Artigos

20 mar 2007

AS EMPRESAS E OS EMPREGOS


Compartilhe!           

EMPRESAS IPIRANGA
O anúncio da venda do Grupo Ipiranga, ontem, ocupou todas as manchetes dos principais jornais do país. Como muita gente foi contatada para dar alguma opinião sobre o vultoso negócio, por saberem pouco sobre a transação as muitas interpretações colhidas foram as mais variadas possíveis. Algumas, esclarecedoras. Outras, infelizmente, cheias de equívocos.
MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS
Aquela que mais chama a atenção nestes casos é a questão que envolve a manutenção ou não dos empregos. A simples expectativa de uma diminuição das atividades das empresas negociadas promoveu, mais uma vez, o temor que sempre deixa muita gente em pânico. E aí aparecem os mais despreparados que só aceitam o negócio desde que ninguém seja despedido. O curioso: estamos falando de quem nunca botou um centavo no negócio, obviamente.
BAIXO ESCLARECIMENTO
Os jornais e os entrevistados, lamentavelmente, nunca esclarecem que empresa não existe para empregar quem quer que seja. Ao montar uma empresa, o objeto social define qual a atividade a ser desenvolvida pelos investidores. Ninguém encontrará, em estatuto ou contrato social algum, que o objeto é empregar pessoas. Isto só acontecerá se, e quando, as atividades assim exigirem.
INVESTIMENTO
O tamanho do investimento, que determina quanto uma empresa pretende produzir e vender no mercado, é quem decide tudo. O capital financeiro, somado ao capital humano e tecnológico acaba formando o tripé necessário para dar andamento aos propósitos dos investidores. Em tese, quanto maior o investimento, maiores contratações. De pessoal e de tecnologia.
RETORNO DO CAPITAL
Ora, pelo que entendi, os compradores do Grupo Ipiranga não entraram no negócio com tanto dinheiro (embora virtual), para encolher. Querem ganhar mercado e crescer para retornar o capital investido. O grupo vendedor, pelas razões que apontam a negociação, mostrava pouco interesse neste crescimento. Problemas, como se sabe, que envolvem a sucessão e a governança há muito tempo discutidas.
MANIFESTAÇÃO BURRA
O triste, para não fugir à regra da imbecilidade costumeira, é que alguns sindicalistas, antes mesmo de estarem trabalhando, ou procurarem esclarecimentos sobre os pormenores da negociação e do interesse dos compradores, fizeram mais uma manifestação infantil que mostra a pouca inteligência dos mesmos.
DESENCANTO
Ora, quem se manifesta naquela hora da manhã (às nove horas da manhã) precisa ser identificado. Se ainda estiver empregado deve ser demitido. Estes não servem às empresas sob a nova direção. Este desencanto é o que ainda vai levar muita gente a desistir de seus negócios por aqui.
SEMINÁRIO
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre - TRENSURB e a Japan International Cooperation Agency - JICA convidam para participar do Seminário Soluções Integradas de Transporte. Será nos dias 26 e 27 de março de 2007, no Teatro Renascença, na Av.Érico Veríssimo, 307,Porto Alegre. O evento irá discutir o desenvolvimento e a integração física e institucional do transporte urbano em Porto Alegre e sua região metropolitana.O nono evento da Série A CIDADE NOS TRILHOSlançada pela CBTU em 2005, propiciará uma visão estratégica sobre os projetos, estudos e propostas para Porto Alegre, assim como as tendências tecnológicas e as perspectivasde investimento, financiamento e sustentabilidadedo transporte urbano de passageiros. Inscrição gratuita: TRENSURB Telefone: (51) 2129-8031E-mail: cvieira@trensurb.gov.br.
SEMINÁRIO
A Sociedade de Engenharia do RS - SERGS - promove no dia 22 de março, quinta-feira, às 18h, no auditório da sua Sede Central em Porto Alegre/RS (Travessa Acilino de Carvalho, n°33, 8° andar), o Seminário Empreendedorismo na Engenharia e Arquitetura. Os palestrantes convidados são André Loifermann e Ricardo Felizzola. Ambos laureados pela entidade na última edição do Engenheiro do Ano, realizada em dezembro de 2006. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis a serem doados ao Banco de Alimentos do Sistema FIERGS. Inscrições e informações pelo telefone (51) 3224-6133 (com Cátia) ou pelo e-mail sergs@sergs.com.br .
PREMIAÇÃO
A premiação dos destaques da décima primeira edição do Liquida Porto Alegre, realizada pela CDL de Porto Alegre, será às 19h30min da próxima quinta-feira ( 22 de março), na sede da ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/n). No evento, serão entregues os prêmios de Melhor Vendedor, Vitrine mais Promocional e Jornalismo (categorias Rádio, Impressa e Televisão).