Artigos

20 out 2004

SIAL 2004 - FRANÇA - 3


Compartilhe!           

CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM
Conversei, ontem, aqui em Paris, com Gilmar Tiethbol, diretor do Senar/RS. Tinha acabado de participar, juntamente com o Sebrae/RS e a Farsul, de uma reunião com o INAO - Instituto Nacional de Identificação de Origem-, o órgão que cuida do controle e certificação dos produtos produzidos na França. Aquilo que consta nos rótulos dos produtos, chamados de ? Origem Controlada -. Como está sendo desenvolvido um projeto piloto de certificação de origem (por enquanto geográfica, de delimitação) das pastagens da região da campanha do RS, está sendo acertada uma consultoria com o INAO para estabelecer metodologia adequada que visa dar credibilidade aos produtores que decidiram adotar o projeto.
ÁREAS AGRICULTURÁVEIS
O mundo todo já percebeu que restam muito poucas áreas para que ainda possa haver alguma expansão da agricultura e da pecuária. Além do Brasil, só o Congo e a Rússia ainda possuem áreas para poder aumentar a produção de grãos e carnes neste planeta. O restante do mundo, diante desta realidade, não tem o que fazer a não ser trabalhar com alguma produtividade que ainda não foi explorada. Portanto, gente, chegou a nossa hora de fazer valer tais vantagens competitivas.
INVEJA
Esta constatação explica muito bem a inveja e os obstáculos que vem sendo criados a todo o momento para evitar a expansão das nossas exportações de grãos e carnes. É o velho e surrado protecionismo que nunca saiu de cena e que não é coisa exclusiva dos europeus. Como isto e muito mais faz parte do jogo internacional dos negócios, para participar dele só é necessário saber jogá-lo. E bem. Portanto, mãos à obra, gente.
CAPACIDADE DE ENTREGA
No final tudo vai se resumir em examinar quem realmente tem produto em quantidade suficiente para entregar e a que preço. Não importa a hegemonia, mas a capacidade de participação firme no mercado. Alguém tem dúvida que pode ser o Brasil? Pois é. Depende agora exclusivamente danossa vontade. E competência, ao que parece, vem sendo bem adquirida e expandida. Assim, se para alguns vai sobrar inveja, ao menos será acompanhada da grande necessidade de compra para atender os consumidores exigentes.
GRANDES REDES
As grandes redes de restaurantes e churrascarias da Europa são sempre muito cobiçadas pelos exportadores de carnes. A Buffalo Grill, com mais de 250 casas, a Curtpaille, com mais de 100 restaurantes, e a Maredo, com 78 pontos de venda, pelo volume de suas vendas fazem sempre suas compras diretamente na fonte. Além destes, os representantes das redes poderosíssimas de varejo, marchands, demais restaurantes e hotéis, andam de stand em stand na busca das melhores oportunidades de preço, qualidade e certeza de fornecimento das quantidades de peças. Isto já explica o grande movimento no Pavilhão 6 do Sial.
A GRANDE FEIRA DA CARNE
Tudo isto está sendo bem observado e constatado pela forma com que os mais diversos compradores mundiais de carne circulam pelos stands onde ficam os grandes frigoríficosbrasileiros. O que eu presenciei por muito tempo, em feiras anteriores, nos espaços ocupados por argentinos, estou assistindo com os brasileiros. Embora os mais variados produtos estejam disputando clientes no Sial, a impressão é que esta é a grande feira da carne. Da carne brasileira.
RASTREABILIDADE
Quem participa de uma feira de alimentos internacional, onde a carne, por exemplo, é altamente demandada por muitos compradores, já percebeu que é indispensável que o produto tenha rastreabilidade. Caso contrário não tem negócio. O importante, porem, não é saber qual o boi que deu origem ao produto, mas a propriedade onde foi criado o animal. É preciso, portanto, identificação do rebanho, da propriedade, que realmente possa dar toda a transparência e a credibilidade ao produto.
AGENDA
CUBA, A TRAGÉDIA DA UTOPIA É o segundo livro de Percival Puggina, que será lançado amanhã, dia 21, às 18h no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa. Parabéns.
Concertos Comunitários Zaffari
Nos dias 23/10 (Sábado) ? 20h ? Catedral Metropolitana e 24/10 (Domingo ? 16h30 ? Salão de Atos da PUC/RS com a apresentação de Requiem, de Giuseppe Verdi. Entrada gratuita. Informações: (51) 3320.3582.
Olavo de Carvalho
Está sendo realizado em Porto Alegre o curso regular de filosofia do professor Olavo deCarvalho. Informações no site www.grupoliberdade.com.br