Artigos

06 nov 2006

O QUE PRECISAVA SER DITO E NÃO FOI


PATRIMÔNIO NEGATIVO

Quanto mais leio e ouço que os governos anteriores foram os grandes responsáveis pela venda do patrimônio público no Brasil, mais fico convencido do tamanho da ignorância dos declarantes. Até porque patrimônio só existe se positivo, isto é, o resultado daquilo que se tem menos o que se deve.

SITUAÇÃO FALIMENTAR

A situação das empresas púbicas que foram privatizadas era plenamente falimentar. Era só patrimônio negativo, ou seja, os ativos operacionais existentes, além de sucateados, já não eram suficientes para pagar as dívidas contraídas. Dívidas até então existentes, a bem da verdade. As dívidas a existir eram mais horripilantes, considerando aí as ações trabalhistas cujo volume só era previsto e imaginado. Este rombo, denominado passivo oculto, não tinha um valor definitivo a ser contabilizado.

SÓ DE ALGUNS

É preciso, portanto, desmistificar esta burrice de que havia ainda algum patrimônio a ser vendido. Não existia patrimônio algum, gente. O que havia era um montante de esqueletos, alguns expostos e outros a serem descobertos. Nós só conseguimos nos livrar de alguns deles. Infelizmente, só de alguns.

MAU GOVERNO

Este negócio de ficar dizendo que vai governar para os pequenos, como Lula gosta de afirmar, está provado que, além de provocar o desmantelamento dos grandes, não traz qualquer melhoria para as atividades econômicas. Basta ter a noção clara de que pequenas empresas têm como clientes as grandes empresas, e não o público consumidor pessoa física.

TAMANHO É DOCUMENTO

A vida das pequenas empresas depende da saúde das maiores. Vejam que as GRANDES empresas são responsáveis por 62,3% da massa salarial no Brasil e por 45,6% dos empregos. Os pequenos estabelecimentos (com até 4 empregados) representam 82,1% do total das empresas, mas são responsáveis por apenas 2,5% do total dos salários pagos no país e 4,5% do total de empregos existentes.

DISCURSOS MITOLÓGICOS

As grandes companhias(com 500 empregados ou mais), representam menos de 0,5% do total das empresas, mas respondem por 62,3% dos salários pagos no país e 45,6% da mão de obra empregada. E pagam salários superiores a quatro vezes ao das pequenas empresas. A conclusão, bastante óbvia, é que vários candidatos fizeram, mais uma vez, discursos mitológicos, desconhecendo o ponto de vista prático das coisas e esbravejam, como foi feito com a Ford aqui no RS. Mataram um grande negócio e com ele, ainda no ventre, milhares de pequenos e micro empreendimentos.

VANGUARDA DO ATRASO

Hoje, às 18h30m, na Feira do Livro, em Porto Alegre, os participantes do livro A Vanguarda do Atraso, onde me incluo, estarão à disposição para autógrafos e bate-papo.

TÁ NA MESA

A Federasul recebe nesta quarta-feira, 8, no Tá na Mesa, o presidente do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter. Na pauta: Capital Social. Às 12h.

PALESTRAS

A Junior Achievement RS promove, sábado, 11, a 23ª Rodada de Palestras Com o tema ?Trajetória Empresarial de Sucesso? e ?Estratégias de Marketing?, os convidados realizam um bate papo informal com os estudantes, relatando as formas com que obtiveram sucesso em sua carreira profissional. O evento acontece no Teatro do SESC, sábado, das 9h45 às 12h.

CLIMA BRITÂNICO

O clima britânico promete contagiar a noite de amanhã, 7, quando a filial gaúcha da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) realiza a ?First Pub Night?, no Mulligan Irish Pub, a partir das 19h. O objetivo do evento é promover um descontraído networking entre os associados da Britcham: cada um deles poderá apresentar a si e seus negócios. Na noite ainda haverá a apresentação de Ana Davi, da DS Language Consultants, falando sobre cursos no Reino Unido, informações que são fundamentais para quem deseja estudar neste país.

Leia mais

01 nov 2006

A INTERNET ABENÇOADA


INSTRUMENTO DE LIBERDADE

A cada dia que passa é preciso sempre agradecer, e levantar as mãos para o céu, pela fantástica invenção da Internet. Foi a partir da existência deste poderoso, e autêntico instrumento de liberdade, que todas as pessoas deste mundo puderam dispor e acessar tudo o que realmente acontece, com total transparência.

TRANSPARÊNCIA TOTAL

A Internet é hoje, sem dúvida alguma, o instrumento mais forte e decisivo para oportunizar a transparência plena, geral e irrestrita sobre tudo o que acontece. Mais: está deixando claro o quanto a censura dominava, e ainda se impõe dentro de vários meios de comunicação. Hoje, mesmo que alguns periódicos impeçam certas publicações, em algum lugar da Internet aquele assunto e todas as versões estarão lá, caso alguém queira escrever e se manifestar.

A VERDADE

Quando os leitores podem dispor livremente de todos os pontos de vista sobre tudo o que existe, o julgamento das atitudes se torna muito mais fácil e correto. E a verdade encontrada por ele será tão somente o resultado da sua convicção.

MANIPULAÇÃO

Foi a partir da existência da Internet que muita gente se deu conta do quanto vinha sendo manipulada pelos meios de comunicação. Antes, sem dispor de formas comparativas sobre as informações em geral acreditava e confiava nos noticiários que tinha acesso. Hoje, bastante irritado por ter sido vítima de grandes enganações, até continua lendo os mesmos jornais. Mas só para confirmar o quanto muita gente ainda gosta de ser fraudada com noticias mentirosas ou, pior, censuradas. O desligamento de Olavo de Carvalho da Zero Hora diz bem o que acontece no RS. Foi mal. Muito mal.

ABAIXO O PROVINCIANISMO!

Este julgamento sobre tudo o que os jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão entregam para as pessoas, nas suas regiões, está sendo importante. No RS principalmente, ficou evidente que os nossas empresas jornalísticas são de péssima qualidade. Não merecem ter consumidores esclarecidos ou que queiram se esclarecer. Por isto, e pela vontade de saber, é preciso brindar: Viva a internet! Abaixo o provincianismo!

ENTREVISTA

Entrevistei, ontem, a nova governadora do RS, Yeda Crusius, e seu vice, Paulo Feijó, para o meu programa de TV, que vai ao ar na próxima 2ª feira no Canal 20 ? NetSul, às 21hs. Antecipo isto: 1- Paulo Feijó garantiu que, caso o governo venha a veicular publicidade de serviços e produtos, não haverá discriminação ou perseguição, como ocorreu comigo nos governos Olívio e Rigotto. Feijó, bem mais inteligente, entende que as sempre possíveis criticas feitas a governantes, pelos meios de comunicação, não podem ser respondidas com a retirada da publicidade. Até porque governante não é dono de instituições do Estado, que pertencem à sociedade. Parabéns.

PRÊMIO

Anualmente, a Revista Casa & Mercado promove uma pesquisa de opinião junto aos especificadores de arquitetura e do design de interiores, com a finalidade de perceber as marcas que se destacam no conjunto de empresas fabricantes e lojistas do setor. Este ano a Florense foi eleita a Empresa Cidadã 2006, por se destacar em: ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, contribuir com programas de responsabilidade social e possuir produtos ecologicamente corretos. Além disso, a Florense se destacou nos quesitos: cozinhas planejadas, cozinhas profissionais, armários para quartos e escritórios.

ÓPERA

O Novotel Porto Alegre está trazendo à Porto Alegre o espetáculo italiano Una Seria Opera Buffa. A ópera mostra no dia 6 de novembro, às 20 horas, no Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311) algumas das mais conhecidas árias e propõe ao espectador um contexto novo e cativante nas interpretações líricas. O espetáculo já se apresentou em incursões pela Europa, além de eventos particulares como para o ator Robin Willians, intelectuais e o papa João Paulo II, entre outros.

PORTAL

Acaba de entrar no ar o novo portal da Aracruz Celulose (www.aracruz.com.br). Com uma interface mais moderna e informativa, o site foi totalmente reformulado. A mudança buscou proporcionar mais agilidade na busca por informações e tornar mais fácil a navegação. Na prática, os visitantes terão mais facilidade no acesso a informações financeiras, de meio ambiente, ação social e a posicionamentos da Aracruz.

NATAL

O Moinhos Shopping pretende encantar crianças e adultos a partir do dia 7 de novembro, quando toda sua decoração, denominada Pet Christmas, estará instalada no primeiro andar do shopping. A árvore de Natal, de oito metros de altura, começa a ser montada a partir do dia 1º de novembro. Serão utilizadas ao todo 41.720 micro-lâmpadas e 2 mil bolas decorativas, além de centenas de enfeites. O bom velhinho chega no dia 20 de novembro e permanece no shopping até a véspera do Natal.

JORNADA

A SOFTSUL e o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS realizam nos dias 28 de 29 de novembro, a VIII JAT ? Jornada de Atualização Tecnológica, que este ano discutirá o WiMax, padrão aberto de conexão a internet em alta velocidade e sem fio. Durante o evento serão apresentadas discussões de mercado, cenário local e mundial, oportunidades e tendências, aspectos regulatórios, disponibilidade de espectros, infra-estrutura e a abordagem dos padrões que atualmente estão sendo discutidos: Nomádico IEEE 802.16d (ou IEEE 802.16-2004) e o Móvel IEEE 802.16e (ou IEEE 802.16-2005). As palestras são realizadas em dois dias completos, distribuídas ao longo da programação de modo a manter o equilíbrio entre a visão técnico-científica e a visão de negócios. Será realizado no final de cada dia um painel de discussões sobre os pontos desenvolvidos durante o dia. Este painel é composto por pesquisadores e empresários convidados e estimula a participação dos presentes com perguntas e respostas.

Leia mais

31 out 2006

OS GAÚCHOS NÃO QUISERAM OUVIR


ENFIM, UM LIBERAL

A lacuna deixada por Roberto Campos na política brasileira começa, felizmente, a ser preenchida. Paulo Feijó, liberal convicto e declarado, é o primeiro a se atrever e que chega à política como cristão novo. E na sua primeira investida já consegue se eleger como vice-governador do RS, na chapa de Yeda Crusius. Bom começo, diga-se de passagem. Parabéns, Feijó.

POSTURA COERENTE

Por ter presidido entidades supermercadistas, tanto local quanto nacional, e mais recentemente a Federasul, boa parte da sociedade gaúcha já conhecia a postura coerente do hoje vice-governador, Paulo A. Feijó, sobre a necessidade de enfrentar a venda de estatais. A falida situação do RS e a falta absoluta de prestação de serviços adequados pelo Estado, nada mais lógico do que pregar um forte enxugamento do governo. Isto é honesto e exemplar.

FEDERALIZAÇÃO

Paulo Feijó já sabia que a campanha de Yeda enfrentaria dificuldades pela forma com que seus opositores explorariam o tema, embora não tenha falado em privatizar o Banrisul. Afirmou ser favorável à federalização do banco estatal para, assim, diminuir o comprometimento da dívida pública com a União, que é hoje superior a 18% da RCL - Receita Corrente Líquida (algo como R$ 120 MM mensais. A entrega da instituição ao governo federal era uma alternativa possível, como muitos outros estados fizeram.

PROES

Para quem não lembra, na década de 1990, quando foram aportados os recursos do PROES, para sanear e salvar o Banrisul, que à época estava totalmente insolvente, o governo do RS tinha duas opções: 1- passar o controle acionário do banco estatal para a União e com isto comprometer 13% da RCL, como os demais estados fizeram; ou, 2- ficar com o controle do Banrisul comprometendo aí 18% da RCL.

OPÇÃO ADOTADA PELO RS

A opção adotada pelo governo gaúcho, como é sabido, foi a segunda. E ela só se justifica desde que a instituição lucre tanto ou mais do que o desembolso adicional dos 5 pontos percentuais (18% menos 13%). Feijó tentou explicar isto, mas contou sempre com a má vontade de alguns setores da imprensa mais inclinados a apoiar Olívio nas eleições.

LULA NÃO PRIVATIZA

A sociedade gaúcha vive pregando a necessidade de renegociar a sua dívida do Estado, no valor de RS 32 bilhões, com a União. Caso isto venha a ocorrer (coisa nada provável porque envolve a concordância de todos os Estados), alguns ativos precisariam entrar na negociação. Admitamos o seguinte: caso o Banrisul fosse parar nas mãos do governo federal, para quem adora empresas públicas não há do que se queixar. Afinal, o presidente é o Lula, do PT, não? E ele, com toda a certeza, jamais privatizaria o Banrisul, não é mesmo? Afinal, o que ele já fez com o Banco do Estado do Maranhão e com o Banco do Estado do Ceará jamais poderia acontecer com o Banrisul. Ou pode? Nunca. Argumentos não faltam, pois o BB é estatal e nunca precisou ser gaúcho para ter agências no RS. Paulo Feijó está cheio de razão. Parabéns!

PRÊMIO ABIMAQ

Até o dia de 5 de novembro estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Abimaq de Jornalismo.Podem participar reportagens sobre o setor de bens de capital mecânico, suas empresas e eventos, veiculadas até o dia 31/10/2006. O valor total dos prêmios chega a R$52 mil, que será dividido em 4 categorias: reportagens de jornais e revistas, rádio e televisão, internet e revistas especializadas. Informações no site da Abimaq: www.abimaq.org.br

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

A ONG Parceiros Voluntários e três OSCs (Organizações da Sociedade Civil) estão dividindo um estande na Praça da Alfândega prestando informações gerais para o público. Cerca de 50 voluntários se revezarão no local, das 13h às 21h, durante todo o período da feira, que acontece até o dia 12/11. A SAM (Sociedade de Auxílio Mútuo), que ajuda pessoas em situação de risco, como depressão; a SPAAN (Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados), que trabalha no auxílio aos idosos; e a Associação Duas Mãos Quatro Patas, que realiza ações em prol dos animais de rua, são as OSCs que estarão apresentando suas atividades no estande, localizado próximo ao Santander Cultural.

A ERA DO VAGALUME

Cézar Busatto e a jornalista Jandira Feijó se unem neste livro para assumir sua convicção de que a democracia ainda é o melhor caminho para fazer a mudança social com respeito à pluralidade. Isto passa, necessariamente, segundo eles, por um profundo questionamento do papel dos partidos políticos, das organizações não-governamentais, das empresas e, principalmente do Estado, que ao longo dos tempos distanciou-se da sociedade e não conseguiu oferecer respostas efetivas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Lançamento 10 de novembro de 2006 às 19h30min Pavilhão de Autógrafos na Praça da Alfândega52ª Feira do Livro de Porto AlegreEditora da Ulbra.

PRÊMIO

O Prêmio Gestor Público foi criado pelo Sindaf para destacar os projetos desenvolvidos pelos municípios que apresentarem resultados positivos para suas comunidades. O objetivo é incentivar a melhoria da gestão pública, estimulando os gestores municipais em iniciativas inovadoras e criativas e no uso de metodologias de projetos em suas ações governamentais.Todos os municípios do Rio Grande do Sul podem inscrever projetos sem nenhum custo para as prefeituras. De acordo com o regulamento do Prêmio Gestor Público, podem participar até cinco projetos por prefeitura, desde que já implantados e com a possibilidade de avaliar o impacto dos resultados na comunidade beneficiária. A solenidade de entrega do Prêmio Gestor Público 2006, ocorre no próximo dia 7 de novembro, às 19 horas, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado.

Leia mais

30 out 2006

NO RS, FELIZMENTE, YEDA !


FUGINDO DO INFERNO

Mais uma vez, felizmente, o PT foi derrotado no RS. E desta vez para uma mulher. Paulista, ainda por cima. Yeda, junto com Paulo Feijó de vice, foi a prova de fogo, embora arriscada, mas de grande importância, para a gauchada mostrar ao país o quanto o petismo é sinônimo de catástrofe para a maioria dos eleitores do RS.

FUGIR DO DIABO

O PT, no RS, virou diabo. Por isto os eleitores sequer prestam atenção às questões temáticas e programáticas de qualquer partido. Aparecendo uma oportunidade de derrotar o PT a maioria não pestaneja. Vota para fugir do mal, da angústia, da mentira e da decepção. Yeda, a exemplo de Rigotto em 2002, foi a forma correta usada pelos gaúchos para fugir do PT. Fugir do diabo.

UM SIM A DELINQÜÊNCIA

Democraticamente, a maior parte do povo brasileiro (norte e nordeste) entendeu que é melhor para o Brasil ser governado por delinqüentes. Decisão no voto. Forma soberana, portanto, e que não pode ser contestada nem mesmo pelos inúmeros atos de corrupção que possam ser comprovados na Justiça. Principalmente pela afirmação absurda do presidente do TSE: de que a vontade do povo está acima daquilo que as leis definem.

SÓ 40% QUEREM DECÊNCIA

Alckmin preferiu ser o representante da decência. Perdeu. 60% dos eleitores não compraram a sua proposta. Disseram claramente que não dão importância alguma às questões de ordem moral e ética. Os marqueteiros, muito atentos, deverão se aproveitar desta vontade popular e vão propor a seus clientes o lançamento de produtos e serviços para serem adquiridos por vilões. Abre-se assim um novo mercado, mais transparente, da antiga lei de Gerson: o negócio é levar vantagem.

FOLHAS DE PAGAMENTO

Quem faz o produto (PIB) no Brasil, representado pelas atividades produtivas dos setores primário (agricultura e pecuária), secundário (indústria) e terciário (serviços), sabe que precisa destinar 40% (impostos) de tudo que produz para satisfazer àqueles que não fazem o produto (governo). Basta falar e escrever sobre isto para causar muita indignação, mas é a pura verdade.

CRISE À VISTA

O que mais angustia é que a cada dia que passa mais aumenta o contingente de pessoas que não fazem o produto, mas que se apropriam dele. Como mostram os gastos com folhas de pagamento que os governos sustentam. São folhas de funcionários públicos ativos, folhas dos aposentados e inativos (Previdência Social pública e privada), folhas dos recebedores da Bolsa Família, folhas, enfim, do diabo. É rombo para todo o lado. O resultado das eleições está aí para mostrar que aqueles que não fazem o produto vencem. Uma coisa é certa: não há produto para tanta folha governamental. Que só faz aumentar.

SEMINÁRIO

A Abimaq, por meio do IPD-Maq (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), em parceria com a Protec (Sociedade Pró-Inovação Tecnológica), promove o seminário ?Recursos para Inovação na Empresa?, em 31 de outubro, às 15 horas, em São Paulo. Os participantes poderão se informar também sobre as linhas de financiamento à Inovação do BNDES e sobre o edital ?Subvenção Econômica à Inovação?, da Finep. Informações sobre o encontro, que será realizado na sede da Abimaq (Av. Jabaquara, 2925), podem ser obtidas pelo telefone (11) 5582-6314.

UNIVERSO DAS CERVEJAS

A partir do dia 1° de novembro, os fãs da cerveja poderão conferir no Bourbon Shopping Country o Universo das Cervejas Bourbon Country. A mostra envolve 26 expositores e as principais marcas e fabricantes de cervejas do mercado.Montado em um espaço de 800m², no estacionamento coberto do 1º andar do shopping, em Porto Alegre, RS, o Universo das Cervejas também oferece ao público degustação e comercialização de outros produtos como pães, queijos, salames, sucos, refrigerantes e energéticos. Mestres Cervejeiros estarão à disposição para informações e degustações orientadas. Outro atrativo são os preços promocionais ofertados ao longo do evento. O evento ocorre até o dia 15 de novembro e a entrada é franca.

SEMINÁRIO

O Sinduscon/RS realizará nesta terça-feira, 31, em sua sede, a partir das 8h30min, o seminário \"Novas Tendências em Conceituação, Marketing e Vendas no Mercado Imobiliário\" ? Módulo I, sobre Merketing e Mídia Alternativa.

ARTIGO CENSURADO

O artigo abaixo - Voto Consciente -, escrito por Olavo de Carvalho, foi censurado pela direção do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, RS, sob a alegação de que feria o seu código de ética. Olavo diz não ter a menor idéia do que a palavra ética possa significar nesse contexto, se não a obrigação de ocultar fatos que indiquem a verdadeira gravidade da situação brasileira. Esses fatos têm estado ausentes das páginas noticiosas do jornal gaúcho há muitos anos, não havendo portanto razão para que não sejam retirados também da minha coluna. A explicação suplementar fornecida pelo editor da página, Nílson Souza, explicava menos ainda. O motivo para suprimir o artigo, disse ele, era que as informações que o compunham vinham de um blog sem credibilidade suficiente. A premissa do argumento é que o jornal que oculta notícias não só adquire credibilidade por isso, mas a adquire em quantidade bastante para julgar a dos que as publicam. Ademais, mencionei esse blog a esmo, já que fontes suplementares existem em abundância e eu mesmo já as citei tanto que cheguei a ser chamado de obsessivo por isso. Mas, se os diretores de Zero Hora se fazem de bobos, é por uma razão muito séria: eles são realmente bobos. Infelizmente, acabarão entendendo isso demasiado tarde, quando perceberem o que Lula quer dizer com \"democratização dos meios de comunicação\". Eis o artigo: Maurício Hernandez Norambuena, o agente do MIR chileno que liderou o seqüestro de Washington Olivetto, tem como advogado Iberê Bandeira de Mello, que foi defensor de Lula e hoje é o de Silvio Pereira (PT) e Klinger Luiz de Oliveira Sousa (PT). Enquanto Norambuena ia para cadeia e a elite petista fazia tudo para tirá-lo de lá, Lula e seu guru ortográfico Luiz Dulci se reuniam com representantes do MIR no XXII Encontro do Foro de São Paulo, em julho de 2005, na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, para planejar estratégias comuns entre a quadrilha chilena, o PT e outras organizações esquerdistas, entre as quais MST, MSLT, FARC, MIR, CUT, PCB, PC do B, ELN, Partido Comunista Chileno, MAS e Partido Comunista Cubano. Norambuena ficou preso em Presidente Bernardes com a cúpula do PCC, cujo líder máximo, Marcos William Herbas Camacho, é irmão de Gabriel Herbas Camacho, deputado federal do MAS (Movimiento al Socialismo), partido de Evo Morales e participante ativo do Foro de São Paulo. Com dez por cento dessas boas relações, Lula e sua gangue já deveriam ter sido expelidos da política decente há um bom tempo. A história está bem documentada nas atas do Foro de São Paulo e no próprio site da Fundação Perseu Abramo. Pode-se acrescentar a isso um detalhe especialmente encantador: a Polícia Civil de Santo André informa que Jilmar Tatto, Arselino Tatto e Enio Tatto, todos do PT-SP, são ligados à facção criminosa paulista PCC. Jilmar Tatto foi secretário de Transportes da gestão Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo.Como nada disso foi abordado nos debates eleitorais, o povo brasileiro vai hoje às urnas seguro de que está praticando o tal do \"voto consciente\". A ONG Rede 13, de Santa Catarina, foi fundada em abril de 2003, coletou vinte milhões do governo, deu-os à filha de Lula e, cumprida essa sua nobre finalidade, fechou em agosto do mesmo ano. A operação foi coordenada pelo churrasqueiro presidencial Jorge Lorenzetti (v. http://news.tce.sc.gov.br/aplic/clipping.nsf/$defaultview/6CDFE26CA1BF526683257209003BBA7B?OpenDocument). A semi-estatal Brasil-Telecom já possui o software \"Narus Insight Discover Suite\", que tem capacidade para ler nossos e-mails, vasculhar nossas contas bancárias e ouvir nossas conversas no Skype. Quer dizer: adeus, privacidade. Para a dinastia Lula, porém, isso pode ser uma boa notícia. Era essa a empresa que, segundo a Veja, o bem-aventurado Fábio Lulinha estava tentando comprar, só não o fazendo graças a entraves legais. Mas estes são, é claro, removíveis. Se tudo der certo, o futuro selo do Brasil ostentará a orelha do Lulinha, aquele que tudo ouve. Uma estudante, Mirian Macedo, enviou a Louise Caroline, vice-presidente da UNE, uma carta contra o programa abortista do PT. Recebeu a seguinte resposta, que transcrevo na ortografia originária: \"pois vai perder tudo, querida... até seus livros e a limpeza nojenta dos seus filhinhos. toma cuidado... nossa aliança com o Chávez e o Fidel vai chegar qualquer dia desses na sua casa feliz. e vai ser uma delícia.\" Louise Caroline, cujo nível de instrução é mais ou menos o da mãe do Lula ao nascer, compensa esse handicap com sobra de truculência.. É a universitária ideal criada pela educação petista. Não quero me \"alvorar\" (falando presidencialmente) em profeta, mas acho que Louise, Lulinha e Lurian são o futuro deste país. Ou melhor: dêfte paíf. Em tempo: O MIR chileno é um dos signatários do manifesto emitido pelo \"Congresso Bolivariano de los Pueblos\", no dia 3 de outubro, em favor da candidatura Lula. A gratidão é a mãe de todas as virtudes.

Leia mais

27 out 2006

SÓ OS INTERNAUTAS VOTAM EM ALCKMIN


INSUFICIENTE

O artigo de hoje encerra este período em que a maioria dos assuntos se voltou muito mais para chamar a atenção, no meu ponto de vista, de quem foi quem nestas eleições. O que ficou muito claro, durante toda a campanha eleitoral, é que 99% dos meus leitores afirmam que vão votar em Alckmin. Embora insuficiente para elegê-lo é uma prova clara de que basta ter discernimento para não votar em Lula.

YEDA CORRE RISCO

O fantástico esforço promovido por este público incansável, inteligente e preocupado, traduzido pelas incontáveis mensagens que recebo a todo instante, pela Internet, não conseguirá eleger Alckmin. E já não tenho certeza de que ainda será suficiente para eleger Yeda, no RS.

CAIR FORA?

Quem não está satisfeito com a situação que caia fora daqui, que se mude do Brasil, dirão alguns vitoriosos. Eles até têm razão. Só que a coisa não é tão simples assim. Nenhum país oferece facilidades migratórias suficientes para receber tanta gente contrariada e convencida do ambiente infernal que está sendo criado por aqui.

FERRADOS

Para quem quer e precisa viver no Brasil, mas não suportará a idéia de ter mais um governo petista destruidor, como é o caso do RS, ainda tem uma saída: basta se mudar para um outro Estado menos complicado por ora. Ganharia, ao menos, uma sobrevida. Mas precisa saber que isto não basta, pois as despesas da Previdência vão destruir o Brasil, junto com a ideologia neocomunista do Foro de São Paulo, em implantação.

RAZÃO

Dizem algumas línguas que o tempo é o senhor da razão. No Brasil isto não é uma verdade. Não se aplica aqui, infelizmente. Pelo menos para a razão que nós, eu e os leitores do Ponto Critico, portamos. A nossa lógica e nosso raciocínio estão ao lado das privatizações, onde 70% dos eleitores rejeitam, como informou ontem o jornal Valor Econômico.

SOMOS ALIENÍGENAS

Como democratas que somos resta a aceitação de que nós, internautas, somos alienígenas. Somos seres estranhos e incapazes de entender o que a maioria dos brasileiros quer e exige. Ou vamos nos reciclar para engrossar o coro dos estúpidos, ou vamos continuar falando e escrevendo para jamais sermos ouvidos. A escolha é nossa.

PRESENTE INTELIGENTE

O Instituto Liberdade do RS (IL/RS) já está apostando nas vendas de Natal. A entidade lançou esta semana a campanha?Quem conhece as idéias pode prever o futuro? na sua livraria virtual (www.il-rs.org.br), que dá descontos especiais em mais de trinta livros internacionais ainda inéditos no Brasil. As obras mais vendidas são do filósofo alemão Wilhelm Von Humdoldt.

FEIRA DO LIVRO

Começa hoje a 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, com o slogan "Você também é feito de histórias". Como sempre, a Praça da Alfândega será tomada por barracas lotadas de novidades. A Feira vai até 12 de novembro.

REDE BOURBON

No dia 28 de outubro, o Bourbon Shopping Assis Brasil e o Bourbon Shopping Ipiranga abraçam a causa do projeto Estenda Sua Mão, organizado pela instituição católica internacional Regnum Christi. A ação pretende arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados para creches. O evento terá também o engajamento de estudantes de escolas particulares da capital, que participarão como voluntários da ação. Cada shopping conta com dois postos de coleta identificados por banners. As doações podem ser feitas das 10h às 20h.

ROTA METRÓPOLE

Com o objetivo de estimular o turismo de lazer aos finais de semana na capital gaúcha, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POAC&VB), juntamente com o Escritório Municipal de Turismo e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), promove o programa Rota Metrópole. A iniciativa proporciona uma série de descontos e vantagens para o turista aproveitar as opções de compras, cultura e lazer da cidade.

Leia mais

26 out 2006

CHEGA DE DIAGNÓSTICOS


ESTUDOS CONCLUÍDOS

A economia brasileira, ao longo dos últimos vinte anos, foi alvo dos mais variados levantamentos, estudos e diagnósticos. Todos eles com o objetivo de identificação das reais causas das nossas doenças econômicas, que mostram, claramente, uma crônica falta de crescimento do nosso PIB nos níveis que seriam desejados e necessários para uma auto-sustentação.

RELAÇÃO CAUSA E EFEITO

O tempo destinado para se chegar ao diagnóstico foi longo demais. Por certo por não interessar o enfrentamento das questões que pudessem alcançar melhores resultados. A mistura, sempre muito complicada e explosiva, de excesso de ideologia e assistencialismo com baixíssimo conhecimento técnico, mais dificultaram a necessária compreensão e o entendimento da importante relação causa e efeito.

CORTE DE DESPESAS

Hoje, apesar do precioso tempo perdido, quase todos os consultados já chegaram à mesma conclusão: só um corte drástico nas despesas pode soltar as amarras que impedem o nosso crescimento.

INCONSTITUCIONAL

Há, porém, uma má noticia para todos nós: a redução das despesas que poderiam produzir efeitos corretos, absolutos e necessários nas contas públicas, não vai ocorrer. Tudo que possa melhorar, minimamente, a nossa situação é Inconstitucional. Está tudo bem amarrado para que o mal não seja destruído.

ROMBO MAIOR

Não se trata aqui de um pensamento negativo ou má vontade de minha parte. Pela Constituição Maluca, de 1988, está impedido e proibido, aqui no Brasil, tomar qualquer decisão que possa reduzir as despesas com a Previdência Social, tanto pública quanto privada. Como aí está o rombo maior e espetacular, qualquer outra atitude, embora séria, é insignificante diante do enorme rombo produzido pelas contas da previdência.

JUROS E IMPOSTOS

Juros mais altos do que aqueles praticados em outros países são meras conseqüências e não causas. Pela necessidade de recursos que o governo precisa tomar todos os dias para cobrir o déficit brutal que a Constituição obriga, os juros são importantes. E a carga tributária indecente também é outra conseqüência. É justificada para poder pagar o que é possível dentro das exigências legais impostas e aprovadas no Legislativo.

MAIS IMPOSTOS

Mesmo que já tenhamos chegado ao diagnostico incontestável, o lado ideológico, assistencialista, populista e socialista complica mais. Os representantes do atraso empurram com a barriga qualquer tipo de medida que possa tornar o futuro do país mais promissor. E para satisfazer suas malucas idéias, o grupo exige sempre mais impostos para as múltiplas despesas. O nosso futuro é uma escuridão total.

CULPA

Não culpe, pois, o diagnóstico. Ele está correto e perfeito. Culpe as leis e a falta de vontade dos governantes em mudá-las. Culpe os políticos por não quererem enfrentar os problemas. Culpe, enfim, os que votam nos estúpidos que não vão solucionar coisa alguma.

CREDIMICRO

Os artesãos do RS contarão com recursos financeiros do Credimicro para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos e ampliação de instalações físicas. Os financiamentos, com juros fixos e taxas de 1,75% ao mês, estarão disponíveis a partir de hoje, 26 na CaixaRs. O Credimicro financiará os projetos em até 100%. O investimento para capital de giro poderá ter valor mínimo de R$ 200,00 e, máximo, de R$ 2 mil. Para os investimentos fixos ou mistos, o valor mínimo é de R$ 200,00 e, máximo, de R$ 5 mil. O crédito é evolutivo, com limites progressivos: na primeira operação há um teto de R$ 1,5 mil, na segunda R$ 3 mil, e, a partir da terceira, pode-se chegar a R$ 5 mil.

TRI

A Aracruz Celulose foi a vencedora em três categorias do prêmio Destaques do Setor 2006, promovido anualmente pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). A companhia ficou em primeiro lugar nas categorias Fabricante de Celulose de Mercado, Manejo Florestal Sustentável e Preservação do Meio Ambiente. O prêmio, aberto a todas as empresas produtoras e fornecedoras do setor de celulose e papel, teve este ano 19 companhias vencedoras, que concorreram em 21 categorias.

SEMINÁRIO

O Sinduscon/RS realiza no dia 31 de outubro, em sua sede, o seminário \"Novas Tendências em Conceituação, Marketing e Vendas no Mercado Imobiliário\" ? Módulo I, que tratará do tema \"Marketing e Mídia Alternativa\". O evento tem por objetivo apresentar projetos, cases, novas ferramentas, tendências, metodologias para conceituação de produtos imobiliários e técnicas de marketing e vendas. É destinado a empresários do setor, arquitetos, imobiliárias, corretores, agências de publicidade, veículos de mídia e estudantes. Informações adicionais: fone (51) 3021.3440.

CONVÊNIO

Um convênio assinado ontem, 25, entre a Secretaria da Justiça e da Segurança (SJS) do RS e a CDL de Porto Alegre, centralizadora das informações do SPC do Estado, permitirá uma redução nas fraudes no comércio de bens e serviços, com o uso de documentos falsos, perdidos ou extraviados. Estas informações estarão disponíveis na Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic), ampliando a proteção do consumidor gaúcho para todo o país.

Leia mais