POPULISMO TRIBUTÁRIO
Tudo leva a crer que hoje, 01/10, a proposta de cunho -POPULISTA TRIBUTÁRIO-, que propõe a ISENÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA PARA QUEM GANHA ATÉ R$ 5.000, será aprovada em plenário da Câmara dos Deputados, por larga maioria. Ou seja, nem mesmo aqueles que defendem, com total razão, uma necessária e responsável -COMPENSAÇÃO- PARA BANCAR A MEDIDA POPULISTA, serão capazes de ameaçar a sua aprovação.
COMPENSAÇÃO ZERO
Por mais que se admita e reconheça o mérito da AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE ISENÇÃO DO IR, o FATO, inexorável, é que a medida -POPULISTA- VAI AUMENTAR AINDA MAIS O ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS. Como tal, gostem ou não, queiram ou não, a única e perversa COMPENSAÇÃO será BANCADA PELO MASSACRADO E TEIMOSO SETOR PRODUTIVO, que já arca com UMA CARGA INDECENTE DE IMPOSTOS.
IMPACTOS ECONÔMICOS
A propósito, de antemão o presidente do Comitê de Transação Tributária da Associação Brasileira da Advocacia Tributária (Abat), Eduardo Natal, avalia que, EM VEZ DE SIMPLIFICAR E TRAZER SEGURANÇA, o projeto POPULISTA acentua distorções, amplia a carga tributária global e evidencia a prevalência do poder de tributar sobre o equilíbrio e a justiça fiscal. Mais: “É um movimento que reforça a percepção de que o contribuinte serve como fonte de financiamento do Estado, sem que haja a devida preocupação com os impactos econômicos, sociais e empresariais de longo prazo”.
CARGA TRIBUTÁRIA MAIOR DO MUNDO
Aliás, mais do que sabido, ninguém mais tem dúvida de que, SEM A NECESSÁRIA COMPENSAÇÃO- representada por FORTE CORTE DE GASTOS PÚBLICOS a TAXAÇÃO DO LUCRO EMPRESARIAL passará, inevitavelmente, a ser a MAIOR DO MUNDO. Vale lembrar que enquanto a CARGA TRIBUTÁRIA -MÉDIA- dos países da OCDE, que é de 23%”, aqui e agora no, nosso empobrecido Brasil, supera os 35%. Assim, SEM COMPENSAÇÃO, a nossa CARGA TRIBUTÁRIA chegará rapidamente ao nível absurdo e insustentável de 40%. Que tal?
DEMOCRACIA FAKE
Ontem, em seu discurso de posse como novo presidente da Suprema Corte, o ministro Edson Fachin -mais conhecido por conta de ter anulado -TODAS AS CONDENAÇÕES DE LULA-, fez uma enfática defesa de uma -FAKE DEMOCRACIA-, do tipo em que o PODER NÃO EMANA DO POVO, mas da criminosa VONTADE DA MAIORIA DOS MINISTROS DO STF e/ou não raro da estúpida VONTADE -MONOCRÁTICA- DE APENAS UM MINISTRO.
DUPLA MORTÍFERA DA DEMOCRACIA
Pois, dentro desta LÓGICA CRUEL E DESMEDIDA, a partir de ontem a SUPREMA CORTE DO PAÍS está entregue, pelo espaço de dois anos, à DUPLA MORTÍFERA DA DEMOCRACIA, composta pelo referido ministro Edson Fachin como presidente, e pelo consagrado ditador Alexandre de Moraes, como vice-presidente.
CURRÍCULO
Para quem não lembra, Edson Fachin ostenta no seu currículo que, em 29 de outubro de 2010, participou de um vídeo de campanha lendo um manifesto de juristas com declaração de apoio a Dilma Rousseff, então candidata do PT à presidência da República e, em abril de 2015, como forma de agradecimento resultou indicado ao STF pela então presidente. Já no cargo de ministro, em março de 2021, repito, Fachin ganhou notoriedade internacional por conta da esdrúxula DESCONDENAÇÃO DO SEU DILETO AMIGO LULA.
COMPROMISSO
Depois destas breves e inquestionáveis considerações, é quase nula a probabilidade de que Fachin faça algo parecido com aquilo que disse, ontem, no seu discurso de posse. Portanto, não se iludam: democracia, respeito, diálogo e justiça só fazem parte do falso discurso. O grande compromisso dos novos dirigentes do STF é com a reeleição de Lula.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ÉTICA DESTRUTIVA, MISERÁVEL E NIILISTA, por Roberto Rachewsky. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
HADDAD SABE NADA
No sábado, 27, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad -que admitiu publicamente, em 15/12/2022, -que estudou apenas DOIS MESES DE ECONOMIA e nunca mais voltou a estudar- achou por bem criticar o PATAMAR DA TAXA DE JUROS (SELIC) EM 15% AO ANO. Para provar o quanto desconhece essa importante -ciência- que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços-, Haddad declarou: - A ECONOMIA BRASILEIRA poderia estar crescendo mais se a TAXA DE JUROS NÃO ESTIVESSE TÃO ELEVADA. Que tal?
DESPESA PÚBLICA
Não satisfeito, o ministro que ganhou notoriedade como -TAXADOR ABUSIVO- foi mais além- "O Brasil está crescendo menos porque a -TAXA DE JURO ESTÁ MUITO ALTA-. Como se vê, o ministro TAXXAD não fez qualquer referência à -GRANDE CAUSA- do BAIXO CRESCIMENTO ECONÔMICO, que tem tudo a ver com a ELEVAÇÃO ABSURDA DAS DESPESAS PÚBLICAS. Mal sabe ele que a TAXA DE JUROS é -CONSEQUÊNCIA da DESMEDIDA E CRUEL GASTANÇA que, na companhia da FARTA CORRUPÇÃO, é marca registrada do governo Lula.
PROGRAMAS POPULISTAS
Mais: Taxxad faz silêncio sepulcral quanto ao -GRAVÍSSIMO PROBLEMA FISCAL- do país. Este tipo de comportamento deixa bem claro o quanto o ministro endossa -de corpo e alma- os mais diversos PROGRAMAS POPULISTAS (alguns já deflagrados; outros em curso, prontos para sair do forno) onde todos vão exigir, inevitavelmente, um AUMENTO EXPRESSIVO DE IMPOSTOS e/ou CRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE TRIBUTAÇÃO.
KIT REELEIÇÃO
Aliás, como bem descreve Vandré Kramer, editor de economia da Gazeta do Povo: - O Congresso está aprovando uma série de medidas que possibilitam AMPLIAÇÃO BILIONÁRIA DOS GASTOS DO GOVERNO LULA. Programas sociais, flexibilizações fiscais e outras iniciativas em análise funcionam como um KIT REELEIÇÃO para o petista. A operação, que mira tanto a base de eleitores de baixa renda quanto a classe média, pressiona as já FRÁGEIS CONTAS PÚBLICAS e acende um alerta sobre as CONSEQUÊNCIAS do AUMENTO DE GASTOS DO GOVERNO, como a manutenção de juros elevados e a aceleração da dívida, cujo preço final será pago por todos os contribuintes. A conta já tem destinatário: o eleitor, que irá pagar com MAIS JUROS E IMPOSTOS numa economia já pressionada pela MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA desde 2010 — atualmente em 32,3% do PIB, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional.
DISCURSO DE LULA NA ONU
No discurso que proferiu na reunião de abertura da Assembleia Geral da ONU, na última 3ª feira, 23, o presidente LULA voltou a defender -enfaticamente-, aí em PALCO GLOBAL, duas coisas que combinam muito com as GROSSAS MENTIRAS que nós, brasileiros, estamos acostumados a ouvir do velho e conhecido BOQUIRROTO:
SOBERANIA E DEMOCRACIA
1- uma -SOBERANIA À MODA BRASIL-, ou seja, algo do tipo que não dá mínimo direito -a qualquer outro país- a decisão de tomar uma ou mais medidas -protetivas- que venham a ser prejudiciais ao Brasil, notadamente, por exemplo, no caso que refere a imposição e/ou cobrança de TARIFAS DE IMPORTAÇÃO; e,
2- um SISTEMA DE GOVERNO que só o GRANDE MENTIROSO E SEUS COMPARSAS chamam de DEMOCRACIA-, mas, na mais pura realidade todas as propostas e decisões têm tudo a ver com o COMUNISMO.
DEMOCRACIA DO LULA
Como bem diz, aliás, o pensador Rodrigo Constantino, no artigo publicado na Gazeta do Povo desta semana: - A concepção de DEMOCRACIA DO LULA é um tanto esquisita: para o petista, não pode haver concessões a outras forças políticas na busca pela governabilidade. O ideal "democrata" de Lula seria vencer e poder ignorar o "mercado", e atender apenas aos anseios da base esquerdista radical. Para Lula, quando a -EXTREMA DIREITA- vence, não há mais DEMOCRACIA. Ou seja, dentro da visão peculiar lulista, alternância de poder não faz parte da democracia. Só há democracia real quando vence a esquerda! É o monopólio das virtudes, para não ter de discutir os melhores meios para fins nobres-.
PURO ENGODO
Diz mais: - Esperar o que de quem se diz democrata, mas adora bajular as piores tiranias do mundo? Lula é um "democrata" de araque mesmo: sempre idolatrou o regime cubano, defendeu a ditadura venezuelana e tentou aproximar o Brasil do modelo chinês. São "democratas" da boca para fora. Mas palavras o vento leva. Até a COREIA DO NORTE se diz uma REPÚBLICA DEMOCRÁTICA, como fazia a Alemanha Oriental, que ergueu um muro para impedir a saída do próprio povo. Esses autoritários acreditam que, ao repetirem mil vezes a mentira de que são pela democracia, isso se tornará verdade – ao menos para o público. É PURO ENGODO.
O PÉSSIMO SEGUNDO TRIMESTRE FARROUPILHA
Poucos dias após o encerramento da SEMANA FARROUPILHA, período festivo onde os -GAÚCHOS DE TODAS AS QUERÊNCIAS- celebram Em PROSA E VERSO o INÍCIO da REVOLUÇÃO FARROUPILHA, ocorrido em 20 de setembro de 1835, eis que, ontem, 24, como se quisesse colocar água fria na cuia do chimarrão do povo gaúcho, o IBGE deu as caras para informar que o PIB DO RIO GRANDE DO SUL, referente ao SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025, apresentou QUEDA de 2,7%. Assim, por conta do desempenho POSITIVO do PRIMEIRO TRIMESTRE , que apresentou ALTA de 1,3%, este fato contribuiu para que o PIB do PRIMEIRO SEMESTRE apresentasse QUEDA de -apenas- 0,5%. Vale lembrar que o PIB NACIONAL REGISTROU CRESCIMENTO DE 0,4% no período.
SANTA CATARINA
Enquanto isso, olhando basicamente para a REGIÃO SUL DO BRASIL, de antemão chama a atenção que o PIB DO PUJANTE ESTADO DE SANTA CATARINA CRESCEU 4,2% no PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025, ou seja, muito acima da média nacional, que está na ordem de 2,5%. Vale lembrar, a propósito, que o CLIMA REINANTE nos ESTADOS DO SUL DO PAÍS -RS, SC E PR- tem peculiaridades muito semelhantes.
PARANÁ
Acompanhando o mesmo ritmo de CRESCIMENTO, o PIB do também PUJANTE ESTADO DO PARANÁ, como informa o mesmo relatório do IBGE, CRESCEU 2,5% no SEGUNDO TRIMESTRE deste ano. Assim, graças ao excelente desempenho apresentado no PRIMEIRO TRIMESTRE, o PIB DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025 fechou com ALTA DE 3,8%. Com isso, além de superar a média nacional -de 2,5%- também ficou acima da variação de diversos países europeus, tipo Espanha (2,68%), França (0,52%), Itália (0,27%), Alemanha (-0,08%), Dinamarca (2,04%), Holanda (1,84%), Portugal (1,64%), Suíça (1,52%), Bélgica (1,04%) e Suécia (0,5%), segundo dados do Eurostat, órgão oficial de estatísticas da União Europeia. Que tal?
BLOCO NA RUA
Como se percebe, com absoluta clareza, o POVO DO RIO GRANDE DO SUL precisa -urgentemente- incorporar a CORAGEM dos FARRAPOS e a partir daí, saindo ou não vitorioso, tentar de todas as formas recuperar o tempo perdido e como tal se livrar das más administrações que levaram o ESTAO GAÚCHO a experimentar uma lamentável SITUAÇÃO DE MISÉRIA. Não basta cantar o HINO RIOGRANDENSE: é preciso mais do nunca colocar o BLOCO NA RUA para, de fato, FAZER E ACONTECER O QUE O RIO GRANDE DO SUL MERECE.
TECIDO SOCIAL DO BRASIL
Mais do que sabido, percebido e constatado, o TECIDO SOCIAL no nosso Brasil é formado por uma estrutura -complexa e entrelaçada- de RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS-, onde os espertos políticos -POPULISTAS- estimulam constantemente milhões de brasileiros a ponto de ficarem embriagados com as fartas doses de BENEFÍCIOS SOCIAIS concedidos. Assim, quanto mais tontos mais ficam felizes, agradecidos e prontos para eleger e reeleger seus heróis.
LÓGICA POPULISTA
Pois, obedecendo -ipsis litteris- a LÓGICA POPULISTA, mais do que nunca o presidente LULA está pavimentando o caminho para sua reeleição em 2026. Vejam que a fartura de BENEFÍCIOS SOCIAIS JÁ CONCEDIDOS, E OUTROS TANTOS QUE ESTÃO A CAMINHO, fazem com que os BENEFICIADOS ESQUEÇAM POR COMPLETO -A MÁ ADMINISTRAÇÃO GOVERNAMENTAL, OS ROMBOS NAS ESTATAIS E NAS CONTAS PÚBLICAS, AS INÚMERAS FALCATRUAS QUE A CADA MOMENTO SÃO DESCOBERTAS-, e por aí vai....
CARTAS POPULISTAS NA MANGA
Com grande maestria, o especialista LULA está com as MANGAS CARREGADAS DE CARTAS POPULISTAS, todas com força desproporcional para fazer com que a maioria dos eleitores queiram a sua reeleição. Algumas delas, como se sabe, estão sendo finalizadas, como é o caso da ISENÇÃO DO IMPORTO DE RENDA PARA QUEM GANHA ATÉ 5.000 REAIS MENSAIS (que dificilmente será negado pelo Congresso). Ah, sem esquecer também que o presidente ampliou a distribuição de GÁS DE COZINHA -que beneficiará 15,5 milhões de FAMÍLIAS CARENTES, a um custo de 5 BILHÕES DE REAIS EM 2026-, e garantiu também a ISENÇÃO OU DIMINUIÇÃO DA CONTA DE LUZ PARA ATÉ 60 MILHÕES DE PESSOAS.
ALTAMENTE COMPETITIVO
Não para por aí, meus caros leitores, outras MEDIDAS POPULISTAS estão no forno e em breve o presidente Lula deve anunciar um programa que permita a REFORMA DE IMÓVEIS PARA A TURMA DE BAIXA RENDA. Mais: a petista Miriam Belchior recebeu do presidente a missão de encontrar com a equipe econômica um espaço no Orçamento que permita ao governo AUMENTAR O VALOR DO BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA e IMPLANTAR UM PROGRAMA DE PASSE LIVRE NO TRANSPORTE URBANO.
Só por aí já se percebe que dificilmente as pesquisas de opinião, que apontam Lula como vencedor da eleição presidencial, ESTEJAM ERRADAS. Ou seja, mesmo que LULA carregue uma REPROVAÇÃO DE 51%, o TECIDO SOCIAL, BORDADO COM DEZENAS DE IMPAGÁVEIS E IRRESPONSÁVEIS BENEFÍCIOS, lhe coloca como candidato altamente competitivo.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: EMOÇÃO E PODER, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar