SENTIMENTO DE INVEJA
Ontem à noite, minutos antes do início do longo e espetacular DISCURSO do presidente Donald Trump, no Congresso dos EUA, tratei de vestir um largo traje, TAMANHO -GGGG-, imaginando que a avantajada e desproporcional vestimenta seria capaz de DISSIMULAR e/ou CAMUFLAR o meu ESCANCARADO E INCONTIDO SENTIMENTO DE INVEJA do povo americano.
43 DIAS DE GOVERNO...
Em vão. A cada frase pronunciada pelo presidente dos EUA, mostrando o quanto sua espetacular equipe já conseguiu fazer, de FATO, nesses -profícuos- 43 dias de governo, mais o meu larguíssimo traje, por conta do vultoso crescimento da minha incontida INVEJA, deixava uma clara impressão de que não passava de um pequeno trapo do tipo que, com muita dificuldade, caberia no corpo de um -BEBÊ RECÉM-NASCIDO-.
ORDENS EXECUTIVAS SEM PARAR
Nesses 43 dias de governo, mais do que sabido -festejado-, Trump assinou, SEM PARAR- inúmeras ORDENS EXECUTIVAS, deixando muitos governantes mundo afora pra lá de impressionados com as suas -BRUSCAS- DECISÕES. Até então, cidadãos do mundo, mesmo a contragosto, entendiam que o papel de qualquer governante era apenas o de FAZER PROMESSAS. Pois, Trump, de forma contrária e extremamente OBJETIVA, fez valer a LÓGICA da célebre frase que diz: - NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE PODE -E DEVE- FAZER HOJE!- E, da mesma forma, -NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE PODE -E DEVE- FAZER DEPOIS DE AMANHÃ!
O RESTO É CONVERSA FIADA...
Já no que diz respeito à GUERRA -RÚSSIA X UCRÂNIA, vejo como muito oportuno o que escreveu o colunista Alon Feuerwerker, do site -PODER 360-, sobre SOBERANIA e a INTEGRIDADE. Eis:
O governo dos EUA dá sinais de que não pretende continuar financiando a guerra na Ucrânia, considerada cada vez mais inganhável. A estratégia dos europeus e da administração de Joe Biden falhou: as sanções não colapsaram a economia russa. Um dos motivos é claro: a China não permitiria que o Ocidente subjugasse a Rússia, impondo-lhe um novo “Tratado de Versalhes” como ocorreu com a antiga União Soviética.
Resta, então, o caminho militar para uma vitória total sobre Moscou. No entanto, há desafios consideráveis. A Rússia é a maior potência nuclear do mundo e, diferentemente dos últimos anos da últimos anos da União Soviética, demonstra coesão política interna para evitar a capitulação. Mais ainda: numa guerra convencional, é impensável que os ucranianos derrotem os russos. Para melhorar a probabilidade desse desfecho, seria necessário europeus e norte-americanos toparem ir morrer nos campos de batalha, além de empenhar todas as economias na empreitada. E mesmo assim o desfecho mais provável seria uma conflagração nuclear planetária. Diante disso, a melhor saída é buscar um acordo, que naturalmente deverá levar em conta a realidade no terreno da guerra. “Ah, mas e a soberania? E o direito dos países à integridade territorial?”. É hora de retirar do baú uma velhíssima lição da história. Os países têm direito à soberania e à integridade territorial na exata medida da força que eles e suas alianças têm para garantir a SOBERANIA E A INTEGRIDADE TERRITORIAL. O resto é conversa fiada....
AFIRMAÇÃO ESTÚPIDA
Ontem, para desespero daqueles que desenvolvem o RACIOCÍNIO LÓGICO, o presidente do TCU, Vital do Rêgo, fez uma AFIRMAÇÃO ABSOLUTAMENTE ESTÚPIDA, do tipo totalmente -INCONCEBÍVEL- para quem foi eleito, com a MISSÃO DE ACOMPANHAR A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO PAÍS E CONTRIBUIR COM O APERFEIÇOAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
ROMBO TRÁGICO
Para quem não sabe, Vital do Rêgo afirmou que a Previdência Social brasileira, mesmo OSTENTANDO um -CRÔNICO e/ou TRÁGICO -ROMBO BILIONÁRIO-, NÃO PRECISA DE UMA NOVA REFORMA!. Pode?
Diante da MAGNÍFICA ESTUPIDEZ, até o -petista- secretário do Tesouro, Rogério Caron, não se aguentou e replicou, alto e bom tom, de forma franca e irretorquível, que a PREVIDÊNCIA SOCIAL É TOTALMENTE INSUSTENTÁVEL, e como tal EXIGE AJUSTES IMEDIATOS E PROFUNDOS.
ALTAMENTE DEFICITÁRIA
Vital do Rêgo, antes de tudo, dá clara impressão de que ignora completamente que a nossa PREVIDÊNCIA SOCIAL é altamente DEFICITÁRIA. Tanto o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atende os brasileiros de SEGUNDA CLASSE, quanto, principalmente, o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas (SPSMFA), que atendem aos PRIVILEGIADOS SERVIDORES PÚBLICOS DE CARREIRA, pertencentes à PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIROS, na qual o presidente do TCU está prazerosamente incluído.
REFORMA PROFUNDA
Gostem ou não, queiram ou não, uma coisa é mais do que clara e evidente: SEM UMA REFORMA URGENTE E PROFUNDA, totalmente diferente daquela que foi promulgada em 2019, cada vez MAIS IMPOSTOS DEVERÃO SER COBRADOS PARA SATISFAZER O PAGAMENTO DAS APOSENTADORIAS, Ou seja, ao invés de cada cidadão CUSTEAR A SUA PRÓPRIA APOSENTADORIA, através de CONTRIBUIÇÕES BASEADAS EM PROGRAMAS ATUARIAIS, a sociedade brasileira CONTINUARÁ COM A OBRIGAÇÃO - COERCITIVA E IMPIEDOSA- de ARCAR COM AS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS. Pode?
SORRIR, FESTEJAR, CELEBRAR...
De uns tempos para cá -creio que os leitores também já se deram conta-, o que faz um enorme contingente do povo brasileiro -SORRIR, FESTEJAR e/ou CELEBRAR não é o que acontece no nosso BRASIL, onde a VARA DE CONDÃO do feiticeiro Lula é dotada de -ALTO PODER DE DESTRUIÇÃO-, mas os invejáveis acertos que vem sendo promovidos, dia após dia, por Javier Milei, (ARGENTINA); Donald Trump (EUA); Nayb Bukele (EL SALVADOR); Giorgia Meloni (ITÁLIA), ...
LUTA INGLÓRIA
Se levarmos em conta as decisões que são tomadas a todo momento pela maioria dos tirânicos ministros do STF, que de uns tempos para cá se AUTOPROCLAMARAM IMBATÍVEIS e como tal acharam por bem, sem ser perturbados, TORNAR NULOS TODOS OS ARTIGOS DA -CONSTITUIÇÃO DE 1988-, aí o sentimento que passou a reinar nosso cada dia mais injusto e empobrecido Brasil foi a INDIGNAÇÃO e a TRISTEZA ABSOLUTA, devidamente acompanhadas da clara CERTEZA de que a LUTA É SIMPLESMENTE INGLÓRIA.
COMPETIÇÃO
Pois, enquanto o STF pinta e borda ao seu gosto destruidor e antidemocrático, o aliado e comprometido PODER EXECUTIVO, comandado pelo FEITICEIRO LULA, age como se estivesse participando de uma COMPETIÇÃO cuja láurea máxima é reservada para quem PRODUZIR OS MAIORES DANOS À SOCIEDADE, tanto na ECONOMIA como no SOCIAL.
PETROBRAS
A propósito, depois de tornar praticamente todas as empresas ESTATAIS -DEFICITÁRIAS-, através de ADMINISTRAÇÕES ALTAMENTE TEMEROSAS e pra lá de INCOMPETENTES, ontem à noite foi a vez da PETROBRAS PETISTA mostrar que cumpriu a META DE PREJUÍZO, que no último trimestre de 2024 atingiu a marca de R$17 BILHÕES. Que tal?
Como se vê, sem precisar fazer cara de SURPRESA, o que nos resta, acima de tudo, é FESTEJAR OS FEITOS E REALIZAÇÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO NA ARGENTINA, EUA, EL SALVADOR, ITÁLIA, etc...
CENÁRIO CATEGÓRICO
Ah, não por acaso, a análise de conjuntura divulgada ontem, 26, pelo CSesp (Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política), da Fecomércio-SP AFIRMA, CATEGORICAMENTE, que a economia brasileira já apresenta claros SINAIS DE DESACELERAÇÃO.
1- O -SETOR INDUSTRIAL - embora tenha crescido 3,1% no ano passado, está em queda há TRÊS MESES, em uma retração que soma 1,2%.
2- NO SETOR SERVIÇOS - a queda acumulada nos dois últimos meses de 2024 foi de 1,9%.
3- O SETOR COMÉRCIO -AMPLIADO- registrou diminuição de 2,7% no mesmo período.
Por aí fica mais do que claro e evidente que a economia brasileira está às vésperas de enfrentar uma combinação complexa de DESACELERAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA E INFLAÇÃO ELEVADA, como bem refere o economista Antonio Lanzana, presidente do CSesp. Para ele, “o baixíssimo nível do investimento preocupa bastante”.
SEM MAQUIAGEM
Neste momento, TODOS OS INSTITUTOS DE PESQUISA -inclusive aqueles que até poucos dias atrás, de forma escandalosa, mais se identificavam como -INSTITUTOS DE BELEZA-, por conta das MAQUIAGENS que visavam melhorar a verdadeira e péssima imagem do presidente Lula e seu lamentável governo, dão a entender que não há produto de beleza capaz de ESCONDER A REALIDADE até então fortemente mascarada.
RECORDE NEGATIVO
Observem que -TODOS OS NÚMEROS COLETADOS por TODOS OS INSTITUTOS DE PESQUISA de OPINIÃO PÚBLICA -INDICAM-, COM OU SEM MAQUIAGEM,- UM AUMENTO EXPRESSIVO NA INSATISFAÇÃO POPULAR EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DO PRESIDENTE LULA. O mais recente levantamento realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025 pelo DATAFOLHA, instituto sabidamente devoto do PT, revelou que a REPROVAÇÃO do presidente alcançou 41%, -representando um RECORDE NEGATIVO para os três mandatos do petista-. Atenção: apenas 24% dos brasileiros -AINDA- avaliam a gestão como ótima ou boa.
MULHERES DO NORDESTE
Mais: a pesquisa DATAFOLHA -PETISTA também apontou que a popularidade do governo Lula caiu de maneira mais acentuada entre MULHERES, ELEITORES DE BAIXA RENDA E RESIDENTES DO NORDESTE, três públicos que tradicionalmente formam a base de apoio do PT.
GENIAL/QUAEST
Pois, dando voz e imagem à razão e à realidade, hoje, 26, foi a vez do Instituto GENIAL/QUAEST, que nunca negou sua afeição por Lula e pelo PT, informar também, sem máscaras, que a DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA CRESCEU acima dos dois dígitos desde dezembro em Pernambuco e Bahia, dois Estados que historicamente são base eleitoral do petista. Segundo diz o levantamento realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a TAXA DE REPROVAÇÃO do presidente -NOS ESTADOS de SP, MG, RJ, BA, PR, RS E GO- JÁ ULTRAPASSA A ELEVADA MARCA DE 60% Que tal?
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Corre solta a notícia de que Lula está pronto para anunciar a saída de Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde. Mais: em seu lugar, como está sendo fartamente anunciado, deverá assumir o atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ora, até aí nada de mais, uma vez que são muito normais eventuais trocas ministeriais em qualquer governo.
META CUMPRIDA
Pois, o que precisa ser levado em boa conta nesta troca ministerial é o FATO de que Nísia Trindade deixará o Ministério da Saúde com o SENTIMENTO DO DEVER CUMPRIDO, ou META SOBRADAMENTE ATINGIDA. Como tal é de se imaginar que logo-logo Nísia será homenageada com MIL ESTRELINHAS DO PT coladas cuidadosamente no seu encantado CURRÍCULO PROFISSIONAL.
VIVA O DESPERDÍCIO
Para quem não sabe, mas precisa saber, o Ministério da Saúde, sob o comando de Nísia Trindade, fez exatamente o que se pode esperar de um exemplar dirigente petista: deixou as VACINAS contra Covid-19, assim como imunizantes para prevenir meningite, febre amarela e pneumonia, tétano, gripe e outras doenças -VENCEREM-. Com isso 10,9 MILHÕES DE DOSES precisaram ser INCINERADAS, EM 2024. Espetáculo, não? Vale um sonoro VIVA O DESPERDÍCIO!
REQUINTES DE CRUELDADE
Com REQUINTES DE CRUELDADE, a AMPLA INCINERAÇÃO atingiu em cheio:
1- a vacina BCG, que protege bebês e crianças da tuberculose;
2- a pneumocócica 10 que previne contra pneumonia, otite e sepse;
3- a meningocócica ACWY e a meningocócica C que são contra diferentes tipos de meningite;
4- a pentavalente, que é contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b A DTP; e,
5- a dTpa (acelular), também conhecidas como tríplice bacteriana, que previnem contra a difteria, o tétano e a coqueluche.
Todas, vale lembrar, integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Que tal?
BOMBA
Todos os dias me deparo com uma ou mais publicações postadas nas redes sociais por brasileiros pra lá de -ESPERANÇOSOS-, cujos conteúdos (imagens, áudios ou textos) iniciam com a palavra- BOMBA-, em -LETRAS GARRAFAIS-, dando conta de que, enfim, a TIRANIA IMPOSTA PELO STF, notadamente pelo detestável ministro Alexandre de Moraes, está muito próxima do fim.
CANETADA
Pois, para desespero geral, praticamente no mesmo momento em que as pretensas e ilusórias -BOMBAS- são anunciadas, algum ministro do STF entra em cena e, com uma simples canetada, acaba de vez com eventuais e/ou fantasiosas pretensões de que davam a entender que a tal TIRANIA- estaria, enfim, com os dias contados.
BOMBA TIRÂNICA
Na semana passada, por exemplo, o ministro Dias Toffoli, com a CONCORDÂNCIA SILENCIOSA dos demais ministros, respondeu aos tolos ESPERANÇOSOS com uma outra BOMBA TIRÂNICA, ao DECLARAR -NULOS- TODOS OS ATOS CONTRA O EX-MINISTRO ANTONIO PALOCCI, que sob juramento se declarou RÉU CONFESSO nos CRIMES RELACIONADOS À OPERAÇÃO LAVA JATO.
MANDA E DESMANDA
Enquanto o STF deixa claro que MANDA E DESMANDA NO BRASIL, o PODER EXECUTIVO, sob o comando de Lula, segue firme na TAREFA DE DESTRUIÇÃO DO PAÍS, desta vez usando uma BOMBA -verdadeiramente -NUCLEAR-.
Vejam, por exemplo, o bestial caso da USINA NUCLEAR ANGRA 3, que segundo estudo do BNDES, para finalização da usina (seriam necessários mais CINCO ANOS DE OBRAS) seriam necessários R$23 BILHÕES em investimentos, além dos R$12 BILHÕES já aplicados até o momento. Mais: o BNDES informa que a decisão de ABANDONAR a OBRA teria um custo de R$21 BILHÕES, incluindo despesas com rescisões de contratos, desmobilização de canteiro, devolução de benefícios fiscais e penalidades pelo cancelamento de financiamentos incentivados.
Como se percebe, o governo Lula, é isso: NÃO TEM 23 BILHÕES PARA TERMINAR A OBRA E NÃO TEM R$ 21 BILHÕES PARA ABANDONAR A OBRA. Pode?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje, O BRASIL TEM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.