Artigos

15 out 2021

PRIVATIZAR A PETROBRÁS: O VESTIBULAR QUE LEVA O BRASIL AO PRIMEIRO MUNDO


Compartilhe!           

FRUTA VERDE

A sonhada -PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS-, por mais que seja necessária e benéfica para o Brasil, mostra ser uma fruta que aos olhos da maioria do nosso povo ainda está longe do amadurecimento e, portanto, não está pronta para ser colhida e desfrutada. Vejam que a cada momento em que o assunto vem à tona, muita gente, influenciada e doutrinada pela MÍDIA ABUTRE, mostra os dentes e torce o nariz emitindo sinais de reprovação.


SENTIMENTO DE -VONTADE-

A única novidade sobre o assunto, que despertou atenção de todos nesta semana, foi o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado que TEM VONTADE DE PRIVATIZAR A PETROBRÁS. O detalhe importante, que precisa ser considerado é que o presidente expressou apenas um sentimento de -VONTADE-, que não pode ser confundido com -DETERMINAÇÃO-. Por mais que a declaração soe como um passo à frente no sentido racional da questão, no meu entender tudo não passou de um mero DESABAFO.


VENDA DE AÇÕES

O ministro da Economia, Paulo Guedes, por sua vez, na coletiva de imprensa que concedeu nesta quarta-feira, 13, em Washington, EUA, foi bem mais objetivo quando defendeu a utilização do valor arrecadado com uma possível VENDA DE AÇÕES DA PETROBRÁS para distribuir parte dos ganhos à população mais vulnerável. A rigor, Guedes disse o seguinte: "Quando o preço do combustível sobe, os mais frágeis estão com dificuldades. E que tal se eu vender um pouco das ações da Petrobrás e der para eles esses recursos?"


CORPORATION

Ainda assim, o ponto alto da coletiva foi quando Guedes disse -SER FAVORÁVEL À PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS ESTATAIS, mas que, no caso da Petrobrás, uma ALTERNATIVA pode ser levar a empresa ao NOVO MERCADO, segmento com níveis mais exigentes de governança em que as empresas só podem emitir AÇÕES ORDINÁRIAS (com direito a voto). Aí, o governo poderia manter o controle da estatal por meio de uma GOLDEN SHARE, mas só esta mudança seria capaz de gerar um valor adicional de 100 bilhões a 150 bilhões de reais para a empresa. E pode subir mais ainda se eu falar que eu vou privatizar, abrir mão do controle", afirmou, defendendo que a Petrobrás seja transformada em uma -CORPORATION- em modelo semelhante ao aprovado para a Eletrobrás.


ACELERAR O AMADURECIMENTO

É preciso, de uma vez por todas, que o povo brasileiro se convença de que as corporações se adonaram das estatais e que só elas decidem tudo, de forma que seus exclusivos interesses sejam atendidos. Tomara que os argumentos e vontades que foram expostos nesta semana, pelo presidente Bolsonaro, pelo ministro Paulo Guedes e pelo presidente da Câmara, Artur Lira, contribuam para acelerar o necessário amadurecimento do quanto é importante para todos a PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS e demais estatais.