Frase do dia

  O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo.  

- Epicuro

Artigos


14 mai 2024

AS IMPORTANTES E EFETIVAS FORÇAS DESARMADAS


TEXTOS E ÁUDIOS

Para desespero da maioria dos ministros do STF, dos jornalistas -profissionais- e da esquerda em geral, as magníficas REDES SOCIAIS têm se mostrado insuperáveis como instrumentos de INFORMAÇÃO, AÇÃO, E MANIFESTAÇÃO, tanto de VÍTIMAS quanto de VOLUNTÁRIOS que se propõem a acudir os atingidos pela TRAGÉDIA CLIMÁTICA que já destruiu boa parte do Estado do RS. Dentro deste clima de AJUDA AO PRÓXIMO há quem se dispõe a produzir áudios e escrever textos descrevendo situações e sentimentos de indivíduos que são vistos e/ou eleitos como verdadeiros HERÓIS. Um desses textos, escrito pelo pensador Silvio Sibemberg, com o título -FORÇAS DESARMADAS-, diz o seguinte:


FAZ BEM À ALMA

Nos acostumamos às redes de proteção dos trapezistas nos circos, suspensas sob as acrobacias para resguardar os artistas de quedas acidentais. As mensagens espirituais, sustentadas pela fé de amigos, nos desejam bom dia nos grupos de WhatsApp, carregadas de bênçãos. O gesto ganha real significado mais pela intenção daqueles que nos desejam proteção do que pelas entidades representadas. Reconfortante ter pessoas queridas nos desejando sempre o melhor. Outra rede de segurança importante em nossas vidas é aquela formada por vizinhos, conhecidos e desconhecidos. O porteiro do prédio ao lado, a zeladora de outro, o guardador de carros da zona, a senhora da banca de revistas da esquina e outros que às vezes nem sabemos o nome, nos cuidam e protegem em nossas idas e vindas pela vida. Essa pequena comunidade que nos cerca e reconforta faz muito bem à alma.


BLINDADOS SÃO SEUS CARÁTERES

Mas nada, absolutamente nada, se compara à rede de solidariedade que se instalou frente à calamidade que se abateu sobre nosso estado e nossa cidade. As cenas que se repetem diariamente nas redes sociais ou nas TVs nos tocam profundamente. O ser humano é notável quando chamado a prestar apoio aos seus semelhantes. Verdadeiras correntes humanas salvando vidas 24 horas por dia emocionam, encantam e orgulham. Esse BRAVO EXÉRCITO FORMADO POR CIDADÃOS DO BEM com elevada empatia tem feito de tudo em suas MISSÕES DE SALVAMENTO. Grupos unidos pelas mais variadas formas de afinidade estão dando uma demonstração ímpar de amparo e assistência. Blindados são seus caráteres.


ORGULHO DA NOSSAS FORÇAS DESARMADAS

Nossa FORÇA AÉREA e suas esquadrilhas de HELICÓPTEROS PARTICULARES, com seus BRAVOS TRIPULANTES, resgatam pelas cordas da esperança centenas de sobreviventes, humanos ou não. Suas aeronaves são sua têmpera. Mas é a MARINHA A GRANDE ARMA QUE TEM FEITO A DIFERENÇA NESSA GUERRA INSANA CONTRA AS FORÇAS DA NATUREZA. Nossos MARINHEIROS RIBEIRINHOS COM SEUS BARCOS DE PESCA, NOSSOS JOVENS COM SUAS LANCHAS E JET-SKIS, ESTÃO DANDO UM SHOW DE HUMANIDADE. Pescadores experientes na pesca como sustento, donos de lanchas acostumados a aproveitar a vida a bordo de suas embarcações e surfistas – esportistas e ases das grandes ondas –, todos juntos, navegam agora pelas águas caudalosas dessa enchente. O que os une é a vontade férrea de salvar vidas a qualquer custo. Suas frotas são suas índoles.

ORGULHO DE NOSSAS FORÇAS DESARMADAS, ESPELHO DO CARÁTER HUMANO A SERVIÇO DO PRÓXIMO. 


RECUPERAR O RS

A propósito: envio meus efusivos cumprimentos à FAMÍLIA LING, INSTITUTO FLORESTA e demais envolvidos que foram à Nova Iorque para lançar um fundo para RECUPERAR O RS. PRINCIPALMENTE PORQUE A INICIATIVA NÃO CONTA COM A INTERFERÊNCIA DO GOVERNO. 

É DINHEIIRO INDO DIRETO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURAS RÁPIDAS E NECESSÁRIAS NO RS. Tal qual a ponte que a comunidade fez em Nova Roma do Sul com dinheiro e gestão da comunidade que foi erguida em 90 dias. Esta será a inspiração. A família Ling na pessoa física inicia com uma doação de 50 milhões. A Renner também confirmou que fará doação. A ideia e acelerar captações. Engenheiros experientes já foram acionados e estão dentro do projeto. O jeito de erguer o RS e através da união de todos sem depender de governo. Aproveitar o momento para demonstramos ao mundo nossa capacidade de superação e união. Quem sabe dessa tragédia está nascendo um novo Brasil que não quer mais esse modelo fracassado de fazer política.



Leia mais

Patrocínio:

13 mai 2024

O CLARO RECADO DA NATUREZA


TRAGÉDIA CLIMÁTICA

Mais do que sabido, as drásticas consequências da terrível TRAGÉDIA CLIMÁTICA, que arrasou impiedosamente grande parte do Estado do RS, ainda não são suficientes para definir o tamanho do brutal prejuízo que dia após dia é percebido e colhido pelas famílias que residem e/ou trabalham em mais de 90% dos municípios do Estado gaúcho. 


TERRITÓRIO DESOCUPADO

Pois, entre tantas explicações, ou PALPITES, que brotam por todos os cantos, a maioria delas, infelizmente, desprovida de base científica e/ou racional, o que mais se percebe é que praticamente nenhuma delas tem o dedo apontado para as CAUSAS da TRAGÉDIA. Pois, dentro deste ambiente de muito PALPITE FURADO não é de se descartar a impossibilidade de que a NATUREZA PRETENDE MANTER O TERRITÓRIO GAÚCHO DESOCUPADO. 


A AÇÃO DA NATUREZA

Mais: antes de condenar a NATUREZA por conta de sua eventual insensibilidade climática, devemos admitir que ela também pode ter reagido, com sua força monumental, contra o GOVERNO DO RS, que só pensa em CRIAR IMPOSTOS E ELEVAR ALÍQUOTAS. Ou seja, a NATUREZA resolveu, quem sabe, agir de forma firme e direta,  bem diferente do que faz o POVO GAÚCHO, que, infelizmente, só sabe ficar INDIGNADO. 


RECADO

Não descarto, portanto, por mais absurdo que seja entendido, que a NATUREZA resolveu chamar a atenção do povo através do recado da TRAGÉDIA. Se vocês, POVO GAÚCHO, não sabem reagir, é porque não amam o RIO GRANDE. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O RIO GRANDE EM SUA HORA MAIS AMARGA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

10 mai 2024

OS VOLUNTÁRIOS E OS MERCENÁRIOS


DEFINIÇÕES

Antes de tudo, segundo definição das Nações Unidas, VOLUNTÁRIO é aquele que por vontade própria dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos, SEM REMUNERAÇÃO ALGUMA. Diferente, portanto, do MERCENÁRIO, que trabalha por soldo ou pagamento, como é o caso dos soldados que lutam objetivando o PAGAMENTO ou a DIVISÃO DE DESPOJOS, sem ideais ou fidelidade a um Estado ou Nação. 


SALVAR VIDAS

Pois, diante deste horrenda TRAGÉDIA que atinge em cheio o Estado do Rio Grande do Sul, milhares de brasileiros de todos os cantos do país resolveram abandonar suas atividades remuneradas para se dedicar integralmente, de forma totalmente VOLUNTÁRIA às tarefas de -SALVAR VIDAS- e/ou -MINIMIZAR O SOFRIMENTO DOS ATINGIDOS-. 


GOVERNANTES MERCENÁRIOS

Enquanto o espírito de VERDADEIRA E TANGÍVEL SOLIDARIEDADE se manifesta através de AÇÕES EFETIVAS produzidas -sem parar- pelos VOLUNTÁRIOS, verdadeiros HERÓIS, o presidente Lula assim como o governador do RS, Eduardo Leite, resolveram agir como MERCENÁRIOS. Atenção: nenhum dos dois, assim como seus auxiliares diretos, abriu mão de seus POLPUDOS SALÁRIOS como forma de ajudar os atingidos pela TRAGÉDIA. Um horror. 


MÍDIA MERCENÁRIA

Mais: nenhuma das maiores e altamente beneficiadas empresas de comunicação, que recebem -em forma de vergonhosa publicidade- verbas extraordinárias manifestou interesse em ajudar os necessitados. São do tipo que só sabem pedir para que outros ajudem. A propósito disso, eis o que diz o pensador Roberto Rachewsky a respeito: -

A imprensa gosta de noticiar tragédias, grandes feitos, tudo que foge dos acontecimentos cotidianos. Essa manchete é igual a dizer que o PT é corrupto. Todo mundo sabe. Sabe também que não há maior produtor de fake news que político do PT. A imprensa deveria noticiar quando o governo diz a verdade. Isso sim seria uma excepcionalidade. No caso do PT, notícias na imprensa sobre declarações verdadeiras é uma improbabilidade. Lembrando que há órgãos de comunicação que são procuradores do governo para mentirem por ele.



Leia mais

09 mai 2024

DEMOROU ...


EDITORIAL DE ONTEM

No editorial de ontem, 08, com o título -PECADO MORTAL- mencionei um conteúdo do portal THE IVESTOR, dando conta das declarações feitas

1- pelo banqueiro-petista ANDRÉ ESTEVES, apontando que a 'Reeleição de Lula é dificílima, seja pelo desgaste, seja porque a sociedade caminha a direita';

2- pelo economista ARMÍNIO FRAGA, que pouco tempo atrás, em forma de arrependimento e preocupação afirmou -AGORA ESTOU COM MEDO- e agora também admite que -O BRASIL DEVERIA TER SIDO REBAIXADO; e

3-- pelo gestor do Fundo Verde, LUIZ STUHLBERGER, que nesta semana disse: 'EU ME PENITENCIO POR TER ACREDITADO QUE O PT TERIA SERIEDADE FISCAL.


A FICHA CAIU

Pois, como se o meu EDITORIAL tivesse pautado o ESTADÃO, jornal petista que desde a primeira hora integra o CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, hoje, 9, no espaço OPINIÃO DO ESTADÃO diz o seguinte: - Como muitos brasileiros, o presidente e diretor de investimentos da Verde Asset, Luis Stuhlberger, lamenta ter confiado na possibilidade de o presidente Lula da Silva fazer um esforço para equilibrar as contas públicas. “Eu me penitencio por ter acreditado que o PT teria alguma seriedade fiscal”, afirmou em encontro com investidores.

O gestor do Fundo Verde, conhecido por entregar resultados que superam em muito a rentabilidade média do mercado, disse que “A FICHA CAIU” quando o Executivo anunciou mudanças na meta fiscal de 2025 e transformou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em uma peça de ficção.

 

 


DECEPÇÃO

Stuhlberger não está sozinho em sua decepção. Muitos analistas -tontos- acreditaram no arcabouço e nas metas fiscais quando eles foram apresentados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início do ano passado. Nas últimas semanas, no entanto, mesmo os mais otimistas têm demonstrado preocupação com a evolução das contas públicas. Nem mesmo o fato de a Moody’s ter elevado a perspectiva da nota de crédito do País de estável para positiva acalmou o mercado financeiro. Ao contrário. Para Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC) e sócio da Gávea Investimentos, sob o ponto de vista fiscal, o Brasil, inclusive, já deveria ter sido rebaixado. Não se pode dizer que Stuhlberger ou Fraga sejam pessoas ingênuas. Ao contrário da maioria dos brasileiros, ambos são grandes investidores e têm plenas condições de proteger seu patrimônio e o de seus clientes. E é o que já estão fazendo, como tradicionalmente ocorre em momentos de incertezas e turbulências.


O MERCADO SE ANTECIPA

Reduzir a exposição a ações de empresas brasileiras ou títulos emitidos pelo governo e optar por ativos mais seguros, a exemplo dos títulos do Tesouro norte-americano, não é torcer contra o País ou ser antipetista, mas ser realista e corrigir posições antes que elas custem caro.

Um ano antes da última eleição presidencial, o gestor do Fundo Verde declarou publicamente que jamais votaria novamente em Jair Bolsonaro, a quem atribuía a pior gestão mundial no combate à pandemia de covid-19. Fraga, por sua vez, declarou voto em Lula da Silva em nome da defesa da democracia, continuamente alvejada por Bolsonaro entre 2019 e 2022. Não foram os únicos. Muitos brasileiros agiram como eles e apostaram suas fichas em Lula da Silva na disputa eleitoral de 2022. E o fizeram não por acreditar na agenda econômica do PT, mas para se verem livres de Bolsonaro – um motivo mais do que compreensível diante de seu pavoroso governo.

 


RECADO

Muitos imaginavam que Lula teria, enfim, compreendido que os equívocos do governo Dilma Rousseff não apenas geraram uma profunda recessão, como criaram as condições ideais para a eleição de um desqualificado como Jair Bolsonaro.

A origem da crise que a derrubou foi justamente a desastrosa política econômica que a então presidente legou ao País. Desde aquela trevosa época, déficits primários assumiram um caráter permanente, como se o País nunca tivesse sido capaz de apresentar um Orçamento minimamente equilibrado. A facilidade com que o atual governo desrespeitou o arcabouço fiscal – que, diga-se de passagem, este mesmo governo propôs – mostrou que Lula da Silva não é só incapaz de aprender com os erros do passado; ele é incapaz de entender que errou.

“Me caiu a ficha de como pude acreditar que haveria o mínimo de responsabilidade desse governo cujo único objetivo é ganhar eleição”, afirmou Stuhlberger, ecoando um sentimento que é de muitos neste momento em que a democracia não está mais sob ameaça.

O petista não entendeu, até hoje, por que foi eleito por uma margem tão estreita de votos nem assimilou por que não conseguiu reunir nem 2 mil pessoas para vê-lo discursar no ato comemorativo do 1º de Maio em São Paulo. Tampouco foi convencido sobre a importância de zerar o déficit fiscal, que para ele é uma discussão inócua e irritante. Seria bom que algum de seus numerosos assessores tentasse explicar ao chefe a importância desses e de outros temas para a estabilidade de seu próprio governo. Na falta de candidatos, o mercado, que nunca é pego de surpresa e sempre se antecipa à chegada de crises, tem dado um eloquente recado.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje comentário político  de Paulo Moura de 07/05/2024:

A exemplo de Nova Roma do Sul, onde o povo reconstruiu a ponte de forma rápida e barata, municípios, estado e União poderiam isentar os impostos das empresas que fizerem as obras de reconstrução, na mesma proporção do investido. https://youtu.be/GAQ-nVoDRYo



Leia mais


Espaço Pensar +





GILBERTO SIMÕES PIRES

Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

 

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .


Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks

Sites Interessantes