Frase do dia
Os loucos às vezes se curam, os imbecis nunca.
- Oscar Wilde
É TEMPO DE COPA
No momento em que preparava um texto voltado ao -COMPORTAMENTO UFANO- do povo brasileiro em geral, no que diz respeito à participação na NOSSA SELEÇÃO nos jogos da COPA DO MUNDO, me deparei com o oportuno artigo do pensador Alex Pipkin, com o título -O VERDADEIRO ESPORTE NACIONAL- e achei que melhor caberia o compartilhamento do conteúdo através do editorial de hoje. Eis:
ATO DE FÉ
É tempo de Copa, quando o país volta a repetir, quase como um ATO DE FÉ, que o futebol é o nosso esporte nacional. Não é.
O verdadeiro campeonato brasileiro acontece longe dos estádios, nos corredores do poder, onde influência pesa mais do que mérito, conexões substituem competência e o resultado da partida costuma ser conhecido antes mesmo do apito inicial.
ROBIN HOOD FOI DEMITIDO POR OBSOLESCÊNCIA
Nesse campeonato, Robin Hood foi demitido por obsolescência. Roubar dos ricos para dar aos pobres exige esforço, risco pessoal e uma ingenuidade incompatível com o grau de sofisticação que alcançamos. O Brasil aperfeiçoou a fórmula. Expropria-se quem trabalha, produz, empreende e paga impostos para sustentar uma máquina cuja principal vocação parece ser recompensar aqueles que aprenderam a gravitar em torno do poder.
Tudo isso acontece embalado por discursos moralmente grandiosos.
FREQUENTAR O PIB É MAIS CONFORTÁVEL
A esquerda festiva descobriu, ao longo da caminhada, que é infinitamente mais confortável frequentar o PIB do que combatê-lo. Banqueiros, operadores de influência, grandes empresários e políticos profissionais passaram a compartilhar os mesmos ambientes, os mesmos interesses e, frequentemente, as mesmas conveniências.
A revolução terminou exatamente onde tantas revoluções terminam; no salão principal do castelo, com o banquete financiado pelos contribuintes.
Mas a verdadeira inovação brasileira não está na corrupção, nos privilégios ou nas relações promíscuas entre poder político e interesses privados. Nada disso é particularmente novo.
TORCER PELO LADRÃO DA PRÓPRIA TORCIDA
A grande novidade é o desaparecimento completo do pudor. Já não existe a necessidade de negar, esconder ou disfarçar. O escândalo se transformou em passivo gerencial, a contradição foi incorporada à rotina e a incoerência transformou-se em simples detalhe operacional.
A velha res publica foi silenciosamente convertida em algo muito mais conveniente. Continua sendo financiada por todos, mas administrada como patrimônio daqueles que controlam a máquina.
Robin Hood imaginava que o problema eram os privilégios dos nobres instalados dentro do castelo. Nós fomos mais criativos. Transformamos o próprio Estado no castelo e enviamos a conta da manutenção para os camponeses que observam o banquete do lado de fora dos muros.
O detalhe realmente extraordinário é que muitos deles continuam discutindo apenas qual mesa do banquete merece mais aplausos.
No fim, o verdadeiro esporte nacional nunca foi o futebol. Sempre foi torcer pelo ladrão da própria torcida.
MADRUGADA DE TERROR
No início desta semana, a maioria, senão todos, os MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO PAÍS, com forte repercussão também nas REDES SOCIAIS, acharam por bem DEFINIR que os moradores de Rio das Pedras viveram -MAIS UMA MADRUGADA DE TERROR- por conta de intensos tiroteios desde as primeiras horas do dia EM NOVO CONFRONTO ENTRE MILICIANOS DO COMANDO VERMELHO -CV- QUE DISPUTAM A REGIÃO.
ALVOS DE ORGANIZAÇÃO TERRORISTA
Ora, por princípio, meio e fim, para que alguém VIVA UMA NOITE OU UM DIA DE TERROR, do tipo e sensação que os moradores de Rio das Pedras foram submetidos na última 2ª feira, 22, é porque foi ALVO DE UMA ORGANIZAÇÃO TERRORISTA. De novo, para que fique bem claro: em essência clara e inconfundível, este tipo de TERROR só pode ser PRODUZIDO POR UMA OU MAIS ORGANIZAÇÃO TERRORISTA.
FIGA PARA LULA
O que chama muito a atenção é que até os tradicionais MEIOS DE COMUNICAÇÃO, que de forma indisfarçável comungam do CEGO IDEÁRIO DA ESQUERDA BRASILEIRA, acharam por bem dar uma sonora FIGA PARA O SEU LÍDER LULA. Como tal resolveram estampar nos noticiários que a ação protagonizada pelo COMANDO VERMELHO agiu tal como qualquer ORGANIZAÇÃO TERRORISTA.
ABRINDO OS OLHOS?
Como se vê, tudo aquilo que o presidente Donald Trump vem fazendo na América Latina, no que diz respeito ao COMBATE AOS TERRORISTAS NARCOTRAFICANTES, já começa a produzir efeitos. A considerar que a MÍDIA -CLASSIFICOU- como MADRUGADA DE TERROR- o que viveram os MORADORES DE RIO DAS PEDRAS, muito em breve até aqueles que usavam o ESCUDO DA SOBERANIA como forma de GARANTIR que as ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS BRASILEIRAS não poderiam ser confundidas como ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS, já deram sinais de que começaram a se render. A ver...
MITÔMANO
Até as pedras espalhadas pelo mundo todo já se deram conta de que LULA, desde sempre sofre de -MITOMANIA-, do tipo que se caracteriza pelo HÁBITO PATOLÓGICO E COMPULSIVO DE MENTIR -SEM PARAR-, DE FORMA AUTOMÁTICA, INCONTROLÁVEL e sempre muito PRAZEROSA.
SINCERICÍDIO
Pois, mesmo sendo portador do TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO PELA MENTIRA, ainda assim, quase que de forma inexplicável, LULA consegue agir e/ou se manifestar com SINCERIDADE, como aconteceu na segunda-feira (22) durante a cerimônia de premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, LULA encheu o peito e declarou, alto e bom som, que o -POLÍTICO HONESTO- NÃO. ESTÁ DENTRO DELE. Que tal?
SEM ATO FALHO
Mais do que sabido, por óbvio não vai faltar quem aponte a -SUPER SINCERA- declaração feita por LULA como um ATO FALHO ou um mero DESCUIDO. No fundo, no fundo, entretanto, o presidente, sabe, perfeitamente, que está longe, muito longe de SER UM POLÍTICO HONESTO. Mais: o fato de ser um -MITÔMANO COMPULSIVO-, segundo os estudos mais aprofundados, não negam a possibilidade de eventuais SURTOS DE SINCERIDADE, como ocorreu na cerimônia no Rio de Janeiro.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: REGIME TIRANO, NAÇÃO PELO CANO, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
DIAGNÓSTICO
O DIAGNÓSTICO, mais do que sabido, é um PROCESSO ANALÍTICO que permite a identificação das CAUSAS dos males que afetam o REINO ANIMAL e, por consequência, o ambiente ECONÔMICO, FINANCEIRO E SOCIAL de um país, estado ou município. E, por tudo que já aconteceu no nosso planeta, todos os DIAGNÓSTICOS afirmam que a GRANDE CAUSA DOS MALES ECONÔMICOS advém da FALTA e/ou do CERCEAMENTO DA LIBERDADE.
POLÍTICA
Pois, nesse ambiente onde as CAUSAS geralmente são confundidas com EFEITOS, a POLÍTICA, como bem aponta o pensador Alex Pipkin, tornou-se o único ambiente em que a INTENÇÃO ABSOLVE ANTECIPADAMENTE O FRACASSO. Diz mais: em qualquer esfera relevante da vida, ideias são julgadas pelos resultados que produzem. Na MEDICINA, o paciente melhora ou não. Na ENGENHARIA, a ponte permanece de pé ou desaba. Nos NEGÓCIOS, o investimento gera valor ou destrói capital. Na POLÍTICA, porém, BOAS INTENÇÕES frequentemente valem mais do que consequências concretas.
DESUMANISMO DAS BOAS INTENÇÕES
Pipkin vai mais além no seu texto -O DESUMANISMO DAS BOAS INTENÇÕES-: - Existe uma persistente ficção segundo a qual governos decidem guiados pela razão, pela experiência e pelo conhecimento acumulado. Os fatos contam uma história menos edificante.
O roteiro costuma ser outro. Surge uma causa emocionalmente sedutora. Multiplicam-se grupos de pressão, especialistas engajados, pesquisas de opinião e a indispensável cobertura moralizante que acompanha toda boa cruzada política. A decisão é tomada. A evidência científica raramente conduz o processo. Quando aparece, a escolha já foi feita. Sua função passa a ser menos esclarecer do que justificar. O que se apresenta como compaixão frequentemente produz o efeito oposto. A boa intenção tornou-se o mecanismo mais eficiente já inventado para blindar ideias ruins.
TRIBUTAÇÃO EXCESSIVA
Mas existe algo ainda mais grave nesse processo. A política tornou-se uma das poucas atividades humanas em que aqueles que decidem não arcam com as consequências das próprias decisões. Os prejuízos espalham-se silenciosamente pela sociedade. Estão na fábrica que não saiu do papel, na vaga que nunca foi aberta, no investimento adiado, no negócio que permaneceu pequeno e nas oportunidades perdidas antes mesmo de serem percebidas. A tributação excessiva é uma das manifestações mais evidentes desse descolamento entre intenção e consequência. Vestida de virtude, frequentemente entrega menos investimento, menos inovação, menos crescimento e menos oportunidades. A riqueza deixa de ser vista como algo a ser cultivado e passa a ser tratada como algo a ser capturado.
O humanismo racional busca conciliar dignidade humana, responsabilidade, incentivos e prosperidade. Sua pergunta fundamental sempre foi simples: como ampliar as oportunidades das pessoas?
A política contemporânea parece cada vez mais interessada em outra questão; como redistribuir aquilo que já foi produzido. Nenhuma sociedade prosperou hostilizando sistematicamente aqueles que criam riqueza. O conhecimento acumulado pela experiência humana não oferece uma única exceção relevante.
NEGACIONISMO DA EXPERIÊNCIA
A marca mais reveladora do nosso tempo não é o negacionismo da ciência. É o negacionismo da experiência. Décadas de conhecimento acumulado, evidências empíricas e lições históricas são descartadas com impressionante facilidade sempre que entram em conflito com uma boa intenção politicamente sedutora. Produzimos riqueza como se ela fosse inevitável. Tributamos a produção como se ela fosse infinita. Demonizamos quem cria valor como se a prosperidade surgisse espontaneamente.
Pior. Continuamos chamando isso de justiça social. Talvez o nome correto seja outro: DESUMANISMO.
Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.
Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .
Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.
EQUIPE EDITORIAL
Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks