Artigos

07 jan 2010

RESPIRANDO POR APARELHOS


GUARDIÃO DA MOEDA

Entre tantas funções que tem o Banco Central, uma delas, a principal melhor dizendo, é a de ser o guardião da moeda. O Brasil descobriu isto muito recentemente, quando fez a reforma do Sistema Financeiro, ainda no governo FHC.

ANTES E DEPOIS

O governo Lula, felizmente, contrariando totalmente o discurso da campanha que o elegeu, continua deixando o BC agir de forma, digamos, independente. Esta postura dupla, de Lula, foi responsável: 1- ANTES DA POSSE - pela excessiva valorização do dólar frente ao real durante a campanha, chegando a R$ 4,00; e, 2- DEPOIS DA POSSE - pela forte valorização do real frente ao dólar, chegando aos atuais R$ 1,74.

OS PIORES

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no entanto, mesmo diante de tantos exemplos mundo afora, ainda se recusa a entender esta primária lição. Daí a razão principal para que a Argentina tenha sido o país onde a moeda norte-americana registrou a maior valorização do dólar, na última década, chegando a 283%. Logo atrás, obviamente, vem a Venezuela, com 231,7% de valorização.

CHORE POR MIM

Como Cristina quer lançar mão das parcas reservas do seu país, para esconder o enorme déficit fiscal, achou que o melhor seria demitir o presidente do BC, que se recusou a praticar o crime. Pode? O povo argentino deve estar dizendo, em coro: Chore por mim, Argentina!

AUDIÊNCIA ZERO

A audiência das emissoras de rádio e televisão que pertencem ao setor público, tanto federal quanto estaduais, é praticamente inexistente. Traço, como informam os aferidores. Pois, mesmo assim, elas continuam existindo e custando caro para os contribuintes.

PROPAGANDA ELEITORAL?

Diante desta realidade incontestável é difícil imaginar que o conteúdo da programação dessas emissoras possa servir de propaganda eleitoral para os governantes que estão no poder. Ora, se ninguém ouve ou assiste, não há o que recolher da propaganda.

O CUSTO PERMANECE

Ontem, a governadora do RS, Yeda Crusius, rejeitou uma proposta para que a TVE (televisão educativa do RS) retransmita a TV Brasil, do governo federal. Mesmo recebendo os meus sinceros cumprimentos pela decisão, melhor seria se a governadora optasse pelo fechamento da TVE.Yeda, no entanto, entende que a TVE deve continuar veiculando programas da TV Cultura, de São Paulo, ao invés de transmitir o conteúdo da TV Brasil. E reforçou a sua decisão dizendo que a TV Brasil é um instrumento do governo Lula. Não sei do que o RS se livrou. Melhor: do custo eu sei que não foi.

Leia mais

06 jan 2010

CHEIRO FORTE NO AR


PROVOCAÇÕES

Tudo aquilo que deveria e poderia ter sido evitado de todas as formas, infelizmente já está acontecendo no país. Depois que os governistas resolveram revogar, ou estuprar, a Lei da Anistia, a paz e a tranquilidade que reinava serena no meio da sociedade brasileira já começa a exalar um cheiro forte de provocações, revanchismo e intolerância.

IMITANDO FIDEL

Entre tantas insinuações, uma que está sendo repetida é que o maior erro cometido no período da Revolução foi o de não ter eliminado, sumariamente, o bando de assassinos, ladrões de bancos, e sequestradores. Da mesma forma como Fidel Castro fez, em Cuba. Atos, como se sabe, a esquerda tanto aplaude.

PREOCUPANTE

Por exemplo, aquilo que o coronel Silvio Gama (Aspirante de Artilharia, da Turma TUIUTI) disse, taxativamente, já voltou à tona. Num dos trechos, Gama disse algo muito preocupante, a saber:

DECLARAÇÕES DE GAMA

-Só assim estaríamos livres desses ladrões que, comprando a democracia situaram-se no poder; saqueiam o erário público; se auto-premiam com indenizações bilionárias por prejuízos morais inexistentes; incentivam o enriquecimento ilícito. E o que é pior: pelo mau exemplo estão promovendo o esfacelamento da ética e da moral na sociedade-.

NÃO!

Isto é bom? Lógico que não. Embora o coronel tivesse falando a verdade, a resposta continua sendo NÃO. Ela remexe o baú da insegurança e traz de volta um receio preocupante. Repito: tudo isto poderia ter sido evitado. Mas o PT quis assim, com a chamada Comissão da Meia Verdade.

GENTE DEMAIS

O ano de 2010 começou ameaçador. A mãe natureza, ainda em 2009, já havia dado um recado de que iria agir com mais rigor pelo crescimento desordenado de pessoas no mundo. Entenderam bem? Eu disse: excesso de pessoas no mundo.

GENTE SEM EDUCAÇÃO

A turma da COP 15, que deu muita ênfase ao aquecimento global, coisa que a ciência ainda não conseguiu provar, acabou por fazer do Carbono o grande vilão do Planeta. De forma inexplicável deixou de mencionar que a superpopulação da Terra é o que está exigindo tanta necessidade de crescimento. Gente que abunda sem qualquer educação, como é o nosso caso.

Leia mais

05 jan 2010

RETROCESSO?


ELEIÇÕES 2010

Em ano de eleições, por mais que as leis estabeleçam o regramento para que os partidos políticos dêem inicio às suas campanhas, qualquer atitude do candidato escolhido, esperta ou não, é sempre identificada como eleitoreira.

O DISCURSO DO PT

O PT, com o propósito de confundir a cabeça dos eleitores e com isso buscar votos para a candidata Dilma, já informou a escolha do caminho que vai trilhar em 2010: o discurso do risco de retrocesso.

RUPTURA

A estratégia, já definida e decidida pelo PT no final de 2009, é que os ministros, autoridades do governo, e o próprio Lula façam um alerta constante aos eleitores para uma possível ruptura de políticas econômicas e sociais de Lula em caso de derrota da ministra Dilma. Espertos, não?

RETROCESSO

O que chama muito a atenção, nesta proposta eleitoral do PT, é a palavra ?RETROCESSO-. Como se o Brasil tivesse avançado algum centímetro com as alegadas políticas criadas pelo governo Lula.

GOVERNO ANTERIOR

Por mais que muita gente apaixonada e satisfeita não admita, o fato é que os avanços experimentados pelo Brasil nestes últimos anos se devem, exclusivamente, às políticas econômicas criadas ainda no governo anterior. E que, felizmente, foram mantidas pelo atual governo.

POPULISMO E COVARDIA

Considerando que houve uma real covardia de FHC para avançar mais, tudo aquilo que impediu o -

up grade

que poderia levar o Brasil à condição de primeiro mundo, se deve às políticas altamente populistas promovidas por Lula. Some-se aí que também evitou as reformas que o país necessita para sair, definitivamente, do RETROCESSO.

DOENTE-CRÔNICO

Caso Dilma não ganhe as eleições, o que mais quero, também não creio que Serra, ou qualquer outro que vença pleito, tenha coragem de resolver os problemas que fazem do Brasil um país doente-crônico, com alguns espasmos de melhora. Ao menos estaríamos livres, momentaneamente, dos surtos populistas.

Leia mais

04 jan 2010

OS ESTUPRADORES


LULA ERRA

O povo brasileiro precisa se convencer de que o presidente Lula também erra. E muito. Do jeito que tudo está posto, a impressão que resta é de o homem jamais erra. Como se fosse um ser celestial.

ISENTO DE CULPA

Quando acontece alguma coisa que entregue o presidente como culpado por erros cometidos, os panos quentes e as respostas para isentá-lo estão sempre prontas. Tudo bem planejado para sugerir, sem apontar, que os responsáveis são outros.

EU NÃO SABIA!

A grande marca registrada desta pretensa eterna inocência do nosso presidente já se tornou famosa quando, diante da provada descoberta do Mensalão, disse: Eu não sabia!

NÃO LEU

Agora, diante da descoberta do claro interesse do PT em revogar a Lei de Anistia, que muitos estão denominando corretamente de Estupro, a turma protetora do líder já saiu com a desculpa de que Lula não leu o que assinou.

DESCULPA VELHA

Essa desculpa é velha. Muito velha. É a tal do SCC: Se Colar Colou! Quando alguém tenta um golpe, ou comete um deslize, dependendo da reação do atingido pede desculpas dizendo que houve um mal entendido. Ou, simplesmente, diz que estava brincando.

DECRETO DO ESTUPRO

O decreto do Estupro, como já é sabido, foi defendido pelo ministro Vanucchi, dos Direitos Humanos (?), e Tarso Genro, da Justiça (?). E a ministra Dilma foi incumbida de fazer o relato ao presidente, que acabou por assiná-lo. Isto prova que Lula não pode ser um mero inocente-útil da querida turma. Esta não cola. Caso Lula se declarasse enganado, com certeza todos já estariam demitidos. O que não aconteceu.

EL PAÍS

A imprensa brasileira, preocupada em contar o dinheiro da publicidade que o governo usa para calar sobre os assuntos que não devem ser noticiados, jamais imaginava que o El País (jornal da Espanha) fosse dar a notícia.

ELIMINAÇÃO

Só a partir de então o grave assunto passou a ser explorado. O curioso é que muita gente ainda admite que basta consertar o texto. Sem essa. Se quisermos a PAZ, tão desejada no Natal e para 2010, a única saída é acabar de vez com o decreto do Estupro.

Leia mais

30 dez 2009

DESPEDIDA DE 2009


EU PROMETO

Este é o último artigo que escrevo neste ano, prometendo voltar no próximo dia 04 de janeiro de 2010 com muita energia e cheio de provocações. Como todos os meus comentários sempre foram regidos pelo princípio inalienável da liberdade prometo que jamais sairei desta linha.

ANO DE ELEIÇÕES

Como neste momento o que mais acontece é pedir e desejar que o ano novo seja repleto de felicidade e de prosperidade, não podemos esquecer que 2010 é ano de eleições. Vale lembrar, portanto, que votar no PT, principalmente no RS, é assegurar muita infelicidade e apostar todas as fichas na falta de prosperidade.

OITO PONTOS

O momento certo para relembrar, ou tomar conhecimento da declaração de Olívio Dutra, ao então presidente da FIERGS, Renan Proença, tão logo o PT assumiu o governo do RS. Seria, como informa o ex-presidente da FIERGS, uma reunião de Oito Pontos.

ASSENTAMENTOS

Já no início, quando Renan Proença quis saber qual projeto do PT para a Metade Sul do RS, que estava completamente abandonada, Olívio respondeu, prontamente: será destinada a assentamentos do MST. Triste e preocupado, Renan levantou da cadeira e deu por encerrada a reunião. Nada mais tinha a comentar ou perguntar. Ali começava a debandada geral de investimentos do Estado.

VOCÊ DECIDE

Esta, sem tirar nem por, repito, foi a notável resposta dada pelo Exterminador petista. Ah, antes que me chamem de carbonário ou estúpido faço questão que perguntem isto ao Renan. Ou ao ex-governador, se preferirem. Ontem, em Jurerê, Renan me autorizou a divulgação do triste encontro. Você decide.

SENADORA

Dificilmente a jornalista Ana Amélia Lemos deixará de ser candidata ao Senado, em 2010. Ontem, depois de uma longa conversa com a Ana Amélia, num jantar festivo, em Jurerê, SC, fiquei com a certeza de que em março ela sairá candidata.

DUAS VAGAS

Como, desta vez, são duas vagas para o Senado, e os candidatos até agora conhecidos são de péssima qualidade, me atrevo a dizer que por ter a cara limpa e formação moral alta, Ana Amélia tem tudo para ser escolhida para uma das vagas. Barbada. Vou nessa.

Leia mais

29 dez 2009

DOENÇA GENÉTICA


CASAS BAHIA

Ontem, 28, já no apagar das luzes de 2009, a assessoria de imprensa da Casas Bahia informou que a rede, de forma definitiva, estava encerrando as suas atividades no RS.

MOTIVO APRESENTADO

Segundo a nota, o principal motivo que levou a direção da Casas Bahia a esta triste decisão para o RS, foram os 45 autos de infração lavrados pela Secretaria da Fazenda do Estado, no valor total de aproximadamente R$ 52 milhões, que a empresa considera indevidos.

ATUAÇÃO ARBITRÁRIA

A empresa explica que impugnou todos os autos, e dois deles (no valor aproximado de R$ 1,8 milhão) já foram derrubados. A nota diz ainda que a atuação da fiscalização do ICM foi arbitrária e que a rede lamenta ter que sair do Estado.

TRATADO DE MADRI

É possível que muita gente tenha recebido a notícia com surpresa. Não é o meu caso. Afinal, esta incrível aversão a investimentos vindos de fora, os gaúchos mostram desde que o RS foi incorporado ao território brasileiro, pelo Tratado de Madri, em 1750. Trata-se de uma doença genética, cuja cura a ciência já declarou impossível.

ALGOZES APAVORADOS

Tão logo a Casas Bahia divulgou a decisão de cair fora do RS, a Secretaria da Fazenda se apressou em informar, também por nota à imprensa, que vários autos de lançamentos já estão sendo revistos administrativamente. E que algumas incorreções já estão sendo sanadas. Aí, pelo que depreende, os algozes ficaram apavorados.

ESTADO-MONSTRO

É óbvio que podemos tolerar sonegação de impostos. Por mais elevados que sejam, como é o caso do RS, principalmente. Mas, quando uma empresa de grande recebe 45 autuações, e ainda por cima é de fora do RS, aí o problema é outro. É quando o estágio da doença revela o Estado-Monstro.

FORD

Os brasileiros só tem lembança da inexplicável perda da Ford, cuja fábrica já estava sendo instalada no RS quando o PT a expulsou definitivamente do Estado. Poucos têm noção de que, na época, mais de 800 empresas desistiram do RS. Como a notícia ficou restrita a Ford, as demais empresas nunca foram citadas. Agora, da mesma forma, a Casas Bahia vai parecer única. Não é verdade.

Leia mais