Artigos

05 out 2009

ANJOS E DEMÔNIOS


Compartilhe!           

SEM SURPRESA
Ninguém mais fica surpreso quando vê o tratamento que o jornal ZH dá, para o mesmo assunto, espaços e notoriedade bem diferentes. Quando a notícia convém pelo aspecto ideológico do editor, o espaço precisa ser sempre muito generoso. E quando não combina com aquilo que ele pensa, de duas uma: a notícia deixa de ser publicada; ou o espaço concedido deve ser mínimo, para passar despercebido do leitor.
LETRAS GARRAFAIS
No já insuportável e maçante assunto que trata do golpe em Honduras, onde o jornal ZH, desde o primeiro momento se mostrou a favor do deposto Zelaya, o verdadeiro golpista, tem sido assim também. Para formar a opinião pública de acordo com o que ZH entende, as notícias daquele país só pendem para um lado, e sempre expostas com letras garrafais.
MIRNA CASTRO
Na edição de sábado, 03, ZH, de forma diferente, destina um pequeno canto de página para publicar uma entrevista concedida pela ministra da Cultura de Honduras, Mirna Castro. Mirna, hondurense, afirma, categoricamente, que não houve golpe no seu país. E lamentou que o Brasil tivesse caído numa armadilha do presidente deposto Manuel Zelaya.
PIJAMA?
Mirna Castro, que sobre seu país deve saber bem mais do que Lula, Marco Aurélio Garcia e Celso Amorim, disse com toda clareza que Zelaya colocou as forças armadas contra a parede, porque queria obrigá-las a contrariar à Constituição. E o maior impacto foi quando Zelaya saiu do país. Ele diz que saiu de pijama, enquanto Mirna diz que isto não é verdade. Zelaya saiu com sua mala, seu cartão de crédito de US$ 80 mil, completa Mirna.
LULA SABE TUDO
Lula, que já se celebrizou no Brasil por dizer que nunca sabe de nada sobre as coisas que acontecem aqui, por incrível que pareça sabe mais do que Mirna sobre o que acontece em Honduras. Curioso isto, não? De novo: sobre o que acontece no Brasil, diante de suas barbas, Lula desconhece, mas sobre Honduras sabe tudo. Daí que ele e sua turma não acreditam em nada do que Mirna diz. Mirna, para o trio, é uma mentirosa.
ABUSO
Ao ser indagada sobre o apoio do Brasil à Zelaya, Mirna lamentou que o golpista tivesse envolvido um país como o Brasil: - Sabemos que o Brasil tem interesses na América Latina assim como sabemos do seu interesse em conseguir uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, disse. Mais: que Zelaya abusou da hospitalidade que lhe dão na embaixada e converteu o prédio em algo lamentável, convocando de lá à insurreição.
LULA, O INGÊNUO
Ao finalizar, Mirna foi muito elegante ao dizer que Lula foi ingênuo. Ela crê que Zelaya e toda esta situação pegaram Lula de surpresa. Honduras é um país pequeno, mas que reagiu ao que estamos vendo acontecer na Venezuela, Bolívia e Equador. Pois é, gente. ZH e outros tantos jornais do país não enxergam isto. Enxergam os demônios, mas dizem aos seus leitores que são anjos.