Artigos

29 nov 2005

MEXENDO COM O ABELHEIRO


Compartilhe!           

MANIFESTAÇÕES DE TODOS OS LADOS
Ao fazer um comentário opinativo, sobre a forma como vi o jogo do Grêmio e Náutico, e o resultado que acabou por dar ao clube gaúcho o importante título de Campeão da Segundona, provoquei uma série de manifestações por parte dos leitores. Muitas delas, felizmente, muito educadas. Poucas, também felizmente, muito inadequadas e cheias de impropérios. Enfim, quem mexe num abelheiro destes deve sempre estar preparado para todos os tipos de reações, o que me faz voltar ao assunto com mais argumentos.
JURAS DE AMOR
O futebol, para o torcedor, é motivo de uma paixão tão forte que não existe coisa igual no relacionamento de pessoas, partidos políticos, animais ou objetos. É algo quase que inexplicável. Para quem as juras de amor são coisas eternas, a vida tem mostrado que não é bem assim. Casais acabam se separando, partidos políticos são substituídos, carros são trocados, etc. etc. Mas, no futebol, isto simplesmente não existe. O desencanto pode levar o torcedor a deixar até de assistir jogos, a ir aos estádios ou não se interessar mais pelo clube. Trocar de time, nunca.
MOVIDOS PELA PAIXÃO
Sendo assim, já é sabido que a esta paixão arrebatadora torna muito difícil a compreensão de fatos e resultados. Ontem, tentei explicar que o Grêmio estava literalmente perdido no jogo contra o Náutico. Todos viram isto e os gremistas muito mais pela forma com que se manifestavam. As reações, entretanto, após o término do jogo, para confirmar a regra da paixão, foram enormes e típicas de apaixonados cegos.
JOGAR. NÃO VENCER
Vejam, o Grêmio, com toda a certeza, ao longo do campeonato, se interessou e lutou muito para sair da complicada segundona. Isto, gente, até o último jogo, no sábado, contra o Náutico. Naquela partida a impressão foi outra. Jogando muito mal, dava espaços fantásticos para o adversário que aos poucos foi demonstrando que só queria jogar, mas não vencer.
DECISÃO DO NÁUTICO
O Grêmio só se deu conta disto quando o segundo pênalti foi desperdiçado pelo atleta do Náutico. Faltavam cinco minutos para o final do jogo e foi aí que o Grêmio entendeu que o adversário estava decidido e querendo permanecer na 2ª Divisão, um lugar que lhe agrada e que não quer sair. Uma pura decisão adotada pelos atletas, que só ao final do jogo foi bem entendia pelo Grêmio. Só os apaixonados não conseguem ver isto.
PARABÉNS
Os torcedores gremistas, aqueles mais conscientes, naturalmente, a quem os festejos são absolutamente legítimos, vão precisar agradecer para sempre ao Náutico pela sua grande solidariedade. Heróis conformados e decididos a se retirarem da disputa, os atletas do Náutico deveriam desfilar em carro aberto em Porto Alegre. Estou de acordo que foi ótimo para o Grêmio que soube aproveitar a renúncia do adversário. Esta visão não tem nada de cor clubística. O direito aos festejos continua e permanece necessário e adequado. Parabéns.
BANRISUL
-O Banrisul e a Secretaria da Educação do Estado assinam convênio amanhã (30), às 14h, na sede do Banco (Rua Caldas Júnior, 104 ? 4º andar), para o desenvolvimento do Programa Educador On-Line. O acordo possibilita a abertura de uma linha de crédito especial para os 70 mil professores ativos da rede pública estadual adquirirem equipamentos de informática.
FEDERASUL
Paulo Feijó, Pres. da Federasul, recebe a imprensa dia 08/12,quinta-feira, para almoço de confraternização e entrevista coletiva.
FLORENSE
A Florense Camboriú está trocando de endereço. Situada em área nobre (Avenida do Estado), a nova Florense Camboriú vai atender a crescente demanda verificada no balneário catarinense, valorizado pelos grandes empreendimentos imobiliários. Projetada de acordo com o conceito de loja-padrão da marca, a unidade Florense abrigará toda a linha de móveis da empresa, inclusive da coleção 2006 em 1.100m².
PRÊMIO
Os vencedores da 13º edição do Prêmio Talentos Empreendedores serão anunciados hoje, terça-feira (29), em cerimônia a ser realizada no Grêmio Náutico União às 19h30, em Porto Alegre (RS). A premiação, que estimula a competitividade das micro e pequenas empresas gaúchas, atingiu neste ano um recorde de 5,9 mil inscritos, 77,5% a mais do que em 2004.