Artigos

30 nov 2005

ALÉM DA EXPECTATIVA


Compartilhe!           

NÚMEROS PREOCUPANTES
A divulgação do desempenho do PIB, que apresentou uma queda de 1,2%, foi um legítimo balde de gelo na economia. Segundo a análise, o resultado negativo do segundo para o terceiro trimestre foi influenciado, principalmente, pela agropecuária e pela indústria, que registraram queda de 3,4% e 1,2%, respectivamente. Já o setor de serviços manteve-se estável.
CICLO VICIOSO
Comparado com o mundo todo, o crescimento do Brasil fica abaixo da média e mostra a dificuldade que temos para crescer. Como não interessa tratar as causas das nossas graves doenças, todos os segmentos vão se apressar em querer mexer nas conseqüências, nos efeitos, querendo com isto um comportamento mais dinâmico na economia. Desta forma vamos, mais uma vez, cair do cavalo e vamos reiniciar o ciclo vicioso da burrice e do subdesenvolvimento.
MERCANTILISMO
Se os números apresentados são preocupantes, as soluções podem ser piores caso sejam tomadas aquelas que venham a desorganizar a economia. Aí voltaremos à estaca zero com grandes complicações. O Brasil adora produzir e comercializar commodities. Quando os preços ficam deprimidos no mercado internacional, as coisas se complicam. E quando o câmbio não favorece pior fica. Ao invés de tratar a questão aumentando o valor agregado , todos surram o câmbio como se aí estivesse a razão de todo o insucesso. Pedem, assim, a volta do câmbio fixo e bem alto. Coisas típicas do mercantilismo.
JURO E RISCO
Os demais vão repetir e repetir dizendo que os juros são os responsáveis pela encrenca. Mesmo fazendo parte da verdade é preciso entender que juro alto é fruto de um passado mal administrado que levou à necessidade da sua prática. Taxa de juro e taxa risco somadas são o preço das inconseqüências. E precisa ser corrigido com ações adequadas, que nos impeçam de fazer novamente as imbecilidades anteriores. Isto leva tempo, conhecimento e paciência.
REFORMAS URGENTES
Como as reformas constitucionais não acontecem, as causas do emperramento econômico nunca se resolvem. Sem reformas estruturais bem feitas não há como reduzir drasticamente as despesas de governo. Sem diminuir despesas não há sobra para investimento nem diminuição de impostos. Enquanto isto a China cresce, junto com a Índia, Paquistão, Rússia, etc.. Bastante contrariados com os avanços destes países, a sociedade brasileira só pede proteção contra seus produtos, quando deveria pedir melhores condições para competir no mercado.
O RECEIO
Diante de tanto descalabro e má solução ainda estamos assistindo a consolidação das práticas perigosas entre Venezuela e Argentina. Como o governo brasileiro adora Chávez, o trio já está formado. Apesar das discussões sobre quem deve ser o grande líder do processo de comunização da América Latina, a travessia está posta. Aí, infelizmente, estaremos literalmente perdidos.
AVALIAÇÃO
O Curso de Marketing do Varejo da Faculdade Tecnológica do Senac encontrou uma forma diferenciada para avaliar os trabalhos de final de semestre. Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, um grupo de empresários fará a avaliação do material dos 70 alunos do curso.
PRÊMIO
Patrocinado pelo Grupo Gerdau e outras seis grandes empresas associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, instaladas no Brasil (Alcoa, Braskem, Cia Vale do Rio Doce, Petrobras e White Martins) e pelo Sebrae Nacional, o 2º Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável vai premiar, hoje, no auditório da FIESP, os melhores trabalhos da mídia, setor acadêmico, organizações não-governamentais, administração pública e micro e pequenas empresas realizados nos últimos três anos.
DOAÇÃO
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre fará a doação de mais de 100 itens para a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituição idealizada pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Entre as peças oferecidas estão 40 unidades de mobiliário, 50 de equipamentos de informática e 11 de eletrodomésticos. No mês de outubro foram doados quatro computadores e uma impressora para o Disque-Denúncia da Secretaria de Justiça e Segurança do Estado.
SEMINÁRIO
Porto Alegre será sede do 1º Seminário do I2 Brasil Instituto Pró-Inovação. O evento discutirá a política de inovação no Brasil, legislação de apoio à inovação, experiências empresariais e marcará o lançamento oficial do I2 Brasil Instituto Pró-Inovação. O evento acontece no dia 30 de novembro, a partir das 8h15min, no Novotel Porto Alegre (Av. Soledade, 575)