OXIGENAÇÃO CEREBRAL
Antes de tudo convido os leitores, notadamente aqueles que têm interesse em exercitar e oxigenar o cérebro, a ingressar na fantástica -SALA DO RACIOCÍNIO-, onde a CAPACIDADE DE PENSAR se manifesta de forma altamente positiva. Detalhe importante: quanto menor a resistência para o entendimento e/ou aceitação daquilo que é tido e havido como -LÓGICO-, mais o CÉREBRO colabora para o importante desenvolvimento do RACIOCÍNIO.
SEMPRE FOI ASSIM...
Mais do que sabido, tem certas coisas que pelo simples FATO de existirem há muitos anos, ou algo do tipo -SEMPRE FOI ASSIM...- isto é mais do que bastante para que a maioria dos cidadãos não questione, ou mesmo coloque em dúvida, sobre a real e efetiva necessidade de sua existência ou imposição.
UM BANCO CENTRAL É INCOMPATÍVEL COM UMA ECONOMIA LIVRE
Pois, embora já tenha dedicado alguns editoriais tentando explicar que é totalmente DISPENSÁVEL a existência de um BANCO CENTRAL, desta vez aproveito o brilhante e esclarecedor texto -UM BANCO CENTRAL É INCOMPATÍVEL COM UMA ECONOMIA LIVRE- escrito pelo ex-congressista republicano do Texas, e candidato à presidente dos EUA em 1988, Ron Paul, . Eis:
CONTROLE DE PREÇOS É ALGO VILIPENDIADO
Controle de preços é algo vilipendiado quase que universalmente pelos economistas. As consequências negativas de se impor preços mínimos e preços máximos são numerosas e muito bem documentadas. Por outro lado, os economistas não só aceitam normalmente, como também debatem entusiasmadamente, a mais importante, porém menos compreendida, manipulação de preços que ocorre no mundo atual: a manipulação das taxas de juros.
Ao determinar a taxa básica de juros – que nada mais é do que a taxa à qual os bancos fazem empréstimos entre si no overnight com a intenção de manter os níveis de reservas bancárias (compulsório) determinados pelo Banco Central – o Banco Central assume o lugar dos participantes do mercado, que é quem teoricamente deveria determinar os juros através de suas ações, compatibilizando a oferta de poupança com a demanda por ela.
O Banco Central e o governo federal não ousam fixar os preços da madeira, do aço, dos automóveis e dos imóveis. Entretanto, quando o Banco Central determina a taxa de juros – e pelo fato de esta ser o preço do dinheiro para aquele que contrai empréstimos, o que afeta toda a demanda por dinheiro -, ele está afetando os preços de toda a economia de uma maneira menos explícita, porém tão deletéria quanto um controle direto de preços.
ECONOMIA PLANEJADA
O exemplo da União Soviética já deveria ter nos ensinado que nenhum indivíduo, nenhum grupo de pessoas, não importa sua capacidade científica, pode arbitrariamente determinar preços sem que isso gere caos econômico. Somente a interação espontânea dos participantes do mercado pode levar ao desenvolvimento de um sistema de preços que funcione corretamente e que permita que as necessidades e desejos de todos os participantes sejam satisfeitas. A sensação que fica quando se lê as atas do Banco Central é que a taxa de juros é frequentemente determinada de acordo com os caprichos e fantasias dos diretores da instituição. Os defensores dizem que há critérios científicos por trás de cada escolha. Entretanto, mesmo explicações mecanicistas como a Regra de Taylor dependem de estatísticas que ficam totalmente a critério dos burocratas do Banco Central: qual o PIB potencial, qual índice de inflação será utilizado, qual segmento deve ser desconsiderado (alimentos, energia, educação), etc. No fim, o que temos é uma economia centralmente planejada.
Quando os agentes de mercado são obrigados a gastar boa parte de seu tempo tentando descobrir a próxima jogada desses fixadores de preços, analisando cada frase das declarações e das minutas do Comitê de Política Monetária, eles necessariamente se afastam das atividades econômicas produtivas. Eles deixam de ser atores econômicos e forçosamente se tornam prognosticadores políticos. Este não é um problema econômico isolado, uma vez que as empresas também têm de levar em consideração outras intervenções estatais, como aumento de impostos, isenções fiscais expirantes, tarifas de importação, subsídios aos concorrentes, etc. Entretanto, como a taxa de juros determina o custo dos empréstimos e, consequentemente, determina se investimentos de longo prazo devem ou não ser empreendidos, essa manipulação estatal tem um impacto muito maior do que outras políticas governamentais.
É a manipulação dos juros que causa os ciclos econômicos. Quando os juros se tornam artificialmente baixos, o mercado é distorcido e os empreendedores são levados a fazer maus investimentos – investimentos que não fazem sentido à luz dos recursos presentemente disponíveis (que parecem maiores do que realmente são). Esses investimentos irão ocorrer nos estágios mais remotos da estrutura do capital, isto é, nos estágios da produção mais afastados dos bens de consumo final. Porém esses investimentos não serão sustentáveis a longo prazo, pois não há poupança real disponível para tal (os juros foram diminuídos artificialmente). Quando o padrão normal de consumo for readotado, esses investimentos revelar-se-ão inúteis e a recessão será a consequência. Esses investimentos errôneos não teriam acontecido caso o banco central não tivesse brincado com os juros e tivesse permitido que eles informassem o preço e a quantidade real dos recursos disponíveis.
Até entendermos os resultados que essas ações do Banco Central provocam, a economia estará fadada a repetir esses períodos abruptos de expansão e recessão. É imperativo que se entenda que não pode existir livre mercado enquanto houver um banco central. Se o preço do dinheiro, que é preço mais importante da economia, é determinado pelo governo, então estamos vivendo sob uma economia planejada.
PANAMÁ
A propósito, entre os países que EXTINGUIRAM O BANCO CENTRAL está o Panamá, sabidamente um dos países menos endividados das Américas (58.4% de dívida / PIB, contra 128% dos EUA e 93% do Brasil). Que tal?
VISITA HISTÓRICA DE DENG XIAOPING AOS EUA
Mais do que nunca, bem antes de ouvir e ler os críticos de Donald Trump quanto aos prejuízos que estão causando as drásticas elevações das TARIFAS DE IMPORTAÇÃO, é preciso que todos entendam que, em 1979, quando Deng Xiaoping fez a visita histórica aos EUA, com o propósito de atrair investimentos estrangeiros (na época foi triunfalmente recebido pelo então presidente Jimmy Carter), numa das coletivas de imprensa um jornalista perguntou, com sabedoria, o que aconteceria quando a BALANÇA COMERCIAL entrasse em MODO -DEFICITÁRIO -ALUCINANTE-, por força do ALTÍSSIMO CONSUMO DE PRODUTOS CHINESES PELAS FAMÍLIAS AMERICANAS.
TIGRES ASIÁTICOS
A partir de então, mais do que percebido, a CHINA entrou em processo de ALTO CRESCIMENTO ECONÔMICO, por conta do elevado CONSUMO estimulado por preços incrivelmente baixos. Mais: os TIGRES ASIÁTICOS (Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong, a partir da segunda metade do século XX, entraram na mesma onda de sucesso econômico, que por sua vez resultaram em DÉFICITS NAS BALANÇAS COMERCIAIS de inúmeros países importadores.
COMPETITIVOS
Pois, como se vê, coube ao corajoso presidente Trump tomar a dura e inevitável decisão de buscar o necessário EQUILÍBRIO da BALANÇA COMERCIAL. Para tanto, a escolha se deu pela via do AUMENTO TARIFÁRIO, que por sua vez deve atrair INVESTIDORES -americanos e estrangeiros-, dispostos a PRODUZIR no território do TIO SAM.
BRASIL
Já no que diz respeito ao nosso empobrecido e mal administrado Brasil, faz-se necessário esclarecer aos CRÍTICOS BRASILEIROS, que por questões de ordem IDEOLÓGICA não suportam Trump e Musk, que o nosso país -segundo afirma um estudo recente do BTG- se sobressai como UM DOS PAÍSES QUE MAIS IMPÕEM RESTRIÇÕES AOS PRODUTOS AMERICANOS.
“Esse perfil regulatório e tarifário reforça a percepção de Donald Trump de que o Brasil mantém práticas PROTECIONISTAS que restringem a entrada de produtos americanos, o que poderia justificar medidas retaliatórias sob a lógica da política de ‘reciprocidade de tarifas’ anunciada pelos Estados Unidos.” Que tal?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: CASO DÉBORA: O CONSTRANGIMENTOS DAS EXCELÊNCIAS, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
NEM ORGANIZAÇÃO NEM INTELIGÊNCIA
Aqui entre nós e o mundo, há que se reconhecer que -nem a gritante perda de credibilidade e popularidade do presidente Lula-, e tampouco as -terríveis, ilegais e nada democráticas medidas cometidas -DIA E NOITE-, quase que por UNANIMIDADE, pelos diabólicos ministros do STF, têm se mostrado capazes e suficientes para que a DIREITA BRASILEIRA se ORGANIZE E/OU AJA COM INTELIGÊNCIA.
CÃO QUE LADRA NÃO MORDE
Diante deste ambiente dominado por -PARALISIA FÍSICA E CEREBRAL- o que mais se lê, ouve e assiste não passam de meras MANIFESTAÇÕES DE PURA INDIGNAÇÃO, DESPROVIDAS DA NECESSÁRIA AÇÃO. Pois, esse comportamento INOFENSIVO faz com que os ALGOZES DO BRASIL ajam ao seu bel prazer, com base no velho ditado popular: -CÃO QUE LADRA NÃO MORDE-. Ou seja, mais do que convencidos de que -PESSOAS QUE SÓ AMEAÇAM COM PLAVRAS, NÃO VÃO ALÉM DISSO-.
PROCESSO DE AUTOSSABOTAGEM
A propósito desta triste constatação, eis aí o texto produzido pela Doutora da USP, Érica Gorga, com o título -A DIREITA ESTÁ PRESA EM PROCESSO DE PURA AUTOSSABOTAGEM-:
Quando foi que AUTODEGRADAÇÃO, HUMILHAÇÃO AUTOIMPOSTA, DEMONSTRAÇÃO DE FRAQUEZA, SÚPLICA E CHORO VENCERAM GUERRAS? NUNCA NA HISTÓRIA. Suplicar PERDÃO para quem não fez NADA DE ERRADO é uma vergonha! É IMORAL, INJUSTO E COVARDE!
Se estivéssemos na Segunda Guerra Mundial, a DIREITA BRASILEIRA entregava a Inglaterra à Hitler de mão beijada e jamais faria o DIA D. O que acontece com essas lideranças? Conclamar população para se humilhar e suplicar em praça pública? Se entregar enquanto esperam a invasão definitiva?
AGUARDA!
A DIREITA adota estratégia de SUICÍDIO GRADUAL AUTOIMPOSTO, enquanto AGUARDA. isto mesmo: -AGUARDA! - que os algozes passem a ter compaixão. Vou lhes explicar a base jurídica e racional para minha afirmação. Algo que vocês não leram e não vão ler em nenhum tweet de influencer da direita.
- A anistia não é factível por uma simples razão jurídica: TODA LEI deve se aplicar de MODO GERAL e despersonalizado. Se, por meio de Lei de Anistia perdoarem a cabeleireira Débora, NECESSARIAMENTE TERÃO que perdoar Bolsonaro. Uma coisa fica JURIDICAMENTE amarrada na outra.
A questão CRUCIAL: querem perdoar Bolsonaro? Querem? Então fizeram tudo o que fizeram para perdoar Bolsonaro? Isso significaria não prendê-lo e deixarem que ele concorra em 2026. É esse o plano deles? Respondam-me com seus neurônios: é esse o plano? Acordem os que estão em sonho profundo. Não vai funcionar porque anularia os fins do próprio plano.
O DIA D
A não ser que sejam tomados por loucura momentânea ou por sentimento sincero de compaixão inexplicável - deixo aqui consignadas essas hipóteses - a anistia NÃO vai ocorrer. E não vai ocorrer especialmente porque, mesmo se o Congresso a aprovar, o Executivo pode vetar. SIM: LULA PODERÁ VETAR! O Congresso terá então que derrubar o veto e depois de tudo isso o STF pode e VAI dar a PALAVRA FINAL. (E já forma precedente para canetar a anistia anterior!)
O que essa viagem tormentosa lhes parece? A mim me parece périplo rumo ao NAUFRÁGIO!
Acordem do sono profundo e do mantra da derrota. Elaborem um contra-ataque DIGNO e constitucional. Demandem nas ruas impeachment de Ministro do STF!
O Dia D parecia impossível! Mas foi a coragem e a teimosia de um único homem que libertou o Ocidente. Que Churchill inspire a mente turva das lideranças da direita brasileira!
CARTILHA PETISTA
No fatídico dia 30 de outubro de 2022, tão logo o TSE -Tribunal Superior Eleitoral -resolveu- sem permitir qualquer tipo de checagem, declarar a vitória de Lula na eleição presidencial, o enorme universo de eleitores -liberais e conservadores-, concluiu, de imediato, que o nosso empobrecido país estava INGRESSANDO, de fato e de direito, na ROTA DE DESTRUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL JÁ TRILHADA PELA VENEZUELA E DEMAIS PAÍSES MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO COMUNISTA -FORO DE SÃO PAULO-.
FATALISMO FISCAL
Pois, de lá para cá, por conta da ATUAÇÃO CATASTRÓFICA PETISTA, além da notória PERDA DE UM GRANDE NACO DE LIBERDADE E INSACIÁVEL PERSEGUIÇÃO, o GOVERNO LULA fez crescer como nunca os GASTOS PÚBLICOS e, mais recentemente, como CONSEQUÊNCIA DIRETA do -FATALISMO FISCAL-, a INFLAÇÃO vem se destacando de forma absolutamente previsível.
POUCO MAIS DE TRINTA ANOS...
Entretanto, como o propósito PETISTA sempre foi o de PERSEGUIR, implacavelmente, tudo e mais um pouco daquilo que já aconteceu na Venezuela, que não por acaso teve sua eleição presidencial comprovadamente fraudada, aí vai um breve relato daquilo que aconteceu na naquele país COMUNISTA nesses pouco mais de 30 anos. Eis:
META ALCANÇADA COM SUCESSO...
1992: A Venezuela se torna o 3º país mais rico do Ocidente.
1997: Os venezuelanos se tornam o 2º maior comprador de picapes F-150.
2001: A Venezuela elege um presidente socialista/comunista para combater a "desigualdade de renda".
2004: A saúde privada é completamente socializada.
2007: Toda a educação superior se torna "gratuita".
2009: A posse privada de armas é proibida.
2012: Bernie Sanders diz que "os venezuelanos estão vivendo o sonho americano melhor que os americanos".
2014: Líderes da oposição são presos.
2016: A escassez de alimentos se torna generalizada.
2017: A Constituição e as eleições são suspensas.
2019: Venezuelanos são massacrados pelo próprio governo. Começa a guerra civil.
2021: O Tribunal Penal Internacional (TPI) abre investigação sobre crimes contra a humanidade.
2024: A repressão brutal da oposição causa uma crise global de refugiados.
2025: 20 milhões de venezuelanos na pobreza, 8 milhões fugiram, começa o 3º "mandato" de Maduro
Como se vê, claramente, bastou apenas uma geração para que a VENEZUELA deixasse de ser um dos países mais ricos do mundo para se tornar um dos mais pobres.
Que tal?
ESTAR COMPRADO E/OU VENDIDO
No jargão do mercado financeiro e de capital, a expressão ESTAR -COMPRADO- quer dizer que você ADQUIRIU um ou mais ativos, como ações, ou taxas de juros, por exemplo, acreditando que eles vão se valorizar. Da mesma forma, ESTAR -VENDIDO- significa que você se desfez de uma ou mais posições para ficar LÍQUIDO, ou seja, com seus recursos livres para eventuais novas e oportunas investidas.
ECONOMIA E FINANÇAS DOS PAÍSES
Estas duas expressões, pelo fato de serem muito LÓGICAS E ESCLARECEDORAS, também se aplicam, com o mesmo propósito, no dia a dia da ECONOMIA e das FINANÇAS dos mais diversos países, de acordo com os PROJETOS, MEDIDAS E DECISÕES que são propostas e/ou tomadas pelos seus governantes, que no conjunto definem o RUMO PRETENDIDO.
EXEMPLO ARGENTINA
Vejam por exemplo, o icônico caso da ARGENTINA, que se encontrava em PURO ESTADO FALIMENTAR, e como tal colocava todos os INVESTIDORES EM POSIÇÃO ABSOLUTAMENTE -VENDIDA. Pois, tão logo passou a ser comandada por um competente presidente LIBERAL, incontáveis investidores -argentinos e estrangeiros, entenderam que chegara a hora de mudar para POSIÇÃO COMPRADO. Tudo por conta da alta expectativa de recuperação econômica e financeira daquele destruído país.
BRASIL RUMO AO CAOS
Da mesma forma, em sentido absolutamente contrário, no nosso empobrecido BRASIL, presidido por um declarado COMUNISTA, um grande universo de investidores, que ao longo do governo passado, com Paulo Guedes no comando da economia, estava em POSIÇÃO -COMPRADA-, acreditando na recuperação econômica e financeira do país, notadamente neste ano, mais do que nunca, a GRANDE E SONORA ORDEM TEM SIDO FICAR -VENDIDO-, que significa, literalmente, FICAR BEM LONGE DO BRASIL -que RUMA PARA O CAOS TOTAL.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: INVERSÃO DE VALORES, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar.
BESTEIRAS
O vice-presidente Geraldo Alckmin veio à público com o propósito de mostrar que -DIZER GRANDES BESTEIRAS- é uma tarefa que não cabe apenas ao presidente Lula, mas, de forma igualitária aos integrantes da -CHAPA LULA/ALCKMIN-, que mais do que sabido vem -desgovernando- o Brasil desde janeiro de 2022.
FORTE CONCORRENTE
Ontem, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico, na qualidade de presidente em exercício, Alckmin foi simplesmente à loucura quando resolveu defender, com unhas e dentes, que o Banco Central desconsidere a inflação de alimentos e energia ao definir a taxa Selic. Fantástico, não? Creio que tão logo tomou conhecimento da enorme idiotice, Lula deve ter percebido que seu vice-presidente é um forte e destemido concorrente.
CAUSA INTOCÁVEL
Para deixar muito claro que não tem o menor compromisso em atacar a VERDADEIRA -CAUSA- DA INFLAÇÃO, que consiste em PAQUIDÉRMICOS GASTOS PÚBLICOS -sustentados por UM CRESCENTE E ABISMAL ENDIVIDAMENTO-, Alckmin simplesmente atacou -com todas as pedras- a pobre e velha CONSEQUÊNCIA. Pode?
CRÉDITO CONSIGNADO
Mais: em momento algum, Alckmin criticou a SAFADEZA que embala o PROGRAMA DE CRÉDITO CONSIGNADO, que seu líder está VENDENDO ao pobre povo brasileiro como se o EMPRÉSTIMO fosse DINHEIRO DO CAIXA DO GOVERNO (??), quando, na REAL, é DINHEIRO DO PRÓPRIO POVO, a considerar que a GARANTIA É DADA ATRAVÉS DO FGTS.
Aliás, vale lembrar que, ontem, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, achou melhor apagar um vídeo que publicou no sábado, 23, em suas redes sociais, no qual se referia ao crédito consignado como “empréstimo do Lula”....Argh..