Artigos

18 out 2006

CONDENADOS AO SOCIAL-POPULISMO


CONTINUIDADE

Pelo que revelam as últimas pesquisas, a nossa eleição presidencial já está praticamente decidida. O esforço que muita gente fez, principalmente neste segundo turno, para tentar uma virada pró Alckmin não está dando resultado. Embora restando ainda poucos dias para a eleição é bom ir se preparando: com Lula reeleito o Brasil dará continuidade ao seu projeto social-populista. Isto é muito ruim?

A HISTÓRIA CONTA

A história conta, com total transparência, que os países de economia forte, que mais produzem e tem a melhor distribuição de renda, são aqueles que vivem num ambiente capitalista, de economia de mercado. São países que têm custos sociais adequados às suas receitas fiscais, com baixa carga tributária. Receita infalível para que os investimentos prosperem, aumentem a renda dos povos e se estabeleça, assim, um círculo virtuoso de crescimento e desenvolvimento.

O CAMINHO ERRADO

Já os países que procuraram o caminho do populismo, do socialismo, do assistencialismo, pelo alto custo que representa o processo, não decolam. Certos países que, em outros tempos, conseguiram posições invejáveis no crescimento social e econômico, ao enveredarem para o social-populismo acabaram perdendo tudo. Entraram no círculo vicioso que só dificultaram a vida de seus cidadãos. Um exemplo? A Argentina.

ARGENTINA

Como bem lembra Cândido Prunes, em artigo escrito recentemente, a Argentina, que já foi a 4ª economia do mundo, optou por dar uma guinada estúpida quando acabou a 2ª Guerra Mundial. Prunes, com toda a razão, disse: O Coronel Perón, ainda adorado pelo povo argentino como se viu ontem, foi eleito presidente do país vizinho em 1946, conquistando 54% dos votos. A Argentina saíra rica da II Guerra, tanto que Perón reconhecera que entrou no Banco de la Nación tropeçando em barras de ouro. As reservas de ouro e moedas conversíveis atingiam a quantia de US$ 1,2 bilhão, à qual se somavam US$ 0,43 bilhão de moedas bloqueadas. Tanto a agricultura quanto a indústria vinham trabalhando a toda carga atendendo aos mercados interno e externo.

CENÁRIO

O cenário econômico mundial do pós-guerra não poderia ser mais favorável para um país como a Argentina: excedentes agrícolas disponíveis e um parque industrial moderno, inclusive com tecnologia de ponta, que geravam empregos e garantiam uma balança comercial superavitária. Tanto que europeus em massa acorriam para Buenos Aires em busca de prosperidade.

LULA-PERÓN

Mas o governo do Coronel Perón implementou uma agenda socialista. O Estado argentino passou a ser um agente da distribuição de riqueza (na verdade, inchando a burocracia assistencialista, sem resolver o problema da miséria). Os sindicatos foram fortalecidos conseguindo, a força de greves, elevados ganhos reais (correspondentes a 70% no período 1945-49). Diversas gangues de criminosos se instalaram no poder, a principal delas liderada pela Primeira Dama e seu irmão. Ela foi provavelmente a primeira na América do Sul a empregar a técnica de extrair recursos do Tesouro por meio de uma ONG, no caso, a fundação que levava seu próprio nome. O aparelho estatal argentino foi ?peronizado?, incluindo as universidades e a mídia. Até a Suprema Corte perdeu autonomia. As despesas públicas na Argentina dispararam no período, elevando-se para 34,3% do PIB em 1947-48, quase o dobro do verificado três anos antes.Se reeleito, o atual presidente brasileiro tem tudo para tornar-se o Perón do Brasil. Suas políticas continuarão a prejudicar os miseráveis e a esmagar a classe média. Mas o povo cego pelo seu carisma é capaz de sufragá-lo, achando que é um dos seus e que lutará pelo que é justo. E, mesmo depois de morto, não faltarão sucessores para continuar infelicitando a Nação em nome de velhos ideais que demonstraram ser tremendos fracassos.O Lula-Perón é uma realidade. E, mesmo que perca as eleições em 29 de outubro, coisa pouco provável agora, a ideologia que lhe move não estará desacreditada. O problema é que o Brasil não dispõe da riqueza que a Argentina se deu ao luxo de jogar fora na segunda metade do século XX. E nem tem uma elite tão ampla ou esclarecida capaz de identificar os prejuízos causados pelo intervencionismo estatal.

DIÁLOGOS DA CIDADE

A Secretaria Municipal de Turismo promove café da manhã, nesta quinta-feira, 19,às 8h30min, com a participação do professor e embaixador Rubens Ricupero,convidado pelo Escritório Municipal de Turismo para a sétima edição doDiálogos da Cidade. Ricupero fará a palestra \"Turismo e Paz noContexto Internacional\" para empresários, representantes do terceiro setor edas administrações municipal e estadual.

GOVERNANÇA DE TI

Suprindo a necessidade do mercado, a Alfamídia em conjunto com a Unisinos, lança a formação de Governança de TI, sendo únicos a oferecer Balanced Scorecard, ITIL e Cobit. As turmas iniciam dia 23, no turno da noite, dia 28, aos sábados, em Porto Alegre. Em São Leopoldo, as aulas serão noturnas e iniciam no dia 30. Informação pelo telefone (51) 2111-1666.

DIA DO MÉDICO

A Câmara Municipal realizará Ato Solene, hoje,às 18h30, quando homenageará o médico e jornalista Abraão Winogron com aoutorga do Prêmio Mário Rigatto. Essa premiação é conferida a profissionaisda área médica que tenham prestado relevantes serviços à Saúde.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Neste sábado, grandes nomes do jornalismo brasileiro e que escrevem para a Revista Florense, estarão participando de uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Caxias do Sul,RS, às 18h.

Leia mais

17 out 2006

OMISSÃO NADA ESCLARECIDA


PAPEL IMPORTANTE

A imprensa brasileira, de forma inegável, tem cumprido um papel super importante desvendando as mais diversas falcatruas e crimes praticados ao longo dos tempos neste Brasil repleto de maus elementos. Esta prática do jornalismo investigativo, mesmo que não impeça a continuidade da criminalidade, mas ao menos abre os olhos das autoridades omissas e leva a indignação ao nosso povo sempre pouco esclarecido.

CREDIBILIDADE JORNALÍSTICA

O grande troféu dos repórteres, que pode destacá-los no mercado, é o furo, a descoberta de coisas importantes que devam e possam interessar ao público leitor, ouvinte ou telespectador. Para obter o máximo de credibilidade no seus trabalhos as provas são fundamentais. É assim que são observados, tanto pela empresa de comunicação quanto pelo consumidor das notícias e informações.

TUDO É INVESTIGADO

No futebol, por exemplo, nada escapa. Até vida íntima dos atletas mais famosos é acompanhada dia e noite para que repórteres interessados possam produzir alguma notícia. Chegam a situações em que até provam a bebida e a comida dos investigados na tentativa de poderem acusá-los de algum vício. É assim em tudo e, principalmente, na política. Mais ainda em períodos eleitorais.

OMISSÃO INEXPLICÁVEL

Esta introdução é para chamar a atenção de que certas atitudes, por mais graves que possam ser para o país, para o povo, tem sido deixadas, inexplicavelmente, de lado. Coisas graves que não são investigadas em hipótese alguma. E se provas não faltam, com repercussão que seria fora do comum, nada explica a falta de interesse da imprensa brasileira em falar e escrever sobre a maior organização comunista ? Foro de São Paulo ? existente na América Latina, criada em 1990.

FORO DE SÃO PAULO

Aproveitando o poder parlamentar que tinha o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, Fidel Castro convocou, em 1990, junto com Luis Inácio Lula da Silva, todos os grupos guerrilheiros da América Latina para uma reunião na cidade de São Paulo. Além do próprio PT e do Partido Comunista de Cuba, acudiram ao chamado o Exército de Libertação Nacional (ELN) e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC); a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) da Nicarágua; a União Revolucionária Nacional da Guatemala (URNG); a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) de El Salvador; o Partido da Revolução Democrática (PRD) do México; e várias dezenas mais de grupos guerrilheiros e partidos de esquerda da região que iam se juntando ao longo dos anos, como o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) do México. Ali decidiram formar uma organização que se autodenominou Foro de São Paulo.

IMPRENSA MUDA. POR QUÊ?

As declarações Raúl Reyes, líder guerrilheiro colombiano, traduzidas por Graça Salgueiro, dizem que ele admitiu em sua recente visita à Venezuela que as FARC formam parte do chamado Foro de São Paulo. O FSP tem um sistema de comunicação permanente, e até produz uma revista trimestral própria, denominada América Livre. Estabeleceu uma forma sólida e permanente de financiamento, baseada em seqüestro, roubo de gado, cobrança de impostos, assaltos a bancos, pirataria, narcotráfico e demais atividades ilegais que rotineiramente praticam os grupos guerrilheiros na América Latina.Há quatro anos o investigador colombiano Jesús E. La Rotta publicou um livro intitulado As Finanças da Subversão Colombiana, no qual revela os resultados de suas investigações sobre as fontes de financiamento das FARC, do ELN e do EPL.Fazendo uso de numerosos gráficos e tabelas, La Rotta identifica seis formas ou modos gerais por meio dos quais os guerrilheiros colombianos obtêm entrada de dinheiro, a saber: a extorsão em menor escala, como os impostos, o bilhete e a cobrança de pedágios, de onde obtêm um total de 1.030 milhões de dólares ao ano; a extorsão em grande escala a empresas nacionais e multinacionais nos diversos setores como o petroleiro, agrícola, pecuário, industrial, comercial e financeiro, de onde arrecadam 5.270 milhões de dólares anuais; o abigeato ou roubo de gado, de onde recolhem 270 milhões de dólares anualmente; os assaltos, por meio dos quais conseguem 400 milhões de dólares ao ano; a pirataria, seja terrestre, fluvial, marítima ou aérea, que lhes rende 150 milhões de dólares em depósitos anuais e, finalmente, o narcotráfico, de onde obtêm 1.130 milhões de dólares ao ano. Tudo isso soma oito mil duzentos e cinquenta (8.250) milhões de dólares ao ano, cifra muito superior aos orçamentos de todas as Forças Armadas Nacionais de todos os países andinos.Já chamei a atenção por diversas vezes sobre os perigos que cerca o Brasil com as intenções do Foro de São Paulo onde Lula é fundador. Mas é o filósofo Olavo de Carvalho o mais insistente crítico deste perigo. Eis um trecho do seu artigo de ontem publicado no Diário do Comércio do RJ: O objetivo com que as empreendem foi declarado explicitamente pelo próprio inventor e mentor do Foro de São Paulo, Fidel Castro: ?Erradicar o neoliberalismo? (http://www.pt.org.br/site/secretarias_def/secretarias_int..asp?cod=2255&cod_sis=9&cat=7). Não se trata, portanto, de concorrer com o neoliberalismo nas eleições, alternando-se com ele no poder, democraticamente: trata-se de eliminá-lo, de varrê-lo do círculo das possibilidades socialmente admissíveis. O primeiro perigo que o Foro promete para os partidos inimigos é este: torná-los inviáveis como força política e cultural. A promessa é clara, e exclui in limine a possibilidade do rozídio no poder por via eleitoral, que supõe a existência política e cultural do adversário como força organizada. Pode-se concorrer com esse adversário, é claro, mas só como meio temporário destinado, em última instância, a ?erradicá-lo?. Nenhum partido ou organização rotulada como ?neoliberal? jamais ambicionou ?erradicar a esquerda?. Limitam-se a tentar vencê-la nas eleições, quando podem, e em seguida aceitá-la como oposição democrática sem perspectiva de extinção. A assimetria é evidente. Isto não interessa? Não deveria ser investigado? Não deveria ser questionado nos debates? A imprensa brasileira está muda. Por quê? Eu estou apavorado. Atenção: Ponham as barbas de molho.

SIMECAN EM HONG KONG

Se depender dos contatos efetuados pela Urano Indústria de Balanças Eletrônicas e pela Full Gauge Controls, a participação na Hong Kong Electronics Fair 2006, encerrada nesta segunda-feira, em Hong Kong, trará excelentes resultados. O maior evento de eletrônica do mundo recebeu milhares de visitantes de todos os continentes durante quatro dias de exposição, e os estandes das únicas duas empresas brasileiras presentes como expositoras permaneceu movimentado com freqüência maior do que o esperado, o que entusiasmou o presidente do Simecan e diretor da Urano, Zenon Leite Neto.

ALCKMIN NO RODA VIVA

A TVE apresenta neste domingo, às 22h30min, ao vivo, o Roda Viva com a participação do candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin. Anunciado para o dia 23, o programa foi antecipado em um dia. A troca de datas foi motivada pelo debate que está marcado para o mesmo horário na Rede Record, no qual Alckmin e Lula se enfrentarão também ao vivo.

SIMPÓSIO

Acontece nos dias 26 e 27 de outubro o XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO, DO INSTITUTO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS - IET. Será no Prédio 40 da PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 - Porto Alegre/ RS.Inscrições e informações: 51.3318.6090 ou secretaria@iet-instituto.org.br

DECLÍNIO

A pesquisa mensal do Programa Realidade Hoteleira, realizada pelo Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre (SHRBS), registrou uma ocupação de 52,24% da rede hoteleira de Porto Alegre. Comparado com o mesmo mês de setembro do ano passado, (61,32%), ocorreu um declínio, resultando em menos 9,08 pontos percentuais.

TÁ NA MESA

A Federasul recebe nesta quarta-feira, 18, no Tá na Mesa, os dois candidatos ao governo do Estado na eleição em segundo turno: Yeda Crusius e Olívio Dutra. Na pauta: ?O desenvolvimento do Estado?. Devido ao formato, não haverá entrevista coletiva. A reunião-almoço começa às 12h.

Leia mais

16 out 2006

É PRECISO ENFRENTAR O MITO


MAIS ESCLARECIDO

Estou absolutamente consciente de que o público alcançado pelo PontoCrítico.Com, tanto na TV quanto pela Internet, é bem mais esclarecido do que a média do nosso povo. Este público considerável, pelo número atual de assinantes, na sua maioria entende o meu raciocínio, embora permaneçam com todo o direito de reagir ou discordar das minhas idéias liberais.

GOVERNANTES DESINTERESSADOS

Por outro lado é preciso compreender que os mais esclarecidos deste país representam cada dia uma parte menor da nossa população. Pior: se o contingente de pessoas despreparadas aumenta vertiginosamente, não se observa o menor interesse dos nossos governantes em tornar esta parcela alienada em seres pensantes, que possam agir com discernimento.

DEMONIZAÇÃO

Isto talvez explique melhor o porquê da demonização, por exemplo, das privatizações neste país. Um povo mal educado e mal orientado precisa entender que produtos e serviços fornecidos por estatais são imprescindíveis. E precisa ficar convencido de que a iniciativa privada, quando se faz concessionária de serviços públicos, só existe para aumentar os preços e funcionar mal. Esta é uma mentira tão estúpida que a existência das mais diversas agências de regulação esclarece. Mas o povo não entende nem sabe que as Agências existem.

MITO

É, pois, profundamente lamentável que todos os candidatos, tanto à presidência quanto aos governos estaduais, pelo mito criado estejam sempre fugindo de falar sobre privatizações. É certo que muitos até não querem privatizar de forma alguma, mas todos estão conscientes de que o simples silêncio sobre o assunto pode tirá-los da disputa.

MEDO DA PERDA

Muitos leitores, aqueles inconformados com as minhas opiniões sobre a necessidade urgente de privatizar todas as empresas públicas, acabam reagindo com argumentos muito fracos, que mais identificam uma falta completa da razão enquanto lhes sobram eternas e inexplicáveis paixões por estatais. Afinal, quem mais precisa da existência de empresas públicas são: os políticos escolhidos para dirigi-las; seus funcionários, que sabem do risco da perda do emprego em caso de privatização; e, naturalmente, o mercado publicitário, que perde as maiores contas de propaganda.

RESULTADO FENOMENAL

Nos casos em que privatizações foram feitas, o número de funcionários foi reduzido à metade. E a oferta de produtos e serviços mais que dobrou e passaram finalmente a existir. Além da grande eficiência, perfeitamente comprovada, foi oportunizada a livre concorrência entre as concessionárias que passaram a existir. Além disto os governos também passaram a arrecadar cada vez mais. E o curioso é que os mais beneficiados foram aqueles que até então estavam impedidos de obter os produtos e serviços. Se hoje lhes sobra tal existência e escolha ainda lhes falta o discernimento para a continuidade do processo.

DEBATE

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) repete a dose neste segundo turno. No dia 23 de outubro, das 9h30min às 11h30min, Olívio Dutra (PT) e Yeda Crusius (PSDB) se encontram na sede da Associação para novo debate que poderá ser transmitido por todas as associadas da Agert. Mais informações pelo telefone (51) 3226-3383.

PIMES

A CaixaRS Fomento Econômico e Social repassará R$ 9,5 milhões em financiamentos para mais 16 municípios gaúchos através do Programa Integrado de Melhoria Social (Pimes/CaixaRS). A contratação foi aprovada nesta semana, durante reunião entre o Conselho Diretor do Fundopimes e a diretoria da agência de fomento, na Secretaria de Coordenação e Planejamento. Os recursos beneficiarão projetos de melhoria de infra-estrutura urbana e serão aplicados em iniciativas que vão desde obras para construção de sedes administrativas, pavimentação e drenagem de ruas, construção de galerias, até a aquisição de equipamentos rodoviários, como retroescavadeiras e caminhões.

PREGÃO ELETRÔNICO

O Conselho Regional de Contabilidade promoveu, no dia 6 de outubro, o primeiro processo eletrônico de compras. A partir de então, todas licitações efetuadas pelo Conselho serão por meio de pregão eletrônico. Adotado por grande parte dos órgãos públicos, a modalidade de licitação por meio de pregão eletrônico imprime maior eficiência, transparência, rapidez e economia ao procedimento.

100 MAIORES

A Aracruz está entre as 100 maiores companhias de produtos de base florestal do mundo. A companhia é a mais bem classificada entre as empresas brasileiras e está em 64º lugar na lista geral. A pesquisa foi divulgada através do ranking do Global Forest, Paper and Package Industry Survey.

NACIONAL

O supermercado Nacional da Bela Vista, Porto Alegre, vai passar por uma grande remodelação para ser um lugar completo, mais espaçoso e com novos sabores para agradar os clientes. A partir de novembro, quando a obra estará pronta o Nacional Bela Vista quer encher os olhos e dar água na boca.

Leia mais

11 out 2006

O DESTINO ESTÁ LANÇADO


SEMPRE HÁ ESPAÇO PARA PIORAR

O RS vem se notabilizando e, inclusive, está ganhando fama de ser o maior perfurador de poços do mundo. Explico: quando o caos se aproxima, chamado de fundo do poço das finanças públicas, ao invés de tentar uma recuperação preferimos cavar mais fundo dando espaço para poder piorar um pouco mais. Já virou sina!

O RIO GRANDE QUE QUEREMOS

Ontem, os candidatos ao governo do RS receberam da sociedade gaúcha, em peso, constituída da forma mais heterogênea possível, o programa O Rio Grande que Queremos: Agenda Estratégica 2006-2020. Os gaúchos todos exigem e esperam que o próximo governante faça bom proveito das propostas e implemente com urgência as demandas.

PACTO PELO RIO GRANDE

A Assembléia Legislativa do RS já aprovou o Pacto pelo Rio Grande. Com a Agenda entregue ontem, sendo uma proposta bem mais abrangente e definida por toda a sociedade, diretamente, o governante que vier a ocupar a cadeira do Executivo gaúcho obteve respaldo suficiente para governar. É só querer. Precisará agora mostrar competência. Tomara que consiga deixar a bronca de lado e parar de perfurar mais poços.

VOZ ROUCA DAS RUAS

Como os políticos gostam de dizer que, sem ouvir o forte ruído da voz rouca das ruas o governante não se sente encorajado para tomar decisões, desta vez não têm desculpas. As vozes estão mais do que roucas. E o universo dos demandadores indignados com a situação atual é pra lá de suficiente.

PESQUISAS

O Instituto Datafolha mostrou uma queda de Alckmin e uma subida de Lula nas pesquisas divulgadas hoje. Mais um motivo para arregaçar as mangas e tentar mudar o quadro de intenção de voto. O destino do país está lançado. Falta a escolha do caminho que precisamos para o crescimento e desenvolvimento.

FERIADÃO

A partir de hoje muita gente aproveita o feriado do Dia de Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil - e também o Dia da Criança e volta só na segunda feira, 16. A partir de então serão duas semanas para o encerramento das campanhas políticas. É hora, pois de, mesmo com o aproveitamento da folga tentar obter o máximo de resultados para ganhar as eleições. A hora é agora e todo esforço é bem-vindo. Até segunda, e bom feriadão.

CASA COR

-A apresentação da Casa Cor RS 2006 ? Edição Especial 15 Anos, vai se realizar no dia 18 de outubro às 17h30 no antigo prédio da Confeitaria Rocco ( Esquina das Ruas Dr. Flores com Riachuelo), no Centro Histórico de Porto Alegre. O programa inclui recepção aos jornalistas e distribuição de press kits, explanação dos objetivos do EPHAC e COMPAHC, visita guiada, com sonorização móvel e Happy Hour de Confraternização.

PRÊMIO

A empresa gaúcha Sisnema Informática foi premiada pela Microsoft do Brasil como a organização que mais certificou profissionais a trabalharem com produtos da companhia californiana no Brasil no ano de 2006. A Sisnema, um dos maiores centros de treinamento em informática do sul do país foi a primeira corporação a receber tal reconhecimento.

LIVRO

A recente e inédita conquista da Copa Libertadores da América pelo Sport Club Internacional é um dos capítulos que compõem o livro INTER, Orgulho do Brasil, lançamento da JÁ Editores (200p., R$ 30,00). A obra, escrita pelo jornalista Kenny Braga, chega à sua terceira edição, revisada e ampliada e apresenta a trajetória completa do Internacional, desde suas origens. O lançamento será na Feira do Livro de Caxias do Sul, sábado, 14 , às 16h, no Café Cultural da Feira.

MISSÃO À ÁSIA

O Simecan está coordenado um grupo de empresários brasileiros que embarcaram no domingo para uma missão de visitação e exposição a quatro feiras na Ásia: Taitronics Autumn 2006 - Taipei International Electronics Autumn Show, em Taipei, Taiwan; Electronics & Components - China Sourcing Fair 2006; Hong Kong Electronics Fair 2006 (Autumn Edition) e ElectronicAsia, todas em Hong Kong. O grupo conta ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Nedy de Vargas Marques, e do diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, João Pierotto.

Leia mais

10 out 2006

O MUNDO E O BRASIL


SUSTOS

Enquanto o mundo todo se assusta com as atitudes perigosíssimas promovidas pela comunista Coréia do Norte, ao testar sua bomba nuclear, nós brasileiros (os mais esclarecidos) continuamos arrepiados com o pobre crescimento do nosso PIB. Se Coréia no Norte é uma ameaça ao mundo, a máquina mortífera de Lula e sua turma é a mais séria ameaça ao futuro da nossa economia.

EXPERIÊNCIAS MEDONHAS

No RS, laboratório de todas as medonhas experiências PT-comunistas, os resultados econômicos foram impressionantemente devastadores. A colheita do fracasso plantado no governo Olívio veio a acontecer depois que Rigotto ganhou as eleições de 2002. Embora agora convencida de que estrago tão grande só pode ser recuperado em 30 anos ou mais, a sociedade gaúcha percebeu que Rigotto não teve capacidade para estancar a queda brutal do desempenho industrial dos últimos anos.

FUGINDO DO PERIGO

Não é justo nem possível comparar o regime comunista feroz da Coréia do Norte com o regime comunista que já está em pleno desenvolvimento no Brasil. É preciso levar em conta, no entanto, que o nosso governo petista adora, aprova e acompanha todas as propostas comunistas adotadas por Cuba, Venezuela e Bolívia. Todos estes, junto com o PT, fazem parte do Foro de São Paulo. Nós estamos, pois, ameaçados.

MAIORIA DECIDIDA

Ontem, mais uma vez, não tivemos o debate esperado no RS. Foi, de novo, mais uma reunião onde, desta vez, Yeda e Olívio participaram para dar a largada ao segundo turno. Perguntas bobas e respostas sofríveis não conseguiram empolgar os eleitores, que já se mostram muito decididos. A maioria vai com Yeda sem precisar de mais convencimento.

ESCORRAÇADO

O povo do RS está tão perdido, pouco informado e nada politizado que acaba sempre escorraçando mais aquele que apresenta idéias melhores para tirar o Estado da miséria. As nossas estatais existem desde sempre. Ao longo do tempo mostraram que nunca foram modelos de boa administração, se comparadas com empresas privadas. Principalmente porque na maioria das vezes seus dirigentes sempre foram políticos e não técnicos.

O BENEFÍCIO DO LIBERALISMO

O vice da Yeda, Paulo Feijó, vai falar o menos possível até a eleição. Esta é a decisão do seu partido. Embora ele concorde com a estratégia estou convencido de que o estrago que o PT representa para o RS é tão grande que nada tira a vitória de Yeda. Creio que os gaúchos vão aprender muito com Paulo Feijó no governo. O que ele diz e defende são idéias liberais que precisam ser conhecidas. Elas fazem muito bem e não o mal que muita gente pensa.

SIMECAN NA MERCOPAR

As 12 empresas que participaram da Ilha Simecan na Mercopar 2006, encerrada na última sexta-feira, voltaram entusiasmadas da feira de subcontratação industrial realizada nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Se a projeção das expositoras for confirmada, o total de negócios realizados em função do evento pode chegar a R$ 4.270.000,00 no período de um ano. Este cálculo foi feito em função das negociações abertas durante a Mercopar por cada uma das associadas, levando em conta o faturamento provável num período que varia entre seis meses e um ano. A Ilha Simecan contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Canoas, além do Sebrae/RS.

PARTICIPAÇÃO

Participaram da Ilha Simecan as empresas Biometal Comércio e Beneficiamento de Metais, CEL Construções Elétricas, Inelbra Indústria Elétrica, Lasa do Brasil, Metalmolas, Omnitec Automação, Passo Produtos para Automação, SMC Produtos Eletrônicos, Sulpol Indústria Metalúrgica, Usiforja Usinagem Industrial, Urano Balanças e Equipamentos Eletrônicos e Ziemann Liess Máquinas e Equipamentos.

EXPOSIÇÃO

O Bourbon Shopping São Leopoldo recebe, a partir do dia 13 de outubro, a exposição de esculturas do artista gaúcho Dante Castelani. Mais de 30 peças ? corpos femininos ? em madeiras nobres como canjerana, cedro, apiuna e em outros materiais como pedra-sabão, terracota e alabastro compõem a mostra. Castelani começou a trabalhar com obras de arte há mais de 20 anos, e há dez vive em Florianópolis, onde encontrou novos materiais para suas esculturas e onde aproveita o contato com turistas do todo o mundo para trocar experiências e opiniões. Seu trabalho já foi visto em cidades como Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, em mais de 100 exposições. Recentemente, realizou uma temporada no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre.A mostra no Bourbon Shopping São Leopoldo fica em cartaz até o dia 22 de outubro, com horário de visitação das 10h às 22h. Mais informações sobre o artista podem ser obtidas no site www.castelani.com.br

INAUGURAÇÃO

A mais promissora das empresas do setor SoHo no Brasil abre sua primeira unidade a partir do mercado gaúcho. A PHILDEN? será a maior rede de lojas de produtos de alta tecnologia do país. A apresentação da primeira unidade acontece hoje, 10, às 11h, no 2º andar do Bourbon Shopping Country. Na ocasião, os dirigentes do novo empreendimento estarão anunciando os planos de abertura de novos pontos de vendas pelo Brasil até 2008 e os diferenciais da empresa.

Leia mais

09 out 2006

ALCKMIN E LULA: O DEBATE


FOI MELHOR

Ontem, pela primeira vez, tivemos uma reunião envolvendo candidatos e imprensa (Bandeirantes) bem mais efetivo, onde foi dada uma melhor possibilidade de se conhecer o estilo de cada um dos postulantes ao cargo de presidente do Brasil. Muito longe de um debate, ainda assim o modelo aprovado pelos coordenadores das campanhas pode ser considerado bom.

ALCKMIN

A grande surpresa foi o candidato Alckmin. Surpreendeu por mostrar uma firmeza nunca antes experimentada. Felizmente, para seus eleitores já convencidos, e para aqueles que ainda podem mudar seus votos neste segundo, Alckmin abandonou o seu carimbado estilo acanhado e pacato. Ontem, ele partiu para o ataque com muito domínio e conhecimento dos temas provocados pelo mediador e pelo opositor. Maravilha.

O LULA DE SEMPRE

Lula, por sua vez, foi o mesmo de sempre. Usando sua experiência sindicalista tentou colocar o máximo de sentimento nas suas respostas. E, para tanto, usou caras, bocas e olhos como instrumentos de comunicação. Para tentar cativar os telespectadores naquilo que não há a mínima possibilidade de convencimento, Lula, ao responder as perguntas e provocações, quase sempre apertava os olhos como se isto provasse sinceridade.

PROGRAMAS DE GOVERNO

Depois dos debates, ou melhor, do encontro de candidatos, vem sempre a avaliação da imprensa e dos eleitores. Para não fugir à regra, mais uma vez acabou sendo cobrada a falta de discussão dos problemas e as soluções propostas para que o país engrene e cresça com vigor. Isto, gente, só é possível em debates e não em encontros de candidatos. Aí é que está a diferença entre debate e o que se viu ontem.

DOIS MINUTOS

Observem: não é possível apresentar plano algum, em hipótese alguma, com dois minutos concedidos a cada candidato. Nenhuma resposta suficiente para planos de governo pode ser dada em prazo tão exíguo. Considerando que nas réplicas e tréplicas o tempo é só de um minuto, pior ainda. Portanto, o tempo definido pelos coordenadores é só para aquilo que acabou sendo usado, tanto por Alckmin quanto por Lula. Não dá, pois, para reclamar.

CHAVISMO

Para concluir: dentro da minha opinião crítica gostei muito de Alckmin. Se já votei e voltarei a votar nele, muito mais até para tentar fugir do Chavismo latino-americano, começo a ficar mais satisfeito com a nova postura inaugurada ontem pelo governador paulista. Tomara que muita gente se acorde e pense nisto. Ainda há tempo.

PRISMA

A GM do Brasil apresenta aos gaúchos, hoje, o Prisma, novo carro fabricado pela General Motors em Gravataí. No Teatro São Pedro, ao meio dia e à noite.

MANTENEDORES

O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POAC&VB) acaba de conquistar quatro novos mantenedores, são eles: Casa Cor, Hotel Scala, Plus Agência de Viagens e 7 Z P Transportes Executivos. As empresas são, respectivamente, dos segmentos de organização de eventos, hotelaria, agências de viagens e transportadoras.

CASA TERRA VILLE

Boa a idéia promovida pela área de marketing do Condomínio Terra Ville, zona sul de Porto Alegre, ao oferecer às pessoas convidadas a possibilidade de degustar uma residência, nos finais de semana. Uma promoção que encanta os usuários e ajuda nas vendas. Parabéns.

AULAS DE INGLÊS

O Instituto Strohalm de Desenvolvimento Integral (Instrodi) e a Escola de Idiomas SD Idiomas formalizam nesta segunda-feira (09/10) uma parceria para a realização de Curso de Inglês no bairro Rubem Berta, um dos mais carentes da capital. O Instrodi patrocinará a aquisição do material didático e a escola será responsável pelas aulas, que terão duração de sete meses.

PRIVATIZAÇÕES

Os gaúchos insistem em demonizar as privatizações. Está no DNA do povo, infelizmente. Este paradigma estúpido para o século 21, só pode ser comparado ao período em que todos imaginavam que a Terra era plana. Depois que ficou provado, cientificamente, que a Terra é uma esfera muita gente acabou morrendo sem ficar convencida disto. Hoje, depois dos benefícios que as privatizações concederam a todos, há quem ainda queira a volta das estatais concessionárias de energia, telecomunicações e mantenedoras de estradas. Na forma monopolista, naturalmente. Loucura.

Leia mais