Artigos

22 jul 2005

CONSCIÊNCIA SUFOCADA


OS BONS LADRÕES

Para encerrar esta semana turbulenta, a qual deixou a sociedade brasileira e internacional pasma de tanta lama descoberta e a descobrir, se conclui: nem tudo o que se ouve e se lê, a respeito dos petistas trapalhões que depuseram na CPMI, é mentira. Mas é muito comprometedor. A tentativa dos integrantes do PT, que fazem parte da Comissão, tem sido de minimizar as falcatruas. Tentam, com seus argumentos, sufocar a consciência comprometida. Dizendo que participantes de outros partidos são ou foram criminosos crêem que fica assegurado este direito aos petistas. Ou seja, a salvação deles está em ser criminosos tardios. Querem ser reconhecidos, como consta na Bíblia, como BONS LADRÕES.

A SENHA

Tudo combinado. A força da Corporação Parlamentar já se faz presente. Foi acertada uma saída para as falcatruas descobertas. É simples. Basta usar a senha definida para justificar qualquer denúncia provada de corrupção ou recebimento de dinheiro. A senha é: cobrir despesas de campanha. Todos os envolvidos estão cumprindo à risca o uso da frase-chave. Assim ficarão restritos a uma punição da Lei Eleitoral, caso isto ainda aconteça.

A INCOMPETÊNCIA E A CORRUPÇÃO

Quando se fala sobre Olívio Dutra, como fiz ontem e muitas outras vezes, jamais disse que se tratava de alguém corrupto. Ao contrário. A honestidade pessoal de Olívio Dutra nunca foi colocada em dúvidas. O que digo e repito é que, comparando com qualquer ato de corrupção, por maior que tenha sido neste país, não encontrei algo mais destrutível e prejudicial do que a incompetência de Olívio como gestor. O homem é incrível. Estes fraudadores que estão desfilando por aí na CPMI, não conseguem danificar os cofres púbicos com tanta vantagem. Acreditem. Seria bom que alguns comunicadores do RS prestassem mais atenção antes de comentarem sobre o ex-governador.

CHOQUE DE GESTÃO?

Gostaria de festejar a atitude do governo quanto ao que chama de Choque de Gestão. Aparentemente, a impressão é que vamos fazer uma boa economia quando Lula informa que 14.800 servidores, que hoje estão nos cargos em comissão, serão afastados e que os funcionários de carreira deverão ocupá-los. Ótimo. Isto, no entanto, sugere algumas perguntas: Há esta disponibilidade? O que faziam até então? A gestão começa agora? Sai dessa.

VIVA SÃO PAULO

O governador paulista, Geraldo Alckmin, vem fazendo uma administração digna de elogios. O que está promovendo na área tributária de São Paulo é que todos os governadores já deveriam ter feito: zerar o ICMS dos exportadores. Fantástico. Se algum empresário ou investidor ainda tinha dúvidas para onde direcionar seus investimentos, o estado paulista vem ganhando muita preferência com as atitudes de um governador inteligente. Porquê, meu Deus, Rigotto não aprende?

A CHINA E O CÂMBIO

Enquanto muita gente discute a invasão de produtos chineses em todos os mercados do mundo, a China não dá bola para os que se dizem prejudicados e vai em frente. Aliás, com um crescimento monumental, chegando a 9,5%, anualizados, no segundo trimestre de 2005, os produtos chineses atingem uma quantidade tal que precisam ser escoados nos mais diversos mercados. Agora até está ajudando àqueles que vivem reclamando do câmbio, pela valorização do yuan. O fato de não ser, de direito, uma economia de mercado, o certo é que, de fato, ela é mostra sua força descomunal nos mercados. Os seus produtos, indistintamente, estão hoje em todo o mundo e com muita competitividade.

Leia mais

21 jul 2005

NÃO HÁ POVO NAS RUAS


LIQUIDADO

O PT está literalmente liquidado. Naquilo que dava sustentação ao partido, coisa absolutamente mentirosa, enganosa e esperta, mas muito influente, a sua imagem de detentor de um padrão elevado da moral e da ética acabou. Muitos dos tontos residuais que, embriagados pela paixão, ainda acreditavam nas histórias de carochinha, contadas pelos espertos petistas, se decepcionaram. Pelo menos estes frustrados não mais acreditarão nos discursos daqueles que, depois das denúncias, ainda insistirem em resistir.

CHEIRO FORTE

Embora as investigações estejam numa fase inicial, a expectativa que paira no ar é se Lula fica ou sai. Isto é, em resumo, tudo o que a sociedade quer mesmo saber. Tudo o mais é mera preparação das mentes e corpos para um provável enterro final do PT e de Lula ou, quem sabe, a sua ressurreição. Morto o PT como partido já está. Imaginem como ficará o cadáver depois que for divulgada a metade dos assuntos investigados. Ninguém suportará o cheiro e as fotos de seus integrantes.

IMPEACHMENT

Diferentemente de Collor, Lula leva ainda muita vantagem para continuar no governo. O que não sugere que continuará forte no cargo. Collor tinha contra si o movimento das ruas, que pediam maciçamente o seu impeachment. O Congresso, muito respaldado, estava à vontade e quase que obrigado em aprovar a cassação. Hoje este movimento não existe, até porque quem sabe fazer manifestações pesadas são os petistas. A ausência do povo nas ruas, pedindo uma cassação, não encoraja o Congresso para tomar tal medida.

ALZHEIMER

As primeiras constatações via documentos já dão conta de lapsos de memória de vários políticos de peso. Escolhi um exemplar: do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha. Ele está, ou estava, tão cheio de serviço que não estava falando com a própria esposa. A dita sacou 50 mil no Banco Rural e não avisou o chefe da casa. Ou ela não devia explicações ao marido, ou ele foi atacado por uma crise de Alzheimer. Mas, com certeza, são todos muito, mas muito honestos, não é mesmo?

NAS RUAS

Palavras como: traidor, falso, incompetente, babaca, arrogante e outras mais, já são podem ser ouvidas claramente, com constância e sem constrangimento nos meios políticos, por muitos petistas sobre outros tantos petistas. Antes eram participantes de partidos diversos que se xingavam. Agora é dentro do PT que se ouve coisas que definem as atitudes desabonadoras de seus integrantes. O problema, gente, é tão grande, e a roupa suja tão vasta, que eles não conseguem mais lavá-la em casa. Por isto já estão usando as ruas.

FORA OLÍVIO

Estou muito satisfeito com a derrubada de Olívio Dutra, do Ministério das Cidades. Aliás um ministério com muito dinheiro e nenhuma utilidade. E que estava sempre ameaçado por ter na direção quem fez um estrago enorme ao RS. Como pode ter recebido um cargo de ministro, como recompensa, depois de sua má gestão no governo gaúcho? Nada sei sobre o seu sucessor, mas estou certo de que pior não pode ficar. Se não estou festejando, pelo menos paro de sofrer.

Leia mais

20 jul 2005

ESTAMOS EM MAUS LENÇÓIS


DESPREPARADO

Lamentavelmente, mais um despreparado assumiu o Ministério do Trabalho. Nas poucas entrevistas que já concedeu, o novo ministro desfilou bobagens trabalhistas e mostrou grande incapacidade para entender o problema da diminuição do desemprego e do crescimento da economia informal. E ainda saiu com uma colocação lamentável: - Se mexeu com Lula, mexeu comigo -. Um refrão que a turma dos puxa-sacos da CUT não pára de repetir.

NÃO TEM JEITO

Colaborando com a sua própria incompetência, Luiz Marinho atribuiu a queda na geração de empregos formais no mês de junho em alguns setores ligados à exportação aos juros altos e à valorização do real em relação ao dólar. Segundo o ministro, uma possível queda nos juros e um ajuste na taxa de câmbio poderão reverter o resultado negativo desses setores no segundo semestre, com reflexos no mercado de trabalho. Como pode um sindicalista não saber onde está o problema? O Brasil nunca terá jeito.

DESARMAMENTO

Tenho recebido inúmeros informativos eletrônicos com intuito de promover um ?

NÃO

ao desarmamento, no plebiscito de outubro próximo. Como todos já perceberam, foram pouquíssimos os meus comentários a respeito do assunto. Mas quero aumentar a dose, certamente, apesar de estar convencido de que esta batalha já está totalmente perdida. O fato é que está sobrando pouco espaço para escrever sobre esta monstruosidade, pois as CPIs estão roubando a cena. Mas uma coisa é certa: vamos ser um povo sem condições para defesa enquanto que os bandidos vão continuar cada vez mais severamente armados.

ROTULADO

Entrar nesta campanha para tentar reverter o eleitorado não é nada simples. Até pela forma com que nós, que temos uma capacidade limitada para atingir o grosso da sociedade, nos comunicamos. Primeiramente, ao me posicionar pela liberdade do comércio de armas já fico fortemente rotulado. Estou, de cara, pisando num assunto de difícil digestão para a sociedade. Do jeito que as coisas foram colocadas, a impressão que deixa é que ao dizer NÃO, nos declaramos totalmente a favor dos crimes de morte pela utilização de armas de fogo. Isto tudo se deve: 1- à falta de discernimento e informação da sociedade; e, 2- principalmente à falta de capacidade de entendimento do povo sobre o assunto.

PERDENDO OPORTUNIDADES

Já perdemos, como se sabe, várias oportunidades de pular, com vantagens, certas situações no Brasil. Exemplo: no plebiscito que escolheu o nosso regime de governo. Por falta de pura inteligência continuamos com o pior deles. Agora estamos, mais uma vez, prestes a cometer mais um terrível erro. Vamos ficar à mercê dos bem armados bandidos e não vamos ter instituições capazes para nos proteger. Seremos um bando de fracos diante de uma minoria muito forte e capaz de nos manter encurralados.

PRAZER DE MATAR

Aqueles mais ligados à Internet, não tenho dúvidas de que votarão, quase todos, pela continuidade do direito da existência do comércio de armas. O problema é que somos muito poucos diante do universo de votantes no plebiscito. A maioria, gente, é muito obediente e fiel aos interesses da TV Globo. São pessoas que assistem às novelas e ficam embasbacados com os artistas globais, pregando, por força de seus contratos com a emissora, adesão total à campanha pelo desarmamento. Nenhum deles fala, jamais, no direito à existência do comércio de armas. Vivem incutindo na cabeça da sociedade de que todos queremos ter armas. Pelo prazer de matar. Pela vontade de sermos sanguinários. Estamos perdidos.

Leia mais

19 jul 2005

UM FRACO É MELHOR DO QUE DOIS


DECISÃO COM MUITA SERENIDADE

O momento atual, mais do que nunca, exige ânimos muito serenos para a tomada de qualquer decisão. Por isto uso a forma mais fria e nada emotiva, muito equilibrada e cheia de razão e respeito a tudo e a todos, para dizer com todas as letras: é hora de Lula sair. E já. Com Lula no governo estamos cada dia mais convencidos de que vamos nos afundar de vez. Mesmo considerando que José Alencar é outro fim de mundo é sempre preferível ficar com um fraco do que com dois. E o primeiro deles já mostrou que além de fraco é demoníaco. Fora Lula.

A GLOBO NA CPI

Do jeito que as coisas estão postas, a TV Globo também deveria ser ouvida pela CPI. De forma deslavada não conseguiu explicar como e porque aconteceram as entrevistas que Marcos Valério, Delúbio Soares e o presidente Lula deram tão somente à emissora. Não é estranho? Ou melhor, não é cumplicidade? A entrevista com Lula, então, foi fantástica. A emissora diz que comprou os direitos. Mentira. Ela é que armou a entrevista e tratou de blindar o presidente. A única coisa aproveitável mesmo foi o bonito rosto da jornalista. O resto, uma pantomima jornalística.

GRANDES BABACAS

Chamo a atenção para o papel de verdadeiros babacas que está sendo reservado a toda a sociedade brasileira. Os políticos, sempre malandros e cheios de esperteza, depois de verem denunciadas as suas enormes práticas de roubalheira e mau uso do dinheiro público, tanto para campanhas eleitorais quanto para a operacionalização das suas atividades, estão prontos para nos tomar mais dinheiro. Ou seja: querem que a sociedade fique com a crise e eles com a oportunidade. Maravilha.

MAIS IMPOSTOS

Em nome da ética (vejam só) estão propondo que haja dinheiro público para custear as suas campanhas eleitorais. Sem qualquer garantia de que recursos ?não contabilizados? deixem de existir para tanto. Gente, a sociedade pouco sabe que já existe um Fundo Partidário, de dinheiro público, para tal fim. E que não é pouco. Como nunca é o bastante, a hora é de tomar mais dinheiro do povo. Com novos impostos, certamente. Ou alguém acredita que alguma despesa que está no orçamento venha a ser substituída para atender o esperto pleito dos políticos?

PRIVATIZAR DE QUALQUER FORMA

O que eu mais lamento nestes episódios todos é que os brasileiros ainda não perceberam que privatizar tudo é a saída mais inteligente para o Brasil. Uma péssima privatização é infinitamente melhor do que manter o quadro de corrupção que as estatais proporcionam. Tomara que possamos fazer privatizações corretas e justas. Mas se isto não for possível, façamos de qualquer maneira. O prejuízo, gente, será muito, mas muito menor.

ECONOMIA

Com todo este ambiente o Brasil consegue algumas façanhas. Mesmo sendo a Nação que menos cresce na América Latina, graças às exportações está conseguindo antecipar pagamentos ao FMI, trocar os C-Bonds por novos títulos mais confiáveis, manter baixa a inflação e aumentar as reservas. Creio que precisamos mesmo blindar o Palocci, não o Lula.

Leia mais

18 jul 2005

OS ESPERTOS, OS INCOMPETENTES E OS IDIOTAS


A CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS

Depois de tudo aquilo que chegou até agora ao nosso conhecimento, sobre as praticas do PT e seus adeptos, fica bem mais fácil entender como são formados os grupos ou alas no partido. Aqueles que sabiam de tudo o que estava acontecendo fazem parte do Grupo dos Espertos. Já aqueles que desconhecem o que está acontecendo estão no Grupo dos Incompetentes. Soube que alguém fez sugeriu mais uma classificação chamando de Grupo dos Idiotas. Não concordo. Os Idiotas são os eleitores. Aqueles que votaram e os que não votaram no PT.

SABER OU NÃO SABER?

Eis a questão que a sociedade clama e gostaria que Lula respondesse, embora já não seja tão necessária assim. Afinal, convenhamos, já foi o tempo em que Lula pudesse ter ficado sem saber do que estava acontecendo no seu governo e no seu partido. Depois que a mídia escancarou o assunto, o fato de alguém dizer que não sabe alguma coisa é estupidez confirmada. Portanto, sem exageros: Lula, se não sabia, agora já sabe de tudo, pois já teve tempo para tanto. E sabe muito mais do que nós sabemos.

OS MONÓTONOS

Para aqueles que me acompanham ao longo do tempo sabem perfeitamente que houve muita gente dizendo que eu vivia perseguindo o PT, e mais: que não admitia as coisas boas que estavam sendo propostas pelo partido. Quando eu mostrava as reais intenções e as perigosas formas gramscistas de governar, a própria mídia se encarregava de contrariar as minhas afirmações e opiniões. Pois é, agora todos ficaram monótonos. Falam, escrevem, opinam e afirmam, repetidamente, tudo aquilo que eu já vinha fazendo exaustivamente. Principalmente a Rede Globo, que sempre esteve ausente dos comentários.

DELÚBIO, VALÉRIO E A GLOBO

Fantástico! Espere, não estou me referindo ao programa de domingo da TV Globo. É a incrível coincidência das entrevistas feitas com Marcos Valério e Delúbio Soares, a primeira na 6ª feira e a outra no sábado. E ambas, curioso, na Globo. Isto evidencia: 1- a Globo é, definitivamente e declaradamente, a rede governamental, pública, para esclarecimentos dos governantes à sociedade;

TODOS NO MESMO SACO

2- a combinação do que deveria ser dito pelos depoentes entrevistados, bem ensaiada, transfere o assunto da lama toda para o chamado Caixa 2 das campanhas eleitorais. Como todos os partidos sempre usaram o mesmo expediente, o crime é considerado coletivo e não merece punição;

DISCRIMINAÇÃO

3- nos casos do PT, da Daslu e da Skincariol, os dois últimos de conhecimento da Globo bem antes mesmo da polícia agir, mostra que em todos eles, salvo melhor juízo, houve crime. Mas ninguém do PT saiu algemado ou foi preso. Já os demais não tiveram o mesmo tratamento. Pior: os casos dos empresários ainda não foram sequer provados, enquanto que o PT já se declarou culpado. Viva o Brasil, a Globo e o PT.

Leia mais

15 jul 2005

ESPECIALISTAS EM ROMBOS


CORE BUSINESS

Desde o primeiro momento já me convenci de que o -core-business- do PT era o de produzir rombos. No início, a impressão era que tudo não passava de pura incompetência, coisa que não está afastada, em hipótese alguma. Só que para produzir tanto rombo é necessário algum talento. Para lembrar, no governo do RS, cujo caixa único foi um festival de rombos, a coisa foi muito séria e até hoje pagamos por isto. Na capital, Porto Alegre, houve o rombo fantástico do Fórum Social Mundial até hoje não paga. E agora já se sabe que o rombo do próprio partido é superior a 20 milhões de reais. Quem só sabe criar rombos ainda vai matar o Brasil de tanta corrupção para tentar fechar os buracos que abre.

VANDALISMO: 10

Para ingressar no serviço público, salvo ocupação em cargos de comissão, é necessário fazer concurso público. Aí se exige conhecimentos mínimos sobre diversas matérias onde os mais destacados, salvo alguma fraude no próprio concurso, são aprovados. Depois, para reivindicarem aumentos de salários, a impressão que fica é que na matéria ?

vandalismo

-, a maioria dos admitidos nos concursos deve ter recebido nota máxima. Esta foi a idéia deixada, nesta semana, pelos funcionários que participaram das reivindicações salariais no Ministério da Fazenda. A assinatura que deixaram no livro de presenças foi a quebra das vidraças do prédio. Maravilha. A conta será devidamente enviada para nós, contribuintes. Viva.

A CONSTATAÇÃO E A QUEIXA

Constatar é identificar algo ou uma situação cujos resultados apareceram ou estão por acontecer. Já a queixa é a lamentação por parte daqueles que se sentem prejudicados por não terem condições, ou competência, para enfrentar a situação constatada. Pelo visto, o papel de vários empresários brasileiros tem sido o de optar pela queixa, pelo lamento. Demonstram, assim, a corrente incapacidade para concorrer com os demais agentes do mercado e por isso resolvem chorar as perdas.

RISCO ZERO

Os empresários, de quase todos os setores de atividades, precisam, de uma vez por todas, entenderem que os riscos fazem parte dos negócios. Não há atividade neste mundo cujas variáveis sejam absolutamente controláveis e que o risco seja zero. Cabe, portanto, ao investidor e ao empresário que pondere as probabilidades de ocorrência do insucesso do seu negócio. E adote a decisão que proponha o máximo de possibilidade de acerto. E quando colherem insucessos, não deixem de continuar tentando. É preciso sempre mais preparo sobre o objeto da empresa para buscar a redução dos riscos de insucesso. Isto é usar a constatação como exemplo para a conquista.

GOVERNOS SENSÍVEIS

Pelas declarações que estão sendo colhidas, muitos ditos empresários (?) se recusam em aceitar os insucessos como uma probabilidade de ocorrência. E por isso exigem sempre a ajuda governamental fazendo com que a sociedade pague as contas dos desastres da imprevidência. Daí a razão para o uso da queixa como arma para tentar este subsídio ou compensação. E os governos, ao que parece, são sempre muito sensíveis aos pleitos. Principalmente pelas bancadas específicas existentes no Parlamento.

A COBRA ESTÁ FUMANDO

Tenho dito e repetido que embora estejamos estarrecidos com as denúncias, o pior ainda não aconteceu: as provas. Com a abertura das contas fiscais e bancárias, e de documentos importantes que vem sendo guardados a sete chaves, a cobra vai fumar para valer. E vai atingir muita gente, com certeza. Este final de semana promete ser farto em denúncias. É difícil não falar em impeachment.

Leia mais