brasil é a “injustiça” com os presos, e não os assassinatos, roubos e estupros. É a contratação de mais um desastre.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no PENSAR+ de hoje: JUSTICEIROS SOCIAIS, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

Patrocínio:

17 mar 2023

PERFORMANCE MUITO ACIMA DO ESPERADO


ROTA DO COMUNISMO

As pessoas que me relaciono, sem exceção, desde o momento em que Lula -venceu- a eleição presidencial, sem medo de errar, nunca esconderam o quanto estavam convencidas e certas de que o Brasil voltaria a trilhar a -ROTA DO COMUNISMO- que foi interrompida, em 2016, por conta do impeachment de Dilma Petista Rousseff, acusada, julgada e condenada por crimes de irresponsabilidade fiscal e/ou improbidade administrativa.


A TODO VAPOR

Entretanto, o que nenhuma dessas pessoas imaginava, assim como eu, é que desta vez, diferente do que Lula fez nos dois mandatos (2003 a 2010) quando a pressa não estava no plano do PT, as mudanças em DIREÇÃO AO CAOS estão em ritmo acelerado, semelhante à VELOCIDADE DA LUZ. Vejam que nesses 75 dias de governo, a PERFORMANCE DE LULA & CIA. para colocar o Brasil na ROTA DO COMUNISMO está a todo vapor, muito acima, portanto, das expectativas. 


PRODUÇÃO INDUSTRIAL E EMPREGO

Vejam, por exemplo, o item ATIVIDADE INDUSTRIAL. Segundo a CNI, a PRODUÇÃO INDUSTRIAL segue em descontrolada, notória e preocupante ROTA DE DESAQUECIMENTO. Neste início de 2023, ou seja, em pleno GOVERNO LULA, o indicador já recuou 2,7 pontos. Mais: dados da Sondagem Industrial mostram quedas nos índices de PRODUÇÃO E EMPREGO, na ordem, respectivamente, de 47,9 para 45,2 pontos, de janeiro para fevereiro. Que tal?


MODO ESPERA OU MODO DESISTÊNCIA

Mais: a nítida e inquestionável -INVERSÃO DE TODOS OS VALORES-, assim como a abissal INSEGURANÇA JURÍDICA, que se mostravam como INESPERADOS no curto e médio prazo, se aceleraram de forma muito assustadoras. Diante deste quadro dramático, as mentes de inúmeros investidores e/ou empreendedores, que vinham apostando forte no futuro do Brasil, entraram em MODO DE ESPERA e não raro em MODO DESISTÊNCIA. Com isso a PEFORMANCE QUE VISA A DESTRUIÇÃO DO PAÍS ESTÁ EM FRANCO PROGRESSO. De novo: não tem erro nem fracasso. Ao contrário: tem todos os acertos almejados pelos COMUNISTAS. 



Leia mais

16 mar 2023

A TEORIA ECONÔMICA DOS ANALFABETOS X MESTRES


ENALTECER A RAZÃO

Um dos filósofos que mais admiro é o alemão Immanuel Kant, um dos principais pensadores do ILUMINISMO, movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS NA SOCIEDADE DE ENTÃO. Como tal, Kant acreditava na DISSEMINAÇÃO DO CONHECIIMENTO como forma de enaltecer a RAZÃO em detrimento do PENSAMENTO RELIGIOSO. Por minha conta e risco acrescento, também, -em detrimento do PENSAMENTO IDEOLÓGICO da vasta turma da ignara ESQUERDA BRASILEIRA-


CONHECIMENTO

Partindo da TEORIA DE KANT, que é a mesma que impera entre todos os seres humanos que são capazes de fazer uso da RAZÃO, o CONHECIMENTO das coisas do mundo é influenciado pela sensibilidade e, principalmente, pelo ENTENDIMENTO. Entretanto, para comprovar o quanto o PENSAMENTO IDEOLÓGICO, notadamente da ESQUERDA BRASILEIRA, destrói por completo a capacidade para DISCERNIR, basta ver, por exemplo, a gritaria contra o percentual da TAXA DE JUROS -SELIC-, definida pelo COMPOM. 


IGNORÂNCIA COLETIVA

Pois, quem assiste o vídeo curto, produzido pelo canal SENHOR DOS ABSURDOS -STUDIO-, que mostra as infernais declarações públicas feitas por Fernando Haddad (ministro da Fazenda, pasmem), Simone Tebet (do Planejamento), Lula (presidente do país), Randolfe Rodrigues (senador), Guilherme Boulos (deputado federal mais votado da esquerda brasileira), Lindbergh Farias e Gleisi Hoffman (presidente do PT), dizendo, em coro, que -NÃO TEM EXPLICAÇÃO A TAXA DE JUROS NO BRASIL-, verá o quanto a IGNORÂNCIA E A IDIOTICE impera no nosso pobre Brasil. 


IDIOTAS DO PENSAMENTO

O vídeo também disponibiliza, em forma de contraponto, os notáveis ESCLARECIMENTOS prestados pelos mestres-economistas -Roberto Campos, Thomas Sowell, Milton Friedmann e Ludwig von Mises-, explicando que os JUROS são CAUSAS E NÃO EFEITOS ECONÔMICOS. Com isso os felizes detentores da RAZÃO conseguem perceber o quanto os ANALFABETOS ECONÔMICOS, ou IDIOTAS DO PENSAMENTO, que estão à frente do atual governo, não têm o menor apreço nem vontade para ENTENDER ,ou buscar ESCLARECIMENTOS, sobre QUALQUER COISA QUE ESTEJA FORA DA CARTILHA COMUNISTA. Que tal?  


VÍDEO DO SENHOR DOS ABSURDOS

Aí vai o vídeo -senhor dos absurdos-, com as falas dos analfabetos e dos mestres. IMPERDÍVEL!!! (https://twitter.com/i/status/1635837318459273216)



Leia mais

15 mar 2023

TREM BRASIL À DERIVA


TREM BRASIL

Mais do que sabido, desde o ano de 1970 até o início de 2019, quando Bolsonaro foi eleito para assumir o posto de -CHEFE DO TREM BRASIL- o comboio mal conseguia se locomover, o que resultava em custos enormes para quem se dispunha a produzir no nosso imenso País. Com o propósito de dotar a LOCOMOTIVA de tração suficiente para se movimentar em velocidade minimamente competitiva, o CHEFE DO TREM confiou a tarefa de OPERADOR DO COMBOIO ao experiente maquinista Paulo Guedes. 


DIAGNÓSTICO

Guedes, bem antes de assumir como piloto da MÁQUINA ECONÔMICA, tratou de fazer um correto DIAGNÓSITICO com o propósito de apontar as CAUSAS da baixíssima velocidade apresentada, desde 1970, pelo TREM BRASIL. Entre inúmeros razões, duas ganharam maior destaque: 1- o PESO EXCESSIVO DO COMBOIO; e, 2- a FALTA DE LIBERDADE para escolha das ROTAS rentáveis, coisas que, uma vez bem combatidas, levam qualquer país do mundo a obter CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO.


REFORMAS POSSÍVEIS E POVO NAS RUAS

Pois, enquanto Guedes tratava, a duras penas, de dotar a LOCOMOTIVA do TREM BRASIL de razoável reforma e/ou capacidade para poder funcionar e competir, os passageiros, bastante revoltados e indignados com a CORRUPÇÃO que reinou livre e solta durante o período de 14 anos (2003 A 2016) quando o COMBOIO foi CHEFIADO PELOS PETISTAS DA GEMA -LULA E DILMA-, se manifestavam, em coro, nas praças e avenidas do nosso imenso Brasil, prometendo que jamais admitiriam a volta dos atores dos incomensuráveis saques.


AREIA NO TANQUE

Como se vê, tudo que o TREM BRASIL precisava para poder trafegar com sucesso foi abortado de maneira para lá de sinistra. Pior: quem ousa desconfiar de que a fraude esteve presente na eleição para CHEFE DO TREM, ocorrida no final de 2022, passou a ser chamado de GOLPISTA, FASCISTA E ANTIDEMOCRÁTICO, entre outros adjetivos qualificativos do mal. Assim, para desespero daqueles que são dotados de algum discernimento, neste crucial momento em que o governo Lula-comunista completa 74 dias, já é possível constatar, a olhos. vistos, que o MOTOR da LOCOMOTIVA, comandada pelo inexperiente Fernando Haddad, está prestes a fundir por falta de óleo. Mais: no tanque de combustível, ao invés de gasolina ou diesel, o governo resolveu colocar areia em grande quantidade.



Leia mais


Espaço Pensar +





GILBERTO SIMÕES PIRES

Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

 

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .


Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks

Sites Interessantes