Artigos

10 jul 2009

DITADO POPULAR


POR ALGUM TEMPO

Um velho ditado que diz o seguinte: É possível enganar algumas pessoas por algum tempo, muitas por muito tempo, mas nunca todas por todo o tempo.

POR TODO O SEMPRE

No Brasil, pelo que estamos percebendo, o que consta no ditado não tem nenhum sentido, uma vez que muita gente tem o dom de enganar o povo por várias gerações. Por todo o sempre.

OBRA DO DESTINO

É óbvio que quanto menor o nível de esclarecimento, maior é a capacidade de ser enganado. Exemplo: basta dizer que tudo que acontece é OBRA DO DESTINO e muita gente já fica conformada.

NAS ESCRITURAS

Como se todas as dificuldades e obstáculos que precisam ser enfrentados na vida estivessem reservados e gravados nas escrituras. E que a ordem é aceitá-las passivamente.

CONGRESSISTAS

Vejo, por exemplo, que os nossos congressistas, liderados pelo maquiavélico Sarney, vão continuar enganando o povo eternamente. Mesmo que muitos admitam haver exageros nas safadezas praticadas, há quem debite tudo isso a obra do DESTINO.

POPULARIDADE DE LULA

O Presidente Lula, pelo magnífico índice de popularidade que ostenta, coisa nunca vista na história deste país, tem esta capacidade de enganar seus adoradores.

CASA DOS HORRORES

Sabedor disso, Lula tranquiliza seus eleitores fazendo de Sarney um santo. A tal ponto que, se Sarney viesse a falecer, a cerimônia do seu enterro deixaria o showneral de Michael Jackson no chinelo.

THE ECONOMIST

-Tenho certeza de que nem o artigo publicado na revista britânica ? The Economist - desta sexta-feira, vai mexer com os brasileiros. Eis o que diz a revista:

CASA DOS HORRORES

Os escândalos do Senado brasileiro são lembretes das falhas cometidas por aliados do presidente Lula e da sua disposição em fechar os olhos para escândalos quando lhe convém. O título do artigo: Casa dos Horrores.

Leia mais

09 jul 2009

EDUCAÇÃO ECONÔMICA


SITUAÇÃO CLARA

Para que uma sociedade possa ser informada de forma correta, e compreenda a real situação econômica no lugar onde reside, duas coisas são por demais importantes: 1- a seriedade do conteúdo a ser comunicado; e, 2- o efeito que a explicação venha a produzir na cabeça dos informados.

TÉCNICA

Por outro lado é necessário que as exposições sobre economia sejam exclusivamente técnicas, de fácil compreensão e totalmente isentas de ideologia. Até porque, caso houver cunho político, com propósito eleitoral, o entendimento do assunto e a relação causa/efeito das medidas será defeituosa.

ESTUDO ECONÔMICO

Como recebi, recentemente, um estudo econômico me enviado por uma séria fonte empresarial, tratei de analisar o tema sob ângulo estritamente técnico antes de fazer qualquer comentário. Com esse único propósito, isento de qualquer ideologia, repasso o conteúdo.

CUSTOS ELEVADOS

O que mais quero, no entanto, é que percebam o quanto o Brasil, e o Estado do RS em particular, estão comprometidos pelos custos muito elevados que carregam, em comparação com outros países competidores mundo afora.

ESTUDO

A crise mundial determinou uma redução de 15% no faturamento das empresas do RS, o que significa um menor fluxo de caixa nas empresas e uma consequente redução de investimentos.Com o recuo da produção em 15%, o número de horas trabalhadas caiu 9,2%, o que significa uma redução, comprovada, de 24 mil vagas no mercado de trabalho. Matematicamente, a massa salarial teve uma redução de R$ 376 milhões. Até aqui não há dúvidas, correto?

NÚMEROS COMPARATIVOS

Pois bem, se o quadro brasileiro preocupa, o RS está muito pior do que o Brasil. Nos últimos doze meses (mai 2008/abr 2009) os números são os seguintes: BRASIL RS Prod. Industrial: -10,9% -12,7%Faturamento na Indústria: -5,2% -10,6%Emprego na Indústria : 0,1% -1,8%Exportações Totais : -6,4% -15,7%Utilização da CapacidadeInstalada na Indústria: -4,2% -6,9%

CUSTO DE PRODUÇÃO

Se já é muito caro produzir no Brasil, comparativamente com países emergentes, mais caro ainda é produzir no RS. Só para ter uma idéia, para produzir qualquer coisa no Brasil, o custo operacional/vendas líquidas é de 55,6%. No RS o custo se eleva para 64,5%. Ou seja, o RS é o 5º Estado mais caro para a indústria produzir.

ATENÇÃO, GOVERNANTES

O estudo é amplo, mas o que aí está precisa ser conhecido pelos governantes. Se não olharem para o problema, onde os custos precisam ser reduzidos, principalmente o peso dos tributos assim como as contribuições sobre a folha de salários, a situação só vai piorar. Isto é sério, gente. É análise técnica, com ZERO de ideologia ou catastrofismo.

Leia mais

08 jul 2009

MAIS ESCLARECIDO


POSITIVO

As constantes viagens do presidente Lula, por mais que muita gente critique e entenda que o homem exagera, têm um lado muito positivo que precisa ser festejado.

AOS DOMINGOS

Vejam, por exemplo, que o PT, partido do presidente, sempre foi contra a abertura do comércio aos domingos. Principalmente, em Porto Alegre, que foi a última capital do país em que os lojistas ganharam a liberdade para tanto.

DUPLA VANTAGEM

Ontem, em Paris, Lula reclamou que o comércio local, por permanecer fechado aos domingos, impediu que fizesse suas comprinhas básicas. Ao comentar o assunto publicamente, Lula deu um breve recado aos líderes sindicais da categoria, dizendo que comércio aberto aos domingos significa dupla vantagem: agrada os consumidores e emprega mais comerciários.

VIAJAR É PRECISO

Quem diria, não? O presidente Sarkozy ficou atônito e pediu para ser beliscado várias vezes, para ter certeza de que não estava sonhando. Viajar é preciso, para esse bando de atrasados, não é mesmo?

SAINDO DAS TREVAS

Mesmo que a cabeça dessa turma ainda esteja muito fechada, e atrasada, as frestas apresentadas já são consideráveis. Vejam, por exemplo, que enquanto Lula respira obviedades, o seu Ministério da Fazenda já estuda a possibilidade de reduzir o custo da folha de salários das empresas. Agora, quem está pedindo para ser beliscado sou eu. Teriam eles saído das trevas?

RENÚNCIA

Tomara que tudo isso não passe de um sonho, ou notícia sem sentido. Se a carga tributária já é arrasadora, o custo trabalhista é arrepiante. Esses ventos do bom discernimento precisam limpar as mentes de todos os governantes, gente. É preciso que todos saibam que, para cada imposto ou contribuição exigido dos cidadãos, há uma renúncia de consumo de igual valor. Um valor que hoje está em quase 40%, em média, de tudo que se consome.

REPERCURSÃO

Diante da repercussão do comentário de ontem, em que as denúncias contra a governadora do RS são maiores do que as provas, é preciso deixar bem claro que verba de campanha não é dinheiro público.

CAIXA DOIS

Se o Caixa Dois imperou no financiamento da campanha de Yeda, embora muitos políticos estejam com o mesmo problema o assunto é para a Receita Federal. Se alguém recebeu dinheiro sem comprovação é porque um outro alguém forneceu.

ABRANGÊNCIA

Até agora as denúncias de corrupção com dinheiro público tem origem no governo anterior, como é o caso do Detran. Se existe vontade de esclarecer alguma coisa é preciso ser mais abrangente.

Leia mais

07 jul 2009

SEGREDO DE JUSTIÇA


PROVAS

Confesso que ainda não entendi o que significa, aqui no Brasil, o tal de Segredo de Justiça. Até agora me parecia lógico que deveria haver impedimento legal de qualquer divulgação daquilo que ainda não reúne provas suficientes para ser levado ao conhecimento público.

CONSTRANGIMENTO

E imaginava, também, que aquele que ousasse divulgar qualquer assunto que corre em segredo de Justiça, principalmente a mídia, deveria ser punido pelo constrangimento que acaba impondo aos denunciados. Até porque, depois que a sociedade é informada sobre denúncias sem provas adequadas, torna-se praticamente impossível aos atingidos recuperarem a imagem séria.

CAIXA DOIS

As denúncias sobre fraudes praticadas pelo governo do RS são muito sérias. Todos nós, gaúchos e brasileiros, precisamos e queremos saber de tudo que possa ser verdade ou mentira nesse episódio do caixa dois de campanha. Mas da forma com que o jornal Zero Hora, e o grupo RBS como um todo estão fazendo é deplorável.

DESGRAÇA

Além disso, para destruir ainda mais a imagem da governadora do RS a maior empresa de comunicação do Estado foi bem objetiva na sua pretensão: tratou de entrevistar a complicada deputada Luciana Genro, do PSOL, que respira desgraça por todos os poros. É este tipo de jornalismo que exige diploma?

PARQUE GRÁFICO

Recentemente, o jornal Zero Hora inaugurou um moderníssimo parque gráfico. Enquanto consegue melhorar a qualidade de impressão do jornal, ele permanece paupérrimo na sua qualidade jornalística. Resultado: um mau investimento, que fica mais evidente depois que adota a linha de divulgar aquilo que ainda não há provas. O curioso, para completar, convidaram o presidente Lula para inaugurar o parque gráfico. Logo quem...

IMPEACHMENT

Estranho, muito estranho, esse interesse em fomentar a sociedade para o impeachment da governadora do RS. Ora, ninguém faz isto sem uma boa razão. Como esse mesmo jornal já aderiu a campanha liderada pela ANP - Ass. Nac. dos Jornais, para destituir o ex-presidente Collor, dá para imaginar.

PUNIÇÃO

De novo: sempre que houver culpados, no governo ou fora dele, que sejam punidos. Mas, se a imprensa for culpada por revelar o que é segredo de Justiça que a punição também seja exemplar. Vamos ver o que diz o Ministério Público Federal depois da nota que divulgou na tarde de ontem.

Leia mais

06 jul 2009

MUNDO DOS DINOSSAUROS


HABITAT

Nunca um lugar foi tão apropriado para sediar uma exposição quanto esta, do Mundo dos Dinossauros, que acontece em Porto Alegre. Devido às características do habitat, os robôs que imitam as espécies pré-históricas estão tão eufóricos que alguns deles até ganharam vida e não querem mais sair do RS.

ENCONTRO DE FAMÍLIA

Esses dinossauros, depois de percorrer o país todo, encontraram no RS e na sua capital, além de um ambiente muito apropriado, muitos familiares e/ou descendentes. A ponto da exposição já poder ser considerada como um encontro de família.

CONCESSIONÁRIOS

É tão jurássico o pensamento e a atitude de grande parte dos gaúchos que até os flanelinhas passaram a ser cadastrados pelo Executivo Municipal. Com isso se tornam uma espécie de concessionários com o propósito de fazer a guarda dos veículos estacionados nas ruas de Porto Alegre.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Dentro da lógica jurássica, o próximo passo a ser tomado pelo Executivo Municipal será transformá-los em funcionários públicos municipais. Uma dádiva de gratidão pelos nobres serviços prestados pelos espertos. É só uma questão de tempo.

ROBÔS INDIGNADOS

Grande parte da sociedade gaúcha, pelo que dizem as enquetes, adorou a decisão. Alguns robôs do Mundo dos Dinossauros, no entanto, não gostaram muito da idéia. Os mais evoluídos de pensamento acharam a idéia, além de absurda, muito atrasada.

RESPOSTA

A idéia deve ter surgido como uma resposta aos petistas, que no longo período que estiveram à frente do Executivo se notabilizaram pelo cadastramento de parte das mais de oito mil carroças que infestam as ruas de Porto Alegre. Só pode. Pode?

ABSURDOS

O RS já é conhecido mundialmente por muitos absurdos. Um deles, bem recente, é o incentivo concedido pela Justiça gaúcha aos criminosos. Para que se sintam atraídos pelo Estado, a Justiça assegurou que, por falta de espaço nas cadeias, ninguém mais será preso por aqui. EXCESSO DE CARGOS- Querem mais? Aí vai uma que deixou até os dinossauros pasmos: se a realização dos jogos da Copa de 2014 exige obras de infra-estrutura adequada e uma logística perfeita para facilitar a vida dos turistas, a preocupação dos governos Estadual e Municipal do RS está na criação de duas Secretarias com o mesmo fim. Pode? Aqui pode. Há excesso de coordenadores e pouca obra. Os cargos, porém, já são muitos. Maravilha, não?

Leia mais

03 jul 2009

A PRECIFICAÇÃO DA JORNADA


TERMO

Precificação é o termo utilizado para identificar que tudo aquilo que acontece numa sociedade representa um ingrediente na formação dos preços dos produtos e serviços. Portanto, qualquer dificuldade ou obstáculos colocados no caminho das nossas demandas são definidos por custos a serem repassados para o preço do produto final.

TUDO VAI PARA O PREÇO

Um bom exemplo para elucidar o termo é o que acontece com os roubos de mercadorias transportadas, ou a blindagem dos veículos das transportadoras. Os custos são precificados e vão para a conta dos fretes de acordo com o índice de ocorrência dos fatos.

JORNADA DE TRABALHO

Da mesma forma, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais (PEC 231/95), aprovada pela Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho da Câmara dos Deputados, caso venha a ser aprovada pelo Plenário da Câmara e Senado, também vai repercutir no preço dos produtos.

UGT

Não se iludam, portanto, com a estimativa equivocada da UGT ? União Geral dos Trabalhadores que imagina, uma vez aprovada a PEC, que haverá a criação de 2,2 milhões de empregos. Este engano é pra lá de lamentável.

SEM ESTÍMULO

Tem mais sentido a opinião da Confederação Nacional da Indústria, que contraria a UGT. Como a proposta da PEC não prevê o ajuste nos salários na proporção da redução das horas trabalhadas e ainda aumenta o adicional da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada, não há como estimular a criação de empregos.

AUMENTO DE CUSTO

Do jeito que foi aprovada a PEC, na Comissão da Câmara, o resultado é óbvio: aumento de custo de produção. Ou seja, um sério obstáculo a novas contratações. Custo precificado, portanto.

RESULTANTE

É preciso entender que este importante assunto não pode ser tratado por lei, mas por negociação, gente. O emprego resulta do aumento de consumo, da necessidade de investimentos, da qualidade de educação do contratado, e outras coisas mais. Isto significa que leis não produzem postos de trabalho. CONSTITUIÇÃO- A Constituição Federal diz que o limite máximo da jornada é de 44 horas semanais. Além de assegurar acordos ou convenções coletivas que fixam expedientes menores. LIVRE NEGOCIAÇÃO- Portanto, empregadores e empregados têm liberdade total para ajustar a duração do trabalho às suas reais possibilidades, de forma que o caminho seria a livre negociação.

Leia mais