Artigos

15 ago 2005

NEM RENÚNCIA, NEM IMPEACHMENT


O ESPELHO

Sem o improviso, Lula deixa de ser aquele ser raivoso. Lendo discursos torna-se artificial e nada convincente. Prefiro o Lula enlouquecido, o real. É mais autêntico e revela a sua personalidade de mal preparado para o Poder. Se não consegue administrar um galinheiro com o que aprendeu, ao menos não surpreende com o que faz. Lula é tão incapaz que virou um bobo de seus amigos íntimos, que fazem gato e sapato com ele. Algumas coisas ele até sabe, mas outras, nunca fica sabendo. A prova é que fizeram de tudo em matéria de desonestidade e jamais deram bola para ele. Convenhamos, em matéria de presidências estamos muito mal. O presidente e o vice da República são fantoches. O presidente da Câmara é um tonto. E o presidente do Senado é um oportunista. O nosso forte não está em eleger representantes. Ou, quem sabe, elegemos o que somos. Idiotas.

O DIA DO FICO?

Confesso que fiquei frustrado na última 6ª feira. Esperava que Lula, depois de tanto tempo em silêncio sobre a roubalheira praticada por seus amigos, fosse tomar uma atitude de acordo com seus discursos inflamados, ou seja, renunciar à presidência. Me enganei redondamente. Decididamente, Lula não é um homem corajoso. Para quem é honesto, ou se diz honesto, além de pedir desculpas, precisa mais. Muito mais. E no caso de Lula, a única coisa correta e honesta que precisa fazer é sair já. Não pode esperar pelo impeachment. E precisa exigir a devolução imediata do dinheiro que foi tomado dos contribuintes. Não foi o que aconteceu. Estou frustrado. Será o Dia do Fico?

VIVA A IMPUNIDADE

Desde o primeiro momento entendia que, no Brasil, o impeachment de um presidente só é aprovado pelos parlamentares, caso o movimento das ruas exijam esta providência. Enquanto isto não acontece cabe à imprensa motivar a sociedade para que se manifeste e dê o aval necessário para a aprovação. O Brasil é um país em que a lei não tem valor algum. Se o presidente comete um crime sério, mas o povo prefere mantê-lo no poder, a lei deixa de ser cumprida. Viva a impunidade.

A MAIOR DE TODAS

Mesmo considerando que as últimas denúncias contra Lula e o PT foram muito graves e comprometedoras, considero que a maior de todas, até o presente momento, é o que disse o petista Hélio Bicudo à revista Veja desta semana. Fundador do partido, homem respeitado pelas suas atitudes sempre muito discretas, Bicudo não é fofoqueiro. Nem tampouco um oportunista. Isto faz com que as suas declarações tenham peso maior. Muito mais importante do que quaisquer outras concedidas por aqueles que, uma vez atingidos, se sentiram traídos e, portanto, cheios de incontinência verbal.

GATO E SAPATO

O jurista disse gato e sapato de Lula. Principalmente quando revela que Lula é mestre em esconder sujeira em baixo do tapete. E que sempre agiu desta forma. Ora, isto vindo de Bicudo é o suficiente para que não paire mais qualquer dúvida sobre a pouca honestidade de Lula. Além de saber de tudo, desde o início, é também o líder da trama toda. Vejam: não sou eu quem está opinando. É declaração serena de Hélio Bicudo, um petista incontestável e machucado. Aliás, segundo Bicudo, ele e Lula foram os primeiros a protocolar o pedido de impeachment de Collor.

SOCOS E PONTAPÉS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não é pessoa indicada para fazer diagnóstico da crise política brasileira. Mas, já que fez, na sua rápida passagem por Brasília na semana passada, merece comentário. O ditador disse que Lula está sofrendo um ataque de direita. Pelo visto, Chávez confundiu a alegada ignorância de Lula sobre roubalheira praticada por seus amigos mais íntimos, com uma luta de boxe. Se equivoca quando diz que Lula foi derrubado por um golpe de direita. Na real, Lula está sendo derrubado dia após dia, com socos e pontapés de, ou da, esquerda. Esquerda comunista. De seu partido. Entendeu?

Leia mais

12 ago 2005

O 11 DE AGOSTO


DATA MARCANTE

Cada país tem uma data marcante e que fica para sempre registrada na história. Sendo uma tragédia, o 11 de setembro, por exemplo, é um dia marcante nos EUA. O Brasil petista, por sua vez, tem agora o 11 de agosto como a data que identifica a sua destruição, a sua catástrofe. Lamento que a data não se restrinja somente ao funeral do Partido dos Trabalhadores. Ela será também aquela que lembrará para sempre o dia em que o PT se definiu como partido da mentira, da falcatrua, da corrupção e do roubo. Roubo do dinheiro público e do precioso tempo do país que não anda.

DUDA BOTOU, DUDA TIROU

A impressão que o PT sempre deu ao país é que havia sido paciente para chegar ao poder. Ao chegar à presidência, de forma surpreendente, tratou de ser impaciente para deixar o governo. Ou não contava com o espetacular Roberto Jefferson, que desencadeou todo o escândalo que está levando o PT definitivamente ao caixão. E com a ajuda incontestável do seu marqueteiro Duda Mendonça. Aliás, Duda, com seu talento publicitário, foi importantíssimo para levar Lula à presidência. Festejaram com Romanée-Conti. Agora, Duda está sendo decisivo para tirá-lo de lá. Pelo menos de fato, pois, de direito, é uma questão de tempo. Com qual vinho?

EXTREMA-UNÇÃO

A carta enviada por Lula à CNBB, cujo conteúdo ainda não foi divulgado, já se presume o que foi pedido de Extrema-Unção ao moribundo PT. Com falência múltipla de órgãos, doença originada por questões de ordem ideológica, comportamental, moral, ética, contábil, fiscal, financeira, administrativa, caráter, etc..., o PT e seus filiados mais fervorosos estão em coma irreversível.

SOBREVIDA

Tentando ganhar alguma sobrevida, o Partido dos Trabalhadores usou e abusou de remédios venenosos, que mais complicaram a sua vida, como Caixa 2, lavagem de dinheiro, superfaturamento de campanhas publicitárias e outros mais. Um dos sintomas que a descoberta destas doenças sempre revela é o choro de seus praticantes para tentar iludir a sociedade. Pelo alto grau de comprometimento e das mentiras múltiplas, não funcionou.

APESAR DAS PROVAS

Muitos leitores do PONTOCRITICO.COM, indignados com as minhas constantes e muito antigas críticas ao PT, chegaram a pedir cancelamento da assinatura da e-opinion. Uma forma de entender que, não lendo as críticas, sempre muito fundamentadas, tudo deixaria simplesmente de existir. E que assim as coisas ficariam melhores. Este sentimento, que não posso deplorar pela minha vinculação irrestrita para com a liberdade, evidencia que os apaixonados não crêem na traição de seus íntimos. Sempre crêem que as denúncias é que são irresponsáveis, apesar das provas apresentadas.

HONESTIDADE? ONDE?

Alguém que vive se proclamando como o mais honesto do país, como é o caso do presidente Lula, deveria agir como tal. Com honestidade. Como os mentirosos nunca poderão ser honestos, vamos precisar conviver até que haja uma desmascaração total. Vejam, por exemplo, o que Lula e seus comparsas fizeram com o ex-ministro Eduardo Jorge. Com grossas mentiras, enxovalharam brutalmente a vida do homem e jogaram-no na sarjeta. Sem a menor consideração. A imprensa, na época, muito envolvida ideologicamente com o PT, também não fez questão de investigar a vida de Jorge, o que até poderia ajudar a levantá-lo da imundície, lugar em que foi colocado pelas mentiras hediondas dos bandidos. Embora, posteriormente, a justiça tenha sido feita, a imprensa nunca promoveu a repercussão devida no mesmo tom em que espalhou a brutal mentira. E Lula e seus comparsas, que sabiam que Jorge era inocente, ficaram calados. Nunca procuraram reparar o crime que cometeram. Honestidade? Onde?

Leia mais

11 ago 2005

INCENDIÁRIOS E IRRESPONSÁVEIS


SÓ O CAOS INTERESSA

A atitude dos senadores, ao aprovar o aumento do salário mínimo para R$ 384,00 merece muitas classificações. Todas da pior espécie. Incendiários. Não podem ignorar que o rombo nas contas públicas seria extraordinária. Como a economia não agüentaria o golpe, o caos seria inevitável. E sabem, também, que o presidente Lula não fará outra coisa senão vetar o aumento para estes níveis. Sobra o quê, então, nesta coisa toda?

FRUSTRAÇÃO

Sobra um grau de frustração imensa na cabeça de um povo mal esclarecido. Um povo que só acredita e louva quem mais eleva o salário mínimo. Um povo que, por falta de educação, não tem alcance mental para entender que qualquer aumento desta ordem prejudicaria mais ainda a situação de quem recebe só o mínimo. Ou seja, para enfraquecer o presidente, os senadores usaram a ignorância do povo. E deitaram e rolaram em cima dela conscientemente. Mau caratismo.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Creio que ando me comunicando mal quando proponho a privatização das empresas públicas. O brasileiro, principalmente o gaúcho, mal esclarecido, morre de paixão por empresas estatais. Assim, aquele que propõe a venda de uma ou todas as estatais para a iniciativa privada, ganha imediatamente uma antipatia profunda por parte dos delirantes fracos de pensamento. Para tentar convencer estes apaixonados estou substituindo o termo ?privatizar-, por reintegração de posse. É preciso, antes de tudo, que as estatais retornem às mãos do poder público. O que está correndo hoje é que todas as empresas públicas estão nas mãos de seus funcionários e do partido do governo.

COLHEITA DE FRACASSOS

O péssimo comportamento que vem sendo apresentado pela industria do RS, que está na rabeira do Brasil, tem alguma coisa a ver com a estiagem, certamente. Mas não é algo tão relevante assim o tal efeito climático, que até poderia ter sido evitado. O problema maior está mesmo no exagerada carga tributária que o governo do RS impõe às empresas. Não é à toa que o grande estrago produzido pelo governo de Olívio Dutra está sendo colhido agora. A plantação de forte desestímulo, que os petistas impuseram absurdamente, se mostra na colheita farta das catástrofes industriais do RS. E o governo atual, incrivelmente, aumentou mais ainda o nível de colheita de fracassos quando aumentou os tributos. Buscando salvar somente as contas do Estado está liquidando com tudo.

ÓDIO E RAIVA

O presidente Lula, pelo que está sendo observado, está sem condições para governar. Pelo forte envolvimento de seu partido nas falcatruas políticas, se decidiu por usar o máximo do seu tempo para viajar a todos os cantos do Brasil. O pretexto utilizado para tanto tem sido a inauguração de obras. Mas, o seu grande interesse mesmo tem sido de fazer discursos que ainda possam salvá-lo deste mar de lama. O curioso é que os instrumentos que Lula vem utilizando já ficaram claros: em todos os eventos, de forma repetitiva, as palavras são sempre cheias de muito ódio e raiva.

DESAFORADO

O estranho é que tais sentimentos são destilados brutalmente contra o povo que nada tem a ver com desonestidade de seus amigos mais íntimos. Na primeira vez todos relevaram pelo compreensível estado de ânimo do presidente. Agora as platéias estão ficando aborrecidas por tanto desaforo. Este negócio de só levar nas malas e nos bolsos o máximo de pedras possíveis para atirar no povo está ficando muito ruim. E fica pior quando Lula desfila o seu conhecimento a respeito dos governos anteriores, enquanto nada sabe do que se passa no seu governo e com sua equipe petista.

Leia mais

10 ago 2005

O MELHOR DEPOIMENTO DE M. VALÉRIO


MAIS À VONTADE

Considero o depoimento de Marcos Valério, ontem, na CPI do Mensalão, o melhor de todos que ele fez até agora. Solto, bem mais à vontade e decidido nas suas revelações, não deu impressão de ter mentido em nenhum momento. O tempo, as notícias, os fatos e as circunstâncias parecem ter mudado o comportamento de M. Valério, a ponto de deixar muitos parlamentares na situação de mal preparados para o inquérito. Aliás, alguns deles fizeram muita questão de mostrar o tamanho das suas mediocridades. Mas, voltando ao depoente, nada o isenta do seu envolvimento e das faltas graves que cometeu. Foi, entretanto, esclarecedor para que decisões decentes possam ser tomadas daqui para frente.

MAIS ABRANGENTES

Estas recentes revelações de Marcos Valério implicam, certamente, na necessidade de que as decisões políticas sejam bem mais abrangentes. Depois, e se, confirmados os pagamentos de importâncias ?não contabilizadas?, ou ?por fora?, aos partidos políticos e seus filiados, o dever que a sociedade exige é promover a expulsão de todos os envolvidos. Não importa qual partido, qual político e em qual eleição a falcatrua e a ilegalidade aconteceu. Todos, de novo, todos devem pagar pelo erro de usarem o sistema ilegal do ?Caixa 2?.

SOCIEDADE SATISFEITA

Se o político foi eleito e exerce mandato atualmente, que seja cassado imediatamente. E se foi candidato, mas foi derrotado nas urnas, também deveria ser atingido pela lei e ficar impedido de voltar a se candidatar nos próximos oito anos. Isto seria uma punição exemplar. Mais: um princípio ético que deveria vingar para que a sociedade permanecesse bem representada e ficasse satisfeita.

DEFEITOS CONGÊNITOS

Hoje já está mais do que evidente para todos os brasileiros, que precisamos mudar muitas das leis que constam na nossa Carta Magna. De tão ruins e impeditivas para o nosso desenvolvimento, só provam que foram aprovadas por verdadeiros irresponsáveis. Foi mesmo um delírio estúpido, que já custou e vai continuar custando muito caro para o país.

VAMOS CAPITULAR

Agora, como ninguém mais agüenta as tamanhas idiotices, já se anuncia uma possível Assembléia Constituinte para 2006. Tudo para tentar corrigir os enormes defeitos de nascença da Carta de 1988. O problema, de novo, é que não há candidatos disponíveis com um mínimo de capacidade para mudanças inteligentes. Como tudo é uma questão de DNA, mais uma vez vamos capitular.

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

O PT tem todo o direito de exigir que todos os envolvidos na prática das falcatruas em que está envolvido de maneira mais profunda sejam punidos. Concordo. Ainda assim, é preciso entender, sem qualquer tipo de emoção, que nada isenta ou ameniza os crimes cometidos pelo Partido dos Trabalhadores e seus filiados. Não é o fato de terem se transformado, partido e pessoas, em iguais aos demais naquilo que praticam. Mas, e aí o mais grave, por terem usado, ipsis literis, o que consta no livro de George Orwell - A Revolução dos Bichos - : quiseram ser mais iguais do que os outros. Pena dobrada.

Leia mais

09 ago 2005

BRINCANDO COM COISA SÉRIA


IRRESPONSABILIDADE

A Petrobrás está brincando com o petróleo. Há muito tempo. Desde o momento em que o barril chegou a U$ 40, o governo vem dizendo que se continuar subindo o preço do barril no mercado internacional, não há como segurar os preços no mercado interno. Depois disto o petróleo só subiu mais. Mas, até agora, nada. Estamos brincando com coisa séria o que nenhum país do mundo ousou fazer. Mesmo assim, ontem, depois de quase atingir U$ 64 /barril, a diretoria da Petrobrás voltou a dizer a mesma coisa: se continuar assim não há como não reajustar o preço no Brasil. Daqui a pouco o preço chega a U$ 100/b e vamos continuar ouvindo besteiras. É muita irresponsabilidade. Assim, gente, não há como existir refinarias no país.

COMPREENSÃO

Eu sei que é muito complicado ficar defendendo aumento de preços. Principalmente se for dos combustíveis. Ninguém, é óbvio, se dispõe a aceitar a necessidade de um aumento dos preços da gasolina e do diesel. Mas, se os leitores tiverem um pouco de compreensão vão precisar entender que a Petrobrás não tem sido responsável nas suas decisões ao evitar reajustes. Não acompanhar os preços do mercado internacional de uma commodity é desestimular investimentos. Estas resistências promoveram o atraso brutal na nossa auto-suficiência em infra-estrutura, como energia, combustíveis, telefonia, estradas, etc... Sem capacidade de competição não há crescimento. No caso do petróleo só a Petrobrás está no mercado de refino, pois as demais estão paralisadas por falta de produto a preço competitivo.

FALTA JUÍZO

Tomara que o povo brasileiro tenha tomado juízo e nunca mais vote nos petistas. Já chega de tantos arrependimentos daqueles que foram muito mais levados pela emoção e pela evangelização. Chamo a atenção, portanto, daqueles que ainda crêem numa vitória do PT nas próximas eleições para o seguinte: O PT, com Lula no governo, já mostrou que está repleto de falcatruas e desvios de dinheiro público. Mas, mesmo dentro deste mar de lama, mostra alguma aprovação por manter uma política macroeconômica digna de bons reflexos no mercado nacional e internacional.

MESMO NO ABSURDO

O PT, como os demais partidos, também tem várias alas. Caso o PT rebelde, por alguma razão absurda, mas sempre possível, consiga se eleger, os rombos nos cofres públicos seriam bem maiores. Mesmo que não houvesse tantos desvios por falcatruas. O problema é que eles passariam a gastar desmedida e irresponsavelmente os recursos da União provocando mais rombos e menos esperança na economia do país. Caso só o PT existisse, embora com suas várias alas, sem sombra de dúvidas votaria no Lula. O rombo registrado pela corrupção é sempre infinitamente menor do que o rombo promovido pelos xiitas. Acreditem nisto, pelo amor de Deus.

SÓ A EDUCAÇÃO É VÁLIDA

Ajudar pessoas é dar educação a elas. Isto as faz iguais às demais por oportunidades. Fazer assistencialismo é criar cada vez mais dependência. Isto venho dizendo há muito tempo e de forma insistente. Para minha felicidade, ao ler as páginas amarelas da Veja desta semana, vejo o quanto estou certo nas minhas convicções. Sugiro, portanto, a leitura da entrevista com James Shikwati. E proponho que aqueles repetidos prêmios, que várias instituições brasileiras adoram conceder a pessoas públicas, sejam reservados neste ano para James Shikwati. E que se crie o Prêmio Nobel de Inteligência, para ser entregue, com festa, ao Sr. James. Seria antes de tudo, muito merecido. Ah, ele é queniano e detesta doações à África.

SÓ NA ESPERANÇA

Com toda a seriedade e toda a convicção confesso que não faço e não pretendo fazer qualquer doação ao Projeto - Criança Esperança -. Trata-se, no meu entender, de um negócio fantástico para a Rede Globo, que faz um grande espetáculo mas não põe um tostão na ação. Aliás, nem a Globo, nem as empresas de telefonia, e nem o governo abdicam de seus ganhos com as ligações telefônicas feitas pelos doadores. Não são solidários. Portanto, não tem qualquer preocupação com as crianças. Por que eu teria que pagar a conta do espetáculo? Prefiro fazer outro tipo de filantropia. Sem a ajuda, ou melhor, sem o custo Globo e seus comparsas.

Leia mais

08 ago 2005

A LEGÍTIMA BOMBA ATÔMICA


MENTIRAS E OMISSÕES

As revelações do senador e ex-presidente Jose Sarney, de que há vinte anos atrás o Brasil estava prestes a construir a sua Bomba Atômica, mostra o quanto a sociedade deixa de saber o que acontece. Uns mentem. Outros omitem. Talvez seja por isso que quando as autoridades negam veementemente qualquer coisa é porque algo de verdade existe. A sociedade já entendeu que é assim mesmo. O fato de Lula negar muitas revelações conhecidas de seu governo esclarece este estado de coisas.

BOMBA PT!

A nossa Bomba Atômica, ou Bomba PT, não foi fabricada com o urânio ou o plutônio, elementos que promovem explosão devastadora. Foi construída com outros elementos. Elementos humanos perigosos, com forte deformação ideológica, moral e ética, de grande poder de devastação. O pior é que a Bomba PT, de efeito não tão retardado, acabou mesmo explodindo no quintal de todos os brasileiros. As ondas sonoras do estrondo do mega-artefato ainda estão sendo propagadas, o que provoca um retumbar sem fim nos nossos ouvidos. Já a sua forte devastação está sendo mostrada ao longo das operações de rescaldo, através das CPMIs.

OPORTUNIDADE

É certo que levará tempo para uma recuperação. Mas, mesmo assim, a sociedade não deveria estar triste com as atuais revelações dos múltiplos atos de corrupção e falcatruas. O que não significa que deveria estar feliz, pelo fato de estar tomando conhecimento, só agora, de tanta roubalheira. Creio, entretanto, que este sentimento de indignação, que nada tem de novo, mostrava que em algum momento as coisas viriam à tona. E chegou. O que precisamos, finalmente, é festejar esta possibilidade de começarmos a controlar melhor as nossas instituições para evitar tantos descalabros.

DEPENDE DA TOLERÂNCIA

Não pensem que vamos conseguir blindar tudo, e que daqui para frente teremos governantes muito mais éticos e decentes. Nada disso. A safadeza não se desfaz por meros arranjos administrativos. Ela só pode ficar mais inibida, dependendo, naturalmente, das ações a serem implementadas. E do tamanho da punição a ser imputada aos bandidos flagrados. E para chegar a tanto, não será com atitudes emotivas e protecionistas. Coisa que, infelizmente, tem feito parte do comportamento do brasileiro, sempre muito tolerante com os crimes.

AGENDA MÁXIMA

Se a exigência de uma agenda mínima para o governo, como havia sido divulgada, já era muito, imaginem a que foi apresentada pela CNI ao presidente Lula. Ela é muito ousada e de pouca possibilidade de ocorrência. Se conseguirmos 10% do que foi pedido, além de ficarmos insatisfeitos, vamos permanecer muito vulneráveis. Se, ao menos a meta de aumentar o superávit primário for conquistada, ou perseguida, a economia tem salvação. Fico só com este pedido.

GREGÓRIO, JAMAIS TENÓRIO

Cometi um lapso lamentável quando, na e-opinion da última 6ª feira, troquei o nome de Gregório por Tenório. Imperdoável. Por todos os aspectos. Mas, principalmente, por ter conferido uma amizade de Tenório por Getúlio que suponho nunca ter existido. Poderia tentar me escudar no fato de que é normal pensar numa pessoa e escrever o nome de outra, por puro engano. Mas nunca iria me justificar assim. Não há como querer o perdão, pois o erro exige reparação nunca perdão. Peço, pois, que só desconsiderem a amizade aludida. Grato pelas inúmeras manifestações de correção.

Leia mais