Artigos

22 out 2007

ITÁLIA PREOCUPADA


Compartilhe!           

ACESSO RESTRITO
Os hotéis italianos estão fazendo de tudo para dificultar o uso da internet por parte de seus hóspedes. Quem tem notebook e gostaria de acessar direto do apartamento, simplesmente não pode. O uso está restrito exclusivamente ao hall do hotel e para tanto só com password de identificação que será fornecido mediante entrega de uma cópia do passaporte.
LEI ANTI-TERRORISMO
Segundo informações trata-se de lei anti-terrorismo. A coisa e tão séria que se alguém não cumprir vai acabar assumindo as responsabilidades e ainda responderá de forma duríssima o desrespeito.
CONFUSÃO
Esta preocupação séria e compreensível está, no entanto, criando muita confusão, pois propicia uma fila de espera por vezes muito longa por parte de quem precisa usar a rede. E aí o negócio é buscar auxílio nas lojas de rua que oferecem este serviço.
IDENTIFICAÇÃO
Nessas lojas a preocupação e as anotações exigidas são idênticas. Por questões legais é preciso entregar o passaporte ou identidade no balcão para poder receber o - login e a senha - de acesso à rede.
PATRIMÔNIO CULTURAL
A preocupação com o terrorismo é visível em todos os lugares da Itália. Principalmente nas cidades históricas onde o patrimônio cultural corre riscos de atos de vandalismo, como ocorreu em Roma, na última sexta-feira,19, quando um grupo terrorista tingiu de vermelho as águas da Fontana di Trevi.
CONCENTRAÇÃO
Cidades de menor porte, cujo patrimônio cultural está muito concentrado de obras e prédios, os quais são muito demandados para visitação, como é o caso de Veneza e Florença, por exemplo, o aparato policial é enorme, visível e não dá folga.
TURISMO
Se a França recebe mais de 70 milhões de turistas a cada ano, que se espalham por todo o país, a cidade de Veneza recebe em torno de 20 milhões de pessoas que se aglomeram na praça San Marco, Ponte do Rialto e arredores. Tal volume de gente, que embora signifique enormes benefícios econômicos para a cidade, por outro lado cria muitos problemas para quem mora ali.