Artigos

12 dez 2006

NEM CONVERTIDO NEM CONVENCIDO


Compartilhe!           

LULA HOMÉRICO
Lula foi homérico, ontem à noite, no evento promovido pela revista Isto É. Com o objetivo (conquistado) de agradar em cheio a uma platéia de muitos ingênuos apelou para um discurso encantador. Simplesmente disse que a estas alturas da vida não é mais esquerdista. No meu entender foi mais uma demonstração clara e evidente de que Lula tem, como esporte principal, a prática de mentiras.
SANTA INGENUIDADE
Lula, mais uma vez mentiu. Descaradamente. Ele não é um convertido, pelo que disse e, muito menos um convencido do que disse. Traduzindo: Lula não se converteu ideologicamente. E, muito menos mudou de posição, para o centro. Seus eleitores, por conseguinte, também não ficaram convencidos do que Lula disse. Os aplausos dos ingênuos definiram o quanto de enganação foi plantada e colhida no ambiente. Santa ingenuidade.
SEM INFRA
Embora pouco provável, ainda é possível admitir e imaginar que algumas coisas possam ter ficado despercebidas do povo brasileiro, em 2006. Mas, a falta de infra-estrutura, que é uma das pré-condições para o crescimento do PIB, nos níveis que precisamos, é absolutamente inegável. Quem diz isto já não é mais um mero especulador ou alguém que carece do espírito de otimismo. Tudo se traduz da seguinte forma: não temos infra. Ponto.
TELEFONIA: SALVA DO APAGÃO
É exatamente por isto que as privatizações, assunto mais deplorado no período eleitoral, precisa voltar à baila com muita urgência. Se há alguma coisa que não está sujeita à apagões neste país, por exemplo, é a telefonia. Graças à privatização. E onde ela não aconteceu tudo é alto risco e temeridade de fornecimento. Por exemplo: geração e transmissão de energia, área portuária, estradas, controles de vôo, resseguros, PPPs, etc., etc...
FESTIVAL SADO-MASOQUISTA
Os eleitores, nada politizados, principalmente os gaúchos, demonizaram as privatizações e levaram as estatais à condição de anjos celestiais. Pois é: muitos daqueles que votaram em candidatos favoráveis à permanência de empresas estatais são os mesmos que estão bradando cheios de desespero pela falta de infra-estrutura. Principalmente os aeroportos do país. Um maravilhoso festival de sado-masoquismo.
BALANÇO DA FARSUL
Hoje foi a vez da Farsul fazer o balanço de 2006 e projeções para 2007. Foi a primeira vez que vi o presidente da entidade, Carlos Sperotto, confiante e tranqüilo. Segundo Sperotto, as bases para o desenvolvimento foram bem trabalhadas e uma nova oportunidade já está firmada e com grandes pretensões: o florestamento. No setor da carne tudo é alegria pela forma correta com que foi administrado o problema fito-sanitário. Com a recuperação dos preços e da quantidade de abates, o RS deu um show nas exportações. E os grãos já estão numa linha de recuperação, sem os problemas climáticos que afetaram brutalmente o setor primário nos últimos dois anos. Feliz 2007, pois.
IPVA
O Banrisul alerta que faltam apenas 12 dias úteis para quem quiser aproveitar o desconto no pagamento do IPVA 2007, oferta que vai até o dia 2 de janeiro. Em função dos feriados de final de ano (dias 25 de dezembro e 1º de janeiro) e 29 de dezembro (feriado bancário somente com expediente interno) é preciso se apressar para não enfrentar as costumeiras filas e contratempos de última hora.
PAMPA GAÚCHO
A tradição de um povo, um ecossistema único, quatro séculos de história e um jeito especial de produzir, fazem da carne do Pampa Gaúcho um produto diferenciado,apto a competir nos mais exigentes mercados do mundo. Com esta proposta, o Sebrae/RS, a Associação de Produtores do Pampa Gaúcho e o Governo do Estado do RS farão o lançamento e outorga da indicação de procedência da carne ?Pampa Gaúcho da Campanha Meridional?. Dia 19 de dezembro de 2006, às 20 horas, no Pórtico do Cais do Porto de Porto Alegre.
UNIVERSO DOS ESPUMANTES
O Universo dos Espumantes Bourbon Country termina nesta quarta-feira (13) com movimentação 20% superior em relação ao ano passado. E para fechar o evento, acontecem no início desta semana as últimas palestras da programação. Na terça (12), o enólogo Phillipe Mevel, da Chandon, fala sobre as cinco variedades da bebida produzidas pela marca, com degustação de cada um dos tipos. Já o último encontro é comandado por um enólogo da Cooperativa Vinícola Aurora, que aborda os espumantes e vinhos brancos frisantes produzidos pela cooperativa, também com degustações. As palestras acontecem às 20h, no salão do Universo dos Espumantes (estacionamento do 1º piso do Bourbon Shopping Country), e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas em qualquer loja das rede Zaffari/Bourbon. Informações pelo fone (51) 3387.9458
NATAL DA CORAGEM
Pacientes, ex-pacientes e familiares estarão reunidos no dia 13 de dezembro para comemorar o Natal da Coragem do Instituto do Câncer Infantil-RS. O evento reunirá 700 pessoas e contará com a animação de grupos musicais como o Tchê Barbaridade e o pagode Na Moral, além, é claro, do Papai Noel. A festa será no Galpão de Festas da Associação dos Funcionários do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, na rua Ramiro Barcelos, 2350, das 10h às 16h.