Artigos

29 nov 2006

FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO


TURISMO NO BRASIL

O Fórum Mundial de Turismo, que acontece a partir de hoje, 29 e vai até o dia 2 de dezembro de 2006, no Campus da PUC, em Porto Alegre, RS, já está com grande programação e uma agenda bem definida. De qualquer maneira, um dos assuntos que provavelmente será discutido, embora não esteja previsto nos temas do importante evento, é o maior produto turístico que o Brasil vem concedendo, de forma compulsória, a todos os seus visitantes.

O NOSSO PRODUTO TURÍSTICO

Qualquer pessoa deste mundo, que vem ao Brasil, precisa saber que, independente daquilo que conste no pacote turístico adquirido, uma coisa é certa que vai acontecer: será assaltado. Não existe um momento preciso, mas a emoção está plenamente garantida. Compulsoriamente. É fantástico porque nenhum outro país conseguiu oferecer nada parecido.

PROEZA EXTRA

Alguns turistas, embora nem todos saibam, estão sujeitos a uma proeza extra: além de assaltados ainda podem perder a vida. Tudo depende do gesto, mas o risco está implícito. Mas uma coisa é certa: no mínimo, o assalto está garantido. Ele acontece indiscutivelmente. Aqueles que, por ventura ou contratempo não venham a receber o brinde-assalto, fiquem bem tranqüilos: é provável que venha a ser discutido, no evento, um seguro anti-frustração.

SEGURO

Tal seguro, presumo, consistirá em uma taxa (pesada) para lesar o turista de alguma maneira, como se assaltado fosse. Calma, gente: é praticamente improvável não acontecer o assalto. Até hoje, principalmente no Rio, ninguém saiu ileso. Os turistas, andando em grupos ou sozinhos, jamais deixaram de ser assaltados. O pacote não tem falhado.

SETOR CRIME

Este estado de coisas explica o enorme e contínuo crescimento do 4º Setor no Brasil, ou seja, o Setor Crime. Virou, como se vê um grande produto turístico. Enquanto os envolvidos com o 3º Setor - Organizações Não Governamentais - dizem pretender construir aquilo que o 1º e o 2º Setor não se interessam em fazer, suas providências, chamadas ridiculamente de Responsabilidade Social, mais ajudam a desenvolver as falcatruas, os crimes organizados, os crimes desorganizados, as contravenções, a informalidade, a pirataria e tudo mais. Viva o Brasil!

CHIPS

O governo está com projeto pronto para equipar a frota brasileira de veículos com um chip de controle e observação. Como Porto Alegre é a Capital que se distingue pela existência de carroças, que já são mais de oito mil em circulação, o dilema do governo é onde deve colocar o chip: no cavalo ou na carroça. A propósito: Quem participar do Fórum Mundial de Turismo vai conhecer a Capital Mundial das Carroças. Haja fotos.

IGUAIS

Depois do que se viu ontem no Conselho de Ética do Senado, com os denunciados na CPI das Sanguessugas, não há partido político melhor no Brasil. PFL, PSDB e PT, pelo menos se mostraram absolutamente iguais. Jogaram para as torcidas durante a campanha eleitoral. Tão logo acabou a tarefa, se uniram e deram um chute nos eleitores, cidadãos e contribuintes. Uma absolvição coletiva. Viva!

SUL FINANCEIRA

Alfredo Kaefer, presidente do Grupo Diplomata e José Carlos Alves, diretor da Sul Financeira, apresentam hoje, 29, em coletiva, projetos para 2007 bem como a inauguração da nova sede corporativa da Sul Financeira em Porto Alegre . Com abrangência em todo território nacional e forte presença no crédito consignado, crédito pessoal e financiamentos, a Sul Financeira vem consolidando a sua posição como uma das mais importantes financeiras do país através de seu projeto de expansão iniciado em 2005.

REELEITO

O empresário Jorge Antonio Branco foi reeleito presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), em Assembléia Geral Ordinária realizada na sede da entidade, no Tecnopuc, dia 27. Esta é a primeira vez que a Assespro gaúcha, em 27 anos de existência reelege um presidente, que apresentou chapa única.

19 ANOS

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) irá realizar amanhã, 30, uma festa em comemoração aos 19 anos de história do Fórum da Liberdade e ao lançamento da XX edição e para brindar o final do ano de 2006. Na ocasião serão homenageados os presidentes de todas as edições do Fórum.

EXPOSIÇÃO

O Bourbon Shopping São Leopoldo recebe, a partir do dia 1º de dezembro, a exposição Olhos D?água II, de Lenira de Castro. O trabalho da artista, que utiliza técnicas diferenciadas como sobreposição de bambus e de vidro pintado e craquelado sobre tela e materiais como lápis de cor, água e barro, é inspirado nas primeiras manifestações artísticas da humanidade. A exposição vai até dia 18/12 com visitação das 10h às 22h.

Leia mais

28 nov 2006

O AMOR É CEGO


BEM À VONTADE

Há meses atrás fiz comentários bem realistas sobre o Rio Grande do Sul que, embora absolutamente verdadeiros, provocaram reações apaixonadas de muitos gaúchos. Antes de concordarem com a exposição da situação caótica do Estado preferiram se revoltar com as minhas críticas. Mas, enfim, por ter nascido no RS me considero bem à vontade para dizer tudo aquilo que entendo como fracasso regional.

ACIMA DOS LIMITES

A impressão que resta nisto tudo é que a paixão que os gaúchos demonstram pelo Rio Grande está acima dos limites. Está simplesmente prejudicando o uso dos sentidos. Os gaúchos não enxergam, não sentem, não ouvem e, por conseguinte, não se manifestam. Acreditam que as coisas vão ser resolvidas naturalmente.

PEÇAS DE FICÇÃO

Para tentar exercitar estes sentidos já bastante atrofiados, volto para mostrar algumas verdades embora as reações se repetirão. Começo pelo Orçamento de 2007, que mais uma vez não será sério nem decente. O Pacto pelo Rio Grande, conquista tão elogiada, também não passou de uma peça de ficção. Assim como o Orçamento. Se não fosse trágico seria cômico.

CEGA PAIXÃO

Por ocasião da negociação da dívida do Estado com a União, dos acordos feitos praticamente nenhum deles vem sendo cumprido. As despesas de pessoal, como é sabido, não diminuem e não se enquadram no percentual definido sobre a RCL. O curioso é que nada disto é transparecido para que todos tomem conhecimento. Ou seja: vivemos às cegas, sem informação, mas com cega paixão. Os governantes sabendo disto agem com falta de respeito, falta de capacidade de administração e muito esconde-esconde. E as reações, pasmem, recaem contra quem expõe isto. É duro.

EM REAIS

Considerando a forte paixão que os gaúchos têm por estatais, a imprensa, sempre muito interessada na publicidade, ajuda a manter forte o sentimento da ignorância. Vejam que, ao mostrar o desempenho das empresas públicas, estampam sempre o lucro financeiro absoluto. Em reais.

ATRASO SURDO

O correto mesmo seria sempre informar o resultado relativo, sobre o patrimônio. Só assim é possível comparar o resultado com outras formas de remuneração de capital disponíveis no mercado. Um valor alto como lucro em reais pode ser insignificante considerando o patrimônio do empreendimento. Espertamente isto é sonegado ao contribuinte para que se mantenha cheio de paixões por coisa ruim. Quanto atraso, meu Deus do céu!

PRÊMIO

Nesta terça-feira à noite, 28, em São Paulo, serão conhecidos os vencedores do Premio Fernando Pini 2006, concurso que elege os melhores produtos gráficos produzidos anualmente no Brasil. O Fernando Pini é uma das mais importantes premiações do setor na América Latina e um dos mais conceituados do mundo. As gráficas gaúchas Caeté, Impresul e Print Press representam o Rio Grande do Sul na grande final. Na edição deste ano, foram inscritas mais de 1.522 peças, produzidas por 166 empresas de 14 estados brasileiros.

PESQUISA

A M. Stortti, de Porto Alegre, por meio de processo licitatório firmou contrato com a Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo. Através de sua área de Research Services- Pesquisa e Desenvolvimento, a M. Stortti fará pesquisa para identificar a MVA (Margem de Valor Agregado) de diversas bebidas, tais como refrigerantes, energéticos e cervejas. O estudo orientará na definição da MVA desses produtos juntos aos fabricantes e pontos de venda. Maiores informações contato@mstortti.com ou www.mstortti.com .

NF ELETRÔNICA

Nesta quarta-feira, 29, a Casa das Copiadoras recebe imprensa e cerca de 100 executivos e representantes das principais empresas gaúchas no Dado Tambor, em Porto Alegre, onde irá apresentar soluções de Outsourcing para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), equipamentos multifuncionais, o que há de mais moderno em tecnologia de informação.

VIII JAT

A SOFTSUL e o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS realizam nos dias 28 de 29 de novembro, a VIII JAT ? Jornada de Atualização Tecnológica, que este ano discutirá o WiMax, padrão aberto de conexão a internet em alta velocidade e sem fio. Informações: http://www.softsul.org.br/softsul/PStruct/pController.aspx?cc=3941 Fone: (51) 3346-4422 Inscrições: http://www.inf.ufrgs.br/cei/cursos/jat/

Leia mais

27 nov 2006

O IMPÉRIO CHAVISTA


A NOVA CORTINA DE FERRO

O Imperador Hugo Chávez, a cada dia que passa, está ficando mais poderoso na América Latina. Suas tropas políticas, representadas por candidatos comunistas de vários países latinos, vêm ganhando sistematicamente cada eleição realizada. Assim, o império comunista latino, nascido dentro do Foro de São Paulo, vem ganhando força e mais adeptos, tal qual na antiga Cortina de Ferro.

O BONDE COMUNISTA

A turma é grande, mas vamos ficar com os seguintes: Fidel (Cub), Chavez (Ven), Lula (Bra), Kirchner (Arg), Morales (Bol), Ortega (Nic), e agora Correa, do Equador, formam o BONDE COMUNISTA. Estes são, hoje, os mais perigosos comunistas que doravante vão agitar com muita força a América Latina, usando, como instituição política para dar o respaldo necessário, o Mercosul. Que de comercial já não tem coisa alguma.

PRETENSÕES SEPULTADAS

A cartilha gramsciana será o mais novo livro-texto a ser adotado nas escolas do ensino fundamental da região. E os professores nem precisarão fazer cursos de aperfeiçoamento. Até porque os sindicatos e associações de classe já se definiram como adeptos do sistema. Desta feita, o império Chavista vai liquidar com as pretensões do liberalismo, propositadamente confundido com o nunca conhecido neo-liberalismo, jamais tentado na América do Sul.

NUNCA EXPERIMENTADO

O curioso e lamentável é que o liberalismo será sepultado no hemisfério como se tivesse fracassado. De novo: vão acabar com aquilo que sequer foi experimentado. Virou demônio e por isto não serve em hipótese alguma. Sendo assim, o povo só precisa aplaudir o novo Império. O Império de Chávez. Viva!!!

MÁ DIPLOMACIA

Nos últimos anos o governo brasileiro deu muitas demonstrações lamentáveis na área da diplomacia. Com forte espírito comunista, o governo foi muito mal no campo diplomático, como ocorreu no episódio do Conselho de Segurança da ONU. Um fracasso. E na ALCA, por preferir ficar junto aos queridos amigos e companheiros do Mercosul, Lula desperdiçou excelente condição para abrir o país e participar de um novo Bloco Comercial invejável. Preferiu a Venezuela aos EUA. Um horror.

SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS

O mundo é implacável: tudo tem volta. Se o governo detesta os americanos, e prega isto diariamente na imprensa, que por sua vez endossa as atitudes do governo, os americanos vão dar o troco, com toda a certeza e razão. E será através de sanções aos produtos brasileiros no SGP ? Sistema Geral de Preferências.

MAIOR IMPORTADOR

Como o Brasil tem como maior importador exatamente os EUA, a coisa vai ficar preta. Se o câmbio já uma queixa preferida, imaginem o que acontecerá com o aumento do custo das exportações pela aplicação de uma taxa adicional aos produtos que queiram entrar na terra do Tio Sam.

CARRINHO AGAS

Os principais destaques do setor supermercadistas estarão reunidos hoje, 27, no jantar de entrega do CARRINHO AGAS, premiação concedida pela AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados, às 20 hs no Grêmio Náutico União, Porto Alegre.

INTERNET SEM FIO

A Restinga, bairro distante 30 km do centro de Porto Alegre, já pode acessar a Internet se fio, de alta velocidade. São 24 espaços públicos que atendem na região. Estão interligados à Infovia Procempa quatro postos de saúde, 12 escolas municipais, telecentro, Estúdio Multimeios, o Centro Administrativo Regional (CAR), o Conselho Tutelar, o Cibernarium e unidades locais das secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e de Obras e Viação (Smov). As ligações telefônicas desses órgãos agora são de ramal para ramal, para toda a Prefeitura, através da Rede Digital de Telefonia Municipal, com redução e eliminação de custos para os cofres públicos. Antes eram externas, portanto, tarifadas. A Internet sem fio será acessada na Praça Esplanada da Restinga. Basta possuir computador portátil adaptado ao serviço. O local também está apto à transmissão de eventos pela Internet.

PROJETO PESCAR

A unidade de Buenos Aires da Fundação Projeto Pescar promove, dia 8 de dezembro, o 1º Torneio Aberto de Golfe Pescar. A competição será disputada em categoria única, e as inscrições vão até 28 de novembro. A premiação aos vencedores será entregue em um coquetel, que será realizado logo após o término do campeonato. O evento acontece no Clube Campos de Golf Las Padreras de Lujan (Rodovia 192 ? Km 6,5), em Buenos Aires. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (02323) 496209210 ou pelo e-mail pescar@pescar.org.ar.

PAPAI NOEL

O Sonho de Natal de Canela terá neste sábado, 02, o ponto alto do evento com a Chegada do Papai Noel. A organização aguarda um público estimado em 50 mil pessoas, que terão a oportunidade de acompanhar a chegada do Bom Velhinho de trenó, que descerá a torre da Catedral de Pedra, por meio de rappel. Corais e orquestra serão os responsáveis pela musicalidade do espetáculo. O soar do carrilhão de doze sinos da Catedral irá tocar os doze sinos simultaneamente, tornando o show ainda mais emocionante.

Leia mais

24 nov 2006

A SOCIEDADE FOI DERROTADA


EQUÍVOCO DA IMPRENSA

Ao contrário do que a imprensa do RS está informando, a derrota imposta, ontem, pela Assembléia Legislativa do RS, na pretendida redução de gastos para o próximo governo, não foi à governadora Yeda Crusius. Quem foi derrotado, mais uma vez, foi a sociedade gaúcha que vai precisar pagar a conta. Salvo, naturalmente, os imperiais políticos e os funcionários do Ministério Público e Judiciário.

DEMOLIÇÃO

Com esta penalidade orçamentária, a demolição do Pacto pelo Rio Grande já começou. O governo eleito nem tomou posse e o Pacto já está reduzido a 88% das diretrizes propostas. Esta facilidade para o desmonte, e a fraca intenção dos políticos em perseguir objetivos importantes, necessários e minimamente indispensáveis, identificam o nosso preparo para o caos. E tem gente que acredita que uma boa reza resolve.

FALTA DE PROPÓSITO

Esta falta de propósito para enfrentamento das doenças crônicas que afetam as contas públicas do RS, por incrível que pareça não é percebida com clareza pelos nossos políticos. É curioso que todos se juntam para dizer que precisamos renegociar a dívida do Estado junto à União. Para não pagar as contas, ou prorrogá-las, sempre há entendimento.

ADEPTOS DO CALOTE

Ora, os credores estão muito vigilantes e percebem tudo o que acontece. Quem não mostra qualquer capacidade para atuar em defesa das contas públicas não pode demonstrar autoridade suficiente para pedir qualquer tipo renegociação. São muito mais adeptos do calote e da má gestão. Estado assim não merece crédito nem investimento.

INTEIRO SUL CAÓTICO

Atitudes como estas que estamos vivenciando no RS registram e explicam a situação da metade sul do Estado. Metade? Hoje o território complicado já representa mais de 2/3 do RS. E a cada dia a participação do caos regional é maior. Em breve, o que é hoje chamado de metade sul subdesenvolvida será o inteiro sul caótico. Já, já.

PAÍS DAS ONGs

Não sei se vai sair a CPI das ONGs. Mas que a coisa está séria e complicada, isto é uma verdade. Segundo consta nos levantamentos feitos recentemente, mais de 160 mil ONGs recebem dinheiro público, da União. Foram gastos mais de R$ 14 bilhões só nos últimos quatro anos. No governo Lula. Só para esclarecer: o crescimento do número dessas instituições foi de 1180% desde 2002. Vamos montar uma ONG para viver às custas da Petrobrás e do Banco do Brasil?

BORRACHA

Será realizado na próxima terça-feira, 28, na Churrascaria Barranco, Porto Alegre, às 12h, o almoço de lançamento, para a imprensa, da IX Jornadas Latino-Americanas de Tecnologia da Borracha. O RS foi escolhido para sediar o encontro devido ao fato de contar com o único Arranjo Produtivo Local (APL) da borracha da AL, compreendendo as áreas de tecnologia, formação profissional, fabricação de matérias-primas, máquinas e equipamentos, indústrias transformadoras e insumidoras finais.

POSSE NOVA DIRETORIA

Dia 30, em jantar festivo, o Simecan empossa a nova diretoria. No Salão Nobre da CICS, em Canoas , RS, às 20h.

ANGUS

Dia 30, a festa comemorativa dos 100 anos do ingresso da Raça Angus no Brasil. A Associação Brasileira de Angus fará, na ocasião, o III Leilão Angus Nova Era. No Country Club, Porto Alegre, às 20h.

HOMENAGEM A FRIEDMAN

Nesta segunda-feira, 27, o economista norte-americano Milton Friedman, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1976, falecido neste mês, será homenageado pelo Instituto Liberdade do RS (IL-RS) e pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em um jantar-debate que será realizado, às 19h30, no Ritter Hotel, em Porto Alegre. O evento terá palestra do economista gaúcho Roberto Camps Moraes ? professor universitário com Ph.D. in Economics Vanderbilt University USA, que falará sobre ?As contribuições de Milton Friedman ao pensamento moderno?.

FACULDADE

Robôs, equipamentos de automação industrial, sistemas de telecomunicação e computadores de última geração vão fazer parte da rotina dos estudantes da Faculdade de Tecnologia Senai POA (Fatec), inaugurada ontem, 23, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Aprovada pelo Ministério da Educação, as atividades iniciarão em 2007 com dois cursos: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Automação Industrial.

Leia mais

23 nov 2006

DOURANDO A PÍLULA


BOAS INTENÇÕES

As intenções do presidente Lula, pelo que os noticiários estampam, até podem ser as melhores possíveis para tentar um crescimento do PIB na ordem de 5% para 2007. E para chegar neste número, ainda muito insuficiente, todos sabem que, sem maioria no Congresso, para aprovar uma agenda mínima de reformas que possam tirar algumas amarras da economia, tudo não passará de meras intenções.

O QUE ATRAPALHA

Entre tantas hipóteses que poderiam ser elencadas para não chegarmos, mais uma vez, a atingir um crescimento minimamente satisfatório, duas delas estão muito claras: 1- O PMDB, que teria fechado, ontem, um acordo de coalizão, não é nada confiável e muito menos unido; e, 2- Lula e o PT, por questões de princípios e de DNA, sempre vão se recusar a fazer as reformas necessárias.

NOVO CICLO VICIOSO

A situação, portanto, é a seguinte: Lula, mais uma vez, está dourando a pílula. Falando de um novo ciclo, como já aconteceu há quatro anos atrás, onde as promessas também foram muitas e as realizações pífias. E faz isto com tal maestria porque já sabe que o brasileiro não dá a mínima para realizações.

ACALENTAR O SONHO

O povo brasileiro prefere promessas e expectativas. Isto, culturalmente, faz parte daquilo que é mais importante: acalentar o sonho. Assim, o negócio é jamais matar o sonho. Mais adiante, com mais calma, novas explicações serão encontradas para justificar os porquês da não realização das promessas de hoje. Afinal, como sempre haverá lá adiante um culpado de plantão. Quando começará um novo ciclo com novas promessas.

MELHORA EM 30 DIAS

Hoje, com a enorme onda de notícias, informações e esclarecimentos constantes, uma coisa está bem clara para quase toda a nossa população: o Brasil pode crescer tanto quanto a China, Índia e Paquistão. Basta fazer algumas reformas. Com profundidade, no entanto. Sem meias solas. De motoristas de táxis e lavadeiras, até empresários e políticos, todos sabem que nestes países o crescimento é de 9% ao ano. Falta o quê, para nós? Decisão. O povo, com certeza vai sentir uma melhora em menos de 30 dias se as reformas vierem. E aí o país acelera.

CUMPRIMENTOS

O novo vice-governador do RS, Paulo Feijó, felizmente já está livre para divulgar suas idéias liberais. E na primeira oportunidade, numa aula magna, deixou bem claro o que pensa sobre empresas estatais. Antes que a sociedade se irrite com o assunto, Feijó propõe que todos pensem, estudem e, a partir daí, respondam: Afinal, que contribuições são obtidas com estatais? Se alguém se debruçar sobre o tema por dois minutos já terá uma resposta pronta: é preciso privatizar urgentemente. Portanto, mentes à obra.

UNIVERSO DOS ESPUMANTES

Depois do sucesso de público do Universo das Cervejas, agora são os espumantes os protagonistas. De 22 de novembro a 13 de dezembro, acontece o Universo dos Espumantes Bourbon Country. A mostra reúne um total de 19 expositores da bebida, sendo 13 nacionais e 6 importados, e ainda degustação e comercialização de diversos produtos como queijos, pães especiais, salames, azeitonas, panetones, cestas e kits de Natal, copos e taças, baldes para gelo, chopeiras, entre outros.O Universo dos Espumantes está localizado no estacionamento coberto do 1º andar do shopping, e oferece ainda uma programação de 19 palestras, com entrada gratuita, sobre temas variados relacionados aos espumantes. O agendamento deve ser feito previamente em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Sempre às 18h30min, no salão principal da exposição, acontecem também apresentações artísticas de música e dança.

MÉRITO LOJISTA

A Federação das CDL?s do RS realiza na próxima segunda-feira, 27, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Lojista 2006, principal premiação do setor terciário do RS. Serão agraciadas 60 empresas e personalidades que se destacaram ao longo do ano pelo desempenho de atividades junto ao comércio varejista e em suas áreas de atuação. O Mérito Lojista 2006 será entregue em cerimônia no Hotel Serrano, às 20h30min do dia 27. EM TEMPO: Só não compreendo como o governador Rigotto pode estar na lista. É muito puxa-saquismo.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a Aracruz já investiu mais de 100 milhões de dólares em pesquisas sobre o eucalipto? Um desses estudos mostra que a quantidade de água consumida pelo eucalipto não é diferente de qualquer outra árvore de floresta nativa. Para saber mais sobre estes e outros assuntos relacionados à pesquisa ambiental, acesse o link www.aracruz.com.br/env.do.

MOBILIZAÇÃO

A Associação Brasileira de Terminais Portuários ? ABTP ? vai lançar uma forte mobilização visando a urgente retomada das obras de prolongamento dos molhes do porto de Rio Grande. As ações da campanha serão anunciadas pelo presidente da entidade, Wilen Manteli, durante café da manhã para a imprensa, às 9h45min da próxima segunda-feira, 27, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

APRESENTAÇÃO

No dia 30 de novembro, a psicóloga Rosalia Schwark e a jornalista Ruza Amon (integrantes do programa Salto Alto - Canal 20-NET), juntamente com Laura Bartelle, realizam a única apresentação aberta ao público da peça: É Simples. O roteiro, adaptado do livro homônimo escrito por Rosalia em 2005, é sobre a trajetória da personagem Vida, protagonizada pela própria autora. As cenas vividas por ela, ilustram de que maneira os registros e condicionamentos cerebrais são formados, e como podem ser ?reprogramados?. ?Você pode re-criar sua vida?, é o que propõe o espetáculo, referindo-se à mudança de crenças e valores limitantes. O espetáculo acontece às 20h30min no teatro da AMRIGS, Porto Alegre. Ingressos nas lojas Datelli do Iguatemi, Moinhos Shopping.

SUPERSIMPLES

O Supersimples para o Setor de TI é o tema do Mesas Redondas, promovido pelas entidades gaúchas de Tecnologia da Informação (Assespro, Internetsul, Seprorgs, Softsul e Sucesu-RS). A reunião-almoço ocorre amanhã, 24, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, Porto Alegre. O palestrante será Ênio Zampieri, assessor legislativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Mais informações e reservas através do telefone (51) 33115533

Leia mais

22 nov 2006

PROPOSTA DECENTE


RESULTADO MAGNÍFICO

É óbvio que os nossos governantes jamais vão admitir o que tenho a propor. Primeiro para o RS, e, tão logo os resultados apareçam, que a mesma proposta seja adotada no país. A idéia, embora seja utópica pela falta de vontade política, é bastante simples porque já se sabe, antecipadamente, que o resultado seria magnífico e altamente positivo que para todos os cidadãos brasileiros.

PROJETO PILOTO

A proposta já seria um teste inicial para saber o quanto os nossos governantes estão dispostos a querer resolver os graves problemas que nos assolam. No projeto piloto poderíamos pegar o governo do RS, que está numa penúria de fazer gosto. Para tentar tirar o Estado da péssima situação bastaria entregar a gestão pública para uma empresa que tem compromisso sério com a Governança Corporativa. Bastaria um ano para poder sentir os resultados.

EXEMPLO GERDAU

Sugiro, por exemplo, que a empresa convidada seja o Grupo Gerdau, aproveitando a possível sobra de tempo que Jorge Gerdau Johannpeter terá quando deixar a presidência do Grupo, em janeiro de 2007. Os métodos de governança utilizados na empresa já foram testados, aprovados e consagrados. A rentabilidade é grande no social, no financeiro e na tecnologia. Alguém duvida do resultado?

ACELERANDO PARA O CAOS

Os nossos políticos não tem e nunca terão jeito. No momento em que mais se discute redução de despesas públicas e forte necessidade de aumento de investimentos para garantir algum crescimento acima de 2,7% do PIB, os senadores aprovam o 13º salário para o Bolsa Família. É algo inacreditável até no campo do populismo.

FGTS, FÉRIAS E APOSENTADORIA

Bolsa Família agora virou salário. E como tal os senadores querem que haja um abono de Natal. Não demora será formado o sindicato dos recebedores da Bolsa Família, que vai exigir contribuição da Previdência e recolhimento do Fundo de Garantia. Vou mais adiante: com este estresse, aqueles que recebem o provento vão precisar tirar férias. Remuneradas, certamente. Que tal? Estou fazendo as malas. Vou cair fora o mais rápido possível. Um Horror!!!

TV PONTOCRITICO

Com a crescente penetração do

EXPANSÃO

Aracruz Celulose, desde o anúncio de sua expansão no Rio Grande do Sul, em junho deste ano, está adquirindo terras para incrementar sua base florestal, que atenderá à demanda da nova linha de produção em Guaíba. Entre as terras ofertadas à empresa estão 1,46 mil hectares da Fazenda Southall, localizada no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Estado.

PLÁSTICOS

Tornar o RS um centro de excelência na transformação de plásticos é um dos objetivos da nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no RS - SINPLAST, que estará à frente da entidade nos próximos três anos (2006-2009). No período o Sinplast será presidido por Jorge Cardoso, diretor da Polo Films, cuja posse acontece amanhã, 23, na Fiergs.

ASSESPRO

A eleição da diretoria da regional gaúcha da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (Assespro-RS), será no dia 27 de novembro.

PALESTRA

O ministro aposentado do STF Paulo Brossard de Souza Pinto fará a palestra de abertura do 1º Seminário Multidisciplinar de Acidentes do Trabalho, com o tema ?A Proteção à Vida e à Integridade Física na Constituição?, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre. O evento acontecerá no dia 30 de novembro, das 9 horas às 17h15min. Informações e inscrições pelo fone (051) 3388.8382.

SHOW

A Quem Dar as Flores... Este é o show de Roberto Carneiro, com músicas românticas, Nacional e Internacional, que será apresentado hoje, 22, no teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre (Rua da República 575). Reservas pelos fones 3222.5371 e 9105.0096.

Leia mais