Artigos

24 mai 2007

LIBERAL NÃO É DIREITA


NEM DIREITA NEM ESQUERDA

Tanto a esquerda quanto a direita, quando se apresentam radicais, em termos de preferência política dos políticos e eleitores, apresentam uma série de doenças. Extremamente graves, diga-se de passagem. Nenhuma delas, embora sejam grandes as diferenças entre ambas, têm possibilidade de cura.

ESQUERDA RADICAL

Pelo que a história conta nas suas inúmeras passagens, a esquerda radical, mais conhecida por socialista/comunista, é uma doença incurável e contagiosa , cujos efeitos para o corpo e mente são catastróficos a curto, médio e longo prazos, embora inicialmente se apresente sem dor para os seduzidos.

DIREITA RADICAL

Já direita radical, por sua vez, também é uma grave doença. Aliás, muito grave. Um dos problemas sérios da direita radical é que ela confunde o eleitor e o cidadão. Muita gente está convencida, e aí de forma muito errada, de que a direita radical sempre esteve comprometida com o capitalismo. Nada disto, pois ela só se interessa pela perigosa mistura de mercantilismo com nacionalismo.

MERCANTILISMO

A gravidade desta doença (direita radical) é que ela representa um conchavo entre governantes e empresários que vivem exclusivamente de negócios com governos. Ambos acabam como tipos que abominam a livre concorrência. De quem quer que seja, principalmente do exterior. Na real eles preferem empresas públicas para cuidar de áreas que definem como estratégicas.

CORRENTES

Hoje as sociedades no mundo todo se dividem entre as mais diversas correntes do pensamento ideológico. Tanto os mais à esquerda quanto à direita buscam nichos onde melhor se enquadram, e assim se definem como: moderados, social-democratas, ortodoxos, conservadores, etc. Para xingar o opositor basta acusá-lo de pertencer a uma das outras tendências que não a sua. Pronto. Na real ninguém sabe bem o que diz, mas já é o suficiente para começar uma discussão.

REGRAS CLARAS

Já quem sai deste contexto e prefere o liberalismo passa a usar mais o raciocínio. Entra, portanto, num patamar mais esclarecido. O seu lado preferido é o lado superior, onde o indivíduo é o agente do sucesso ou do insucesso de suas ações. A sua vontade, sem interferência do governo, e o risco inerente à empreitada escolhida, determinam o rumo a ser seguido. O que o indivíduo exige para dar vazão às suas necessidade são: regras claras e respeito a elas. E os direitos à vida e à propriedade são absolutamente indispensáveis.

DEGUSTAÇÃO

Aqueles paises que adotaram princípios liberais, embora sabendo que nunca conseguiriam chegar à plenitude (por ser impossível), são aqueles que melhor e mais se desenvolveram. Basta uma simples degustação e as coisas já acontecem. Os investidores preferem, indiscutivelmente, este caminho; os consumidores idem; e os Estados, com seus governos se tornam muito fortes, cheios de músculos e pouca gordura (que representam impostos reduzidos).

ARRAIGADOS

Pouco conhecida, a liberdade econômica e política ainda não aconteceu no Brasil, infelizmente. Culturalmente estamos muito arraigados aos costumes onde o forte mercantilismo deu uma impressão falsa à sociedade de que aquilo era o capitalismo. Como o povo não gostou do falso capitalismo acreditou que o caminho melhor seria o socialismo. Uma pena que a própria imprensa ajudou, de forma decisiva, a confundir a cabeça da sociedade. A ponto de ainda não termos experimentado as delícias do liberalismo. Lamento muito, embora faça de tudo para que possamos degustar.

TROFÉU PERSONALIDADE

O vice-presidente do Grupo Gerdau, Frederico Gerdau Johannpeter, será homenageado com o troféu Personalidade Exportação. A premiação ocorrerá durante a solenidade do 35° Prêmio Exportação RS, na quinta, 31, às 19h30min, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

MERCADO FINANCEIRO

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul) traz a Porto Alegre o consultor da Bovespa, Odilson Moré, para palestrar sobre "Tributação no Mercado Financeiro e de Capitais", dia 30 de maio às 18h na Rua General Câmara, 243/ 3º andar. A inscrição é 1 kg de alimento. Confirmar presença pelo fone (51) 3224-3121.

BIOCOMBUSTÍVEL

O Sebrae convida para a reunião de aprofundamento técnico dos estudos existentes sobre o biocombustível e as perspectivas do setor para as pequenas empresa e propriedades rurais. Dia 30/05, das 9h ás 18horas, na Universidade Sebrae de Negócios.

CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Dia 6 de junho será realizado, no teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, o seminário de lançamento da Conferência Estadual das Cidades, que ocorre de 28 a 30 de setembro. O objetivo é debater as questões que envolvem as cidades, principalmente as relacionadas à habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.

ARACRUZ

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Meio Ambiente da Rede Tribuna. O evento, que tem o patrocínio da Aracruz Celulose, da Companhia Vale do Rio Doce e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), será realizado no dia 5/6 no Centro de Convenções de Vitória (ES), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico: www.redetribuna.com.br.

Leia mais

23 mai 2007

TODOS SÃO INOCENTES


NENHUM ADMITE SER SAFADO

A Operação Navalha não sai das manchetes diárias de todos os jornais do país. Isto porque o volume de informações, que a todo o momento é liberado pela Polícia Federal, não pára. São gravações e mais gravações de conversas telefônicas que, embora confirmem claramente a participação de inúmeros políticos safados, todos os suspeitos (?) insistem que são inocentes.

POLÍCIA INCOMPETENTE?

A impressão que resta é que a Polícia Federal se equivocou totalmente ou é muito incompetente, pois só conseguiu prender quem não é corrupto ou ladrão. Até agora a única coisa que não se viu foi algum político que tenha admitido que roubou mesmo. E que vai devolver o produto do roubo.

CULPA NO CARTÓRIO

O que é fantástico é que desta vez já se observa uma grande dificuldade para a instalação de uma CPI. Tudo porque o número de parlamentares que pode acabar envolvido em falcatruas é enorme. Quase todos, como se sabe, têm alguma culpa no cartório, por valores ou presentes recebidos. A coisa está preta.

SEM PUNIÇÃO

Pela forma como foi conduzida e terminada a CPI do Mensalão, já imagino que as punições não vão acontecer como deveriam. O envolvimento e o interesse de participantes de vários níveis de governo admite a idéia clara de que haverá muita acobertação. Tomara que, ao final de tudo, a Polícia Federal não acabe prejudicada e desmoralizada por ter deflagrado a operação.

DÁ-LHE MARCÃO

O Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Marco Antônio Barbosa, em palestra proferida ontem, no Instituto dos Advogados do RS, foi brilhante. O lamentável é que o Desembargador não falou como Presidente do Tribunal, mas como Marcão, pessoa física. Assim, o que ele disse não acabará em coisa alguma de positivo. Isto é o que lamento.

SÍNTESE DA PALESTRA

Uma síntese do que Marcão disse: Defende a pena de morte não só para crimes contra a vida, mas àqueles que atingem a população com os golpes dados no erário público. Também é contrário ao Foro Privilegiado, pois isto é uma forma de não punir ninguém. Quanto aos direitos humanos: ninguém se preocupa com os humanos direitos. Beleza, não? Só falta alguém falar assim como autoridade. Que tal, Desembargador?

TOLERÂNCIA ZERO

Tudo aquilo que nós já sabemos que deu certo nos EUA, através do programa Tolerância Zero, o Brasil se nega a adotar. Marcão enfatizou: Em NY a criminalidade caiu 78% e o programa começou com pequenas vitórias contra os pequenos ilícitos. Porque não se faz isto aqui? Dá-lhe, Marcão. Parabéns, embora só tenha agradado por dizer aquilo que nunca será feito.

COLETIVA

O presidente do Sistema Farsul , Carlos Sperotto, concede entrevista coletiva sobre os 80 anos da Federação, nesta quinta feira, dia 24/05, na Casa Rural, na Avenida Borges de Medeiros 541/ 2º andar, às 11 horas. Às 10 horas, no mesmo local, acontece a inauguração da Biblioteca Paulo Annes Gonçalves.

SINPLAST

No dia 29 de maio, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast) promove, na FIERGS, a 2ª Reunião-Almoço 2007 da entidade. O evento contará com a palestra do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença. Tema: A inserção da cadeia petroquímica-plástico no programa de desenvolvimento econômico do governo do estado no período 2007-2010. As inscrições são gratuitas para os associados e podem ser feitas pelo telefone (51) 3364-4503 ou através do e-mail sinplast@sinplast.org.br.

CRESCE RS

Através do Cresce RS (Programa de Crescimento Incentivado), que prevê a possibilidade de redução de alíquotas para setores da economia gaúcha condicionada à ampliação da arrecadação, o Governo do RS resolveu, finalmente, usar a cabeça. Depois de começar o mandato querendo aumentar impostos, Yeda está mudando de atitude e está tratando de reduzir alíquotas de tributos, coisa que já deveria ter feito naquela ocasião. Hoje, no RS, a tributação básica de ICMS é de 17%, com possibilidade de ser reduzida para 12%. Porém, a legislação estadual não permite índices intermediários, tendo pouca flexibilidade. Com o Cresce RS, a alíquota de um determinado setor poderá cair para 15%, por exemplo, desde que essa redução seja comprovadamente compensada pela melhoria da arrecadação e não prejudique a cadeia produtiva. Fatores que contribuiriam para esse desempenho poderiam ser, por exemplo, o aumento das vendas decorrentes da redução de alíquota, a formalização de atividades e a redução de índices de evasão fiscal.

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

A Parceiros Voluntários vai reconhecer no dia 28 de maio, às 20h, no teatro do Sesi, nove iniciativas sociais de cidades gaúchas. Um dos principais critérios para a escolha foram iniciativas articuladas em rede, que estejam em andamento pelo menos há um ano e que tenham potencial para disseminação e multiplicação.

Leia mais

22 mai 2007

CONVIVENDO COM O MOSTRO


LULA, O RESPONSÁVEL?

Lula, na sua última entrevista coletiva à imprensa, disse, categoricamente, que o país não tem como dispensar a CPMF pelo arrecadação que a mesma representa para os cofres públicos. Segundo Lula, por este motivo, isto seria uma irresponsabilidade enorme. Seria o caos para o Orçamento, já aprovado no Congresso.

CLÁUSULA PÉTREA

Antes de fazer qualquer crítica ao tamanho da carga tributária vejam, portanto, o problema que os nossos políticos criaram, definitivamente, para o país: tornaram a CPMF um tributo que, além de muito pesado e terrivelmente injusto, está simplesmente sem condições de ser dispensado. A CPMF é, em outras palavras, uma cláusula pétrea.

TUDO COMPROMETIDO

Este monstro cruel e pesadíssimo para a sociedade vai representar, só para este ano, uma arrecadação superior a R$ 30 bilhões. Desta forma, como tudo já está comprometido pelo orçamento, como o Congresso pode deixar de aprovar a prorrogação do terrível imposto, cujo prazo de existência já venceu várias vezes? Estamos ferrados.

CRIME INAFIANÇÁVEL

A conclusão óbvia e conseqüente é que o médico mais criminoso do mundo não é aquele que comete o chamado erro médico, que pode lesar um paciente. É aquele que destrói uma sociedade inteira. É o caso de Adib Jatene. O que ele fez, para criar a CPMF, devia ser considerado um crime inafiançável.

EPIDEMIA

Pior ou igual do que Dr.Jatene é quem ainda exige que tudo que a CPMF arrecada vá para a saúde. Não tem a mínima idéia do que diz. Um país que precisa de tanto dinheiro para a saúde só pode ser um povo muito, mas muito doente. Devemos estar vivendo uma grande epidemia. De burrice, como se vê, já está mais do que evidente.

PREÇO ALTO

Com a queda constante das taxas de juros ? SELIC - o preço relativo da CPMF está ficando cada vez maior. E, por certo, cada vez mais insuportável. Não demora e já estará significando um custo superior a um mês de rentabilidade de qualquer fundo de aplicação.

BURRICE

Com tudo isto, ainda temos o terrível projeto da deputada Luciana Genro, sempre muito inconsequente, querendo que um outro tributo, o ISS, seja de 10% para os bancos. E até agora ninguém reagiu. Como se o tributo de um prestador de serviços não fosse repassado para os clientes. Burrice grande. Enorme.

WAL MART INVESTIMENTOS

O RS deverá receber em torno de R$ 200 milhões em investimentos do Wal-MArt Brasil neste ano. Além da abertura de mais quatro unidades, duas a mais do que a previsão inicial divulgada no ano passado, 20 lojas serão reformadas. No país a rede pretende inaugurar 28 novas unidades com um plano de investimentos que prevê recursos na ordem de R$ 1 bilhão entre construção e reformas

MERCUR

A indústria gaúcha Mercur decidida em consolidar sua atuação internacional escolheu Miami para sediar sua nova empresa, a Mercur USA, que funciona como um centro de distribuição para vendas de produtos para países da América Central e América do Norte. As linhas Expressive (borrachas) e Pink Girls Collection (mochilas, bolsas, lancheiras, estojos, lapiseiras, borrachas e marcadores de texto) já estão conquistando clientes internacionais. Mais informações, pelo site www.mercurusa.com .

TÁ NA MESA

O presidente da Stemac - Grupos Geradores, Jorge Luiz Buneder, participa amanhã, 23, da reunião-almoço Tá na Mesa da Federasul. Tema: "Como transformar desperdício em benefício social". Às 12 hs, na Federasul.

CONVÊNIO

A SOFTSUL - Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software - firmou convênio com o IBGEN ? Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios com o objetivo de estreitar a relação empresa-universidade através de ações de estímulo ao desenvolvimento profissional e empresarial. Pela parceria, empresas filiadas e colaboradores têm desconto de até 25% nos cursos de Graduação do IBGEN e desconto de 15% nos cursos in company, Pós-graduação e Projetos Corporativos.

Leia mais

21 mai 2007

POR UM MUNDO MAIS JUSTO


ABORDAGEM

Momentos antes da minha saída para o aeroporto de Madrid, na despedida da Espanha, fui abordado na rua por um militante político que perguntou se eu não gostaria de participar de um novo partido político que seu grupo está querendo criar na Espanha.

FOLHETO

Sem tempo para explicar que era brasileiro acabei por ouvir, atentamente, às rápidas explicações do militante, que, de imediato, me entregou um folheto explicativo cujos dizeres, maiúsculos, expunham que a grande pretensão do partido era a busca de um mundo mais justo, com menos fome e miséria.

A MINHA IDÉIA

Sem questionar coisa alguma fui concordando imediatamente que a proposta era muito boa. Mas afirmei que só aceitaria a proposta caso o partido defendesse a idéia da diminuição de impostos e a abertura ao máximo da economia para chegar ao propósito pregado. Isto, no meu entender, seria o país e o mundo mais justo.

COM MAIS IMPOSTOS

Pois bastou fazer esta afirmação, ou proposta, para que já fosse considerado um alienígena. O militante e seu partido simplesmente não admitem esta idéia. O que defendem é um partido que vise aumentar o assistencialismo, ou seja, com mais impostos para custear o que eles entendem como justo.

SEMPRE O GOVERNO

Gente, como se vê, a coisa está muito difícil em todo o mundo. Quem não tem o mínimo de educação quer que os governos ajudem sempre. E quem teve a oportunidade de fazer algum curso além do fundamental também entende que os governos precisam ajudar.

VOU PARAR DE PENSAR

Afinal, que educação é esta que jamais ensina a prática do discernimento? Esta praga maldita já tomou conta do mundo todo. Não sei mais para onde ir. Será que devo parar de pensar? Creio que, desta maneira, também vou querer que o governo me ajude. Está na moda.

OPERAÇÃO NAVALHA

A novidade no Brasil não é a corrupção. Esta é coisa muito velha. O novo é o fantástico desbaratamento das quadrilhas onde muita gente do governo está envolvida. A continuar assim, mais da metade da população ainda vai ser presa. Quem não é o corrompido é o corruptor. E os valores vão desde muito altos até gorjetas, mas a corruptela está generalizada.

COLETIVA

Presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, concederá entrevista coletiva à imprensa na terça, 22, às 11 horas, no escritório regional da rede (BIG Sertório ? avenida Sertório, 6600 ? sobreloja ? Porto Alegre). Na ocasião anunciará os novos investimentos no RS.

DENGUE

No Dia da Indústria, 25 de maio, a entidade lançará uma campanha em todo o Estado. O Dia ?D? de Combate à Dengue levará às indústrias gaúchas orientação aos funcionários e à comunidade em geral. Os colaboradores do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) se encarregarão deste trabalho, apoiados pelas secretarias municipais de Saúde.

FENABRAVE

No dia 22, às 10h, na FIERGS, acontece o *Encontro Regional Fenabrave 2007. **Totalmente gratuito*, o evento é uma oportunidade para que os concessionários se atualizem com as principais tendências do mercado, incluindo ferramentas para aumentar sua rentabilidade. O Programa ainda abordará a discussão de temas de repercussão e interesse nacionais e regionais.

PALESTRA

O advogado Thomaz Augusto Machado, Presidente da ChinaInvest é o palestrante do Comitê de Comércio Exterior da AMCHAM , nesta terça,22. Dirigindo a consultoria gaúcha ChinaInvest, desde 1999, especializada em negócios entre a China, Hong Kong e Taiwan, e comandando a unidade chinesa, em Shenzhen, Thomaz contará o que está acontecendo por lá e o que podemos esperar ainda de mudanças.

Leia mais

18 mai 2007

RETORNO À REALIDADE BRASILEIRA


A VOLTA

Encerro hoje esta breve viagem à Espanha. E volto ao Brasil sempre lamentando que nossos governantes se negam a enxergar melhor o que está acontecendo neste mundo globalizado.

COMPETIÇÃO X MUDANÇAS

A Europa, assim como o mundo todo, tem problemas. E excesso de regulamentação é um deles e por isto é muito reclamado pelos empresários espanhóis, coisa que também acontece aí no Brasil onde também temos pouca liberdade.

MELHOR EXEMPLO

Mas, alguns países estão dando melhor exemplo. Principalmente aqueles admitidos mais recentemente na Comunidade Européia. Mais preparados para os novos tempos acabam por promover mudanças naqueles mais resistentes e conservadores. Até porque a competição está criando tal necessidade.

SHOW

Os países do antigo leste europeu, hoje já identificados novamente como países da Europa central, continuam dando um verdadeiro show de exemplos a serem seguidos. A preparação começou a partir da queda do muro de Berlim quando ficaram livres da Cortina de Ferro. E se consolidou com a entrada na UE.

NOVA FRANÇA

As mudanças que estão acontecendo por aqui, principalmente na França, com a vitória e a posse de Sarkozy, repercutiram bastante nos jornais europeus. Sarkozy virou uma aposta firme numa nova França, com mais ordem, menos tolerância com os baderneiros e incentivos para recuperar as empresas francesas que deram o fora de seu país.

ELEIÇÕES

A Inglaterra quer novo governo. E a Espanha está envolvida na eleição dos prefeitos na próxima semana. Pelo que dizem os candidatos muita novidade ainda pode acontecer em toda a Espanha que, apesar dos problemas, esbanja crescimento e desenvolvimento.

VISITA

Sugiro, enfim, sempre uma visita a Europa com uma boa observação das atitudes que a Comunidade Européia está tomando para enfrentar os novos tempos. Os nossos políticos precisam viajar com menos objetivos turísticos como fazem habitualmente. Deveriam ter olhos mais voltados para assuntos que precisam ser tratados aí com seriedade, e que países mais antigos já encararam. Nestes casos basta copiá-los naquilo que deu certo.

54 ANOS

Hoje, dia 18, a Fábrica de Móveis FLORENSE completa 54 anos de fundação. Parabéns por esta trajetória de sucesso.

PARCERIA SOCIAL

Nesta segunda, 21, ocorre o lançamento da ?Rede Parceria Social?, às 19h30min, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social, marcará o início de uma nova linha de atuação, cujo foco é o desenvolvimento social sustentado, em parceria com empresas e o terceiro setor.

TRADE TURÍSTICO

O Escritório Municipal de Turismo realizará na terça, 22, às 14h, um encontro com empresas e entidades do trade turístico de P.Alegre para apresentar detalhes de pelo menos dez eventos de peso que ocorrerão na Capital no segundo semestre deste ano, dirigidos a diferentes públicos, e que serão apoiados pelo órgão.

MEDABIL

A Medabil Sistemas Construtivos vai investir US$ 100,0 milhões nos próximos três anos, visando aumentar sua capacidade de produção das atuais 40 mil para 100 mil toneladas anuais. A informação foi prestada ontem, 17, pelo presidente da empresa gaúcha, Attilio Bilibio, durante café da manhã para a imprensa, alusivo ao 40° aniversário de fundação. Na oportunidade, Bilibio apresentou o livro de sua autoria ?Como Começar uma Indústria ? Com Pouco Dinheiro e Muita Paixão?.

MPEs

O presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamoto, se reuniu ontem com o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, para tratar da Lei Geral das MPEs, sancionada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

FÓRUM

A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai realiza dia 23, às 19h 30min, no centro de Eventos do Sheraton Porto Alegre, o I FÓRUM DE DIREITO AMBIENTAL, com o tema: ?O Impacto do direito Ambiental no Setor Empresarial?.

Leia mais

17 mai 2007

UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO EUROPÉIA


IMIGRANTES ILEGAIS

Os 27 países que compõem a União Européia vão precisar ser bem mais cautelosos ao contratarem empregados. Segundo proposta de Bruxelas, na Comissão Européia, a contratação de imigrantes ilegais pode custar muito caro. Até a prisão de empresários e/ou de pessoas físicas que contratam empregados domésticos, por exemplo.

CUSTO DA MÃO DE OBRA

Milhares de imigrantes têm chegado constantemente a Europa, já com a certeza da obtenção de emprego. Todos sabem que tem sido muito fácil encontrar trabalho por aqui porque muitos empregadores contratam trabalhadores ilegais. Não se trata de obra de caridade. É questão de custo de mão de obra mesmo.

PRISÃO

Controles prévios deverão ser implementados com verificação de permissão para residência ou outra autorização de trabalho dos imigrantes. E quem, ainda assim, não cumprir as exigências, estarão sujeitos a multas que vão desde o custo da repatriação do imigrante contratado até uma pena de prisão.

INSPEÇÕES

Para que o novo sistema tenha êxito a Comissão Européia deverá reforçar as inspeções. Atualmente, o controle não vai além de 2,8% das 22 milhões de empresas em todo o território europeu. Como é muito difícil chegar a um percentual mais adequado, a pretensão é fiscalizar algo como 10%, imaginando que assim já haveria uma boa contenção.

CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO

Como o assunto é grave e já está se transformando em problema sério para toda a Europa, a proposta inclui várias campanhas de sensibilização e disposições especiais para que os próprios imigrantes possam denunciar sua situação e com isto se beneficiem com permissões de residência embora com duração limitada.

EXEMPLO

Como isto não foi feito nos EUA, no tempo adequado, o problema de imigração ilegal lá chegou ao nível que se tem notícias. São de várias origens, mas só os mexicanos já são mais de 100 milhões vivendo em território americano. Aliás, este foi o exemplo usado pela Comissão Européia.

LIBERDADE DE IMPOSTOS

Organizado pela ACLAME em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o Dia da Liberdade de Impostos de 2007 acontece no dia 25/05 e contará com a participação dos alunos das escolas de NH, que se engajam na Caminhada da Consciência Tributária pelas ruas da cidade.

DIA DA SOLIDARIEDADE

O SINEPE/RS ? Sindicato das Escolas Particulares do RS realiza neste sábado, dia 19 de maio, a Caminhada \"Ensino Privado Solidário?. A atividade integra as ações do Dia da Solidariedade e acontecerá no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. As escolas participantes sairão do Monumento do Expedicionário, a partir das 9h30min, e seguirão até o palco montado no parque levando cartazes e faixas sobre a temática da paz e da solidariedade.

PORTAIS DO GUAÍBA

A Prefeitura entrega hoje, às 14h30, na Rua Mário Totta, os dois primeiros Portais do Guaíba. Os finais das ruas Mário Totta e Otto Niemeyer receberam obras de tratamento paisagístico, incluindo ajardinamento, passeio público, locais para contemplação com bancos, colocação de lixeiras e instalação de iluminação.

PACTO

Aracruz Celulose, CST/Arcelor, Associação de Entidades Não-governamentais Ambientalistas do Estado do Espírito Santo (Asambiental), Cesan, Instituto Terra, Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e Samarco assinarão, dia 18/05, na sede do Ministério Público Estadual, um pacto pela Mata Atlântica. O documento contém uma série de iniciativas públicas e privadas cujo objetivo principal é a identificação e o reconhecimento de medidas importantes para a recuperação de áreas degradadas e a revitalização dos remanescentes da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo.

VOCÊ SABIA...

... que a produção total de celulose no Brasil, em 2006, foi de 11 milhões de toneladas? Deste total, a Aracruz contribuiu com mais de 3 milhões de toneladas. Leia mais sobre o desempenho da companhia no Relatório Anual de Sustentabilidade 2006, no link www.aracruz.com.br/minisites/ra2006/doc/pdf/ra2006_pt.pdf.

Leia mais