Artigos

07 dez 2006

AS AGÊNCIAS PRECISAM SER PRESTIGIADAS


PAPEL IMPORTANTE

O papel e a existência das Agências de Regulação são de suma importância para o Brasil e, no caso da AGERGS, é fundamental para o RS. Países adiantados e inteligentes não dispensam o funcionamento das agências evitando assim que os governos intervenham nas concessões de serviços públicos. Depois de assinados os contratos, entre os poderes concedentes (governo) e as concessionárias, a ordem é fiscalizar e exigir o cumprimento dos contratos.

AVALIAÇÃO DAS ESTRADAS

Ontem, na AGERGS, em Porto Alegre, ao apresentar os números da avaliação de Pavimento e Sinalização, por Pólos de Concessão Rodoviária e Trechos ? 2005, deixou claro que nenhuma das Concessionárias de Rodovias do RS atingiu a meta no item -Qualidade de Pavimentação-. Já no item -Qualidade de Sinalização- todos superaram, com folga, a meta.

PODER OMISSO

Antes que os leitores, que pagam pedágios, fiquem revoltados pelo não cumprimento dos contratos por parte das Concessionárias, num item tão importante, é preciso entender o seguinte: o Poder Concedente (governo) foi omisso, pouco sério e nada responsável, o que determinou o resultado apresentado pela AGERGS.

GOVERNO IRRESPONSÁVEL

A grave insegurança jurídica, o já sistemático não cumprimento dos contratos (explicado neste caso pela falta de atualização dos valores das tarifas em 1996; reduções de tarifas através de termo aditivo em 1999; novas praças que até hoje foram abertas embora acordadas em contrato), tudo isto diminuiu fortemente a receita das Concessionárias e, por conseguinte, impediu os investimentos necessários.

ADVERTÊNCIA

Portanto, muito cuidado: antes de simplesmente atribuir às Concessionárias o papel de vilões e culpados, é bom conhecer os impedimentos promovidos pelo governo (Concedente). O difícil mesmo será a imprensa aberta entender este raciocínio. Neste caso, por certo que vão crucificar as concessionárias quando deveriam expor o legitimo e perigoso vilão.

POUCA SIMPATIA

Uma coisa é mais do que certa: o Executivo, em todos os níveis no Brasil, vem mostrando pouquíssima simpatia pelas Agências. E os Legislativos, pela mesma razão, embora tenham aprovado a existência das Agências, não estão dando a mínima importância. Esta insegurança, além de afastar novos investidores, produz um sentimento ruim para a sociedade já bastante confusa. Quem não gosta de pedágios pensa que o governo está certo. Na verdade está muito errado. Assim não haverá PPPs nem coisa alguma.

RECONHECIMENTO

A Comercial Gerdau foi reconhecida com o prêmio Inda de Ação Social pelo segundo ano consecutivo. Realizado pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), o reconhecimento destaca as empresas que mais apoiaram ações de responsabilidade social. O projeto Adote uma Escola foi o destaque da premiação. A Comercial Gerdau, com apoio do Instituto Gerdau, beneficia 71 escolas públicas de todo Brasil. São aproximadamente 45 mil alunos atendidos e 950 colaboradores atuando voluntariamente nas iniciativas.

DISTINÇÃO

A Famastil Taurus Ferramentas, e Prat-K Utilidades Domésticas, pertencentes ao mesmo grupo, conquistaram, respectivamente o primeiro e o terceiro lugares entre as empresas que mais contribuem para a arrecadação de ICMS no município. As empresas receberão o Troféu Gramado Empreendedor, concedido pela Prefeitura de Gramado. A agraciação será realizada dia 20/12, na Câmara Municipal de Vereadores, e integra a 13ª Festa da Cidadania, comemorativa ao 52º aniversário de emancipação política da cidade. A distinção às maiores empresas geradoras de ICMS ao município é feita com base no ano do exercício fiscal anterior.

ISE

A Aracruz Celulose foi novamente escolhida para fazer parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o único do gênero na América Latina. Para selecionar as 34 empresas que integram o índice, foram enviados questionários para 120 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da Bovespa. Foram avaliados de forma integrada aspectos ambientais, sociais e econômico-financeiros. A companhia também se manteve no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) 2007, que destaca as melhores práticas em sustentabilidade corporativa no mundo. Este ano a Aracruz foi a única empresa do setor de papel e celulose selecionada para compor o índice global. Mais informações no link: www.aracruz.com.br/show_inv.do?act=news&id=322.

ENGENHEIRO DO ANO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizará na próxima segunda, 11, a solenidade de entrega da láurea "Engenheiro do Ano 2006". Nesta 22ª edição do prêmio, serão agraciados, pela Área Privada, o eng. Ricardo Menna Barreto Felizzola, presidente da Altus Sistemas de Informática S.A. e o eng. André Loiferman, diretor-presidente da Brasília Guaíba Obras Públicas S.A. Pela Área Pública, receberão o troféu o eng. Hildo Francisco Henz, presidente da Refinaria Alberto Pasqualini ? Refap S.A. e o eng. Valter Luiz Cardeal de Souza, diretor de Engenharia da Eletrobrás ? Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

90 ANOS

Em comemoração aos 90 anos da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), o presidente da filial gaúcha da entidade, Felipe Ferreira Silva, recebe seus associados para um jantar de comemoração nesta sexta, dia 08.

CURSO

O curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores" é básico e voltado a quem tem pouco conhecimento ou está iniciando no mercado de capitais. Ele é prático e vai lhe ensinar como comprar e vender uma ação, analisar os gráficos para detectar os pontos de compra e de venda, detectar as tendências de mercado e lhe informar quais as melhores empresas para se ter participação acionária. Mostra os riscos e oportunidades de cada tipo de análise. Nos dias 8 e 9/12. Inscrições pelo e-mail cursos@xpi.com.br.

Leia mais

06 dez 2006

TUDO VELHO


TODOS FORAM OUVIDOS

Os representantes das empresas que produzem a maior quantidade de produtos e serviços brasileiros, que por sinal também são as que mais empregam pessoas e mais geram impostos, já foram ouvidos pela imprensa, um a um, sobre o que esperam sobre as prioridades do governo para 2007. Tudo o que eles falaram e sugeriram não é novo. É uma mera repetição daquilo que já vem sendo sugerido nos últimos dez anos.

ESTAMOS DESCRENTES

Assim como se comportaram os governos anteriores, o governo atual também não deu a mínima importância para as sugestões e propostas. Mais: no primeiro mandato, nada fez daquilo que foi proposto. E, por conseguinte, também não fará coisa alguma no segundo. Todos nós gostaríamos que ao menos alguma coisa fosse feita, mas todos estamos descrentes.

FOMOS ENGANADOS

Já sei: alguns dirão que o momento natalino exige otimismo e fartas mensagens de esperança. É verdade. Só que, nos anos anteriores o governo, com muita esperteza, abusou deste sentimento de otimismo e deixou tudo como está. Fomos enganados. Chega, pois, de ficar no otimismo. Só a pressão resolve. E com muita disposição.

BRIC

Tenho repetido e vou continuar fazendo isto enquanto puder: - Sem reformas profundas, e para valer, vamos afundando cada vez mais. O BRIC (sigla que identifica os países: Brasil, Rússia, Índia e China), que mereceu a atenção do mundo como alvos de novos investimentos, já não é mais BRIC. Passou a ser só RIC. O Brasil está sendo descartado como alvo.

RIC

O Brasil, pelo seu continuado crescimento pífio tem comprometido e até puxado para baixo os números dos demais países (Rússia, Índia e China). Nem eles nem os investidores querem a formação do quarteto. Preferem só o trio. Aliás, BRIC lembra diminutivo de brincadeira, enquanto RIC lembra progresso, riqueza. RIC é mais uma abreviação de rico.

BALANÇOS

Segundo as projeções da FIERGS, o Brasil cresce 3,5 em 2007. A Fecomércio também não acredita nos 5% que só Lula e Mantega estão convencidos. As entidades acima mudaram o discurso. Preferem dizer que vão continuar pressionando para que as coisas boas aconteçam no Brasil e no RS. E a Agenda Estratégica, que estão apoiando, é o instrumento a ser utilizado para que o tema seja feito. Passo a passo.

NO SISTEMA

A indústria gaúcha de móveis Florense inova mais uma vez com a implantação do novo sistema Concept 24/7: propostas de decoração que acompanham o cliente nas 24 horas do dia durante os 7 dias da semana em casa ou no escritório. O mobiliário contemporâneo da marca, reconhecido mundialmente, contempla acima de tudo os móveis planejados, onde o minimalismo, as linhas retas, a matéria-prima nobre, a alta tecnologia e o design europeu, estão reunidos em só espaço. A coleção 2006-2007 está sendo lançada simultaneamente nas 90 franquias e, também, nas sete lojas do exterior- EUA (Nova Iorque e Miami), Uruguai e Paraguai. Essa coleção propõe soluções integrais para todos os ambientes de uma residência ou de um local de trabalho. Os projetos oferecidos são exclusivos para cada cliente dentro do conceito custom made: os móveis são projetados a partir do jeito de vida de cada pessoa e observa, não apenas os aspectos dimensionais de um determinado cômodo, mas também a avaliação do dia-a-dia de cada cliente. É importante conhecer suas necessidades específicas, preferências pessoais e gostos, entre outros aspectos. Outra proposta de praticidade esta na linha de estofados; qualquer produto da linha chega à casa ou ao escritório do cliente totalmente desmontado para facilitar o transporte e evitar o içamento.

A ESCOLHA DO RIO

A cidade foi escolhida para receber a primeira flag ship store de toda a rede exatamente para abrigar o novo Concept 24/7. Segundo o vice-presidente da Florense, Gelson Castellan, o maior show-room da rede é ?mais um ponto de sedução para exibir toda a qualidade de nossos produtos de uma só vez?. O franqueado da loja, Adolfo Fuzinatto, também responsável pelo investimento de R$ 1.800.00,00 , ressalta, ainda, que essa escolha se deveu também ao ?valor que o carioca dá à arte e à cultura e ao reconhecimento de um produto sofisticado e de vanguarda?. São 2 mil m² em dois andares com pé direito de 9 metros e vãos livres de 50 metros, o que configura o maior show room de decoração do país projetado nos moldes de museus e galerias de arte. Todos os produtos estão organizados por linhas em um só espaço integrado e unificados sob uma única concepção arquitetônica.

CRP

A CRP - Cia de Participações está comemorando 25 anos de criação. Pioneira no país na atividade de investimentos de risco, a CRP promove, no dia 12, às 9h, um café da manhã com a imprensa no Sheraton Hotel Porto Alegre, quando será anunciado o novo investidor do Fundo CRP VI Venture, além de fazer um balanço das atividades da Companhia em 2006 e as projeções para 2007.

ENTREGA

A ALTUS S.A. entrega o primeiro lote de equipamentos que vai automatizar o complexo energético de Paulo Afonso para a Chesf - Cia Hidro Elétrica do S. Francisco.

MAÇONARIA

A Maçonaria, ordem cuja origem remonta à Idade Média e que possui membros em todo o mundo, recebe uma grande homenagem na sexta-feira, 08, às 21h, no Sheraton Porto Alegre Hotel. A cerimônia marca o ?Dia da Maçonaria Gaúcha?, com um jantar. A data, que passou a integrar o Calendário Oficial do RS. O dia 08 de dezembro foi escolhido por coincidir com a data de assinatura, em 1988, do ?Tratado de União, recíproca amizade, fraternal convivência, estreita colaboração e mútuo socorro?, firmado entre a grande loja maçônica do RS, o grande oriente do RS e o grande oriente do Brasil ? RS, estabelecendo a ?Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul?.

Leia mais

05 dez 2006

POVO ANESTESIADO


CARA DE PAU!!!

Todos devem ter assistido, ontem, nos noticiários de TV, a cara de pau do representante do Conselho Nacional do Ministério Público, por defender ganhos acima do teto, os quais, por si só já são absurdamente altos para o Brasil. Foi mais do que lamentável. Foi revoltante. O interessante é que o declarante se mostrava convencido de que é honesto e correto nas suas conclusões. Pro inferno. Isto é roubo. Mas, como somos muito covardes, vamos, mais uma vez, ficar quietos e pagar a conta deles. Afinal o povo quer PAZ...

O TEMPO DIRÁ

Não sei quando tempo vai durar este caradurismo no Brasil. Mas, a cada dia que passa ele está mais perto do fim. Tomem nota: alguém ainda vai tomar a iniciativa de se revoltar contra estes procedimentos nojentos e criminosos. Até pode demorar algum tempo, mas não durará para sempre. E na busca de mais honestidade e justiça muita gente vai sair esfolada. Ou morta. Eles estão pedindo.

CHÁVEZ LÁ E AQUI

Hugo Chávez tem hoje uma enorme admiração da mídia brasileira. Nunca se viu tanta dedicação e espaço nos noticiários quanto o que vem sendo oferecido para falar e escrever sobre as eleições na Venezuela, que acabaram vencidas pelo maluco de farda. Assim como Lula fez aqui no Brasil, os votos a favor de Chavez também foram devidamente comprados por programas assistencialistas. Aqui foi Bolsa Família. Lá a compra de alimentos pelas redes de governo criadas pelo ditador.

FORO DE SÃO PAULO NO PODER

Com a definição das eleições na América Latina, de 2007, o quadro comunista de presidentes está definido. Lula aqui, Chavez lá, Morales na Bolívia e Correa no Equador. Sem falar naqueles que já estão em pleno mandato, como Fidel, Kirchner e outros mais. Gente, é o Foro de São Paulo no Poder. Viva.

NÚMERO CINCO

Lula resolveu que para 2007 o seu número mágico, de engambelação, é cinco. Deve ter sido a sua cartomante que sugeriu que usasse o algarismo para definir que o nosso crescimento econômico para o próximo período. E o curioso é que muita gente gostou e até está comprando a mentira como se fosse uma verdade. Ou seja, o estilo Gramscista já se instalou há muito tempo no Brasil. Está consolidado.

ENCONTROS COM A IMPRENSA

Hoje é o dia para a FIERGS apresentar aos meios de comunicação o seu tradicional balanço de realizações de 2006 e a previsão para 2007. Amanhã será a vez da FECOMÉRCIO, dia 07 da FEDERASUL, dia 12 da FARSUL e, no dia 14, o último encontro de entidades com a apresentação dos números e projeções da FCDL. Vamos ver se eles batem com o que foi previsto no final do ano passado.

AGERGS

A AGERGS vai divulgar amanhã, 06, pela primeira vez, os índices de qualidade do pavimento e de sinalização horizontal de sete Pólos do Programa Estadual de Concessão Rodoviária. Às 10h30min, no Auditório da AGERGS (Borges de Medeiros, 659.

FESTIVAL

A Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP) convida a imprensa para a coletiva de lançamento do 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o maior evento do setor na América Latina que será realizado de 13 a 15 de junho de 2007. Dia 7 às 11h, no Centro de Eventos do DC Shopping.

ANIVERSÁRIO

A FCEM, Feiras, Congressos e Empreendimentos, empresa especializada na promoção e realização de feiras técnicas e comerciais, está completando 14 anos de atuação e inaugurar seu mais novo escritório, em São Paulo. Segundo o seu diretor, Helvio Pompeu, o RS está carente de centro de eventos e os existentes, salvo o da Fiergs, em Porto Alegre, estão muito desatualizados. Falta investimento. Concordo.

NÚMERO UM

O Sheraton Porto Alegre, depois de ser reconhecido pela poderosa rede americana Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. como o Melhor Sheraton da América Latina entre mais de 50 hotéis no Continente, no início do ano, acaba de receber outro destaque em âmbito internacional. Na pesquisa que avalia os primeiros nove meses do ano, divulgada pela Starwood, o Sheraton gaúcho foi considerado o número um no quesito satisfação dos clientes em serviços.

Leia mais

04 dez 2006

UM PAÍS CONDESCENDENTE


CONHECENDO ONDE INVESTIR

Considerando que os leitores/assinantes do ?

VERDADES

O vice-governador Paulo Feijó, por exemplo, tem sido o único político/governante (entre todos), que vem dizendo coisas absolutamente corretas, importantes e necessárias para que o RS comece a sair da crise mórbida em que está metido. E o curioso, embora nada surpreendente, é que o vice de Yeda está recebendo críticas de todos os lados. Como se fosse um mentiroso. Feijó, a cada palavra dita, mais parece um leproso onde todos preferem distância. Aqui, como se vê, tudo pode, exceto dizer verdades.

DEMORADO

O Brasil e o RS, particularmente, vivem situações tão graves que todas as correções já não podem acontecer rapidamente. Os problemas já atingiram proporções tão elevadas que o desmonte levará tempo demais para melhorar um pouco. A coisa está tão preta que algumas gerações já estão comprometidas, mesmo que comecemos a enfrentar tudo imediatamente. Ou seja, precisamos de vários governos com o mesmo propósito (o que não acontece) para que possamos melhorar alguma coisa.

PARA PIOR

Lula, para se ter uma idéia, já desistiu de reformar a Previdência. Viram? Aqui, tudo só muda para pior. Para melhor, nada. Em Porto Alegre, o ano de 2006 fecha com índices fantásticos: é a Capital com a cesta básica mais cara do país; a gasolina está entre as mais caras do país; os impostos (IPTU, ITBI, ISS, ICMS (sobre telefonia, combustíveis e energia, etc), estão nos níveis mais elevados do país. Ainda por cima Porto Alegre tem carroças por todos os lados. E não desenvolveu qualquer produto turístico. Isto é bom? Para investir e morar? Isto sem falar na violência, onde, neste caso prefiro que todos leiam os jornais locais.

NEM ELES...

Depois de tudo isto que foi exposto, e que não tem como ser contestado, é incrível o número de homenagens que estão sendo prestadas aos políticos do RS. Ora, se alguém merece castigo, salvo raríssimas exceções, são os políticos brasileiros. Fazer homenagens a governantes, principalmente no RS, é premiar a incompetência. Será que não há desconfiômetro? Ora, nem os que estão homenageando votaram nos homenageados. Que coisa...

BALANÇOS E PERSPECTIVAS

A safra de balanços e previsões que as entidades fazem nos finais de ano já começou. A CDL - Conf. dos Dirigentes Lojistas - do RS, hoje pela manhã, informou que os volumes físicos de venda serão maiores com menos faturamento. Sinal de redução de preços. No Natal as vendas deverão aumentar graças ao aumento de crédito, embora a inadimplência esteja na ordem de 12%. A minha impressão é que o setor não pode se queixar de coisa alguma. Explico: Se Porto Alegre é a Capital mais cara do país é porque isto tem sentido para o comércio. Se quiserem aumentar as vendas basta baixar os preços nos níveis das demais capitais. Ora bolas...

CIFRA RECORDE

Segundo a ABIEC - Ass. Bras. Ind. Exp. Carne, as exportações de carne bovina do Brasil neste ano devem atingir a cifra recorde de US$ 4 bilhões, com crescimento de quase US$ 1 bilhão frente ao ano passado.

COLETIVA

Diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ? FCDL-RS faz coletiva de imprensa de avaliação dos ?Cenários do Varejo 2006/2007?. No dia 14 de dezembro de 2006, às 08h30min, no Ritter Hotel ? Largo Vespasiano J. Veppo, 55 - Porto Alegre/RS.

PRÊMIO

O Grupo Processor, recebe hoje, 04 de dezembro, às 20h30min, na sede da Sociedade Libanesa, em Porto Alegre, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) o prêmio de ?Empresa de TI 2006?.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Flores de diversas cores, estilos, perfumes e beleza foram registradas, nos últimos anos, pelo fotógrafo Nilton Santolin. O resultado desse olhar detalhista cheio de cores e nuances pode ser sentido na exposição ?Detalhes em Flores?, com abertura no dia 5/12 (quinta-feira), às 19h30min, no Muffuleta Bar Café, na Rua da República, em Porto Alegre. São 20 fotos coloridas, especialmente montadas no local que ficarão para apreciação do público até o dia 20/12.

Leia mais

01 dez 2006

O CONSELHEIRO DO DIABO


AGORA É QUE NÃO ACONTECE

Uma das piores coisas que pode acontecer para o Brasil é quando um representante do FMI diz que o Brasil só vai crescer se fizer reformas. Principalmente quando se refere à reforma da Previdência. Pronto, a partir daí, não há reforma alguma, mesmo que eventualmente pudessem ter sido iniciadas algumas propostas.

FORA FMI !

É óbvio que a reforma previdenciária não sai nem sairá em hipótese alguma por aqui. Mas bastou uma simples declaração da diretora do Depto. de Finanças Públicas do FMI, Teresa Ter-Minassian, e já é sepultada qualquer iniciativa. Aqui, o mais importante é: Fora FMI!

REFORMA TRIBUTÁRIA

O governador Germano Rigotto foi indicado pelo presidente nacional do PMDB para coordenar a proposta de reforma tributária que o partido vai elaborar e encaminhar ao governo federal, para ser debatida no Congresso Nacional. Temer adiantou que Rigotto já fez um grande trabalho à frente da Comissão de Reforma Tributária, quando deputado federal.

URUGUAI É UM SUCESSO

Ora, se o objetivo é fazer uma reforma fiscal e tributária no Brasil, Rigotto não precisa ir longe. Basta fazer uma visita ao Uruguai, que acaba de aprovar a sua reforma com promessa de fazer muito mais em 2007, como declarou ontem o ministro da Economia e Finanças do Uruguai, Danilo Astori, em palestra proferida na Câmara de Comércio Brasil Uruguai, em Porto Alegre. Foi um verdadeiro sucesso.

CRESCIMENTO DE 7%

O sentimento observado pelos participantes do almoço de ontem foi um só: todos gostariam de se mudar já para o Uruguai. Para desfrutar imediatamente dos prazeres do crescimento, do desenvolvimento e das vantagens fiscais e tributárias aprovadas. A festa é tão grande no país vizinho que a taxa de crescimento do PIB alcançou 7% neste ano e promete bisar em 2007. Viva o Uruguai! E Viva Punta del Este, lógico.

QUATRO PONTOS

Para dar uma nova faze ao país, o Uruguai tem como benchmark o Chile, guardando as peculiaridades, como disse Astori. Os quatro principais pilares para atrair investidores e dar o salto necessário para o crescimento sustentado são: estabilidade cambial, inflação baixa, diminuição e administração do risco-país e controle absoluto da dívida. Vamos para Punta?

TABARÉ VASQUEZ

Quem diria... Tabaré Vasquez se elegeu como social-comunista e está administrando pela lei de mercado e com parcerias privadas. Quer ficar mais longe possível de Kirchner, Chávez e Morales. Se convenceu, com certeza, de que boas companhias são vitais para o sucesso.

COLETIVA

A CDL de Porto Alegre promove na próxima segunda, 04, às 10 horas, coletiva de imprensa para analisar o desempenho do setor em 2006 e projeções para 2007. Na ocasião, o presidente da entidade, Vilson Noer, fará também um relato dos planos previstos para o próximo ano.

DESTAQUES SIMECAN 2006

Na quinta edição do TROFÉU DESTAQUES SIMECAN as empresas associadas que conquistaram resultados expressivos ao longo do ano foram: Areva Transmissão e Distribuição de Energia, CEL Construções Elétricas, Mach Motor, Full Gauge Controls, Omnitec Automação, Sulforja, Sulmatre e Usiforja. O SIMECAN, pela recomendação para a ISO 9001:2000, também recebeu o troféu.

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O prazo para as inscrições do XXII Prêmio Jovem Cientista foi prorrogado para o dia 10 de dezembro, em todas as categorias. O prêmio, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, levantará este ano o tema ?Gestão Sustentável da biodiversidade: desafio do milênio?. Objeto de estudo também de pesquisadores e estudantes brasileiros, a biodiversidade encontra aqui uma série de desafios, como a extração madeireira sem controle, o uso de plantas nativas no paisagismo e a biopirataria.

ENDOMARKETING

A evolução do endomarketing e seus desafios é o tema do Café Conosco, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O evento será realizado no dia 5, das 8h30min às 10h30min, no Hotel Deville, em Porto Alegre. O evento é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@abrh-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8254.

Leia mais

30 nov 2006

O FEUDALISMO BRASILEIRO


SISTEMA FEUDAL

A cultura feudal e imperial trazida por D. João VI ao Brasil continua viva e fortemente enraizada na vida dos brasileiros. A proclamação da República disfarçou o sistema, mas o feudalismo continua evidente. Sim, os feudos, gente, continuam até hoje absolutamente intocáveis. Foram, ao longo do tempo, bem preservados, a sete chaves, em todas as formas de Constituição escritas e aprovadas desde a Declaração da Independência e da Proclamação da República.

CLASSE NOBRE

A antiga nobreza, representada pela Côrte de Portugal, foi meramente substituída pelas atuais corporações de funcionários públicos. Desde então quem trabalha no serviço público e nas estatais passou a ser a Classe Nobre, bem diferente dos demais. Diferente do povo, dos plebeus. Com um acréscimo: Cada Poder virou uma Côrte. Independente, mas sempre privilegiada pelas vantagens mantidas e adquiridas.

CÔRTE MAIS ABASTADA

Vejam que o matrimônio, depois da Proclamação da Independência, chegou a ser permitido entre pessoas de classes diferentes, mas nem tanto. Até pouco tempo atrás as mães ainda preferiam entregar suas filhas aos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Federal ou da Petrobrás. Hoje, a preferência maior já recai para funcionários do Tribunal de Contas, do Judiciário ou do Ministério Público. A Côrte mais abastada.

DIREITOS ADQUIRIDOS

Os privilégios concedidos exclusivamente aos nobres do Reino ficaram intocáveis quando transferidos à casta de funcionários de governos. Que, se comparados com os quase inexistentes direitos que a plebe conquistou, são fantásticos: vida mais longa, estabilidade no emprego, saúde mais bem cuidada, aposentadoria mais cedo e muito incentivada, salários superiores aos da iniciativa privada (alguns acima do teto), licenças-prêmio, faltas remuneradas, greves idem, etc, etc... Tudo direito adquirido. E quando alguém diz ou mostra isto acaba ganhando forte antipatia, como se alguma mentira estivesse dentro do contexto.

DECEPÇÃO DO ANO

Como se não bastasse tanto privilégio, a presidente do STF, Ellen Grace, que foi muito festejada, por ser mulher, ao assumir o mais alto cargo do Poder Judiciário, decepcionou. Já é a grande decepção de 2006. Ela entende que os juízes ganham mal. Exige um teto de R$ 30 mil mensais. As mulheres do povo, da plebe, estão revoltadas e os homens, bobos da Côrte, decepcionados. Viva!

TAXA SELIC

Mais uma vez a choradeira se repetiu. Embora a taxa Selic tenha se reduzido para 13,25% muita gente reclamou exigindo mais ousadia do governo. Fantástico. O rombo da Previdência, maior responsável pelo juro alto no Brasil, não foi atacado. Ou seja, atacar a conseqüência é muito melhor do que enfrentar a causa. Isto só acontece no Brasil. A CUT também se manifestou com relação às taxas de juros, sem dizer que uma das travas da economia é a falta de uma boa reforma Trabalhista. Azar o nosso.

PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) instala, hoje, 30, durante o Fórum Mundial de Turismo (FMT), o Comitê Setorial Qualidade RS Turismo do PGQP, que já conta com 85 organizações associadas. A instalação será feita durante a sessão plenária O Fator Qualidade e contará com a presença do presidente do Conselho Superior do Programa, Jorge Gerdau Johannpeter, e o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Joal Teitelbaum.

LANÇAMENTO

Hoje, às 20:30hs, acontece a festa de lançamento do ALIZE PARC RESIDENCE, o mais novo empreendimento do Jardim Europa. No Espaço Jardim Europa, na Rua Antônio Carlos Berta, 255.

BALANÇO DO ANO

O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, fará um balanço sobre o ano de 2006 e traçará as perspectivas para 2007, durante o almoço, no dia 7 de dezembro, às 12h.

DESTAQUES IBEF-RS 2006

Durante solenidade que será realizada no dia 8/12, Pedro Pullen Parente, escolhido como EXECUTIVO DE FINANÇAS DO ANO, receberá o troféu ?Equilibrista? junto com Dagoberto Lima, Nei César Mânica e Ricardo Richinitti Hingel que foram eleitos os Destaques IBEF-RS 2006.

Leia mais