Artigos

03 jul 2007

TRÂMITE SAFADO


ACIMA DAS LEIS

A nossa realidade é a seguinte: da mesma forma com que os países árabes não se mostram interessados nem preparados para viver em democracias, nós aqui no Brasil, cheios de ilusões, não conseguimos fazer valer a democracia instalada. Algumas classes, a exemplo da nobreza, com o nosso claro consentimento resolveram que precisam ficar acima das leis que valem para a maioria.

O DILEMA

Estas classes, onde os políticos se encontram, embora não sejam os únicos, têm salvo-condutos para tudo. São imunes a qualquer castigo. Sendo assim, eis o nosso dilema: 1- devemos entender que isto é bom e nada mais resta a fazer?; devemos corrigir o defeito?; ou, devemos aceitar tudo como está e morrer de desgosto? As nossas atitudes devem esclarecer tudo. Aguardemos, pois.

AJUDANDO NA ESCOLHA

Para ajudar no raciocínio, nada melhor do que usar o exemplo a seguir, para entender que tipo de atitude devemos tomar dentro do dilema: no escândalo que envolve o Senado brasileiro, por incrível que possa parecer, o senador Calheiros não é o meliante. O safado e corrupto é o trâmite do processo. Safado este trâmite, não é mesmo?

O PRÓPRIO DECIDE

Confirmando, portanto, todas as expectativas, o que ainda deixa muita gente de boca aberta, será o próprio senador Renan Calheiros aquele que deverá decidir o seu destino. Esta, portanto, é a lógica do nosso Parlamento. Enquanto a gente grita aqui fora eles se deliciam com as safadezas, se julgam e se inocentam. Viva a passividade.

MERCADO IDEOLÓGICO COMUM

O Mercosul, sem qualquer medo de errar na definição, já foi identificado como um ridículo Mercado Comum, onde até entrar e sair de qualquer país membro é necessário preencher documentos idiotas. No restante mais mostrou que o objetivo sempre foi mais político-ideológico do que comercial. Basta verificar quem são os sócios e aliados.

MERCADO BOLIVARIANO

Outro Mercado Comum que vai ganhando força, já definido como aliança comunista latino-americana, é o Grande Estado Bolivariano, liderado pela Venezuela de Hugo Chávez, e inspirado pelo cubano Fidel Castro. Fazem parte deste miserável grupo a Bolívia, Nicarágua e Equador além de seus iniciadores já denominados.Como o objetivo das forças preponderantes do todo é unir os dois blocos comunistas latinos, não estou convencido de que o governo brasileiro deixará a Venezuela sair do Mercosul. Pago para ver.

AINDA AS COTAS

Ainda dentro do assunto das cotas raciais e sociais, às quais me referi ontem, diante de tantos comentários recebidos quero deixar bem claro: ser contra ou a favor das cotas significa tão somente ser contra ou a favor da discriminação racial, que com as cotas passa a ser oficializada. Esta a realidade conquistada com a aprovação.

CONTRA

A Federasul vai votar contra a proposta de aumento nas taxas de serviços da Junta Comercial do RS. A proposta de aumento foi apresentada aos vogais da Junta (18, sendo quatro representantes da Federasul) na semana passada. O projeto de aumento é vinculado à modernização da Junta que não tem autonomia para administrar seu próprio caixa que compulsoriamente remete por ano R$ 6 milhões ao caixa único.

SEMINÁRIO

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e o Governo do Estado promovem dia 05, a partir das 9h, o seminário Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na sede da entidade. Os diplomatas vão falar sobre oportunidades de negócios dos seus países, além de conhecer a indústria gaúcha. Participam do evento, além do coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Muller; e do secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença; a embaixadora da Tailândia no Brasil, Siree Bunnag; o embaixador de Myanmar, Htein Win; a embaixadora das Filipinas, Teresita Barsana; o embaixador da Malásia, Dato Ismail Mustapha; o embaixador do Vietnã, Nguyen Thac Dinh; e o embaixador da Indonésia, Bali Moniaga.

BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) poderá financiar até 32,5% a mais no segundo semestre de 2007. Com a ampliação concedida pelo BNDES, o valor total disponível para o ano chega a R$ 1,1 bilhão.

INCUBADORA

A FIERGS, através do seu Conselho de Articulação Parlamentar, lança amanhã 4,, às 10h, a Incubadora de Propostas Legislativas. O objetivo é que as idéias, por meio dos parlamentares, sejam transformadas em projetos de lei. Será também um espaço destinado ao estudo, discussões e proposições de emendas a projetos já apresentados. O evento, que será realizado na sede da FIERGS (Plenário Mercosul), contará com a presença de senadores, deputados federais e estaduais e empresários.

Leia mais

02 jul 2007

PASSANDO A RÉGUA


PRIMEIRO SEMESTRE

Continuo afirmando que estamos fazendo acertos importantes no atacado, mas, infelizmente não queremos acertar coisa alguma no varejo. Isto vale para o Brasil e vale, especialmente, para o Rio Grande do Sul. Com o fechamento do primeiro semestre do ano de 2007, nada mais correto do que fazer balanços e comparações sobre os avanços e retrocessos obtidos no período.

NO BRASIL

No Brasil, os fundamentos econômicos se apresentam promissores como estava previsto, graças ao desempenho da macroeconomia e aos abundantes capitais internacionais. Porém, mais uma vez deixamos de fazer as reformas que poderiam estender por muitos anos os ganhos obtidos. Tais reformas seriam os acertos do varejo, que não acontecem.

NO RS

No RS, o programa - Pacto pelo Rio Grande - foi para o brejo definitivamente. E as economias que a governadora Yeda conseguiu nos primeiros seis meses se anularam pelas vantagens obtidas pelos servidores com decisões judiciais e pela absurda decisão dos deputados e juízes em aumentar seus salários.

NOTORIEDADE

Como se não bastasse, a notoriedade que o RS fez questão de mostrar ao Brasil e ao mundo, no apagar das luzes do primeiro semestre, foi a aprovação das reservas de vagas nas universidades para negros e pobres. E a capital, Porto Alegre, além de manter intactas as carroças nas ruas, ainda fez questão de ser apontada como a campeã mundial de roubos de veículos. Estes são os troféus que os gaúchos conquistaram no período.

AS COTAS

Pobres e ricos não nascem diferentes no conhecimento. Se recebessem educação de qualidade, ainda que discriminados no mercado de trabalho, por raça ou cor, poderiam ganhar formação boa e suficiente para competir como profissionais liberais. Com a decisão esdrúxula, caso venham a ser diplomados (o que poderá acontecer também por compadecimento) sofrerão por terem sido considerados aptos pelas cotas, e não pela formação e conhecimento adquirido.

ATITUDES

Para avaliar o grau de educação e discernimento de um povo, muito antes de eleger uma banca examinadora basta observar as atitudes que são tomadas no dia a dia pelas pessoas. No caso das cotas sociais e raciais recentemente aprovadas no RS, sem qualquer exigência para uma boa e idêntica educação fundamental para todos nas escolas públicas, os menos preparados acreditam que basta haver a garantia de acesso ao ensino superior.

DISCRIMINAÇÃO OFICIALIZADA

Os maus políticos, sempre espertos e oportunistas, associados àquela parcela da sociedade menos esclarecida, pressionados também pelo compadecimento, entenderam que as quotas raciais e sociais são necessárias. Ou seja, se já havia alguma discriminação racial no RS, agora ela está totalmente oficializada.

QUALIDADE DE VIDA

Como se percebe, o RS é um Estado nada politizado. Cria constrangimentos futuros terríveis da mesma forma como já conquistou a grave insolvência ao longo dos anos. E sua Capital, Porto Alegre, no afã de ganhar notoriedade constante, vive de enganar os bobos se dizendo de grande qualidade de vida.

FESTIVAL DE CINEMA

Amanhã, 03, no Sheraton Hotel Porto Alegre, acontece a coletiva do 35º Festival de Cinema de Gramado, onde serão anunciados os filmes da mostra competitiva. Às 10h.

ERA DO CONHECIMENTO

Segue hoje até 04, o 8º Congresso Internacional da Qualidade e Competitividade, no Teatro do Sesi/Fiergs Porto Alegre. Acesse:www.portalqualidade.com/pgqp

REVISTA FLORENSE

Uma feliz coincidência. Assim pode ser classificado o fato de Tomie Ohtake figurar na capa da revista Florense no momento em que o filho da artista plástica, Ruy Ohtake, é responsável pelo espaço da marca na edição 2007 da Casa Cor São Paulo.De comum entre mãe e filho estão a imensa criatividade e a utilização plena da cor em todos os projetos que assinam. A reportagem a respeito de Tomie, escrita pelo jornalista Luís Antônio Giron, mostra uma mulher na ativa aos 93 anos e ocupada na preparação de dois monumentos para festejar os cem anos de imigração japonesa no Brasil, a serem comemorados no ano que vem.

NOVO SERVIÇO

-O Sheraton dá a largada este mês no Trade Center, novo serviço voltado para atender a demanda de empresários e profissionais de diversas áreas, que buscam um espaço diferenciado para reuniões de negócio. O hotel oferece dois Business Centers, com capacidade para até 10 pessoas cada, equipados com projetor multimídia, telão e diversos outros equipamentos sob consulta.

Leia mais

01 jul 2007

A ORDEM É VAIAR, VAIAR E VAIAR!


MAIS VAIAS

Uma coisa já é certa: nas oportunidades em que Lula vier a falar em público, mais vaias vão acontecer. E quanto mais ele reagir, mais as vaias vão aumentar. É provável que em alguns momentos os apupos até sejam injustos. Mas, na maioria das vezes eles são muito merecidos.

VAIAR TODAS AS INSTITUIÇÕES

Este tipo de manifestação, ainda inicial contra tanta coisa ruim que está assolando o nosso Brasil, não pode ficar restrito ao presidente Lula. Deve ser estendido a todos os Poderes e Instituições. O Poder Legislativo, através de tantos parlamentares omissos, incompetentes ou envolvidos em falcatruas, precisa ser vaiado sem parar. Afinal são os parlamentares que devem votar as leis necessárias para um Brasil melhor e decente. E para isto eles têm se recusado.

CONTRA PRIVILÉGIOS

O Judiciário também precisa ser vaiado. Muitos de seus representantes não merecem consideração alguma. E como não podemos separar o joio do trigo, o negócio é vaiar muito até que algo seja feito. Principalmente para que privilégios deixem de existir.

LULA REAL

Ontem, Lula foi vaiado em Cuiabá. E como reagiu dentro da sua real personalidade foi só um Lula autêntico. Revanchista. Não se pode dizer, portanto, que houve infelicidade na reação. Dentro da sua índole populista tratou de atribuir aos ricos as manifestações ruidosas sobrando até para os banqueiros.

SISTEMA FINANCEIRO

Se existe alguma euforia de consumo no Brasil, a razão está no aumento do crédito que antecipou as compras de quem não tinha recursos disponíveis. E o crédito é administrado e concedido pelo sistema financeiro do país, pelos bancos, bem de acordo com a política econômica definida pelo governo.

TOMADORES DE EMPRÉSTIMOS

Sendo assim, não há porque vociferar contra os banqueiros que só estão sendo competentes e fazendo o que o governo propõe. Gente, quem vaiou Lula ontem, e no Maracanã, não foram os banqueiros. Foram os tomadores de empréstimos nos bancos. Principalmente aqueles que tomaram dinheiro para desconto em folha. E aí tem muita gente pobre.

BRASIL DECENTE!

É por estas e por outras, Sr. Lula, que o povo vaia. A Hora é Agora! O povo cansou de tanto imposto, tanta corrupção e tanto privilégio. O povo exige agora um

Brasil Decente!

Com Carga Tributária Coerente! Quer, enfim, um Brasil Competente!

ESPERTOS. E DESPERTOS

A minha caixa de mensagens não para de receber manifestações de todos os tipos e formas. Já são quase mil e-mails de pessoas que querem participar de algum movimento. Estão prontos. Só querem o norte. Não podemos, pois, perder esta rara oportunidade em que todos estão exigindo mudanças. Vamos em frente, gente. Mais do que nunca vamos ficar espertos. E despertos.

SIMPLES NACIONAL

Os contribuintes em fase de adesão ao Simples Nacional têm mais duas semanas para buscar na Prefeitura de Porto Alegre, o parcelamento em até 120 meses, de débitos doISSQN. A prorrogação do prazo, que se encerraria dia 31, para o próximo dia 15, foi definida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional em resolução publicada no Diário Oficial da União. Definido no Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, o pagamento em até 120 meses prevê parcela mínima de R$ 100,00, com correção pela Selic. O parcelamento oferecido pela prefeitura abrange débitos de fatos geradoresocorridos até 30 de junho de 2007.

PASSEATAS NO BRASIL

Uma mobilização contra o presidente LULA promete movimentar oito Estados e o Distrito Federal, às 14h do próximo sábado (04). O movimento foi batizado de - Passeata da Grande Vaia: Fora Lula! -. O Espírito Santo participa dessa mobilização. Os manifestantes vão se reunir na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.Além de capital capixaba, o movimento acontecerá simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belém e Natal. Além de protestar contra Lula, os organizadores prometem se mobilizar

contra a corrupção e falta de ética de políticos do país.

Clique aqui e confira o manifesto: http://gazetaonline.globo.com/midias/jpg/151387.jpg

REFLEXÃO

O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do RS, convoca as Lojas e os Maçons do RS para o -DIA DA REFLEXÃO-, que acontecerá no dia 20 de agosto próximo. Uma Circular está sendo enviada pelos Grãos-Mestres do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado do RS, os quais junto com a Grande Loja formam a " Maçonaria Unida do Rio Grande". O encontro será às 20h no teatro Dante Barone, na Ass. Legislativa do RS. Tema: Falta de Ética nos Poderes Constituidos.

Leia mais

29 jun 2007

ANIMAL PLANET


SERES INCRÍVEIS

Os senadores são, indiscutivelmente, seres incríveis. Exóticos, talvez. As suas atividades dentro do parlamento deveriam ser transmitidas pelo canal de televisão Animal Planet. Com todo o respeito que tenho pelos animais.

A LÓGICA

Vejam a maravilha que só eles conseguem: na dúvida de quem deva presidir o Conselho de Ética, a lógica predominante da Casa é sempre escolher alguém suspeito. Ou seja, a folha corrida é o instrumento mais consultado para definir o líder. Quanto mais sujo melhor e mais capacitado para o cargo.

A REFORMA POLÍTICA

Enquanto isto, na Câmara Federal a decantada reforma política resultou só na aprovação do uso do dinheiro público para as campanhas eleitorais. Tudo o mais foi para o brejo, conforme todos já haviam combinado. Para enganar a sociedade foram discutidas várias mudanças que jamais seriam aprovadas. O objetivo, desde sempre, foi um só: tomar o dinheiro dos contribuintes para fazer a farra eleitoral. Esta foi, enfim, a reforma política, gente.

ÚNICA DECISÃO

Se bem examinada a atuação dos parlamentares brasileiros, a única decisão rápida e consensual que aconteceu neste primeiro semestre de 2007, foi quando da votação do auto-aumento de salários. Que não foi nada modesto o percentual.

EXTENSÃO

E como os deputados estaduais e os vereadores não têm compromisso algum com a sociedade, também já estão tratando de ajustar seus proventos. Quando os percentuais são mais comedidos as despesas com gabinetes extrapolam o bom senso. Para compensar.

O QUE MERECEMOS

Com uma sociedade tão conformada e passiva como a nossa é óbvio que tudo só poderia acontecer desta forma. Nunca se viu tanta gente estúpida para concordar em pagar por tanta safadeza. Isto significa, alto e bom som, que somos o que merecemos. Nada mais.

RORIZ

Para finalizar não poderia deixar de comentar o apoteótico discurso do senador Roriz, ontem. Confesso que chorei junto com ele e fiz as minhas rezas (que infelizmente não são nada fortes) para que os safados morram. Já que não existe pena de morte rezo para que ela chegue cheia de sofrimentos aos bandidos do Poder. Só espero que não canonizem o senador.

EVENTOS

Nesta semana, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POAC&VB) confirmou a captação de mais dois eventos para a capital gaúcha. Um é o 4° Congresso e Exposição Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável - World Ecotour 2008, que ocorrerá em março de 2008. O outro é da área médica, para realização em junho de 2009, cujo nome ainda é mantido sob sigilo até que se confirmem quais serão as empresas mantenedoras da entidade responsáveis pela sua operacionalização. A estimativa é de que apenas esses dois eventos injetem cerca de R$ 3.600.000,00 na economia local. Os visitantes vão conhecer as carroças do Porto Alegre, com certeza.

CARVÃO

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) comunica que foi aprovado pelo governo de Moçambique o Contrato Mineiro para a exploração do projeto de carvão de Moatize, localizado na província de Tete, no noroeste do país.

PESCAR

A Honda iniciou em 4 de junho um programa social desenvolvido pelo Centro de Treinamento Técnico da marca, em parceria com a Fundação Projeto Pescar. O curso tem o objetivo de atender 20 jovens oriundos de famílias de baixa renda da comunidade de Recife, todos estudantes do ensino médio.

SALÃO DE MOTOS

Porto Alegre vai sediar pela oitava vez o Salão de Motociclismo, evento este que acontece todos os anos, trazendo diversas marcas do mundo das Duas Rodas. Serão mais de cinqüenta expositores espalhados pelos pavilhões na Puc, na cidade de Porto Alegre, com mais de 17 mil metros quadrados. Vale a pena conferir. O Salão de Motociclismo ? 8ª Edição que ocorrerá de 30/06 a 08/07 de 2006 no pavilhão da Puc na cidade de Porto Alegre, Brasil.

Leia mais

28 jun 2007

A BOA GOVERNANÇA


EXEMPLO A SER SEGUIDO

O exemplo que algumas empresas estão dando no Brasil, por adotarem a Governança Corporativa, merece muita atenção por parte de todos os setores da sociedade. Os resultados desta postura, que exige entre tantas coisas o máximo de transparência dos negócios, precisa ser analisado, comparado e adotado por todas as instituições públicas e privadas. Principalmente pelas empresas concessionárias de serviços públicos.

NOVA POSTURA

Hoje, qualquer empresa que pretenda abrir seu capital e disponibilizar suas ações na Bolsa, se não mostrar uma boa governança corporativa, o que proporciona aos proprietários (quer sejam acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a efetiva monitoração da direção executiva, simplesmente não terá êxito.

TRÊS ATITUDES

Comparando este correto modelo de gestão, com os adotados por empresas que preferem ter pouca transparência, aquelas que optaram pelas boas práticas da Governança Corporativa levam vantagens incríveis por três atitudes básicas: o máximo de transparência nas operações, uma farta prestação de contas e uma grande eqüidade. Isto tudo independente do tamanho e da forma (se aberta ou fechada).

INTOCÁVEIS

O importante, porém, é que esta combinação de atitudes esteja sempre presente em suas normas de gerenciamento e é imperativo que o Conselho de Administração da empresa exerça seu papel na organização. Notem que os Conselhos precisam se manter sempre fiéis às três atitudes intocáveis.

PAPEL DOS CONSELHOS

Este papel dos Conselhos de Administração consiste especialmente em : 1- estabelecer estratégias para a empresa; 2- eleger a Diretoria; 3- fiscalizar e avaliar o desempenho da gestão; e, 4- escolher a auditoria independente.

QUE SIRVA DE EXEMPLO

Ora, se isto funciona e agrada aos investidores, que se sentem muito mais confiantes ao comprar ações de empresas que adotam a Governança Corporativa, qual a razão para que instituições públicas não façam o mesmo? Afinal, a transparência precisa existir para que a confiança aumente. Que sirva de exemplo para todas as Instituições que compõem os Poderes da República.

NA MOSCA

Os termos usados pela Agência de Inteligência dos EUA ? CIA ?, para qualificar o ex-presidente João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola, podem não ter agradado aos apaixonados pela dupla, quando tomaram conhecimento do documento americano revelado nos últimos dias. Jango foi considerado pela CIA como oportunista. E Brizola como demagogo. Na mosca. Os meus documentos dizem isto há muito tempo sem explosão na mídia.

CPI DOS PEDÁGIOS

Os esclarecimentos fornecidos pela AGCR, quanto aos questionamentos dos pedágios no RS, são muito importantes. Usando, por exemplo, o parecer da AGERGS, que destaca a existência de investimentos não realizados pelas concessionárias e que não foram alcançados os níveis previstos na qualidade da rodovia, o esclarecimento é simples: 1- as concessionárias não arrecadaram o previsto em face das paralisações judiciais de cobrança; 2- em face das rotas de fuga;3- dos reajustamentos não concedidos conforme previsto;4- das reduções unilaterais de tarifas. Estes esclarecimentos bastam para mostrar o quanto o Estado foi irresponsável e provocou o desequilíbrio dos contratos e impediu os investimentos. Será que os deputados da CPI entenderão?

ALTA TRIBUTAÇÃO

O setor de banda larga e de comunicações pagam hoje um dos mais altos tributos no país, ficando na faixa do cigarro e das bebidas. Se houvesse a redução de pelo menos 10% deste valor, as empresas que operam o serviço repassariam para o usuário o que traria como resultado imediato um aumento de 30% no número de adesões. A afirmação é do presidente da Cisco Brasil, Pedro Ripper, e foi dita na reunião-almoço Tá na Mesa da Federasul.

LISTA

As listas telefônicas da Listel Publicar começam a ser entregues gratuitamente para empresas e consumidores em geral nesta quinta-feira, 28, em Porto Alegre. São 100 profissionais envolvidos na logística de entrega das listas com previsão de término em no máximo 40 dias. Nenhum dos funcionários está autorizado a cobrar pela entrega da lista. Todos possuem crachá de identificação e estarão utilizando uniformes com a logo da Listel Publicar. O telefone 0800 701 1566 foi colocado à disposição dos consumidores que quiserem esclarecer qualquer dúvida sobre as entregas.

21 ANOS

No dia 4 de julho, o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs) e as empresas de TI gaúchas comemoram os 21 anos da entidade. Nesse dia, será realizado um jantar, a partir das 19h30, no Salão de Eventos São José, do Centro de Eventos do Hotel Praza São Rafael (em Porto Alegre). As empresas fundadoras do Seprorgs serão homenageadas. A cantora Andréa Cavalheiro será uma das atrações da noite.

Leia mais

27 jun 2007

ESTADO ESTARRECEDOR


AGONIA DUPLA

Se o Estado do RS já estava agonizando, depois da notícia sobre o enorme volume de ações judiciais que milhares de funcionários públicos vem propondo sobre reajustes de salário em 1996, o caixa do Tesouro, já deficitário, vai explodir de vez. Gente: a coisa é muito séria e é de se pensar muito seriamente em cair fora já do RS.

ROMBOS E MAIS ROMBOS

O rombo anual da decisão judicial é superior a R$ 1 bilhão. De novo: não é algo que aconteça num ano só. Ele se repete todos os anos só com a manobra. Isto sem falar no rombo do acumulado, pelo efeito retroativo, que chega a mais de R$ 10 bilhões. Se para um Estado em boas condições financeiras o problema já seria um desastre, imaginem para um Estado quebradasso como é o caso do RS.

RUÍNAS

A Agenda 2020 e o Pacto Pelo Rio Grande, que as mais diversas entidades gaúchas estão discutindo em todos os níveis, estão virando uma piada. No ano de 2020 só restarão ruínas. Todas elas, sem dúvida, pertencentes aos servidores que acabarão por se apropriar dos bens públicos como garantia de seus direitos adquiridos. Viva.

SINA

Enquanto o RS vive a sua sina de rombos intermináveis, o país consegue ter uma diplomacia lamentável. O fracasso da Rodada de Doha que o diga com letras maiúsculas. Finalmente conseguimos enxergar o que é o tal PAC. É, isto sim, um Programa de Aceleração do Crescimento dos Rombos e da Estupidez.

E AGORA?

Como pouca desgraça é bobagem vejam mais esta: a Justiça gaúcha entendeu que, apesar de não haver dinheiro no caixa do Tesouro, não pode haver pagamento parcelado dos salários dos funcionários públicos. A Justiça entende que o dinheiro precisa existir e pronto. Pode? Creio que a governadora Yeda, para não parcelar, vai esperar que o dinheiro todo entre no caixa e só depois pagará a folha. Que tal?

SÓ PARA ELES

A cada greve realizada por qualquer categoria de funcionários públicos, além de tudo que é reivindicado e acertado, uma coisa já virou rotina: os dias não trabalhados jamais são descontados. Da mesma forma, quando os representantes públicos, de todos os poderes, são flagrados em casos de corrupção e falcatruas, além de não devolverem o dinheiro roubado também continuam recebendo seus salários.

A BESTA

Até o perdão, gente, já virou direito adquirido. Mas é só concedido àqueles que vivem às custas da sociedade. Depois que uma falcatrua é descoberta, dependendo do tamanho do roubo, no máximo há um afastamento do cargo, o que também não é tão simples assim. O curioso nisto tudo é que o contribuinte de impostos não tem o mesmo tratamento. Contribuinte é a besta que nunca pode fazer greve de pagamento de imposto. E se embestar em atrasar o pagamento do tributo jamais será dispensado da mora. Ou seja, quem deve prestar o serviço e não o faz, recebe. E quem precisa do serviço, mas não o obtém, é obrigado a pagar. Com ou sem greve.Tá tudo errado.

SOFTSUL

Com o objetivo de aproximar empresários da indústria da Construção Civil com empresas de TI que desenvolvem aplicações para o setor, tais como CAD, automação predial, orçamentos, planejamento e manutenção de edifícios a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software ? SOFTSUL realiza dia 11/07, das 8h às 18h30,no Centro de Convenções do Hotel Deville (Av. Dos Estados, 1909), a Mostra de Soluções em TI. Entrada Franca. Informações: www.softsul.org.br/softsul/softsul/PStruct/pController.aspx?cc=4115

ARACRUZ - 1

A 26ª edição do "Cubra o mundo de verde?, realizado pelo Shopping Iguatemi em parceria com a Aracruz Celulose, além da tradicional distribuição de mudas, este ano traz uma novidade: o projeto Reciclasa ? Novos Usos para antigos materiais. A partir do dia 28, quinta, das 10h às 22h, a casa ecologicamente correta e ambientada pode ser visitada na praça Mário Quintana do shopping.

ARACRUZ -2

Durante o evento mais de 100 mil mudas de árvores nativas e folhagens serão distribuídas. No mesmo espaço acontecerão oficinas de contação de histórias e de artes. A criançada que for ao shopping vai se divertir com o gnomo Eucos e a fada Celulin, que com brincadeiras e descontração passarão lições de como cada um pode ajudar a deixar o planeta mais verde.

JOVEM CIENTISTA

Estão abertas as inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista, que neste ano tem como tema Educação Para Reduzir as Desigualdades Sociais. Criado em 1981 através de uma parceria entre a Gerdau, o CNPq, a Eletrobrás/Procel e a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de estimular a pesquisa no Brasil, o Jovem Cientista distribuirá neste ano R$ 150 mil em prêmios, bolsas de estudo e publicará os trabalhos vencedores em livro. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.jovemcientista.cnpq.br.

Leia mais