Artigos

11 jul 2006

SOMOS COVARDES


SUBUTILIZAÇÃO DOS SENTIDOS

Se a Copa do Mundo já é passado e deixou de ser manchete, a reação de Zidane ainda se mantém nos noticiários. Ontem, ao querer encerrar o assunto Copa do Mundo, que ninguém mais agüenta, opinei sobre a importância que o povo dá muito mais ao que vê e quase nada ao que ouve. Uma subutilização dos sentidos, certamente.

A MÍDIA ESTIMULADORA

A mídia em geral, sabedora da sua capacidade de influenciar o povo futebolista, há muito tempo que provoca, diariamente, times e jogadores que vão se confrontar. Os repórteres, para mostrarem serviço, tratam sempre de acirrar os ânimos de todos os envolvidos dizendo, desde o início, que o próximo encontro já será uma guerra. E depois de atingir o objetivo ainda extraem declarações preocupantes que mais estimulam brigas e desentendimentos generalizados.

NÃO HOUVE COVARDIA

Por só ter sido mostrada a agressão feita por Zidane, pela TV, o mundo foi levado, por antecipação, a condenar só o craque. Sem argüir ou admitir o grau das ofensas proferidas pelo zagueiro Materazzi, também ou até mais culpado. A reação de Zidane, de frente, pode ter sido exagerada, nunca indevida. Mais: Zidane, apesar de tudo, não foi covarde.

CONHECIMENTO PLENO

Trazendo esta realidade para o caso ?mensaleiros-, no Brasil, fico pasmo. O povo brasileiro inteiro, ao tomar conhecimento ? completo -, tanto por imagens feitas quanto por gravações telefônicas, sobre os atos de corrupção de vários políticos, não reagiu. Resultado: os bandidos acabaram absolvidos. Faltou um Zidane por aqui.

NA RUA SOMOS COVARDES

Esta nossa constante atitude pacífica mostra que somos indignados encolhidos. Falamos alto dentro de casa. Nas ruas somos muito covardes. É curioso este nosso comportamento. Gostamos de julgar a atitude dos outros povos quando pecamos pela falta de um mínimo de discernimento para os nossos problemas. Sequer temos reações que surtam bons efeitos.

OS DONOS

Para fechar, um outro assunto: o que os funcionários da CEEE têm a ver com a aprovação da desverticalização das atividades da empresa? Gente: eles são pagos para trabalhar e não para decidir o que a empresa precisa fazer para sobreviver e ser mais competitiva.

PRIVATIZADA

Agindo como se donos fossem estamos certos de que a empresa foi privatizada. Não é mais pública, mas de seus funcionários. Sendo assim, que ao menos nos paguem o valor dela e não se apoderem do que não lhes pertence. Somos covardes.

PALESTRA

O presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura do RS, Joaquim Haas, irá promover a palestra "AsBEA-RS e o Ambiente Construído da Cidade de Porto Alegre". O Encontro será para apresentar suas novas diretrizes e propostas de alteração da Legislação Urbana para a Prefeitura de Porto Alegre. O tema central será o Plano Diretor e o impacto que gera na Cidade. O evento acontece dia 18 de julho, às 12h, no British Club.

FESTA COLONIAL

As casas temáticas , os fornos, portal de entrada já estão tomando forma na Praça João Corrêa. É o clima de Festa Colonial chegando em Canela, RS, uma cidade que vive basicamente do turismo e do empenho da comunidade para a realização de eventos que fortaleça ainda mais o seu nome no calendário turístico do país, procura nos mínimos detalhes fazer com que a tradição alemã , do meio rural esteja bem caracterizada. A Festa Colonial será realizada de 21 de julho a 06 de agosto e terá entrada gratuita.

PRÊMIO

Estão abertas as inscrições da quinta edição do Prêmio Abimaq de Jornalismo para reportagens veiculadas no período de 1º de novembro de 2005 até 31 de outubro de 2006. Neste ano, os jornalistas inscritos concorrem a prêmios de R$ 13 mil em suas quatro categorias: Reportagem Jornalística, que abrange jornais e revistas, Reportagem e Artigo de Revista Especializada, Reportagem on Line e Reportagem em Rádio e Televisão. Os trabalhos devem ser enviados por correio ou entregues diretamente na Assessoria de Imprensa em sete vias - uma delas o original publicado - com o nome do veículo e a data da edição. É importante anexar a cópia da inscrição, que pode ser feita pelo site da entidade (www.abimaq.org.br), ou página de rosto com os dados do concorrente e trabalho.

NOVO INTEGRANTE

A Tecnocred, empresa porto-alegrense especializada em soluções de Tecnologia da Informação para Cooperativas de Crédito, é a mais nova integrante da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do RS -Assespro-RS.

Leia mais

10 jul 2006

O QUE FALTOU NESTA COPA DO MUNDO


O CAMPEÃO E O MELHOR

Chegamos ao final da Copa do Mundo 2006. Pela forma bem organizada, a empolgação foi fantástica em todos os cantos do planeta. Algo realmente impressionante. No entanto, ao longo da competição, na medida em que as seleções iam sendo eliminadas, o interesse das pessoas também diminuía. A atenção, mesmo assim, voltou no jogo final, quando todos querem confirmar se o campeão do torneio foi o melhor da competição.

CAMPEÃ LEGÍTIMA

Mais uma vez esta lógica não se confirmou. E a Itália, que nada tem a ver com isto, é a legítima campeã da Copa de 2006. Aliás, futebol é um esporte onde o resultado não é atribuído pelo desempenho das equipes, mas tão somente pelas vitórias.

TORNEIOS E CAMPEONATOS

Para que o fator sorte, ou oportunidade, não ganhe importância relevante é que foram criados os campeonatos. Os torneios, por serem rápidos e eliminatórios, oportunizam o exame dos jogos pelo lado da justiça ou injustiça, coisa que uma má atuação da arbitragem que pode ser fatal.

NA REGRA

Como a Copa do Mundo é um torneio, é justificável que aqueles que fazem as melhores partidas nem sempre ganham. Ao encontrarem pela frente defesas competentes, as vitórias às vezes escapam e os pênaltis acabam decidindo tudo. Só que isto tudo está no regulamento e os competidores sabem e aceitam as regras.

MICROFONES NOS ATLETAS

Penso que faltou uma coisa importante nesta Copa carregada de tecnologia: a colocação de microfones nos atletas. Os árbitros usaram o equipamento para explorar o máximo de informações dentro e fora do campo. E o público, de dentro e de fora dos estádios, foi bem atendido com imagens televisivas, de todos os ângulos, para tirar dúvidas sobre os lances. Faltou, por conseqüência, ouvir tudo aquilo que foi dito em campo.

DITO E VISTO

Por isto, antes de condenar o craque Zidane, eleito com justiça o melhor do mundial, é preciso ouvir o que o zagueiro italiano, Materazzi, disse antes de receber a magnífica cabeçada. Não deve ter sido pouco ou só aquilo que os atletas dizem ao longo dos jogos. A agressão física deve ter sido do mesmo tamanho da agressão verbal. A leitura labial, bem explorada pela Globo, ainda é muito incompleta, embora importante. Para que se possa punir, com justiça, todos os agressores é preciso saber também tudo o que foi dito e não só o que foi visto.

DESVERTICALIZAÇÃO

Depois do fiasco da semana anterior, a Assembléia Legislativa do RS deverá votar, na próxima quarta-feira, 12, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dispensa plebiscito para a desverticalização da CEEE. Apesar do atraso seria também o fim do Pacto pelo Rio Grande que todos os dias corre risco.

OS MELHORES DA TERRA

Começam no mês de julho as visitas da comissão julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra a mais de 260 municípios, em oito estados brasileiros. Propriedades rurais na Argentina, Chile e Uruguai estão no roteiro. As visitas fazem parte do julgamento das empresas inscritas na categoria Destaque, que este ano conta com 30 participantes. As observações são repassadas posteriormente para os fabricantes, em forma de relatório confidencial, com o objetivo de estimular o aprimoramento dos produtos. É uma consultoria gratuita que o Prêmio Gerdau oferece aos participantes dessa categoria.

A MELHOR

A América Móvil, controladora da Claro no Brasil, anunciou que foi considerada a melhor empresa de tecnologia da informação no mundo pela revista norte-americana Business Week.

INAUGURAÇÃO

Inaugura amanhã, dia 11 de julho, no Bourbon Shopping São Leopoldo a livraria e revistaria Cameron. Localizada no primeiro piso, conta com um mezanino de 54m² e segue o padrão da rede no mix de livros, revistas, jornais, Cd?s e DVD?s. A loja terá ainda um cyber café com cinco pontos de Internet.

Leia mais

07 jul 2006

O ESPÍRITO DE PORCO


CURRÍCULO

O currículo de um povo, de uma sociedade é escrito e confirmado pelas atitudes de seus participantes. Assim, quanto mais sério for o povo, de qualquer uma das unidades da federação brasileira, mais aquele Estado se destaca, se credencia e ganha a preferência para receber novos investimentos. Nada mais acaciano, não?

VANTAGENS ABSURDAS

Por outro lado, quando um Estado, como é o caso do RS, se destaca muito mais pelo número de espertezas de seus cidadãos, que tentam de todas as formas obter vantagens absurdas, o seu povo todo fica marcado. E, por conseqüência, os negócios começam a minguar por ali. Afinal, ninguém aceita e nem quer ser vítima de aproveitadores inescrupulosos.

INADIMPLÊNCIA NO RS

Há muito tempo, os bancos já não se interessam mais em financiar imóveis no RS. Tudo porque 80% dos casos de inadimplência acontecem no RS. Os financiados gaúchos entram sistematicamente na justiça, se dizendo prejudicados nos contratos firmados. Isto é fato e não há o que contestar.

SUMIÇO

No caso dos financiamentos de veículos é a mesma coisa. Tudo porque o nosso judiciário pratica o perigoso direito alternativo. Um horror. Vejam: 65% de todas as ações revisionais de contratos de financiamentos, de todo o país, estão no RS. E nos casos de busca e apreensão dos veículos dos inadimplentes, 40% deles simplesmente somem. Desaparecem.

NO DNA

Pela concentração e pela quantidade de casos, os agentes financeiros entendem que a coisa está mesmo no DNA dos gaúchos. Uma esperteza que só faz aumentar a taxa de juros pelo aumento do risco. Com a fama adquirida, os escritórios de advocacia estão fazendo a festa em cima dos incautos/espertos que são seduzidos pela possibilidade de pagar menos pelos financiamentos assinados.

SÚMULAS DO STF

Na realidade, os financiados que tentam levar vantagem estão sendo levados a acreditar que a decisão do STF impõe limitação de juros, o que é um grande equívoco. A súmula 596, do STF, onde são julgadas as demandas aceitas no judiciário gaúcho, é bem clara: os juros remuneratórios cobrados pelas instituições financeiras não sofrem as limitações da Lei de Usura. Ou seja, ao fim e ao cabo, todos aqueles que entram na justiça acabam perdendo. E junto com eles os demais cidadãos perdem, porque os incautos ainda usam a assistência judiciária, que é paga por todos. Loucura total!

TÁ NA MESA

O presidente da Arko Advice, Dr. Murillo de Aragão, proferirá a palestra ?Cenários eleitorais e suas possibilidades?, no evento ?Ta na Mesa? da Federasul, na próxima 4a. feira, 12.

RECORDE

A Aracruz Celulose bateu recorde de produção no segundo trimestre de 2006, atingindo o volume de 793 mil toneladas de celulose branqueada de eucalipto, 17% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior. O volume, que inclui 119 mil toneladas produzidas pela Veracel, propiciou vendas 17% maiores que o mesmo período de 2005.

MULTA

A previsão do deputado estadual Valdir Andres (PP), ex-secretário de Energia, Minas e Comunicações, se confirmou. A Aneel irá mesmo multar a CEEE por não ter cumprido o prazo limite (30 de junho) para separar a área de distribuição dos setores de geração e transmissão. Pelo menos foi este o sentimento que o presidente da empresa, Edison Zart, e o atual secretário de Energia, José Brack, tiveram em reunião com a diretoria da Aneel, nesta quarta-feira, 05, em Brasília.

BLACKBERRY

A operadora Claro amplia seu portfólio de soluções de e-mail e passa a oferecer aos seus clientes o BlackBerry, um dos serviços mais revolucionárias no mercado de soluções móveis e a ferramenta de e-mail mais utilizada no mundo. Na Claro, a ferramenta de produtividade, que funciona como uma extensão do ambiente corporativo, estará acessível para todos os tipos e portes de empresas do mercado brasileiro, incluindo pequenos escritórios, profissionais liberais e grandes companhias.

Leia mais

06 jul 2006

APAIXONADOS PELO CAOS


NEM MILAGRES RESOLVEM

Ao longo dos últimos 30 anos a situação financeira do RS só piorou. E até agora, ao que parece, a ficha ainda não caiu para os gaúchos. Sem a mínima vocação para enxergar ou evitar o abismo, chegamos a um ponto em que a situação é simplesmente inviável. O incrível é que isto ainda não se mostrou suficiente para abalar a cabeça dos gaúchos. A situação é tal que, se milagres ainda existissem, eles não poderiam ser praticados no RS.

PSICANÁLISE

Os gaúchos revelam, ao longo de muitos anos, um inexplicável prazer de permanecer no caos. Este amor, esta devoção fantástica pelo fracasso, a psicanálise certamente que traduziria como um notável espírito masoquista. E isto fica mais claro quando nos deparamos com fortes discussões para a existência de um Pacto pelo Rio Grande. No meio dos debates alguns absurdos acontecem para definir a vontade pelo desastre.

PAIXÃO

Vejam, como mais um exemplo desta paixão, o caso da CEEE ? empresa estatal de energia -, que foi uma das mais responsáveis por rombos fantásticos ao Tesouro do Estado. A empresa não teve aprovada, na Assembléia Legislativa, a desverticalização das atividades, que consiste em separar a geração, transmissão e a distribuição de energia.

PENALIZADA

Como o prazo dado pela ANEEL, não só para a CEEE, mas para todas as empresas brasileiras do setor de energia, se esgotou em 30 de junho, a estatal gaúcha será penalizada com razão. O descumprimento da medida pode custar R$ 40 milhões por ano aos cofres do RS, além de correr risco de perder a concessão. Aliás, isto seria o melhor de tudo, pois outras empresas poderiam prestar o serviço com vantagens.

ROMBO

O Pacto pelo Rio Grande, antes de tudo, é montar um orçamento que identifique receitas com despesas. Como as receitas só acontecem por impostos, os quais já estão muito além da possibilidade de serem pagos, as despesas é que precisam ser reduzidas. E justamente na hora em que discute o tal Pacto, por falta de interesse de alguns deputados a CEEE nos oferece um rombo de R$ 40 milhões. Pode?

FUNDO DO POÇO

Como é possível querer mais investimentos em geração e transmissão de energia se não contemplamos a possibilidade? Só há uma explicação, isenta de qualquer pontada de ironia: os gaúchos adoram mesmo é o fundo do poço. E quando ele está próximo é hora de cavar mais um pouco para que ele nunca seja alcançado. Viva.

CONVENÇÃO

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS ? FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, promovem nos dias 16, 17 e 18 de julho a 37ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Hotel Intercity, em Caxias. A expectativa é reunir mais de 600 lojistas durante os três dias de atividade.

BALANÇO

Amanhã, sexta-feira (07/07), a Aracruz divulgará os seus resultados financeiros do 2º trimestre de 2006. Às 13 horas haverá uma teleconferência para analistas de mercado com a participação de Isac Zagury, diretor financeiro da companhia. Mais informações sobre a teleconferência estão disponíveis no site da Aracruz: www.aracruz.com.br/ri.

FUSÕES

O número de fusões e aquisições nos primeiro semestre de 2006 registrou um crescimento de 35% na comparação com igual período do ano passado. O resultado faz parte do relatório Fusões e Aquisições no Brasil elaborado pela PricewaterhouseCoopers (PwC. Conforme o levantamento, o primeiro semestre do ano registrou 241 transações contra 178 no ano passado. Os negócios envolvendo empresas dos setores de alimentos e TI lideraram as operações.

AGERT

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) realiza coletiva de imprensa para divulgar os resultados alcançados no Balanço Social da Radiodifusão gaúcha em 2005. O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira, (13/07), às 10h, na sede da instituição, 2º andar (Rua Riachuelo, 1098, conj. 204).

COLIGAÇÃO

A coligação PSDB/PFL/PPS, mais os partidos PSC, PSL, PTdoB, PRTB, PHS, PAN, PRONA e PTC, acertaram a inclusão do Partido Liberal do RS na coligação que disputará as eleições 2006. A decisão foi anunciada ontem, em encontro na sede estadual do PSDB. Yeda Crusius agradeceu o apoio do PL e afirmou que todos estão juntos na luta para ajudar o RS a voltar a crescer.

Leia mais

05 jul 2006

FADADOS AO FRACASSO


DESPESAS IMPAGÁVEIS

Os senadores, assim como os deputados já haviam feito na semana anterior, também aprovaram o reajuste de 16,67% aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Ou seja, ao invés de encararem uma reforma da Previdência para evitar rombos astronômicos, só pensam em criar despesas impagáveis.

FERRO DE TODOS OS LADOS

Se já nos custa muito caro manter estes parlamentares sem trabalhar, mais caro é quando estes mesmos miseráveis votam projetos como este. Recebemos ferro de todos os lados. Vamos continuar a votar nestes estúpidos?

DESILUSÃO

Depois ganhar um certo entusiasmo com a possibilidade de que o Pacto pelo Rio Grande fosse para valer, já estou entrando em estado de desilusão. Por dois motivos importantes que surgiram nos últimos dias:

MOTIVOS

Primeiro: pela manobra que está sendo feita por alguns deputados e candidatos ao governo do RS, sugerindo a manutenção das alíquotas de ICMS (para combustíveis, energia e comunicações), que foram aumentadas pelo governador Rigotto com prazo de vigência até o final deste ano.Segundo: os constantes projetos para aumentos salariais à diversas categorias de servidores que vem sendo sempre propostos e aprovados no plenário.

ISTO É PACTO?

Isto é Pacto? Não. É, isto sim, fazer os contribuintes de patos. Com aumento de impostos tenta se corrigir o sucessivo aumento das despesas que não param de ser votadas. Um escândalo e um escárnio, e não um pacto sério para corrigir os problemas do RS. Se for para ser assim estou fora. Inclusive de mudança para outro lugar onde haja mais respeito.

MÍSSEIS

A Coréia do Norte escolheu a dedo a data de 4 de julho para fazer testes de lançamento de mísseis. Exatamente na data em que os americanos festejam o Independence Day. E os mercados financeiros, como não poderia deixar de ser, reagiram rápido com baixas generalizadas em todo o mundo. O Brasil e os países do bloco Mercosocialista não pediram paz como sempre fazem quando os EUA estão em alguma guerra. Chávez já orientou a todos para que apoiem os colegas da Coréia do Norte assim como apoiou recentemente o Irã. Viva!

SEMINÁRIO

O futuro da energia elétrica no Brasil será discutido por representantes do setor, como o presidente da RGE, e o vice-presidente da CPFL no seminário: Desvendando o setor de energia elétrica brasileiro. Dia 12 de julho, no auditório do Senge Office (Av. Érico Veríssimo, 960 - Porto Alegre). Além de analisarem as perspectivas do setor, farão uma avaliação dos riscos e probabilidade de ocorrer um novo apagão, a tendência do preço da energia elétrica no mercado e discutirão se vale a pena investir dinheiro comprando ações de empresas ligadas ao setor de energia elétrica. Informações: Apimec Sul - Rua Gen. Câmara, 243 - 3º andar- Fone: 51 3224-3121 / 51 3224-6580

COMCET

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia elegeu o empresário Jorge Branco, presidente da mesa diretora - composta por cinco membros titulares que representam suas instituições no Comcet. A escolha ocorreu ontem, 4, por aclamação. Pela segunda vez a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação,Software e Internet, regional do RS (Assespro-RS) conquista apresidência. André Imar Kulczynski da Procempa ocupará a primeira vice-presidência; a segunda vice-presidência fica com Roberto Petri, da Sucesu; Primeira secretária Rita Carnevale, da SBPC; e a segunda secretaria fica com o professor Ricardo Bastos, coordenador da Agência de Gestão Tecnológica do Centro tecnológico da PUC (Tecnopuc).

GOVERNANÇA

Com o tema: Governança Coorporativa em Tempos de Transformação, o IBGC promove palestra no dia 13 de julho, quinta-feira, às 12:00h no Blue Tree Towers Porto Alegre (Av. Lucas de Oliveira, 995). O palestrante é Francisco Losciavo Neto, sócio-Diretor da Corporate Transitions International (CTI), companhia de consultoria especializada em processos de gerenciamento de mudanças e transformação organizacional. Informações pelo e-mail: andreia@ibgc.org.br

FESTA COLONIAL

A Festa Colonial de Canela começou a tomar forma. O evento que será realizado de 21 de julho a 06 de agosto, na Praça João Corrêa, centro da cidade, contará na organização de cinqüenta famílias localizadas no interior do município. Em recente reunião foi apresentado o projeto da Festa deste ano e após feitos grupos de trabalho que formaram as equipes responsáveis pelos fornos, cozinhas, tendas e casas temáticas.

Leia mais

04 jul 2006

O CANTO DA SEREIA


NOVO BLOCO POPULISTA-COMUNISTA

A partir de hoje o Mercosul, que nunca deslanchou por vícios de origem, tem um novo membro pleno: a Venezuela. Considerando os enormes recursos provenientes do petróleo, e o espírito de porco do presidente do novo parceiro, é absolutamente lógico entender que a América do Sul passa a ser, oficialmente, a partir de agora, o mais novo bloco populista-comunista do mundo.

PRESIDENTE

A característica principal do novo Mercosul, o qual foi criado para não fazer coisa alguma de útil, não será também a de abrir mercados, mas de aumentar o protecionismo de seus membros. Com as pesadas críticas e insultos aos EUA, naturalmente. E com o financiamento pesado do petróleo venezuelano, dentro de pouco tempo teremos um efetivo presidente do Mercosul: Hugo Chávez.

ENTRONIZAÇÃO

Por enquanto, como revela Evo Morales, o Mercosul ainda não é prioridade para a Bolívia. Mas podem estar certos que, com a entrada triunfal da Venezuela, logo logo Hugo Chávez fará a entronização da Bolívia, presidido pelo seu mais dileto discípulo. Com a benção, naturalmente, do pai-maior: Fidel Castro. Afinal, estes espertos não podem ficar fora do ambiente mais populista-comunista do mundo.

RELAXAR E GOZAR

Para aqueles que já não estão se mostrando com força suficiente para se manifestar e tentar alertar para o perigo iminente, o negócio é relaxar e gozar. Quem ficar por aqui, com certeza vai se deliciar com este novo bloco, onde contratos não precisarão mais ser cumpridos e tudo vai ser estatal. Maravilha.

PARLAMENTO E CONSTITUIÇÃO

De agora em diante, para gáudio dos embriagados, vamos ter petróleo e gás abundantes a preços baixos na região, garantidos pelo país líder. Devemos ter mais adiante a criação de um parlamento do Mercosul onde uma Constituição será escrita nos moldes da existente em Cuba e Venezuela. Coisa que a Bolívia já começará a fazer, pelo resultado obtido das urnas no final da semana.

FORO DE SÃO PAULO

A nossa participação mais ativa dependerá das eleições de outubro, onde o candidato amigo dos novos parceiros tem tudo para ser eleito. Aí será uma euforia geral. Não haverá parlamento por aqui que possa impedir a vontade do populismo, que deverá tomar do Brasil. Enfim, tudo aquilo que foi previsto e pretendido pelo Foro de São Paulo já está bem próximo da nossa realidade. Viva!

20 ANOS

A Assembléia Legislativa do RS irá homenagear no dia 4 de julho, às 14h, os 20 anos do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs), com uma sessão especial. A entidade de TI festeja aniversário na mesma data. A solenidade, organizada pelo presidente da Assembléia, Luiz Fernando Záchia, foi proposta pelo Deputado Estadual, Kalil Sehbe Neto, ex-Secretário de Ciência e Tecnologia.

TÁ NA MESA

Antônio Sartori, presidente da Brasoja, é o palestrante do Tá na Mesa desta quarta, dia 5 de julho, a partir das 12h30min, na Federasul. O tema: Energias: visão global, zoom local.

SIMECAN

O SIMECAN continua recebendo a adesão das associadas para a Ilha Simecan na Mercopar deste ano, que acontece de 3 a 6 de outubro. Várias empresas já confirmaram presença, devendo esta ser a maior participação da entidade na importante feira de subcontratação industrial realizada em Caxias do Sul. A Missão Feiras da Ásia também já está recebendo a adesão das empresas interessadas. O grupo deverá visitar duas feiras, escolhidas entre Shangai, Taiwan e Hong Kong, além de conhecer o processo industrial de algumas empresas chinesas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3472-7455 ou e-mail: simecan@terra.com.br .

UNIVERSO DOS VINHOS

O Bourbon Shopping Country segue com o ciclo de cursos e palestras do Universo dos Vinhos. Na terça-feira, dia 4, André Romano Bohn, enólogo da vinícola Aliança, fala sobre a arte de conhecer e degustar vinhos, a temperatura adequada para servir a bebida e os acompanhamentos certos para os diferentes tipos de sabores. Já no dia 5, Tiago Belloli apresenta o novo projeto da joint venture ?Miolo ? Wine Group?. No dia 6, o enólogo Alejandro Rapeti, da vinícola Piagentini, palestra sobre espumantes e vinhos de corte, elaborados a partir da mistura de diferentes tipos de grãos. Os cursos acontecem sempre às 19h30min e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Informações pelo fone (51) 3572.9070.

Leia mais