Artigos

14 nov 2007

A UNE E A CHINA


Compartilhe!           

OMISSÃO
É surpreendente a omissão total da UNE, no triste episódio de repressão tirânica que os estudantes venezuelanos estão sofrendo por suas manifestações e, principalmente por se colocarem contra a reforma pretendida pelo ditador Hugo Chávez.
POSTURA
A UNE como é sabido sempre atuou de forma firme e forte contra todas as manifestações em que estudantes são atingidos e maltratados. Esta é uma postura antiga e tradicional no meio estudantil, independente de qualquer governo ou país.
FALTA DE SOLIDARIEDADE
Esta solidariedade sempre foi irrestrita a todos aqueles que mostram intenção de se manifestar, mesmo que certos princípios ideológicos de esquerda sejam tocados, campo típico da política estudantil.
CHINA
Nunca antes na história deste país, a China foi tão comentada, tanto pelo seu magnífico crescimento econômico, quanto pelo sofrimento que causa aos nossos empresários por ser demasiadamente competitivo.
CUSTO-CHINA
A resposta para o sucesso chinês é simples e transparente. O mundo todo já sabe que o custo-China é infinitamente menor do que o custo de inúmeros países do mundo todo. Principalmente se comparado com o custo-Brasil.
CARGA TRIBUTÁRIA
Hoje, as empresas brasileiras que estão estabelecidas na China pagam tão somente 17% de impostos. Nada mais. No Brasil o tamanho da carga beira os 40%. Esta enorme diferença, que não é a única, já dá uma idéia clara da grande vantagem que a China leva para atrair investimentos.
PORTA DE ENTRADA
Segundo Thomaz Machado, da ChinaInvest, que possui escritório em Shenzen, considerada a porta de entrada da China, a situação é pra lá de vantajosa para quem quer investir lá. Só para dar uma prova vejam o seguinte:
CRESCIMENTO
Na década de 80 Shenzen tinha 40 mil habitantes. Hoje, passados menos de 30 anos, a população já chega a 8 milhões de chineses, muitos deles vindos de Hong Kong, cuja viagem dura de 30 a 40 minutos de ferryboat com muito conforto.
CONDOMÍNIO
Recentemente, conforme informou Thomaz em entrevista que poderá ser conferida na TV Ponto Crítico dentro de alguns dias, houve o lançamento de um enorme condomínio residencial em Shenzen onde há 20 campos de golfe, totalizando, portanto, 216 buracos. Uma verdadeira loucura sem igual em termos de luxo e lazer. O interessante é que àqueles que deixaram para comprar algum lote no dia seguinte ao lançamento simplesmente não puderam fazê-lo. Tudo foi vendido no dia do lançamento. Que tal?