Artigos

11 ago 2021

O CENTRÃO E O ESQUERDÃO


Compartilhe!           

PROPÓSITO

Com toda a certeza, os leitores já perceberam que a cada vez que a palavra -CENTRÃO- é pronunciada, o que geralmente vem à mente é que se trata de um agrupamento de parlamentares cujo propósito é formado, basicamente, para a obtenção de vantagens pessoais e/ou partidárias ao votar favoravelmente propostas consideradas importantes pelo governo. Pois, mesmo que não estejam totalmente equivocados, é importante esclarecer que o nome CENTRÃO foi dado pela turma do ESQUERDÃO.


ESQUERDÃO

O que mais chama a atenção, no entanto, é que basta a turma do ESQUERDÃO dizer qualquer coisa para que muita gente goste, repita e confirme boa parte do que é dito e pronunciado. Começando pelos -formadores de opinião- contratados pelos meios de comunicação, cuja maioria nutre, desde sempre, uma indisfarçável simpatia por socialistas.


GOVERNABILIDADE

O fato para que fique bem claro, é que a GOVERNABILIDADE só é possível caso o governo -PODER EXECUTIVO- consiga o apoio do PODER LEGISLATIVO para poder fazer valer as propostas contidas no PLANO DE GOVERNO, que por sua vez são consideradas como fundamentais para os eleitores definirem seus votos para presidente, governador ou prefeito.


PARLAMENTARISMO COM VOTO DISTRITAL PURO OU MISTO

Dentro da lógica lamentável, que dificulta a necessária governabilidade, o CENTRÃO foi a forma encontrada para que o EXECUTIVO obtivesse uma BASE DE APOIO NO CONGRESSO. Esta lógica tem nome: PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO. De novo: enquanto o Brasil não for PARLAMENTARISTA, cujos deputados e senadores venham a ser escolhidos através de VOTO DISTRITAL -PURO OU MISTO-, nenhum presidente (NENHUM) será capaz de GOVERNAR O PAÍS.


CAUSA DO PROBLEMA

Portanto, ficar criticando a existência do CENTRÃO sem atacar a CAUSA do problema, qual seja a de DAR A DEVIDA E NECESSÁRIA GOVERNABILIDADE AO BRASIL, é algo que foge completamente da lógica do raciocínio. De novo: SEM UMA BASE DE APOIO NO CONGRESSO é IMPOSSÍVEL GOVERNAR. Mais: a intenção do ESQUERDÃO, ao cunhar o nome de CENTRÃO para o grupo de parlamentares que se dispõe a colaborar com o governo, sempre foi a de querer que suas ideias -SOCIALISTAS E/OU COMUNISTAS- venham a ser aprovadas.


GRAÇAS AO CENTRÃO...

Mais: sempre agradeço ao ex-deputado Eduardo Cunha por ter comandado e levado a bom termo o impeachment da lamentável Dilma Petista Rousseff. Vale sempre lembrar que, gostem ou não, foi graças ao CENTRÃO que isto foi possível.