Artigos

22 set 2009

UMA PREFERÊNCIA NACIONAL


PREFERÊNCIA

Há anos atrás, quando uma marca de cigarros fabricados no Brasil informou ter conquistado grande preferência dos fumantes, a agência que cuidava da propaganda do produto adotou como mensagem publicitária a seguinte frase, para despertar ainda mais o consumo: Uma Preferência Nacional.

ASILO

Não sei se o governo brasileiro foi buscar inspiração naquela campanha publicitária para mostrar a grande preferência que nutre por defender e/ou dar guarida a vários personagens de caráter duvidoso ou mesmo de criminosos.

BIGGS

Já é mais do que conhecido, por exemplo, o asilo concedido pelo governo brasileiro ao facínora inglês, Ronald Biggs, internacionalmente conhecido como o maior participante do assalto ao Trem Pagador.

DESTINO

A partir daquele episódio, a indústria cinematográfica do mundo todo passou a usar o Brasil, principalmente a cidade do Rio de Janeiro, como destino de falsários, assaltantes e corruptos internacionais. Isto ficou claramente constatado nos mais diversos filmes exibidos nos cinemas.

BATISTI

Para mostrar esta grande paixão por safados, o atual governo, além de dar abrigo ao criminoso italiano, Cesar Batisti, ganha muita notoriedade e constrangimento ao fazer de tudo para evitar a sua deportação. A situação fica mais séria porque enfrenta e se indispõe junto ao governo da Itália, que exige o retorno do criminoso.

ZELAYA

Ontem, para não perder a tradição e a preferência, usou a embaixada do Brasil em Honduras para dar guarida ao golpista Manuel Zelaya, que já havia sido expulso daquele país por tentar contrariar o preceito constitucional.

EU NÃO SABIA

É obvio que a nossa imprensa fará o registro dizendo que o governo brasileiro não sabia que Manuel Zelaya pretendia se refugiar na embaixada do Brasil. O nosso embaixador, Celso Amorim, sempre muito preparado pra essas ocasiões, dirá que tudo aconteceu assim, do nada. De surpresa. Lula, inclusive, também não dispensará a sua velha e inconfundível frase: - Eu não sabia.

Leia mais

21 set 2009

O IMPORTANTE É CHEGAR LÁ


FRASE

Há uma frase de Deng Xiaoping que diz: Não importa se o gato é branco ou preto, o que importa é que cace os ratos. Metaforicamente, na América Latina, significa: Não importa haver uma data para que todos os países do Bloco se tornem neo-comunistas, o que importa é que cheguem lá.

OBJETIVO

Segundo o plano, discutido à exaustão nas diversas reuniões do Foro de São Paulo, cada governante afinado precisa ser cauteloso para não perder a oportunidade que tem em mãos. Para atingir o objetivo, o ideal é adotar métodos que melhor combinem com o ambiente de cada país.

BOTE ESTATIZANTE

Repito o que já escrevi em artigos anteriores: o Foro de São Paulo existe. Não é uma fantasia nem está no meu imaginário ; o MST não é uma organização com foco na produção; e o governo petista não gosta de empresas privadas. Se há alguma tolerância é porque ainda não apareceu a oportunidade para o bote estatizante.

VALE

O presidente Lula, por exemplo, sem dar margens para qualquer interpretação equivocada, está fazendo de tudo para re-estatizar a Vale do Rio Doce. A estratégia que Lula está usando é simples: está minando em doses pequenas, mas de forma constante, a mente do povo dizendo que o presidente da Vale se acovardou com a crise e desempregou trabalhadores.

APLAUSOS

A atitude tomada pelo presidente da Vale, Roger Agneli, que só interessa aos acionistas da empresa, acabou sendo usado como mote da campanha pela re-estatização. E os aplausos que Lula está colhendo já estão sendo ouvidos de forma crescente e perturbadora.

ESTRATÉGICO

É bom lembrar que no caso do pré-sal Lula usou o seguinte argumento: - Naquilo que é estratégico para o país, o governo deve mandar. Perfeito, presidente. Nada a reparar. Só que não existe nada mais estratégico no Brasil do que a educação. E aí? Aí, nada, não é mesmo?

PRÓXIMOS PASSOS

Como o Brasil está surfando numa onda de otimismo, e gozando de boa reputação no mercado financeiro internacional, a nossa sociedade pensante está quieta. Como os integrantes desse grupo estão aproveitando as benesses que o mercado oferece, a ordem é deixar tudo como está. Enquanto isso Lula vai à ONU, mas inclui no retorno um pit-stop na Isla Marguerita. Vai se reunir, pela enésima vez, com seu dileto amigo e consultor Hugo Chávez. Vão acertar os ponteiros para decidir quais os próximos passos.

Leia mais

18 set 2009

LONGE DA DEMOCRACIA


PARA SER NOTÍCIA

Como os ocupantes das cadeiras do Senado continuam sendo alvo de críticas por parte da imprensa, que não para de descobrir falcatruas de todos os tipos, a turma que têm assento na Câmara dos Deputados, querendo voltar a ser notícia arrumou uma forma muito peculiar para chamar a atenção.

CARÁTER REINANTE

Para deixar bem claro qual o tipo de caráter reinante na Câmara, a maioria dos deputados decidiu em plenário, na quarta-feira, que todos os candidatos a postos públicos não precisarão ter ficha limpa junto à Justiça para disputar cargos eletivos.

SÓ FICHA SUJA

No meu entender, para não haver dúvidas, só faltou frisar o seguinte: aquele que porventura apresentar ficha limpa será imediatamente desclassificado. Ou, que o pré-requisito para disputar qualquer cargo é ter ficha suja. Se for muito suja, melhor ainda.

SIMON, O INGÊNUO

O senador Pedro Simon, com a sua cabeça atolada de ingenuidade, chegou a defender a idéia de que só pudesse concorrer nas eleições os políticos com idoneidade moral e reputação ilibada, mas esta tese absurda foi, imediatamente, descartada pelos deputados. Ora, ora, senador Simon...

OUTRO DESASTRE

Agora só falta o presidente Lula sancionar o projeto que vai ficar na história. Caso o faça até o dia 3 de outubro a safadeza vale para a próxima eleição, em 2010. Aliás, falando do Executivo, o presidente Lula também não ficou para trás em decisões desastrosas: ontem, quinta- feira, indicou o advogado-geral da União, José Toffoli, para uma cadeira no STF, e o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para uma vaga no TCU. Em outras palavras: as decisões do Judiciário ficam de acordo com a vontade do Executivo. Que tal?

ISTO É DEMOCRACIA?

Em suma: o Legislativo faz de tudo para mostrar que não admite seriedade; o Judiciário se cala quando o chefe do Executivo resolve indicar próprios amigos e aliados para que façam os nossos últimos julgamentos. Afinal, isto é uma democracia? Os Poderes, no Brasil, são independentes?

RESPOSTA MUITO SINCERA

Ah, os Tribunais de Contas também podem ser considerados independentes e sérios, quando os chefes dos Executivos são os que indicam seus ocupantes, para que examinem as contas de governo? A resposta sincera e sem reparos é a seguinte, gente: O Brasil está longe de ser uma democracia.

Leia mais

17 set 2009

A LIBERDADE E O ESPECTRO


CONQUISTA DA LIBERDADE

A Flórida é, sem dúvida, o Estado americano com a maior população de latinos. Cubanos e mexicanos, principalmente. É sempre importante frisar que nenhum habitante de origem latina foi forçado a viver nos EUA. Eles próprios fizeram de tudo para entrar no país. Por uma só razão: a conquista da liberdade.

SEM O INVERSO

E o curioso, que deveria ser melhor explicado pelos amantes do regime de Fidel, e também de Hugo Chávez, é que não se tem notícia de algum americano que tenha se interessado em viver em Cuba. Por vontade ou obrigação. Se alguém souber de um só caso peço que informe.

DESCONTOS PROGRESSIVOS

Uma prática do comércio americano, que ainda não foi copiada pelos lojistas brasileiros é fazer descontos progressivos nas liquidações de troca de estação ou nas promoções eventuais. A maioria das lojas usa esse sistema, que é programado para ser acionado quando o cliente passa no caixa. Além do preço reduzido que consta nas etiquetas dos produtos, na medida em que a conta a pagar vai aumentando, novos descontos vão sendo disparados.

ESPECTRO DE ESQUERDA

Ontem, o presidente Lula comemorou o fato de não existir candidato do ?espectro- de direita nas próximas eleições presidenciais de 2010. Pois eu lamento muito, muitíssimo, por não haver candidatos do- espectro- liberal, que seria exatamente o que o Brasil precisa. E com urgência.

DIREITA E ESQUERDA

Nem a esquerda e nem a direita já deixaram bem claro que não têm credenciais adequadas para fazer um bom governo. A direita, adepta secular do conservadorismo, criou todos os tipos de privilégios; e a esquerda, só por adorar o Estado empresário já expõe muita incapacidade .

GOVERNANTE LIBERAL

Infelizmente, o Brasil jamais teve um governante liberal. Primeiro, porque os liberais, além de poucos, se mostram muito tímidos e sem pretensões políticas. O mais autêntico que teve passagem pela política, e mesmo assim nunca se candidatou ao Executivo, foi Roberto Campos.

POR CONVENIÊNCIA

Os demais que se lançaram nunca demonstraram convicção suficiente para se declararem como liberais. Quanto mais perto da data do pleito, maior o medo de perder as eleições. É quando o discurso muda e deixa claro que a convicção não passava de uma mera conveniência.

Leia mais

16 set 2009

AS VANTAGENS DO CAPITALISMO


CORREÇÃO

De antemão, ao iniciar o meu artigo de hoje faço uma reparação: em várias oportunidades escrevi dizendo que muitos brasileiros se manifestam como se tivessem ódio dos americanos. Trata-se de um engano. O sentimento correto não é o ódio, gente, é a inveja.

CAPITALISMO

Como não temos disposição, ou capacidade, para fazer do Brasil o mesmo que os americanos fizeram pelos EUA, a pronta reação dos invejosos é dizer que o capitalismo é um sistema muito cruel e desigual. A verdade, no entanto, é clara: o avanço da economia americana se deu pelo capitalismo. E quem preferiu outro sistema ficou, por convicção, para trás.

TODOS APROVEITAM

Geralmente, quem faz esse tipo de comentário, é quem se delicia com tudo aquilo que só o capitalismo oferece. Todos, indistintamente, usam a internet, o celular, o automóvel, e o supermercado. E fazem comparações de preços, o que, por si só, já identifica a existência de alguma concorrência.

ARROGÂNCIA

Outro comportamento muito atribuído aos americanos é o da arrogância. Esta postura, aqui entre nós, não é típica de um povo, mas de indivíduos. A arrogância está presente em todos os lugares. Tal qual a gripe. E ataca várias pessoas, inclusive muitas delas no Brasil, como é mais do que sabido.

MERCADO IMPERFEITO

É inegável que o capitalismo não é perfeito. Até porque não existe mercado perfeito. No entanto, no socialismo, quando o controlador é o Estado, aí a imperfeição é enorme. Puro defeito. Simplesmente porque o mais importante é cerceado: deixa de existir a vontade individual, a liberdade das pessoas, para dar lugar à vontade do governante.

CRISE

A crise que os EUA estão enfrentando hoje, com mais força do que o Brasil, já foi mais do que diagnosticada. Nos EUA sempre houve excesso de crédito. Já o Brasil sempre conviveu com escassez de crédito. Daí a razão para não termos sido atingidos, internamente, pela doença da oferta do crédito fácil, o que levou as economias mais desenvolvidas ao colapso.

TAXAÇÃO DA POUPANÇA

O governo voltou com o projeto de taxação da poupança. Como não sabe reduzir o imposto de renda das demais formas de investimento, o melhor caminho para poder reduzir a Selic é taxando a poupança. Não esqueçam que uma remuneração pela Selic plena não tem como competir com a Poupança, caso fique abaixo de 8% ao ano. De novo: a Poupança tem rendimento definido por lei; a Selic, pelo Copom.

Leia mais

15 set 2009

A MESMA IDADE


A DIFERENÇA

Para quem viaja aos EUA, e partir daí começa a comparar tudo que vê com o que acontece nos mais diversos países da América Latina, o que mais preocupa é que tudo começou no mesmo momento. Em 1492. Como a idade é a mesma, a diferença está na formação e nas atitudes daqueles que levaram à frente tudo que acontece hoje nas Américas.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Para nós, brasileiros, o que mais dói é que, na arrancada o nosso PIB registrou valor maior do que o dos EUA. Hoje, como se sabe, é praticamente 10% do PIB do Tio Sam. Como a Revolução Industrial foi decisiva para o desenvolvimento dos EUA, o Brasil teve a oportunidade de embarcar na mesma canoa. Naquele momento, porém, os nossos governantes deram preferência para o Brasil continuar apostando tudo na agricultura.

REMÉDIOS

Uma das lojas que é impossível de não entrar, principalmente brasileiros, é a Walgreens. Se em outros tempos todos já batiam ponto em alguma das inúmeras lojas espalhadas pelos EUA, agora há mais um motivo: a Walgreens também vende remédios anódinos. Como o sistema é de auto-serviço, basta colocar a quantidade desejada no cesto e passar no caixa. Sem essa de precisar ser atendido pelo farmacêutico.

BRINCADEIRA

Quando comentei que isso não era mais permitido no Brasil veio o comentário incrédulo: - O Sr. está brincando comigo...Tem toda a razão.Os americanos se preocupam com a educação e a partir daí a população decide o que quer comprar. No Brasil é diferente: ao invés de dar educação para o povo, o governo proíbe e\ou decide o que as pessoas podem ou devem comprar. Somos bem mais adiantados, não?

DEPOIMENTO

Sobre o rumoroso depoimento de Lair Ferst ao Ministério Público Federal , em que os jornalistas Fernando Albrecht, José Barrionuevo, Rogério Mendelski e Políbio Braga são citados como responsáveis por notas que teriam o intuito de prejudicá-lo, na condição de presidente do Clube de Jornalistas e Editores de Opinião eis o que penso:

VANGUARDA DO ATRASO

Ferst, como qualquer pessoa, tem todo o direito de fazer as alegações que melhor lhe aprouver. E os jornalistas, da mesma forma, têm todo o direito de expressar o que entendem a respeito de Ferst.

PROCESSOS

O problema, portanto, não está no depoimento, que foi lido pela deputada petista, Stela Faria. Mas, na forma como o governo petista adora tratar desses assuntos. Nós, do RS, sabemos muito bem como foram tratados os jornalistas e editores de opinião durante o governo petista. Dezenas deles responderam processos na Justiça por emitir opinião. Está tudo no livro: A Vanguarda do Atraso.

Leia mais