Artigos

20 out 2020

OS DOIS TRIBUTOS QUE MAIS PESAM NO BOLSO DO PAGADOR DE IMPOSTOS


Compartilhe!           

REFORMA TRIBUTÁRIA

Enquanto deputados e senadores discutem, sem direção certa e de forma pouco sincera, qual o tipo de REFORMA TRIBUTÁRIA que, de forma objetiva, possa oferecer alguma garantia de que a SIMPLIFICAÇÃO pretendida não deverá aumentar ainda mais a já elevada CARGA TRIBUTÁRIA que os PAGADORES DE IMPOSTOS se veem obrigados a pagar, o que não se vê, em hipótese alguma, é que os DOIS IMPOSTOS que mais pesam no bolso dos cidadãos deste Brasil afora são: 1- a CORRUPÇÃO; e, 2- a INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL, em todas as suas instâncias. 


CORRUPÇÃO

Começando pelo imposto que representa a CORRUPÇÃO, só pelo que a OPERAÇÃO LAVA-JATO já conseguiu descobrir, cujos valores recuperados estão muito longe da totalidade daquilo que foi saqueado do povo brasileiro, já se tem uma certa ideia do quanto esta grossa roubalheira contribuiu para elevar, de forma dramática e nojenta a indecente CARGA TRIBUTÁRIA. 


INCOMPETÊNCIA

Já a INCOMPETÊNCIA, sem sombra de dúvida, faz da CORRUPÇÃO algo que pouco ou quase nada representa em termos de CARGA TRIBUTÁRIA. Pode parecer absurda esta afirmação, mas o fato é que a INCOMPETÊNCIA ganha de braçada de todos os demais e injustos IMPOSTOS que perfazem a excessiva CARGA TRIBUTÁRIA que é cobrada de toda a sociedade. 


POPULISMO/ASSISTENCIALISMO

Se a CORRUPÇÃO pode ser combatida com opiniões dos mais variados tipos, no caso da INCOMPETÊNCIA a coisa fica muito mais difícil e limitada. Até porque os INCOMPETENTES, quando se juntam sob o manto do POPULISMO/ASSISTENCIALISMO, colocam na lei, muitas delas de forma irrevogável, aquilo que ONERA SUBSTANCIALMENTE a vida de quem se mostra disposto a INVESTIR e/ou CONSUMIR. 


DOIS ENORMES IMPOSTOS

Estes DOIS ENORMES TRIBUTOS, ainda que muita gente não tenha percebido o quanto representam em termos de AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA, têm feito do nosso empobrecido Brasil, um país CRONICAMENTE SUBDESENVOLVIDO.


DIREITOS E DEVERES

Para agravar ainda mais a CARGA DE IMPOSTOS, a maioria das leis aprovadas concedem DIREITOS em forma de salários e privilégios inconcebíveis para 3% de brasileiros que pertencem à PRIMEIRA CLASSE (servidores públicos) e o DEVER, em forma de IMPOSTOS, que devem ser pagos por 97% dos brasileiros que formam a SEGUNDA CLASSE.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: RS - ESTADO POLITIZADO? - por Nelson Barenho - Para ler acesse o link:  https://www.pontocritico.com/espaco-pensar