Artigos

17 ago 2005

LAMA MOVEDIÇA


BARCELONA

Até agora o Ronaldinho, do Barcelona, era um cidadão brasileiro bem mais conhecido do que o Toninho da Barcelona. Creio que Ronaldinho vai precisar fazer muitos gols e belas jogadas de craque para poder competir com o Toninho nos noticiários. As declarações obtidas ontem no seu depoimento, mesmo que precisem das devidas comprovações, já dão uma idéia clara das jogadas que vamos assistir. Afinal, o homem já mostrou que também é um craque, ou melhor, em escroque. A sua agenda pode envolver e liquidar com muita gente.

EM CORNER

Quem está em corner, no jargão do mercado, é quem está sem saída. Aquele investidor, ou especulador de mercado, que tem posição comprada, ou vendida, e quer reverter tal posição, mas se vê impedido por falta de vendedor, ou comprador, está em córner. Pois, todos os políticos que freqüentam Brasília, e já tenham se envolvido com as meninas agenciadas pela respeitável senhora Jeani Mary Córner, estão na mesma posição. Literalmente, em Corner.

PAPEL EDUCATIVO

É inegável o papel educativo desta crise. Primeiro, para que todos tomem conhecimento das formas e práticas mais utilizadas para chegar ao Poder e fazer uso dele. Segundo, para abrir os olhos dos eleitores que acabam sempre como os responsáveis pela eleição de crápulas. Terceiro, para que sejam testados novos instrumentos que, se não venham evitar, ao menos se comprometam com a inibição de atitudes rasteiras. Quarto, e o mais importante, para mostrar a necessidade urgente de acabar com empresas estatais, acabar com o presidencialismo e diminuir o número de parlamentares. Menos gente no Parlamento já é menos gente para roubar.

MANIFESTAÇÃO VIRTUAL

Com a chegada da Internet, este magnífico instrumento de comunicação cada vez mais apreciável do mundo, e que vem ganhando espaço, muita coisa está mudando de forma significativa na sociedade. As manifestações públicas, por exemplo, até agora sempre dependendo da ocupação das pessoas nas ruas, onde as badernas são sempre freqüentes e o trânsito fica complicado, passou a ter muito mais efetividade na forma virtual, eletrônica.

PARTICIPAÇÃO EFETIVA

Aqueles que nunca tiveram tempo para participar de passeatas, quer pela distância que precisam percorrer para se encontrarem com os grupos, quer pela necessidade de estarem no trabalho, estão hoje participando de forma ativa, imediata e espetacular. Quando um assunto ganha interesse público, as redes de comunicação se multiplicam rapidamente e as adesões passam a ser espontâneas, livres e sem constrangimento. Participa quem quer e ninguém se sente obrigado, constrangido ou impedido. Maravilha.

FELICIDADE SEM HIPOCRISIA

Os acadêmicos da Universidade de Harvard e da Universidade da Pensilvânia concluíram um estudo cujo resultado acaba com um mito muito antigo. Aquele que sempre sustentou a bobagem de que o dinheiro não traz felicidade. Uma grande hipocrisia, com certeza. Pois, segundo as revelações da pesquisa, feita por ambas as universidades, o dinheiro traz, com certeza, a felicidade. O público pesquisado: pessoas de 20 a 60 anos, independente de raça, escolaridade e saúde. E o resultado, significativo, é de que as pessoas mais ricas têm tendência para serem mais felizes do que os mais pobres. Um dos pontos mais importantes, na convicção dos pesquisados, é de que a compra de uma escolaridade mais efetiva contribui para melhorar a capacidade dos ganhos, que se transforma em poder de compra de bens, de cura e de prestígio. Perfeito.

Leia mais

16 ago 2005

IMPEACHMENT: ASSUNTO ENCERRADO


PREFIRO O LULA

O assunto impeachment está encerrado. Pode acontecer de tudo, até uma possível, mas pouco provável renúncia de Lula. Impeachment, jamais. Motivo principal: um Congresso muito desmoralizado não tem estôfo para julgar qualquer pessoa. E como não há grande interesse em moralizar o Congresso vamos ficar reféns, mais uma vez, da corporação. Pensando bem, se for para o Severino assumir prefiro que Lula continue. Ruim por ruim fico com o mais previsível. Ah, não duvidem se ainda vier a ser proposto, e aprovado, mais um aumento de salário aos parlamentares, para compensar a perda do mensalão.

A MESMA SOCIEDADE

Como bem disse Fernando Pinto Ferreira, diretor da Globalinvest, na sua palestra na semana passada em Curitiba: a mesma parcela da sociedade que temia pela vitória de Lula na eleição presidencial é a mesma que mais teme hoje pela queda do presidente. Na época, Lula era sinônimo de calote da dívida. Hoje, a permanência de Lula é sinônimo de queda de juros. Para fechar, Ferreira arrematou: a incerteza é sempre o pior cenário.

PERDENDO OPORTUNIDADE

Enquanto estas coisas acontecem por aqui estamos perdendo a maior oportunidade deste mundo para atrair uma parcela da fantástica e excessiva liquidez financeira internacional. As migalhas que estamos conseguindo, infelizmente não estão direcionadas para projetos e investimentos, mas para alavancar ganhos que vão melhorar o retorno dos investimentos. Que depois serão levados para outros países mais sérios e menos cheios de burocracia. Estamos tão apaixonados por Hugo Chávez que só damos adeus a quem tem dinheiro e inteligência.

CONCLUSÃO ACACIANA

A FGV - Fundação Getúlio Vargas - e o ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - fizeram inúmeros estudos econométricos para chegar a uma conclusão mais do que óbvia: a redução da carga tributária geraria maior crescimento do PIB, mais empregos e menos inflação. Fantástico, não? Pois é. Tudo aquilo que é o mais acaciano possível, ainda é motivo de estudo e de revelações espetaculares. Aí é duro. Mais lamentável ainda é que os estudos foram feitos para buscar a reforma do ICMS, não a reforma tributária. Estão enganando o povo dizendo que reforma tributária é uma mera simplificação do ICMS. Vão pro inferno!

OBRA DO DIVINO

O governo, espertamente, aproveitou o fato de o clima ter sido altamente favorável, assim como a curva ascendente dos preços das commodities no mercado internacional, para iludir o povo. Gritaram aos quatro ventos que foram as suas ações as responsáveis pelo sucesso do agribusiness nos anos anteriores. Propositadamente, confundiu a natureza com providência governamental. Como o povo brasileiro prefere crer mais nos santos do que no mercado, é provável que esteja pensando que, além de fiscalizarem, Deus e os santos não gostam de rompantes idiotas.

HONESTIDADE? ONDE?

E por isso, certamente devem ter mandado, mais recentemente para o Brasil um clima altamente desfavorável. E ainda por cima promoveram uma queda de preço das commodities. Resultado: a ética e a honestidade, palavras usadas sempre de forma inconseqüente pelo presidente, já não admitem mais a hipótese de que o governo seja o responsável pelo clima e pelos preços, neste mau momento da agricultura. Isto é ser honesto? Onde?

Leia mais

15 ago 2005

NEM RENÚNCIA, NEM IMPEACHMENT


O ESPELHO

Sem o improviso, Lula deixa de ser aquele ser raivoso. Lendo discursos torna-se artificial e nada convincente. Prefiro o Lula enlouquecido, o real. É mais autêntico e revela a sua personalidade de mal preparado para o Poder. Se não consegue administrar um galinheiro com o que aprendeu, ao menos não surpreende com o que faz. Lula é tão incapaz que virou um bobo de seus amigos íntimos, que fazem gato e sapato com ele. Algumas coisas ele até sabe, mas outras, nunca fica sabendo. A prova é que fizeram de tudo em matéria de desonestidade e jamais deram bola para ele. Convenhamos, em matéria de presidências estamos muito mal. O presidente e o vice da República são fantoches. O presidente da Câmara é um tonto. E o presidente do Senado é um oportunista. O nosso forte não está em eleger representantes. Ou, quem sabe, elegemos o que somos. Idiotas.

O DIA DO FICO?

Confesso que fiquei frustrado na última 6ª feira. Esperava que Lula, depois de tanto tempo em silêncio sobre a roubalheira praticada por seus amigos, fosse tomar uma atitude de acordo com seus discursos inflamados, ou seja, renunciar à presidência. Me enganei redondamente. Decididamente, Lula não é um homem corajoso. Para quem é honesto, ou se diz honesto, além de pedir desculpas, precisa mais. Muito mais. E no caso de Lula, a única coisa correta e honesta que precisa fazer é sair já. Não pode esperar pelo impeachment. E precisa exigir a devolução imediata do dinheiro que foi tomado dos contribuintes. Não foi o que aconteceu. Estou frustrado. Será o Dia do Fico?

VIVA A IMPUNIDADE

Desde o primeiro momento entendia que, no Brasil, o impeachment de um presidente só é aprovado pelos parlamentares, caso o movimento das ruas exijam esta providência. Enquanto isto não acontece cabe à imprensa motivar a sociedade para que se manifeste e dê o aval necessário para a aprovação. O Brasil é um país em que a lei não tem valor algum. Se o presidente comete um crime sério, mas o povo prefere mantê-lo no poder, a lei deixa de ser cumprida. Viva a impunidade.

A MAIOR DE TODAS

Mesmo considerando que as últimas denúncias contra Lula e o PT foram muito graves e comprometedoras, considero que a maior de todas, até o presente momento, é o que disse o petista Hélio Bicudo à revista Veja desta semana. Fundador do partido, homem respeitado pelas suas atitudes sempre muito discretas, Bicudo não é fofoqueiro. Nem tampouco um oportunista. Isto faz com que as suas declarações tenham peso maior. Muito mais importante do que quaisquer outras concedidas por aqueles que, uma vez atingidos, se sentiram traídos e, portanto, cheios de incontinência verbal.

GATO E SAPATO

O jurista disse gato e sapato de Lula. Principalmente quando revela que Lula é mestre em esconder sujeira em baixo do tapete. E que sempre agiu desta forma. Ora, isto vindo de Bicudo é o suficiente para que não paire mais qualquer dúvida sobre a pouca honestidade de Lula. Além de saber de tudo, desde o início, é também o líder da trama toda. Vejam: não sou eu quem está opinando. É declaração serena de Hélio Bicudo, um petista incontestável e machucado. Aliás, segundo Bicudo, ele e Lula foram os primeiros a protocolar o pedido de impeachment de Collor.

SOCOS E PONTAPÉS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não é pessoa indicada para fazer diagnóstico da crise política brasileira. Mas, já que fez, na sua rápida passagem por Brasília na semana passada, merece comentário. O ditador disse que Lula está sofrendo um ataque de direita. Pelo visto, Chávez confundiu a alegada ignorância de Lula sobre roubalheira praticada por seus amigos mais íntimos, com uma luta de boxe. Se equivoca quando diz que Lula foi derrubado por um golpe de direita. Na real, Lula está sendo derrubado dia após dia, com socos e pontapés de, ou da, esquerda. Esquerda comunista. De seu partido. Entendeu?

Leia mais

12 ago 2005

O 11 DE AGOSTO


DATA MARCANTE

Cada país tem uma data marcante e que fica para sempre registrada na história. Sendo uma tragédia, o 11 de setembro, por exemplo, é um dia marcante nos EUA. O Brasil petista, por sua vez, tem agora o 11 de agosto como a data que identifica a sua destruição, a sua catástrofe. Lamento que a data não se restrinja somente ao funeral do Partido dos Trabalhadores. Ela será também aquela que lembrará para sempre o dia em que o PT se definiu como partido da mentira, da falcatrua, da corrupção e do roubo. Roubo do dinheiro público e do precioso tempo do país que não anda.

DUDA BOTOU, DUDA TIROU

A impressão que o PT sempre deu ao país é que havia sido paciente para chegar ao poder. Ao chegar à presidência, de forma surpreendente, tratou de ser impaciente para deixar o governo. Ou não contava com o espetacular Roberto Jefferson, que desencadeou todo o escândalo que está levando o PT definitivamente ao caixão. E com a ajuda incontestável do seu marqueteiro Duda Mendonça. Aliás, Duda, com seu talento publicitário, foi importantíssimo para levar Lula à presidência. Festejaram com Romanée-Conti. Agora, Duda está sendo decisivo para tirá-lo de lá. Pelo menos de fato, pois, de direito, é uma questão de tempo. Com qual vinho?

EXTREMA-UNÇÃO

A carta enviada por Lula à CNBB, cujo conteúdo ainda não foi divulgado, já se presume o que foi pedido de Extrema-Unção ao moribundo PT. Com falência múltipla de órgãos, doença originada por questões de ordem ideológica, comportamental, moral, ética, contábil, fiscal, financeira, administrativa, caráter, etc..., o PT e seus filiados mais fervorosos estão em coma irreversível.

SOBREVIDA

Tentando ganhar alguma sobrevida, o Partido dos Trabalhadores usou e abusou de remédios venenosos, que mais complicaram a sua vida, como Caixa 2, lavagem de dinheiro, superfaturamento de campanhas publicitárias e outros mais. Um dos sintomas que a descoberta destas doenças sempre revela é o choro de seus praticantes para tentar iludir a sociedade. Pelo alto grau de comprometimento e das mentiras múltiplas, não funcionou.

APESAR DAS PROVAS

Muitos leitores do PONTOCRITICO.COM, indignados com as minhas constantes e muito antigas críticas ao PT, chegaram a pedir cancelamento da assinatura da e-opinion. Uma forma de entender que, não lendo as críticas, sempre muito fundamentadas, tudo deixaria simplesmente de existir. E que assim as coisas ficariam melhores. Este sentimento, que não posso deplorar pela minha vinculação irrestrita para com a liberdade, evidencia que os apaixonados não crêem na traição de seus íntimos. Sempre crêem que as denúncias é que são irresponsáveis, apesar das provas apresentadas.

HONESTIDADE? ONDE?

Alguém que vive se proclamando como o mais honesto do país, como é o caso do presidente Lula, deveria agir como tal. Com honestidade. Como os mentirosos nunca poderão ser honestos, vamos precisar conviver até que haja uma desmascaração total. Vejam, por exemplo, o que Lula e seus comparsas fizeram com o ex-ministro Eduardo Jorge. Com grossas mentiras, enxovalharam brutalmente a vida do homem e jogaram-no na sarjeta. Sem a menor consideração. A imprensa, na época, muito envolvida ideologicamente com o PT, também não fez questão de investigar a vida de Jorge, o que até poderia ajudar a levantá-lo da imundície, lugar em que foi colocado pelas mentiras hediondas dos bandidos. Embora, posteriormente, a justiça tenha sido feita, a imprensa nunca promoveu a repercussão devida no mesmo tom em que espalhou a brutal mentira. E Lula e seus comparsas, que sabiam que Jorge era inocente, ficaram calados. Nunca procuraram reparar o crime que cometeram. Honestidade? Onde?

Leia mais

11 ago 2005

INCENDIÁRIOS E IRRESPONSÁVEIS


SÓ O CAOS INTERESSA

A atitude dos senadores, ao aprovar o aumento do salário mínimo para R$ 384,00 merece muitas classificações. Todas da pior espécie. Incendiários. Não podem ignorar que o rombo nas contas públicas seria extraordinária. Como a economia não agüentaria o golpe, o caos seria inevitável. E sabem, também, que o presidente Lula não fará outra coisa senão vetar o aumento para estes níveis. Sobra o quê, então, nesta coisa toda?

FRUSTRAÇÃO

Sobra um grau de frustração imensa na cabeça de um povo mal esclarecido. Um povo que só acredita e louva quem mais eleva o salário mínimo. Um povo que, por falta de educação, não tem alcance mental para entender que qualquer aumento desta ordem prejudicaria mais ainda a situação de quem recebe só o mínimo. Ou seja, para enfraquecer o presidente, os senadores usaram a ignorância do povo. E deitaram e rolaram em cima dela conscientemente. Mau caratismo.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Creio que ando me comunicando mal quando proponho a privatização das empresas públicas. O brasileiro, principalmente o gaúcho, mal esclarecido, morre de paixão por empresas estatais. Assim, aquele que propõe a venda de uma ou todas as estatais para a iniciativa privada, ganha imediatamente uma antipatia profunda por parte dos delirantes fracos de pensamento. Para tentar convencer estes apaixonados estou substituindo o termo ?privatizar-, por reintegração de posse. É preciso, antes de tudo, que as estatais retornem às mãos do poder público. O que está correndo hoje é que todas as empresas públicas estão nas mãos de seus funcionários e do partido do governo.

COLHEITA DE FRACASSOS

O péssimo comportamento que vem sendo apresentado pela industria do RS, que está na rabeira do Brasil, tem alguma coisa a ver com a estiagem, certamente. Mas não é algo tão relevante assim o tal efeito climático, que até poderia ter sido evitado. O problema maior está mesmo no exagerada carga tributária que o governo do RS impõe às empresas. Não é à toa que o grande estrago produzido pelo governo de Olívio Dutra está sendo colhido agora. A plantação de forte desestímulo, que os petistas impuseram absurdamente, se mostra na colheita farta das catástrofes industriais do RS. E o governo atual, incrivelmente, aumentou mais ainda o nível de colheita de fracassos quando aumentou os tributos. Buscando salvar somente as contas do Estado está liquidando com tudo.

ÓDIO E RAIVA

O presidente Lula, pelo que está sendo observado, está sem condições para governar. Pelo forte envolvimento de seu partido nas falcatruas políticas, se decidiu por usar o máximo do seu tempo para viajar a todos os cantos do Brasil. O pretexto utilizado para tanto tem sido a inauguração de obras. Mas, o seu grande interesse mesmo tem sido de fazer discursos que ainda possam salvá-lo deste mar de lama. O curioso é que os instrumentos que Lula vem utilizando já ficaram claros: em todos os eventos, de forma repetitiva, as palavras são sempre cheias de muito ódio e raiva.

DESAFORADO

O estranho é que tais sentimentos são destilados brutalmente contra o povo que nada tem a ver com desonestidade de seus amigos mais íntimos. Na primeira vez todos relevaram pelo compreensível estado de ânimo do presidente. Agora as platéias estão ficando aborrecidas por tanto desaforo. Este negócio de só levar nas malas e nos bolsos o máximo de pedras possíveis para atirar no povo está ficando muito ruim. E fica pior quando Lula desfila o seu conhecimento a respeito dos governos anteriores, enquanto nada sabe do que se passa no seu governo e com sua equipe petista.

Leia mais

10 ago 2005

O MELHOR DEPOIMENTO DE M. VALÉRIO


MAIS À VONTADE

Considero o depoimento de Marcos Valério, ontem, na CPI do Mensalão, o melhor de todos que ele fez até agora. Solto, bem mais à vontade e decidido nas suas revelações, não deu impressão de ter mentido em nenhum momento. O tempo, as notícias, os fatos e as circunstâncias parecem ter mudado o comportamento de M. Valério, a ponto de deixar muitos parlamentares na situação de mal preparados para o inquérito. Aliás, alguns deles fizeram muita questão de mostrar o tamanho das suas mediocridades. Mas, voltando ao depoente, nada o isenta do seu envolvimento e das faltas graves que cometeu. Foi, entretanto, esclarecedor para que decisões decentes possam ser tomadas daqui para frente.

MAIS ABRANGENTES

Estas recentes revelações de Marcos Valério implicam, certamente, na necessidade de que as decisões políticas sejam bem mais abrangentes. Depois, e se, confirmados os pagamentos de importâncias ?não contabilizadas?, ou ?por fora?, aos partidos políticos e seus filiados, o dever que a sociedade exige é promover a expulsão de todos os envolvidos. Não importa qual partido, qual político e em qual eleição a falcatrua e a ilegalidade aconteceu. Todos, de novo, todos devem pagar pelo erro de usarem o sistema ilegal do ?Caixa 2?.

SOCIEDADE SATISFEITA

Se o político foi eleito e exerce mandato atualmente, que seja cassado imediatamente. E se foi candidato, mas foi derrotado nas urnas, também deveria ser atingido pela lei e ficar impedido de voltar a se candidatar nos próximos oito anos. Isto seria uma punição exemplar. Mais: um princípio ético que deveria vingar para que a sociedade permanecesse bem representada e ficasse satisfeita.

DEFEITOS CONGÊNITOS

Hoje já está mais do que evidente para todos os brasileiros, que precisamos mudar muitas das leis que constam na nossa Carta Magna. De tão ruins e impeditivas para o nosso desenvolvimento, só provam que foram aprovadas por verdadeiros irresponsáveis. Foi mesmo um delírio estúpido, que já custou e vai continuar custando muito caro para o país.

VAMOS CAPITULAR

Agora, como ninguém mais agüenta as tamanhas idiotices, já se anuncia uma possível Assembléia Constituinte para 2006. Tudo para tentar corrigir os enormes defeitos de nascença da Carta de 1988. O problema, de novo, é que não há candidatos disponíveis com um mínimo de capacidade para mudanças inteligentes. Como tudo é uma questão de DNA, mais uma vez vamos capitular.

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

O PT tem todo o direito de exigir que todos os envolvidos na prática das falcatruas em que está envolvido de maneira mais profunda sejam punidos. Concordo. Ainda assim, é preciso entender, sem qualquer tipo de emoção, que nada isenta ou ameniza os crimes cometidos pelo Partido dos Trabalhadores e seus filiados. Não é o fato de terem se transformado, partido e pessoas, em iguais aos demais naquilo que praticam. Mas, e aí o mais grave, por terem usado, ipsis literis, o que consta no livro de George Orwell - A Revolução dos Bichos - : quiseram ser mais iguais do que os outros. Pena dobrada.

Leia mais