Artigos

24 abr 2007

O PAC EMPACADO


FESTEJANDO O DISCURSO

Já se vão quatro meses desde que iniciou este segundo mandato de Lula e mais uma vez foi praticado o discurso e foram deixados para trás os fatos. O decantado PAC, anunciado em prosa e verso, simplesmente não decolou. E pelo visto não vai decolar tão cedo. Até agora, menos de 5% dos recursos destinados para o programa foram usados. Simplesmente porque faltam projetos. E o povo segue festejando o discurso.

QUESTÕES AMBIENTAIS

As questões ambientais, que vem travando assustadoramente o desenvolvimento brasileiro, contam cada vez mais com novas e fantásticas frentes, todas com o propósito de impedir o início de qualquer obra.

ONGs

Quando não são os próprios órgãos de governo que as impedem, com suas burocracias arcaicas e interesses conhecidos, as inúmeras ONGs que se dizem protetoras do meio-ambiente tratam de detonar tudo. Adicionando isto tudo à conversa fiada dos governos, quase nada anda.

DESCRENÇA

Prestem a atenção: não estou me colocando contra o Programa de Aceleração do Crescimento. A minha descrença quanto ao êxito do PAC vem sendo alimentada diariamente pelos próprios governos. Pela falta de projetos, pela insegurança jurídica, pela constante vontade que os governos demonstram em não pagar fornecedores e, infelizmente, por não respeitar contratos.

LOGÍSTICA

Muita gente ainda está vibrando com o discurso e não percebeu que o PAC está cheio de dificuldades para ser implementado. Vejam, por exemplo, a forma com que está sendo tratada a nossa brutal falta de infra-estrutura. Ainda não foi percebido que a logística é o que define a maioria dos investimentos. Sem modais adequados e completos não há como incentivar investimentos.

APAGÕES

Estamos sempre prontos para conviver com apagões. O elétrico já aconteceu e pelo visto vai retornar. O aéreo ainda está em curso. O das estradas é antigo e os contrários aos pedágios querem perpetuar o caos. Os portos nunca receberam a devida atenção. E ferrovia é artigo de luxo. Enquanto isto, o governo do RS, por exemplo, nem dinheiro para a folha dos servidores tem.

PAC DA EDUCAÇÃO

Ora, se o primeiro PAC não saiu do papel em quatro meses, como poderá evoluir o anunciado PED - Plano de Desenvolvimento da Educação. O discurso de Lula, ao fazer o anúncio, soou como o anterior. Muita gente já foi pra casa com a sensação de que seremos melhor do que a Coréia do Sul. Viva o discurso.

FÓRUM

A ONG Brasil Sem Grades, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, realiza o III Fórum Regional de Planejamento Familiar, nesta sexta-feira dia 27 de abril, das 9h às 17h30min, no Auditório da Promotoria de Justiça (Alameda Montevidéu, 253 - Nossa Senhora de Lourdes) em Santa Maria.

ENGENHARIA ESTRUTURAL

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e pelo Grupo Gerdau, está sendo lançada hoje no Hotel Hyatt, em São Paulo. O prêmio destaca profissionais de engenharia de estruturas que desenvolveram projetos diferenciados e de qualidade nos últimos cinco anos.

BRASIL SABOR

A Arena Abrasel, espaço gastronômico integrante do Festival Brasil Sabor 2007, promoverá uma série de eventos gratuitos até o dia 29 de abril, em Porto Alegre. Serão oficinas, degustações e cursos ? os segredos do bacalhau, técnicas de corte de cordeiro e a confecção de massas frescas são alguns dos destaques da programação desta semana. O espaço está localizado no Shopping Iguatemi Porto Alegre e funciona das 10h às 22h. Informações através do site www.brasilsabor.com.br ou pelo telefone 3012-9922.

CONGRESSO

A Gerdau, uma das maiores empresas do Brasil, é uma das grandes marcas que participarão do 17º Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Promovido pela Associação Gaúcha para Qualidade ? AGQ, e a União Brasileira para Qualidade ? UBQ, o Congresso será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Centro de Eventos Hotel Serra Azul, em Gramado.

Leia mais

23 abr 2007

PERTO DO FIM


PREFERÊNCIA

Nos últimos meses a minha preferência maior tem sido para escrever sobre assuntos que falam mais do Brasil como um todo. Antes, quando a grande maioria dos leitores/assinantes ainda era formada mais por gaúchos, os editoriais tratavam quase que exclusivamente sobre o RS.

SITUAÇÃO CAÓTICA

Porém, com o enorme crescimento do número de assinantes que vivem espalhados em todo o país, e muitos vivendo, inclusive, no exterior, passei a dar mais atenção sobre os assuntos nacionais. E mais: a situação do estado do RS está tão, mas tão caótica que já não vale a pena ficar escrevendo sempre sobre as catástrofes gaúchas.

NÃO TEM CURA

Ainda assim, de vez em quando é sempre muito importante expor certas coisas estarrecedoras que acontecem no ambiente gaúcho. Principalmente, para que os mais apaixonados pelo RS não fiquem imaginando, em vão, que o RS posa ter cura.

O RS AGONIZA

Mergulhado em problemas blindados e insolúveis, que contam com enorme desinteresse das autoridades para resolvê-los, somados à uma estúpida proteção vinda das Constituições Nacional e Estadual, o RS sofre e agoniza. As contas públicas estão combalidas e os órgãos públicos não admitem fazer economia para valer. Quando algo acontece os valores não passam de mera perfumaria.

CALAMIDADE PÚBLICA

Os serviços públicos do Estado estão em péssima qualidade, quando existem. Para aqueles que imaginam que, ainda assim, pudesse haver alguma razão para viver no RS, considerem isto: a área da educação virou calamidade pública.

UMA CLASSE DOENTE

Os professores gaúchos estão sempre doentes. Um número impressionante está vitimado por males pouco esclarecedores, mas o que se sabe é que muitos não se apresentam para dar aulas se dizendo enfermos. Vejam: o número de professores em licença-saúde passou de 532 em março de 2006 (enorme) para, pasmem, 1.444 em março deste ano. Ou seja, 171,4% a mais. De cada quatro professores da rede de ensino do estado, um está fora da sala de aula. A situação identifica uma falta total de educação. Hoje, 20 mil professores gaúchos estão em licença médica ou exercendo outras funções. Resumindo: só 61% dos professores (se é para considerá-los como tais) estão voltados a atividades letivas. É o fim da picada.

O MOSQUITO DA DENGUE VAI MORRER

Na saúde, a mais recente notícia é que já existe uma epidemia de dengue no RS. Talvez, por desconhecimento, o próprio mosquito transmissor não sabe onde resolveu se meter. Creio que, muito em breve, a própria situação caótica ainda vai exterminar de vez com o mosquito. Ele, com certeza, também não vai agüentar o RS.

DE MAL A PIOR

Vários outros problemas fazem a agonia gaúcha, mas considerando que educação e saúde são primordiais, assim como a segurança, a coisa vai mesmo de mal a pior. O RS é hoje um Estado doente, com pouca educação e nada de segurança.

ANALFABETO

Pensando bem: se for para receber uma educação ideológica e desqualificada, o melhor é permanecer analfabeto. Para quem ainda assim quiser continuar morando no RS, não esqueça isto.

TÁ NA MESA

O presidente do Grupo AES do Brasil, Eduardo José Bernini, e os diretores presidentes da CEEE, Delson Luiz Martini, e do Grupo CPFL Energia, Wilson Ferreira Jr., participam na próxima quarta-feira, 25/4, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Eles participarão do painel: Setor elétrico: ações que auxiliam no crescimento do Estado. Às 12h.

INAUGURAÇÃO

A Farina Componentes Automotivos inaugura hoje, 23, a sua nova Unidade de Fusão. Em Bento Gonçalves, RS, às 12h, na sede da empresa.

AGRONEGÓCIO

A Fundação Getúlio Vargas - Projetos e a Aracruz Celulose SA apresentam nesta 4ª feira, 25, o estudo Cadeia Produtiva do Agronegócio - Caso Aracruz Celulose. Às 9h na Associação Leopoldina Juvenil, Porto Alegre, RS.

ROMBO CHAVISTA

A dívida pública da Venezuela dobrou nos últimos oito anos, desde que Hugo Chávez assumiu a presidência do país. A evolução foi de US$ 36,86 bilhões, em 1998, para 74,24 bilhões, em março de 2007. O cálculo da dívida inclui, além da dívida externa e interna, a do Banco Central da Venezuela e a da Petróleos de Venezuela (PDVSA), conforme dizem as estatísticas do Ministério das Finanças e do Instituto de Crédito Público.

Leia mais

20 abr 2007

AS BANCADAS E AS CAMBADAS


REPRESENTANTES DE GRUPOS

Infelizmente, o povo brasileiro, de forma geral, nunca conseguiu ter seus representantes no governo, principalmente no Legislativo, embora o mesmo aconteça nos demais poderes. Os eleitos nada mais são do que representantes de grupos, classes, organizações e corporações. Isto fica claro quando se vê a formação das bancadas definidas por segmentos, como por exemplo, a bancada ruralista, que cuida dos interesses dos agricultores e pecuaristas.

BANCADAS

Da mesma forma, para atender as demandas de grupos e organizações da sociedade mais organizada, o parlamento se divide em bancadas dos religiosos, dos sindicalistas, dos servidores, dos aposentados, e assim por diante.

CAMBADAS

Nos últimos anos, uma bancada, melhor dizendo, uma cambada, muito antiga e cada vez mais numerosa, embora pouco percebida com clareza pela sociedade, acabou se tornando a mais conhecida, a mais forte e a mais atuante: é a chamada bancada/cambada do crime, da safadeza, da corrupção, da imoralidade.

INFILTRADOS

O fantástico desta cambada, onde as denúncias e as investigações levaram a uma maior transparência daqueles que se definiram como safados e imorais, é que ela nunca reinou sozinha ou isolada das demais. Os bandidos eleitos, para não se tornarem conhecidos como tais, sempre se infiltraram nas diversas bancadas buscando obter vantagens próprias e minar o ambiente obtendo privilégios. Inteligentes, sedutores, influentes e capazes, eles se infiltram e contaminam os meios onde atuam cooptando os inocentes, comprando os fracos e convencendo os mais resistentes.

MENSALÃO

As grandes atuações da bancada, ou cambada, dos safados e imorais passaram a ficar bem mais conhecidas depois das descobertas dos crimes do tipo mensalão. Pressionando ou fazendo parte das Comissões de Ética de ambas as casas, e com forte penetração nos Plenários, conseguem livrar os envolvidos nos crimes através de anistias, arquivamentos de processos e votando por inocências incríveis.

GRANDE DEMAIS

Esta bancada/cambada forte, grande e generalista já não pode ser eliminada. Ficou grande demais, se enraizou de maneira impressionante e corresponde hoje a uma parcela economicamente bem aquinhoada e densa de uma sociedade cujo tecido já está muito corrompido. Caso todos os representantes desta classe no parlamento fossem liquidados, uma simples e nova eleição já seria suficiente para que novos facínoras, no mesmo nível, porém sempre em maior número, venha a ocupar os lugares vagos. Para contaminar mais ainda o ambiente podre.

ESPÉCIES

São várias as espécies que formam este grande e terrível grupo. Os mais perigosos, se há como separá-los, se dividem entre aqueles cuja índole já é ruim mesmo (questão de DNA), e aqueles que, uma vez financiados por criminosos mais organizados, acabam se tornando reféns de suas demandas. A atuação dos facínoras, entretanto, é grande e todos agem da mesma forma em todos os poderes.

NA FORCA

Aproveitando a data de amanhã, não esqueçam que Tiradentes se revoltou contra muita safadeza e acabou enforcado. De lá para cá quase nada mudou, embora não estejamos mais sob o controle de Portugal. Creio que, pela indignação manifestada, também serei enforcado.

PROVÍNCIA GAÚCHA

O comércio e Porto Alegre deixará de contabilizar um volume estimado em R$ 40 milhões em seus cofres no próximo sábado. Isto porque os comerciários rejeitaram uma proposta dos lojistas para que as lojas funcionassem no sábado, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. Conforme números da CDL de Porto Alegre, esta é uma estimativa de faturamento para um sábado, considerado o melhor dia de vendas da semana para a maioria dos segmentos. ?É lamentável que não tenhamos isonomia com outros setores da sociedade que podem vender sozinhos durante os feriados, não só alimentos, mas também produtos da linha dura e vestuário?, reage o presidente da entidade Vilson Noer.

LUCRO BANRISUL

O Banrisul obteve lucro líquido de R$ 638,5 milhões no primeiro trimestre de 2007, um crescimento de 575,66% em relação ao mesmo período do ano passado. O patrimônio líquido alcançou o patamar de 1 bilhão e 850 milhões de reais com acréscimo de 54,51% em comparação ao mês de março de 2006. O volume total de ativos do Banrisul - constituído, principalmente, de aplicações em títulos e operações de crédito - atingiu o montante de R$ 16,3 bilhões, um incremento de 17,83% em relação a março do ano passado.

COLETIVA

A governadora Yeda Crusius concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (20), às 11h30min, onde anuncia o compartilhamento da redução da despesa dos poderes e divulga a reprogramação orçamentária de 2007.

DEBATES

A Federasul inicia na terça-feira (24/04), um ciclo de debates mensal para traçar um raio-x e apontar soluções aos problemas de infra-estrutura do Estado. Quatro modais estarão em pauta: rodovias, portos, ferrovias e aeroportos. A decisão da Federasul é ampliar as discussões, ouvindo os setores envolvidos em busca de propostas factíveis para desobstruir os gargalos que limitam o crescimento. ?A modernização da infra-estrutura do RS - propostas e sugestões técnicas para as rodovias?, é o tema do primeiro encontro que inicia às 8h30min num debate que vai envolver, além do governo, agência reguladora, consumidores, políticos e jornalistas. A Federasul selecionou estradas para iniciar seu ciclo de debates em função do peso que o setor representa no escoamento da produção e dos problemas sérios de conservação.

Leia mais

19 abr 2007

O PAÍS DAS DESPESAS


REFAZENDO A FRASE

Uma frase que se tornou célebre nos EUA, e viajou pelo mundo, diz que as únicas coisas que vão acontecer neste mundo, com toda a certeza, são: a morte e os impostos. O Brasil, para tentar ser uma exceção à regra, está refazendo a frase: Para nós, a morte é pouco provável se comparada com o aumento das despesas do governo.

MANIFESTAÇÕES RIDÍCULAS

Enquanto os lideres empresariais e sindicais se desesperam, com manifestações ridículas à imprensa, repudiando as decisões do COPOM (que, embora venha reduzindo as taxas de juros é muito criticado pela timidez da redução), as despesas de governo não param de crescer. E isto nunca merece a mesma gritaria em termos de decibéis.

COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL

Estes mesmos desesperados de sempre também atacam, cotidianamente, a política cambial (câmbio flutuante) dizendo que a competitividade da indústria já totalmente comprometida com o preço atual da nossa moeda frente ao dólar. Enquanto isto, os custos trabalhistas são extremamente exagerados, os impostos estão num patamar pra lá de absurdos e o custo da Justiça brasileira é infernal. Porém, para os reclamantes, o problema está no câmbio.

MAIS DESPESAS

Enquanto os tais desesperados perdem o foco e gritam contra as conseqüências deixando livres as causas dos reais problemas do Brasil, o presidente Lula não está nem aí: trata de aumentar ainda mais as despesas. Para tanto não pára de criar cargos e ministérios. E vem agora com a sua 36ª Pasta: o Ministério de Ações Longo Prazo.

ESTAREMOS MORTOS

Voltando, portanto, ao bloco inicial me apresso em informar que não se enganem: também no Brasil a morte é certa, e os aumentos de despesas de governos idem. E quando Lula monta um ministério com o nome Ações de Longo Prazo, resta entender que a curto prazo nos mantemos indignados; e a longo prazo estaremos todos mortos.

CORRUPÇÃO

Se as despesas aumentam, a corrupção não perde tempo. Até os editores do Wall Street Journal já se convenceram disto. Devem estar lendo o Ponto Critico. Tudo aquilo que foi estampado na edição de ontem, do importante jornal americano, é tudo aquilo que venho alertando, dizendo e repetindo. Pelo visto não estou tão só.

SINCEROS AGRADECIMENTOS

O retorno que obtive, de parte de centenas de leitores/assinantes do Ponto Crítico que enviaram os cumprimentos pelo Prêmio Liberdade de Imprensa 2007, que recebi do presidente do IEE, durante o XX Fórum da Liberdade, foi impressionante. Demais. Mostrou muito mais do que a atenção que os leitores dão aos meus artigos editados diariamente. O carinho e o apoio, sem dúvida, foram muito, mas muito significativos. Sinceramente agradeço todos os cumprimentos.

ANIVERSÁRIO

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) comemora 63 anos nesta quinta-feira, 19. Para marcar a data, será realizada uma celebração ecumênica com a direção, funcionários e aposentados.

THE BEST JUMP

Reconhecido como um dos melhores eventos hípicos da América Latina, o The Best Jump 2007 - 39º Concurso de Saltos Internacional Cidade de Porto Alegre, que acontece de 02 a 06 de maio, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, reuniu jornalistas, colunistas e formadores de opinião dos principais veículos de comunicação de Porto Alegre, ontem, 18, no Dado Tambor. José Paulo Martins, diretor de marketing do The Best Jump, destacou a importância dos patrocinadores e da imprensa para a realização da competição. O diretor técnico Francisco Cirne Lima explicou que a competição fará parte do programa de preparação e avaliação técnica de cavaleiros e cavalos que aspiram a uma vaga na equipe brasileira de hipismo que vai disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

MEDALHA

Por ato da Presidência da República, o Presidente do Grupo Habitasul, Péricles de Freitas Druck, será condecorado no dia 19 de abril (quinta-feira), às 10h, com a Medalha da Ordem do Mérito Militar, no grau "Grande-Oficial". Essa é a máxima distinção concedida aos parceiros do Exército do Brasil devido à relevância dos serviços prestados a essa Instituição. A cerimônia de entrega será realizada no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre.

OPERADOR

O grupo paulista Julio Simões é o novo operador logístico da Vonpar, franqueada da Coca-Cola no RS e SC. A empresa, que passará a fazer as operações com vans (ao invés de caminhões de grande porte), será responsável por parte da distribuição urbana de produtos da Vonpar em Porto Alegre e Região Metropolitana, num projeto-piloto dentro do Sistema Coca-Cola Brasil.

Leia mais

18 abr 2007

PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA 2007


FÓRUM DA LIBERDADE

Espaço para expor o que aconteceu no XX Fórum da Liberdade não faltará por aqui, principalmente pelas coisas ditas pelos diversos painelistas que desfilaram ontem, no palco do evento. Neste momento, porém, me permitam, devo registrar a minha satisfação por ter sido escolhido, pelo Instituto de Estudos Empresariais, como aquele que mais se destacou na área da comunicação, no Brasil, como defensor das idéias liberais. Este registro se impõe, e principalmente, porque outros órgãos da imprensa vão, com certeza, omitir a homenagem prestada pelo IEE.

GUERREIRO

O Prêmio Liberdade de Imprensa 2007, que tem a forma de um guerreiro, foi uma novidade apresentada neste ano pelos coordenadores do Fórum. Ao ser instituído, a partir desta edição do Fórum da Liberdade, a primeira premiação chegou às minhas mãos. E, pelo que foi informado, a escolha foi por unanimidade em reunião de diretoria do IEE. Como agraciado com o primeiro troféu Liberdade de Imprensa, estou dividindo a minha alegria com os meus leitores/assinantes.

HOMENAGEM DIFÍCIL

Como todos sabem, liberal não é o tipo que recebe troféus. Por uma simples razão: posturas firmes, claras, com autenticidade, franqueza e cheias de convicção, geralmente ferem muitos interesses. Isto, por si só, já dificulta qualquer possível homenagem. A não ser quando ela é prestada por outros liberais.

CONVENIÊNCIAS

Em outros ambientes, a cultura reinante é premiar pessoas de acordo com as conveniências. Como o IEE é uma instituição muito séria e fiel aos seus princípios, defendendo com unhas e dentes a liberdade e o estado de direito, só instituições com este propósito podem premiar liberais.

FOTO NO SITE

Já estou providenciando para que o troféu, que representa o Prêmio Liberdade de Imprensa 2007, fique visível. A foto do mesmo vai ocupar, portanto, um espaço destacado no site: www.pontocritico.com. Sendo este o segundo troféu que recebi ao longo do tempo em que atuo na comunicação, ao agradecer publicamente a homenagem, citei os três momentos distintos que tive a partir da informação da minha escolha: 1- o impacto da notícia, uma vez que liberal dificilmente é premiado; 2- a indagação do porquê ter sido eu o escolhido; e, 3- da alegria sentida pelos aplausos recebidos.

OS LIBERAIS AUTÊNTICOS

Há muitos comunicadores que, em alguns momentos, até posam de liberais. Quando o fazem é, geralmente, por interesse comercial ou por conveniência. Nunca por convicção. Os autênticos é que se dispõem a defender sempre as idéias liberais. Por isto, o fato de ter sido eu o escolhido para receber o troféu, não impõe dúvida. Mesmo existindo outros liberais na área da comunicação, cujo universo, convenhamos, é muito reduzido neste país, com certeza não haverá alguém diferente que defenda com vigor a fantástica e indispensável liberdade.

CREDIBILIDADE

A diferença: quem age por conveniência ou esperteza vende o editorial. O meios de comunicação do Ponto Critico, sempre muito autênticos, fieis e convictos, só vendem espaços comerciais para quem prefere a liberdade e a economia de mercado. Editorial não pode ser negociado. Ele precisa ter credibilidade mesmo sem a concordância dos leitores. Aqui se defende os legítimos direitos, nunca os favores.Meus sinceros agradecimentos ao IEE.

DIREITOS DE PROPRIEDADE

O Brasil está em 42º lugar, entre 70 colocações, no Índice Internacional de Direitos de Propriedade (IIDP), um projeto do Programa de Bolsas de Estudo Hernando de Soto, da Aliança de Direitos de Propriedade (ADP), lançado hoje, dia 17, no Brasil, pelo Instituto Liberdade (IL), com o apoio do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), durante o Fórum da Liberdade, em Porto Alegre/RS. Já regionalmente, considerando apenas a América do Sul, o Brasil encontra-se em sexto lugar no ranking, em primeiro está o Chile e em décimo sétimo e último, a Bolívia. O índice enfoca a inter-relação do papel dos direitos de propriedade material e intelectual na comunidade global.

NOVIDADES BOURBON

A rede Bourbon prepara novidades com a inauguração de três operações direcionadas ao público feminino. No Bourbon Shopping Country, as lojas Zadar e Bellmur abrem as portas até o final do mês no segundo piso do prédio. A Zadar trabalha com marcas jovem como Guess, Disritmia e Equatori; já a Belmur, confecção Uruguaia que também atende ao público masculino, é especializada em malhas e roupas de couro. No Bourbon Shopping Assis Brasil inaugura a Giptanga, loja de acessórios, calçados e bolsas com marca própria.

OBRAS NA CIDADE

Com o objetivo de prestar um serviço de utilidade pública o site www.obrasnacidade.com.br acompanha o andamento das principais obras promovidas pela prefeitura de Porto Alegre. Através desse endereço eletrônico, a população poderá ter acesso aos projetos originais de trabalho e a informações como o estágio das reformas, data de término previsto e espaço para reclamações e esclarecimentos.

EMPRESAS EM AÇÃO

A campanha Voluntariado Empresarial da Junior Achievement RS começa a dar os primeiros resultados. Seis empresas reuniram grupos fechados de voluntários para atuar no Programa Miniempresa, um dos mais conhecidos da entidade. Para a Diretora-Executiva, Helena Weiler, ?isto mostra que o empresariado gaúcho não só incentiva ações socialmente responsáveis, como faz questão de participar?.

Leia mais

17 abr 2007

XX FÓRUM DA LIBERDADE - ABERTURA


AZNAR

A abertura da vigésima edição do Fórum da Liberdade, ontem, em Porto Alegre, teve como palestrante o ex-primeiro ministro da Espanha, José Maria Aznar. Aproveitei a oportunidade para lhe dar um abraço e comentar a entrevista que me concedeu, em Madri, há dez anos.

REFORMAS FEITAS

Naquela época Aznar já comemorava os resultados obtidos pelas reformas feitas na Espanha, as quais, por terem conferido maior liberdade para os cidadãos espanhóis, determinou a grande prosperidade hoje muito percebida pelo mundo todo.

DE NOVO

Tudo aquilo que ouvi e repassei, à época, para o meu público telespectador, em 1996, voltei a ouvir ontem. Gente: dez anos já se passaram e nada daquilo que produziu resultados importantes e efetivos na Espanha sequer foi aproveitado no Brasil. O curioso é que, neste mesmo período passamos a receber grandes somas de investimentos de espanhóis. Recursos estes formados justamente a partir das reformas feitas lá. E nem assim, para nossa tristeza, os nossos governantes se interessaram em copiar o modelo.

EM 2016

Já sei muito bem que, daqui a dez anos, ou seja, em 2016, estarei reproduzindo, e aí pela terceira vez, as palavras que Aznar repetiu ontem: - ?Maior liberdade política garante uma sociedade mais justa; e uma maior liberdade econômica produz uma sociedade mais próspera?.

AMEAÇAS

Mesmo sendo repetitivo sobre as comprovadas experiências obtidas pela Espanha, Aznar fez questão de alertar, como venho escrevendo há muito tempo, sobre as ameaças à liberdade na América Latina, como os novos populismos, com governantes que se utilizam dos meios democráticos para estabelecer regimes autoritários. Para ele, a América Latina tem dois caminhos a escolher: ?uma sociedade livre, próspera, democrática e com capacidade de decisão; ou o velho autoritarismo, nacionalismo e populismo, que conduz aos problemas?. Ao que me consta, a escolha já foi feita.

A VELHA RECEITA

Independente do que penso, o fato é que José Aznar deu, mais uma vez, a velha receita para o crescimento: recomendou evitar que os países caiam em mãos corruptas e fazer com que a economia de mercado funcione. Como exemplo, ele citou a sua experiência na Espanha, onde tinha dois problemas a resolver: o emprego e a renda por habitante, indicadores que se mantinham estáveis, sem crescimento, desde 1976.

MEDIDAS TOMADAS

Entre as principais medidas tomadas por ele estavam: a diminuição do déficit da previdência de 10% para 2%, que, depois, transformou-se em superávit; a diminuição dos impostos; liberalizações e privatizações, privatizando quase todas as empresas públicas; a realização de acordos sociais, totalizando 12 e criando seis milhões de postos de trabalho em oito anos; e maior abertura da economia para o mercado internacional. Como resultado, nesses oito anos, Aznar destacou o PIB, que aumentou em 64%, fazendo da Espanha a 8ª maior economia do mundo. Já que nenhum governante por aqui faz alguma coisa, quem sabe convidamos Aznar para governar o Brasil para os próximos anos?

IIDP

O Índice Internacional de Direitos de Propriedade (IIDP), um projeto do Programa de Bolsas de Estudo Hernando de Soto, da Aliança de Direitos de Propriedade (ADP), será lançado no Brasil pelo Instituto Liberdade (IL), com o apoio do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), durante coletiva de imprensa hoje, às 17h, na sala de coletivas do Fórum da Liberdade. O índice enfoca a inter-relação do papel dos direitos de propriedade material e intelectual na comunidade global. Combina o conhecimento dos dados e índices internacionais já existentes e reúne trabalhos de cooperação entre 38 parceiros globais em seis continentes.

TÁ NA MESA

O presidente do grupo Ultra, Pedro Wongtschowski, participa nesta quarta, 18, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ele falará sobre: ?A Ultrapar e a aquisição da Ipiranga?. A partir das 12h30 no Salão Nobre do Palácio do Comércio.

AGENDA 2020

Nesta quarta, 18, cerca de 60 lideranças da sociedade gaúcha estarão reunidas na Fiergs para tratar da continuidade da Agenda 2020, que objetiva transformar o RS no melhor Estado para se viver e trabalhar no prazo de 13 anos, através da implementação de 90 projetos em 11 diferentes áreas. Trata-se do Fórum de Gestão da Agenda que terá entre os assuntos principais o calendário dos grupos técnicos, formados por convidados de vários segmentos da sociedade, que serão os responsáveis pelo detalhamento dos projetos. Ainda na pauta da reunião, uma apresentação do Plano Plurianual do Governo do Estado, que será feita por técnicos da Secretaria de Planejamento.

BRASIL SABOR

O Festival Brasil Sabor 2007 terá lançamento especial em Porto Alegre no dia 19. O coquetel, que inicia às 19h, acontece na arena gastronômica, montada especialmente para o festival, na Praça Erico Verissimo do Shopping Iguatemi. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RS (Abrasel RS) reunirá empresários da área, chefes de cozinha, professores de gastronomia e autoridades locais. Informações: www.abraselrs.com.br.

Leia mais