Artigos

03 ago 2009

A PREOCUPAÇÃO DA UNASUL


Compartilhe!           

NOVO FORO DE SÃO PAULO
A reunião de cúpula da União das Nações Sul-Americanas ? Unasul -, denominação oficial da organização comunista Foro de São Paulo, que acontece no próximo dia 10, em Quito, Equador promete ser uma festa de arromba.
ANFITRIÃO
Na ocasião, o presidente anfitrião, Rafael Soares, pupilo de Hugo Chávez, que por sua vez é pupilo de Fidel Castro, vai assumir a presidência rotativa do bloco. E, pelo estilo comunista do tipo, já dá para ter uma idéia do que pretende.
MEMBRO OCULTO
Soares, assim como todos os demais líderes da Unasul, tornou-se inimigo de Álvaro Uribe. Tudo porque o presidente da Colômbia está enfrentando para valer as FARC, organização que já participa do Foro de São Paulo. Isto significa que já é membro (ainda oculto) da Unasul.
LULA PREOCUPADO
Como a Colômbia tem um acordo com os EUA que permite a utilização de três bases militares em território colombiano, a turma do barulho está preocupada. Lula, inclusive. Por fazer parte do grupo, até já declarou a sua preocupação, a ponto de dizer que não lhe agrada a instalação de bases militares no país de Uribe.
DOCUMENTADO
O curioso, mas real, é que Lula ficou mudo quando Chávez insinuou invadir a Colômbia e, mais recentemente, Honduras. Quando o propósito é chegar ao comunismo, aí tudo é bom e maravilhoso. Esta afirmação, gente, não está no meu imaginário. É fato. Está documentado em ata.
O SILÊNCIO DE LULA
Nos países da Unasul, a Venezuela já decidiu, por lei, amordaçar a imprensa. Só na semana passada 34 emissoras de rádio foram cassadas. E tudo indica que centenas delas sairão do ar. Isto, Lula não comenta nem se preocupa. Enquanto isso, aqui no Brasil a mordaça já começa a andar: Sarney já conseguiu impedir o Estadão de fazer qualquer comentário a seu respeito. E Lula também não se manifestou.
TEM SENTIDO
Para completar, o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) afirmou que o Brasil já tem três frentes de discordância com o governo de Barack Obama (EUA), a saber:1- ampliação da presença militar na Colômbia;2- insucesso da Rodada Doha; e,3- recuo da intenção de rever as tarifas para o etanol.Como se vê, a ordem é sempre encontrar motivos para dizer que os EUA são inimigos da Unasul, ou, seja, do Foro de São Paulo. Tem sentido, não?