Artigos

04 jan 2024

APERTEM OS CINTOS...O STF ASSUMIU


JOGADA COMBINADA

As últimas decisões que Lula tomou, contrariando e confrontando abertamente o PODER LEGISLATIVO, é mais do que bastante para mostrar que o CHEFE DO PODER EXECUTIVO tem plena e total confiança na maioria dos ministros do STF. Trata-se, enfim, de algo que soa, nitidamente, como JOGADA COMBINADA. Só pode.


TAPA NA CARA

DECISÕES CONTRÁRIAS :

Foram várias as decisões contrárias, mas a que mais chamou a atenção foi o fato de Lula ignorar por completo a DERRUBADA DO VETO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS para empresas de 17 setores da economia e para prefeituras de cidades com até 142 mil habitantes. CONFIANDO CEGAMENTE NO TACO DO STF, Lula não deu a mínima para o placar -no Senado foram 60 votos contra 13, e na Câmara, 378 votos contra apenas 78- e resolveu partir para o confronto ao baixar uma MP que soou como um verdadeiro TAPA NA CARA dos congressistas.


PODERIO

Ainda que a grande maioria do povo brasileiro ACREDITE na existência do LEGISLATIVO, o fato é que neste momento há um enorme convencimento de que já deixou de ser um PODER DA REPÚBLICA. No nosso empobrecido Brasil, o que existe é um STF -ALTAMENTE PODEROSO- e um EXECUTIVO que faz uso muito concreto desse -IMENSO E INTOCÁVEL PODERIO-. 


APERTEM OS CINTOS... O STF ASSUMIU

Fazendo uma alusão à consagrada COMÉDIA de 1980 - APERTEM OS CINTOS ... O PILOTO SUMIU, o que o Brasil todo está assistindo é uma TRAGÉDIA, iniciada em 2019, cujo título, muito apropriado, é -APERTEM OS CINTOS... O STF ASSUMIU-.   



Leia mais

03 jan 2024

INTERVENÇÃO NO LUGAR ERRADO


GOVERNO INTERVENTOR

Mais do que noticiado, entrou em vigor HOJE, 03, a REGRA QUE LIMITA A 100% OS JUROS DA FATURA NO -ROTATIVO- DO CARTÃO DE CRÉDITO. Ou seja, o GOVERNO INTERVENTOR se julga SÁBIO E COMPETENTE para resolver questões que, de forma LIVRE, deve ficar restrita àqueles que TOMAM e CONCEDEM CRÉDITO, onde ambas as partes conhecem e/ou avaliam os devidos RISCOS que envolvem as operações.


EFEITO EVIDENTE

Diz a LENDA, que a medida ocorre após o QUARTETO formado pelo -GOVERNO, BANCO CENTRAL, CONGRESSO NACIONAL E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS- não chegar a um acordo até ontem, 02, (data limite), como consta na Lei do Desenrola. Entretanto na REAL, também mais do que sabido, esta INTERVENÇÃO terá como EFEITO uma evidente REDUÇÃO DA OFERTA DE CRÉDITO.


NEGOCIAÇÃO

Para que fique bem claro, o RISCO DE CRÉDITO é algo que envolve, com a mesma intensidade, quem OFERECE e quem TOMA CRÉDITO. De novo: como ambas as partes correm RISCO, quando o contratado fica inadimplente e/ou sem possiblidade de honrar a dívida, o contratante, na tentativa de diminuir o prejuízo, se propõe a negociar. Simples assim. 


CARGA TRIBUTÁRIA

O que mais chama a atenção é que o GOVERNO só mostra prazer em INTERVIR na vida das empresas e pessoas, mas, NUNCA MOSTRA A MÍNIMA DISPOSIÇÃO PARA LIMITAR OU REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA. Nem mesmo sobre as OPERAÇÕES FINANCEIRAS, onde, na real, os investidores ofertam suas poupanças para irrigar o MERCADO DE CRÉDITO.  


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: LULA NÃO CONSEGUIU REALIZAR EM 2023 O QUE PROMETEU - POR ISSO A ECONOMIA AINDA RESPIRA. Por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

02 jan 2024

O GOVERNO DEVOROU A LENTILHA


O PODER DA LENTILHA

Mais do que sabido, é enorme o universo de brasileiros que seguem à risca a -SIMPATIA- de comer um PRATO DE LENTILHA na entrada do Ano Novo. Segundo reza a tradição trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, o consumo da LENTILHA como primeiro alimento do ano ATRAI FORTUNA E PROSPERIDADE FINANCEIRA. 


GULOSO GOVERNO PETISTA

Nesta virada de ano, no entanto, muito mais do que em anos anteriores, a grande maioria do povo brasileiro percebeu, nitidamente, que o atual (des) governo petista não deu a mínima pelota para as CRENDICES e/ou SIMPATIAS. Na real, bem antes da entrada do Novo Ano o GULOSO GOVERNO PETISTA, com muita determinação, avançou sobre as panelas de LENTILHAS, acabando de vez com a SIMPATIA POPULAR que consagra a almejada possibilidade de atração de algum tipo de FORTUNA e/ou PROSPERIDADE FINANCEIRA. 


REONERAÇÃO DO DIESEL, GÁS DE COZINHA...

Vejam que no primeiro segundo após a entrada de 2024, o GOVERNO PETISTA, para marcar a INCONTIDA E MAJESTOSA VOLÚPIA POR IMPOSTOS, achou por bem não esperar o início da tradicional queima de fogos e saudou A IMPOSIÇÃO do retorno da estúpida REONERAÇÃO DO DIESEL, BIODIESEL E GÁS DE COZINHA com PIS e Cofins. 


2024 - O ANO DOS IMPOSTOS

Além disso, o GULOSO GOVERNO PETISTA, agindo com o nítido interesse de estragar a tradicional SIMPATIA POPULAR DA LENTILHA, foi mais a fundo e festejou a incidência do Imposto de Renda da PESSOA FÍSICA sobre OFFSHORES E FUNDOS EXCLUSIVOS. Mais: as subvenções autorizadas por estados deixam de ter desconto no Imposto de Renda da PESSOA JURÍDICA e na Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) quando utilizadas para fins de custeio. Junte-se aí as MUDANÇAS NAS REGRAS PARA OS JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO, que têm como propósito limitar (ou eliminar) as chances de reduzir a base de tributação federal.


APETITE CRIMINOSO DE VÁRIOS GOVERNADORES

Isto tudo sem falar do apetite criminoso demonstrado por vários governadores que querem porque querem aumentar o ICMS, o IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO, além de permitir a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também sobre veículos aéreos e aquáticos.



Leia mais

28 dez 2023

FELIZ 2025


ÚLTIMO EDITORIAL DO ANO

Considerando o que está escrito no título de hoje, este é o último editorial que escrevo neste complicado ano de 2023, prometendo voltar à carga, com ENERGIA LIBERAL mais do que redobrada para enfrentar os sacrifícios que serão impostos, de maneira cruel, maldosa e persistente, pelo governo PETISTA-COMUNISTA.


ALGO MAIS

Para que não reste dúvidas a respeito das intenções deste governo, o próprio presidente Lula, em todas as aparições públicas, quando lhe é perguntado, faz enorme questão de declarar o quanto tem ORGULHO DE SER COMUNISTA. Ou seja, se COMUNISTAS CONFESSOS aplicam com rigor e efetividade os IDEAIS E PROPOSTAS COMUNISTAS, os COMUNISTAS ORGULHOSOS se consideram especiais e como tal sempre querem ALGO MAIS em termos de destruição. 


A MANDO DOS CÉUS

A história aí está para contar, de maneira muito clara, que são raras as vezes em que os povos, quando ameaçados da PERDA DA LIBERDADE, agem rapidamente para impedir que isso aconteça. Em geral, só ACORDAM TARDE DEMAIS, QUANDO O CAOS JÁ ESTÁ INSTALADO. Isto geralmente acontece porque a maioria sempre imagina e/ou acredita, firmemente, que ao fim e ao cabo aparecerá alguém -CELESTIAL-, a MANDO DOS CÉUS, com a firme disposição de impedir a INSTALAÇÃO DA TIRANIA. 


COMUNISMO -DECLARADO, INICIADO E QUASE CONCLUÍDO-

Para comprovar, tim tim por tim tim, o que a história conta, vejam que ainda há um universo enorme de cidadãos brasileiros que se diz PREOCUPADO com o avanço do COMUNISMO NO BRASIL. Ora, a bem da verdade -absoluta-, há que se reconhecer que o COMUNISMO JÁ ESTÁ INSTALADO e COMO TAL AVANÇA A CADA DIA. Da mesma forma como uma tropa, ao entrar em território inimigo, tem a missão de avançar e/ou ocupar e conquistar os espaços, os governos COMUNISTAS fazem o mesmo para impor suas ideias e determinações a cada espaço ocupado. No Brasil, queiram ou não, a GUERRA -COMUNISTA- JÁ FOI DECLARADA, DEVIDAMENTE INICIADA, E ESTÁ PRESTES A SER CONCLUÍDA COM MUITO ÊXITO.


FELIZ 2025!

Face à esta incontestável situação, o que resta aos brasileiros de bem é fazer do ano de 2024 uma FORTE BASE DE RESISTÊNCIA que consiga, de fato e de direito, proporcionar a todos os brasileiros um FELIZ 2025!



Leia mais

27 dez 2023

UMA INFELIZ PASSAGEM DE ANO


INFLAÇÃO

Os meios de comunicação, de forma geral e praticamente irrestrita, entendem e propagam, erroneamente, que a TAXA DE INFLAÇÃO é reflexo da simples elevação dos preços dos produtos e serviços ofertados e consumidos. Na real, para quem não sabe, mas deveria saber, a INFLAÇÃO é algo que acontece quando o GOVERNO EMITE E JOGA UMA QUANTIDADE EXCESSIVA DE MOEDA no mercado. Isto, por si só, causa uma desorganização no sistema de preços das mercadorias e serviços ofertados. 


QUANTIDADE OFERTADA X QUANTIDADE CONSUMIDA

Como todos os produtos e serviços estão sujeitos à LEI DA OFERTA E PROCURA, nem sempre a QUANTIDADE OFERTADA casa com a QUANTIDADE CONSUMIDA. Vale dizer, por óbvio, que em períodos onde a OFERTA É MAIOR os PREÇOS RELATIVOS tendem a ceder. E quando ocorre o inverso, os PREÇOS RELATIVOS tendem a aumentar. Este comportamento é sistematicamente calculado pelos mais diversos ÍNDICES QUE MEDEM O COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS, refletindo as eventuais PERDAS E GANHOS do PODER DE COMPRA dos INSUMIDORES E CONSUMIDORES. 


EFEITO MACABRO

O que precisa ficar claro, e muito bem compreendido, é que MAUS GOVERNANTES, quando impedidos de EMITIR MOEDA para financiar as mais ABSURDAS FARRAS PÚBLICAS, não raro tratam de AUMENTAR IMPOSTOS, contribuindo assim para uma inquestionável DIMINUIÇÃO DO PODER DE COMPRA DOS INSUMIDORES E CONSUMIDORES. Esta triste e macabra decisão, como se percebe, produz efeito INFLACIONÁRIO de grau idêntico ao verificado quando acontece EMISSÃO DE MOEDA.


INFELIZ PASSAGEM DE ANO

Para facilitar o entendimento dos mais ingênuos que esperam a passagem de ano para desejar um FELIZ ANO NOVO, é importante que saibam que, a partir da meia noite do dia 1° de janeiro,  o GOVERNO LULA vai brindar todos os brasileiros -CONSUMIDORES E INSUMIDORES- com a REONERAÇÃO DO DIESEL via TAXAÇÃO DE IMPOSTOS FEDERAIS (0,34/LITRO). De novo, para que todos saibam: COMBUSTÍVIES, no mundo todo, são tidos e havidos como -ESSENCIAIS-.  


SETE ONDAS...

Pois, antes de pular as SETE ONDAS, como se esta superstição possa contribuir em algo positivo, não esqueçam que Lula já disse, centenas de vezes, que -NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM EM DEIXAR AS CONTAS PÚBLICAS NO VERMELHO E ENDIVIDAR O PAÍS PARA QUE, ASSIM, A ECONOMIA POSSA CRESCER. Que tal? 



Leia mais

26 dez 2023

FAKE MESSAGES


MACABRAS DECISÕES

A última semana do ano, por mais importante e necessário que seja ficar atento às MACABRAS DECISÕES propostas notadamente por GOVERNOS POPULISTAS, FISCALISTAS, COMUNISTAS, o fato é que as festas de Natal e Réveillon acabam sempre falando mais alto. Como tal, o público, de forma geral, acaba se distraindo e/ou focado apenas no recebimento e envio de mensagens de FÉ e ESPERANÇA quanto ao futuro pessoal, da família, dos amigos e, se sobrar espaço, também do nosso país. 


DISTRAÍDOS E BOBOCAS PAGADORES DE IMPOSTOS

Pois, mesmo convencido de que neste momento temas MAIS AMARGOS e de difícil compreensão tendem a ser imediatamente deletados para que não atrapalhem as confraternizações, é preciso lembrar que no final da semana passada os deputados e senadores aprovaram o ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO, com requintes de muita MALDADE, custeado, de cabo a rabo, não por acaso, pelos distraídos e pra lá de bobocas -PAGADORES DE IMPOSTOS-. 


ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO

A propósito, como bem afirma o pensador e economista Darcy dos Santos, praticamente a metade do ORÇAMENTO FEDERAL PARA 2024, que é de R$ 5,4 trilhões, é formada por dívidas (refinanciamentos e novas operações de crédito).  A RECEITA EFETIVA, a parte que fica com a União, é R$ 2.258 bilhões, ou 42,3% do total, depois da dedução das transferências aos entes subnacionais (10,1%).


ROLAGEM DA DÍVIDA

Para um total de DESPESA COM A DÍVIDA de R$ 2,563 trilhões, 67,7% serão pagos por rolagens, 27,1% por novas operações de crédito e apenas 5,2% com recursos próprios, que são receitas eventuais, como remuneração das disponibilidades do Tesouro; alienação de bens e amortização de empréstimos, entre outras.

Os juros deverão ser R$ 649 bilhões ou 29% superior a 2022. As operações de crédito, ao passarem de R$ 1,558 trilhões em 2022, para R$ 2,431 trilhões em 2024, terão um aumento de R$ 873 bilhões ou 56%, em dois anos. São praticamente todas para pagar a dívida.

O resultado primário está previsto em R$ 2,8 bilhões, com uma grande queda em relação a 2022, que já foi baixo, quando alcançou R$ 54,9 bilhões.  Há, no entanto, indicativos de déficit bastante significativo. Não havendo superavit, a dívida continuará crescendo.

A dívida líquida do setor público passou de 57,1% do PIB em dezembro/2022 para 60,0% em setembro/2023. No mesmo período a Dívida Bruta do Governo Geral passou de 72,9% para 74,4% do PIB.


ABSURDO DOS ABSURDOS

Do ORÇAMENTO FEDERAL, 63,5% são da Seguridade Social, sendo 41% Previdência; 12,4% Desenvolvimento Social e Combate a Fome e 10,1% Saúde.

A Justiça Eleitoral, com uma dotação de R$ 11,8 bilhões; e com 0,52% do total, deve estar inflada com R$ 4,9 bilhões do fundo eleitoral.

Segundo a imprensa, serão canalizados para as emendas parlamentares R$ 53 bilhões e mais R$ 4,9 bilhões para fundo eleitoral, totalizando R$ 57,9 bilhões. Isso é igual às dotações para 28 órgãos federais (55%) somadas. Outro dado estarrecedor é o fato de a soma das dotações para 13 órgãos de elite, tais como Senado, Câmara Federal, STF, Superior Tribunal de Justiça, TCU, Banco Central, entre outros, ser de R$ 45,2 bilhões. A soma das duas anomalias citadas (emendas e fundo eleitoral), se fosse um órgão, ficaria em oitavo lugar entre os 51 constantes do orçamento para 2024, igual ao Ministério do Transportes.

Isso é o absurdo dos absurdos, uma situação dessas não pode perdurar.  Os senhores parlamentares que me desculpem, não estão pensando no Brasil, que caminha a passos largos para a derrocada.

Confira o estudo completo: https://financasrs.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Orcamento-federal-2024-texto.pdf


FAKE MESSAGES

Atenção: os leitores que deixaram de lado as distrações de final de ano para se inteirar sobre os MALES CONTIDOS NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO, já devem ter percebido que os áudios e/ou escritos contendo desejos de FÉ e ESPERANÇA correm sério risco de serem apontadas como -FAKE MESSAGES-. Quem ainda guarda alguma dúvida a respeito, sugiro que volte lá e leia com atenção a análise do pensador Darcy dos Santos. 



Leia mais