Artigos

12 abr 2006

FLUXO DE FUNDOS


Compartilhe!           

QUANDO A VENDA É A LÓGICA
Um país que tem baixo nível de poupança, como é o caso do Brasil, se depender dos seus recursos jamais conseguirá melhorar a lucratividade de seus ativos. Tão logo o volume da poupança bata no teto da sua utilização, cujo prazo para que isto ocorra é de acordo com o tamanho do valor poupado, a demanda por ativos acaba e interrompe a valorização. Quando se chega a este ponto, o movimento de venda dos ativos é a lógica.
POUPADORES INTERNACIONAIS
A Bolsa, no Brasil, portanto, para obter valorização no índice, não depende exclusivamente da qualidade dos ativos das empresas e/ou da rentabilidade de seus balanços. É preciso que poupadores internacionais, com dinheiro sobrando, se interessem pelas nossas ações, vendo nelas algo mais do que empresas de outros países estejam oferecendo.
SETOR A SETOR
Quanto maior for o fluxo dos fundos internacionais em direção ao Brasil, melhor para a valorização dos papéis, os quais serão sempre comparados, pelos preços de cotações, setor a setor, com o desempenho das demais bolsas do mundo todo.
FLUXO
Este fluxo, nos últimos anos, devido a grande liquidez internacional, tem sido significativo, principalmente, para os chamados países emergentes, onde figuramos. Quando as valorizações acontecem, os preços dos ativos são medidos e comparados com outros dos mesmos setores de outras bolsas. Quanto maior esta valorização, mais perto se encontra ponto de exaustão.
SEM EMOÇÃO
Chegando este momento, a ordem é sair. E aí os administradores de fundos internacionais tomam decisões técnicas. Não há espaço para decisões emocionais. Isto significa que, qualquer modificação de rumo ou direcionamento, não pode ser traduzido com os resultados das empresas que podem continuar sendo bons e até excepcionais.
QUEDA SISTÊMICA
A saída dos recursos, quando a oferta dos ativos é maior do que o número de compradores, faz a festa da baixa das cotações, independentes dos lucros empresariais. É o que chamamos de queda sistêmica, que se contrapõe a bons desempenhos das empresas. As quedas se explicam pela debandada dos investidores que justificam suas razões para mudar de ambiente menos arriscado.
MOSTRA DE PÁSCOA
De 12 a 23 de abril, o Bourbon Shopping Country, juntamente com a Associação de Arte Decorativa Brasileira, apresentará a Mostra de Páscoa. O público poderá conferir os trabalhos de mais de 19 artistas, todos feitos especialmente com motivos pascais, no segundo piso em frente ao Cinema Unibanco Arteplex.
INAUGURAÇÃO
Nesta quarta-feira, 12 de abril, iniciam as atividades da loja Zaffari Boulevard, principal âncora do Boulevard Strip Center, localizado na avenida Assis Brasil, nº 4.320. O supermercado estará aberto ao público a partir das 9h30min.
PROJETO MAIS VIDA
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembléia Legislativa será parceira da campanha de doação de sangue denominada Mais Vida. Locais de doação: Serão disponibilizados na entrada da Assembléia Legislativa formulários para quem quiser participar desta campanha. As pessoas interessadas também poderão se cadastrar e obter informações pelo site www.projetomaisvida.com.br
SACCARO
A fábrica de móveis Saccaro lança sua nova coleção 2006/2007 no dia 18 de abril. O evento será às 19h30min, na Loja Saccaro, na avenida Nilo Peçanha, 2218.
CASA LOURO
A partir do dia 17, segunda, as lojas Rincão dos Shoppings Iguatemi e Moinhos passam a se chamar CASA LOURO, que volta, após 30 anos, ao varejo gaúcho.