Artigos

21 dez 2005

O VÔO DO BURRO


OUTRA ESPÉCIE

Estamos bastante acostumados a ouvir que a economia do Brasil, a algum tempo, só consegue fazer o vôo da galinha. Tal comparação se deve ao fato de que a galinha alça vôos curtos para, rapidamente, voltar ao chão, sem jamais conseguir se sustentar no ar. Se a galinha foi o melhor símbolo encontrado até agora, para explicar o nosso pífio crescimento, o vôo de uma outra espécie parece estar mais parecido com os nossos dias. É o Vôo do Burro.

COICES

Como, por pura vontade, preferimos manter intactas as amarras que impedem um crescimento sustentado e condizente com a necessidade de aumentar a renda, para fazer a sua tão falada e requisitada distribuição, a economia brasileira não pode mais ser comparada com o vôo da galinha. Insisto, mais uma vez, que enquanto as reformas não vierem, e para valer, vamos ficar com o vôo do burro, que só sai do chão para dar coices no ar. E sempre para trás.

COLONIZAÇÃO?

Ontem, o presidente Lula disse, cheio de entusiasmo, que ao quitar a dívida junto ao FMI, o Brasil entra numa nova fase em que deixa de ser colonizado. Fiquei pensando se Lula sabe o que significa um país colônia? Como sempre diz que não sabe coisa alguma do que passa ao seu redor, percebi que vamos continuar sendo colonos e colonizados. A razão: quem vende commodities é colono. Deixa de ser colono quem agrega valor ao produto. O Brasil, portanto, ainda é e vai permanecer colono e colonizado por muito tempo. Por pura vocação e falta de investimento. Nunca por quitar dívidas.

COLÔNIA DO COMUNISMO

Assim como o peixe morre pela boca, os mais entusiasmados idem. Tão logo o governo anunciou que a dívida junto ao FMI seria quitada por antecipação escrevi dizendo que o maior interesse de Lula era livrar o Brasil da cartilha. Sem precisar dar explicações é mais provável que voltemos a ser os eternos irresponsáveis, que sempre nos levaram a pedir socorro junto ao Fundo. A reação de entusiasmo, como se viu, já está evidente. O novo financiador ? Hugo Chávez ?, que está assistindo em grande escala a vizinha Argentina, deverá fazer o mesmo com o Brasil. Doravante, seremos a Colônia do Comunismo Latino.

FIM DO CICLO

Vamos deixar bem claro uma coisa: o setor calçadista não tem razão para ficar numa só região. O fato de ter sido criado um grande pólo do setor no RS, não significa que precise ficar para sempre no RS. Como se observa, ele vem migrando, há algum tempo, e os novos ambientes já se mostraram bem mais favoráveis. Entra aí a logística dos mercados, os custos e as demais vantagens competitivas. E, depois que os novos endereços foram testados, com melhores resultados, não adianta insistir em manter as indústrias no RS. Vamos entender: acabou o ciclo do calçado no RS.

O BOICOTE

Ontem, o pobre governador Rigotto reuniu a imprensa para fazer o balanço de final de ano de seu governo. Como já esperava, não fui convidado. A sua assessoria deve ter recebido o recado para que cuidasse de evitar a minha presença. Talvez para não estragar o almoço, pelas minhas prováveis indagações. Imagino que devem ter entendido que o melhor seria ficar sem elas. Ou seja, tem gente que pensa que matando o carteiro, todos se livram das más notícias. O boicote está em andamento.

REFINO

Depois de ficar algum tempo sem refinar petróleo, a Refinaria Ipiranga voltou a operar. Porém, sem a solução do dumping, não creio que vá permanecer por muito tempo aberta.

MASSAS

Para brindar os clientes no Natal e Ano Novo, está saindo do forno, nesta sexta-feira, para a rede Zaffari/Bourbon, a linha SABORES DA NATUREZA, produzida pela Massaiola. Entre as especialidades estão: sofiotti, fagottini, taquetti ricota/cenoura e rondelle de palmito.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Amanhã, 22, o prefeito José Fogaça recebe a imprensa para um almoço onde fará a Prestação de Contas do trabalho da Prefeitura Municipal no ano de 2005.

LIVRO

Patrocinado pela CaixaRS, será lançado nesta quarta-feira (21/12), O livro "Os caminhos do desenvolvimento - a trajetória de uma geração - 1975 a 2005", da autoria de Aldino Bernardo Dick.

JUNTOS PARA COMPETIR

Os resultados do Programa Juntos para Competir, uma parceria entre o Sebrae/RS, Senar e Farsul, serão apresentados no próximo dia 22, às 11h30, durante entrevista coletiva à imprensa. O Programa Juntos para Competir chega ao final de 2005 com resultados positivos e impactantes nos seus setores de atuação.

Leia mais

20 dez 2005

RS - UMA COLHEITA DE INSUCESSOS


TROFÉU

O Estado do RS tem tudo para ganhar o troféu de infeliz administração pública do ano, quiçá deste século. A minha formação acadêmica, com alguns adicionais nem precisam ser evocados para constatar o desastre que se revelou no pobre governo Rigotto. Como todos testemunharam, não foi por falta de aviso que as decisões tomadas pelo atual governo só poderiam ter este resultado em 2005. Melancólico e lamentável para os gaúchos. Depois do ridículo e péssimo governo Olívio Dutra, dificilmente poderíamos imaginar que o raio pudesse cair duas vezes no mesmo lugar. Caiu.

O PIOR DESEMPENHO

Com as revelações incontestáveis de que a economia gaúcha obteve o pior desempenho dos últimos 10 anos, não se pode atribuir tudo às questões climáticas. O peso da natureza, embora sério, é menor se comparado com a incompetência administrativa. E tudo piorou quando o aumento de impostos e não pagamento dos créditos às exportações foram os maus recursos utilizados pelo governo, dizendo que tudo seria para melhorar. Foi avisado e bem avisado de que seria uma catástrofe. Foi. Um horror!

INSEGURANÇA

Não pretendo que minhas opiniões e constatações se transformem em levantes ou reações da sociedade, a ponto de promover uma revolução sangrenta aos ataques que estamos sofrendo, de todas as formas. Até porque este comportamento é quase que impossível, na medida em que fomos educados ao longo do tempo, pelas autoridades e pela imprensa, de que nunca se deve reagir a assaltos ou ameaças.

EDUCADO PARA NÃO REAGIR

A ordem geral, muito clara e bastante consagrada, é: ao ser assaltado, não reaja. Entregue tudo e trate bem o bandido para evitar o pior. Obediente e disciplinado, o povo se tornou passivo. Reclama um pouco, mas se sente plenamente satisfeito só por reclamar. Religioso, muitas das vezes crê que suas perdas são obra do destino ou que Deus quis que assim fosse. Resultado: os bandidos, além de agradecidos, estimulam muito essa passividade para continuarem assaltando e roubando.

QUARTO SETOR (CRIME)

Com esta certeza de impunidade, muita gente está ingressando neste chamado Quarto Setor (do crime) conquistando uma renda fantástica tomada da sociedade (aliás, o setor Crime é o que mais cresce entre todos os setores de atividade). E cada ladrão ou assaltante usa e treina sua habilidade para praticar mais crimes. Entretanto, detestam ser contrariados ou ameaçados.

FESTA DE ARROMBA

As CPIs em curso mostraram, durante este ano todo, a maneira com que conhecidos assaltantes, eleitos pelo povo, usaram para nos roubar o dinheiro que lhes entregamos como impostos. Mesmo confessando seus crimes, muitos parlamentares continuam soltos. Como são julgados por eles mesmos, nem os cargos perdem. Gente, é uma festa de arromba, que extrapola qualquer compreensão possível. Estes salafrários ganham fortunas para não fazerem coisa alguma. Suas férias são remuneradas em dobro ou triplo, mesmo depois que a sociedade tenha se manifestado, sempre timidamente, muito enojada de seus procedimentos.

DEMOCRACIA?

E porque fazem isto? Simples, meu caro assinante: eles sabem que a ordem é não reagir. É só entregar o dinheiro e sair de fininho para não se complicar. Aqui no Brasil, de forma inacreditável, nós chamamos isto tudo de democracia. E tem gente que colabora dizendo que apesar de tudo este é o melhor dos regimes. Este? Tomem nota: as penitenciárias e o nosso parlamento são os ambientes onde só existem inocentes. Os culpados somos nós, a sociedade. Que tal?

COLETIVA

O secretário Luis Roberto Ponte, do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do RS, concederá hoje, 20, às 16 horas entrevista coletiva à imprensa gaúcha para avaliar o primeiro ano de funcionamento da Sala do Exportador e sobre o comportamento das exportações gaúchas em 2005. Também fará o anúncio das ações projetadas para serem executadas na área em 2006.

BANRISOL

O Banrisul já está preparado para receber os veranistas que vão aproveitar overão nas praias gaúchas e catarinenses.As agências no RS que participam do Banrisol terão o horário prorrongado em 30 minutos, a partir do dia 26 de dezembro, encerrando oatendimento às 15h30. Nessa mesma data (26), estará disponível no site do Banco (www.banrisul.com.br), no link Banrisol, a relação completa da localização dospontos de atendimento.

MEDEX

A gaúcha Medex, maior delivery de medicamentos do país, parte nesse verão para atender seus clientes nas praias do Litoral Norte Gaúcho e de Florianópolis. O Projeto Litoral, que teve início no último final de semana, se estenderá até 15 de março do ano que vem.

WAL-MART

Em encontro realizado ontem no Teatro do Sesi, em PAlegre, o grupo norte-americano Wal-Mart se apresentou a 1000 funcionários que representaram os 140 estabelecimentos comprados do Sonae. Os funcionários ainda conheceram o presidente do Wal-Mart no Brasil, Vicente Trius.

Leia mais

19 dez 2005

O GRANDE ESTADO BOLIVARIANO


PEDRA FUNDAMENTAL

Enganam-se aqueles que pensam ter sido lançada a pedra fundamental da mais nova refinaria de petróleo, em Pernambuco, na última 6a feira. O que foi selado na ocasião foi a instalação definitiva do Grande Estado Bolivariano, com a presença do seu grande líder, Hugo Chávez. Junto com o Brasil, Argentina, Cuba, Bolívia, Uruguai, numa lista que ainda deverá aumentar, a Venezuela definiu a aliança latino-americana socialista.

BLOCO SOCIALISTA

Por enquanto a organização, ou bloco, continuará sendo chamado de Mercosul. Mero disfarce, diga-se de passagem. Em breve, com certeza, o nome do novo Bloco Socialista, formado nos termos da falecida URSS, vai mudar mesmo para MERGEB ? Mercado Comum do Grande Estado Bolivariano. Vai ser um sucesso, e deverá durar 70 anos ou mais. Afinal, com a cabeça podre dos habitantes latinos, o nosso destino já está definido.

IMPRENSA CULPADA

Depois que o governo brasileiro resolveu dizer que vai antecipar o pagamento da dívida junto ao FMI, o presidente da Argentina, alinhado com os mesmos princípios, se apressou em dizer que vai fazer o mesmo. Pela forma com que foram feitas as declarações de Lula e Kirchner, muito antes de pretender um novo posicionamento junto aos credores, o interesse foi outro: a vontade de ser dono do próprio nariz. Quem tomou conhecimento do discurso de Lula e Chávez , na 6ª feira, não pode ter dúvidas. A imprensa foi chamada a atenção como culpada. Mas, como a maior parte dela é adepta do socialismo, vai ficar quietinha da silva. Viva.

ACREDITEM

Para quem acompanha o lado ideológico destes governos, muito identificados com a Venezuela, e em breve com a Bolívia, pelo estreito relacionamento de Hugo Chávez com Evo Morales, nada de novo. Gente, mesmo que não queiram acreditar no que escrevo, e que vão me contrariar de todas as formas, acreditando que sou um exagerado ou lunático, o certo é que o Grande Estado Bolivariano está sendo montado.

CORTINA DE FERRO

Liderados por Chávez, pelo dinheiro do petróleo venezuelano, os presidentes Kirchner, Fidel Castro, Lula, Evo Morales e ouros mais, a mais nova - Cortina de Ferro do século 21 - está praticamente pronta. A estrutura está formada. Se algum país precisar de algum dinheiro, a Venezuela, graças ao petróleo, segura as pontas. O importante é que todos pensem igual e contra o capitalismo.

QUERO ACORDAR

Tem horas que eu preciso me beliscar muito para ter certeza de que estou bem acordado e fazendo parte deste mundo. Enquanto o governador Rigotto, do PMDB, diz e repete que não vai privatizar coisa alguma no RS, o governo federal, do PT, conseguiu derrubar, no STF, a liminar que impedia a venda do Banco do Estado do Ceará, hoje nas mãos do BC. Diga-se de passagem que o PCdoB, aliado do PT, foi quem obteve a liminar impedindo a privatização. O que é isto?

NÃO ENTENDI

O governador Rigotto anunciou que enviará carta à assembléia de credores da Varig, que ocorre hoje, no RJ, ressaltando a importância da empresa para o RS e para o país. "O Governo do Estado tem se mantido atento às negociações que ocorrem em torno da Varig. Não por ser sócio minoritário da empresa, mas por tudo que ela representa não só regionalmente, mas nacionalmente. É muitoimportante que as conquistas que a empresa obteve ao longo de sua história sejam mantidas, assim como os postos de trabalho", declarou Rigotto. Não entendi. Deve estar brincando.

CURIOSIDADE

As mulheres, ao longo de sua vida, passam em média quatro anos e nove meses falando ao telefone, segundo um estudo publicado pela revista alemã "Bild". O estudo, realizado por cientistas britânicos, indica que os homens passam 18 meses a menos do que as mulheres ao telefone. Uma mulher, durante a sua vida, faz 288 mil telefonemas com uma duração média de 10 minutos. Homens e mulheres alegam pretextos semelhantes para encerrar a comunicação e habitualmente se referem à campainha que tocou ou à urgência de necessidades fisiológicas.

CANAL 20 DIGITAL

Desde sábado, 16 de dezembro, o Canal 20, da NetSul, passou a gerar toda a sua programação com equipamento digital. Maravilha.

JUROS

A Petrobrás aprovou na última sexta-feira uma complementação de distribuição deproventos na forma de juros sobre o capital próprio no valor de R$2,193 bilhões. O pagamento ocorre em março de 2006.

Leia mais

16 dez 2005

DESTAQUES 2005


LISTA RESTRITA

Conforme informei no inicio de dezembro, divulgo abaixo aqueles que, exclusivamente pela minha ótica, se destacaram no ano que está findando. Como o enfoque das críticas e opiniões do

EMPRESAS

1- EMPRESA DE CAPITAL ABERTO ? A minha escolha vai para o Grupo Gerdau, pela forma com que vem se lançando no mercado internacional, com o objetivo claro de ser um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo. Adotando as melhores práticas da Governança Corporativa, a transparência de suas ações tem conquistado respeito, credibilidade e grande interesse pelos investidores. 2- EMPRESA DE CAPITAL FECHADO ? O destaque de 2005 vai para a Fábrica de Móveis Florense, do município de Flores da Cunha, RS, pela ousadia de sua diretoria, liderada por Gelson Castellan. Depois de se transformar num modelo exemplar no sistema de franquias no Brasil, neste ano deu mais um passo importante, agora no mercado internacional, ao abrir a primeira loja franqueada em Nova York, EUA. Além de NY, novas franquias serão abertas tanto nos EUA quanto na Europa.

INSTITUIÇÕES

3- INSTITUIÇÃO GAÚCHA? Pelo melhor encontro realizado no RS, para debate de idéias e das nossas grandes necessidades, como foi neste ano o - Fórum da Liberdade ? o meu destaque vai para o Instituto de Estudos Empresariais. 4- INSTITUIÇÃO NACIONAL ? Pela forma clara e objetiva de propor constantemente idéias óbvias, adequadas e com resultados significativos em vários lugares, embora nunca experimentados aqui, o destaque nacional vai para o Instituto Liberdade

PESSOAS

5-

POLÍTICO

Mais uma vez não posso deixar de destacar o saudoso Roberto Campos. Com o desaparecimento de Campos e pela lacuna deixada, não há como ser concedido destaque a qualquer político vivo. Falta de lucidez e discernimento dos existentes, que só pensam corporativamente, faz com que Campos seja o homenageado. Insisto sempre para que continue servindo de melhor exemplo a ser seguido.6- EMPRESÁRIO ? O também já falecido Carlos Murgel, da Forjas Taurus, o qual enfrentou a estupidez da campanha do desarmamento, felizmente vencida no plebiscito pelos que exigem a liberdade de decidir alguma coisa neste país, é o meu destaque empresarial. Murgel nos deixou em 2005, mas lutou até o fim de sua vida, muito mais contra a injustiça do que pelos interesses de seus negócios.

MÍDIAS

7- MÍDIA DO ANO ? Apesar de não ser ainda reconhecida adequadamente pelas nossas agencias de publicidade, onde algumas tantas ainda insistem em viver no passado, a Internet é aquela que mais se destacou no ano.8-

MÍDIA IMPRESSA GAÚCHA

No ambiente gaúcho, o Jornal do Comércio foi a grata surpresa. Bem formatado, matérias bem fundamentadas e bastante completo para quem gosta de notícias sérias. Uma bela transformação fez deste jornal o destaque do ano.9-

MÍDIA IMPRESSA NACIONAL

O destaque de mídia impressa nacional vai, indiscutivelmente, para a Revista Veja. Corajosa, levou ao conhecimento público muita coisa que até então ninguém se atrevia a divulgar.

PAÍS

10- PAÍS ? Considerada, erradamente, a grande culpada do ano por aqueles que se recusam a fazer mudanças corretas para competir, a China é o meu país destaque de 2005. Ao invés de ser copiada naquilo que tem de bom, os incompetentes preferiram atirar pedras no exemplar modelo econômico adotado pelo país comunista. Espero que em algum dia seja percebido que aqui nem todos são bons e que lá não existem só piratas e incompetentes.

DESTAQUES NEGATIVOS

II - DESTAQUES NEGATIVOS

INTERNACIONAL

Sem qualquer sobra de dúvida ou possibilidade de comparação, o destaque negativo vai para Hugo Chávez. Embora, inexplicavelmente, esteja sendo endeusado por muita gente, o novo ditador de fato ainda vai causar aborrecimentos irrecuperáveis para a América Latina. NACIONAL ? O PT, por ter se convertido no partido político mais corrupto do Brasil, quiçá do mudo, é o grande destaque negativo nacional de 2005. Sem constrangimento, e diante de tantas provas e evidências, mesmo assim o presidente Lula, do PT, preferiu afirmar que desconhecia tudo e que até hoje nada foi provado. Vai para o Guiness Book, com o título de maior Mentiroso do Ano.

INAUGURAÇÃO

A Capa Engenharia e seus parceiros inauguram 3ªfeira, 20, às 18 horas, a nova Creche Comunitária Capela Navegantes, localizada na Avenida Guaíba, 3955. A unidade está contemplada pelo projeto ?Engenharia Social? da construtora.

BALANÇO

As realizações de 2005 e as projeções para o setor da Tecnologia da Informação (TI) no RS serão os temas abordados no encontro das entidades de TI do Estado, representadas pelos presidentes da Assespro/RS, da Internetsul, do Seprorgs, da Softsul e da Sucesu/RS; além do Conselho de Entidades de Tecnologia (CETI). Na próxima segunda-feira, 19, às 8h30, na sede do Seprorgs, para a imprensa.

CONVÊNIO

O Banrisul formalizou convênio com duas das maiores empresas de comércio eletrônico do País, a Submarino e as Lojas Americanas, responsáveis por significativa parte dos negócios realizados através da Internet no Brasil. Mais uma opção para os clientes do Banricompras, que demonstra sua força e competitividade ao firmar parceria com dois gigantes do comércio virtual. A Submarino (www.submarino.com.br) já está operando normalmente com o cartão e as Lojas Americanas (www.americanas.com.br) iniciam período de testes e desenvolvimento.

FESTA

O Sheraton Porto Alegre Hotel preparou para o fim de ano uma programação de jantares que traz o melhor da gastronomia internacional. Para quem quiser comemorar suas festas em grande estilo, os restaurantes Clos du Moulin e Bistrô Porto Alegre realizam a Ceia de Natal e o Jantar de Reveillon, com seus menus servidos a partir das 20h, nos dias 24 e 31 de dezembro. Os cardápios oferecidos têm a assinatura do chef Mauro de Souza, um dos mais importantes nomes do ramo da gastronomia.

Leia mais

15 dez 2005

OBRIGADO, GOVERNADOR ALCKMIN


EMBORA TÍMIDA

Se alguém precisa receber os agradecimentos pela redução dos impostos no RS, divulgada ontem, este alguém é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Infelizmente, ao pobre governador Rigotto, não há porque ser grato. Explico: não foi pelo convencimento ou por vontade que a decisão foi tomada, mas, tão somente para tentar alguma forma de competir com outros estados. Daí é que nasceu o projeto RS Competitivo. As medidas, mesmo que precisem ser saudadas, são, diga-se de passagem, tímidas, muito mais políticas e pouco econômicas. Vejamos:

SEM NOÇÃO

Para os empresários, já nocauteados pela enorme carga tributária do RS e do país, qualquer gota dágua já é uma festa, pois perderam completamente a noção do que é uma melhora efetiva. Assim, mesmo sem fazer as contas ou melhores comparações, ficaram eufóricos e até aplaudiram as medidas. Gente, o tarifaço de abril, com o aumento do ICMS da telefonia, energia e combustíveis, tomou mais de R$ 1 bilhão dos consumidores. Agora, para fazer média, o governador Rigotto está devolvendo algo como R$ 100 milhões, ou seja, 10% do que tomou. Ficamos, pois, com uma paulada de R$ 900 milhões. Isto é bom?

OS MAIS CONSCIENTES

Alguns empresários, mais conscientes e menos eufóricos já entenderam que as medidas não resolvem e não compensam. Melhor seria se o governo devolvesse o que foi tirado pela ganância tributária. Ao invés de governar exclusivamente para o servidor público, que o fosse, de alguma forma, para a sociedade. Principalmente aquela que produz e garante emprego e renda. E para o consumidor já esfolado e maltratado.

INTERESSE POLÍTICO

De outra parte, a considerar o entusiasmo do governador ao anunciar as medidas, mostrou que só agora se deu conta daquilo que poderia e deveria fazer no seu primeiro dia de governo. A confiança estampada ao afirmar que reduzindo a carga a arrecadação do ICMS vai aumentar é tardia. Como não foi por falta de aviso, desde quando Rigotto era ainda candidato, qual a razão para só agora tomar a atitude? Só tem uma explicação: pura demagogia e interesse político.

IRRESPONSÁVEIS

Os nossos deputados e senadores, por tradição antiga, se ocupam exclusivamente de tarefas que representam o saque aos bolsos dos contribuintes. O sistema é tão perfeito que, ao chegar lá, mesmo que tenham feito todas as promessas para mudar este estado de coisas, a maioria se torna irresponsável, alguns ficam mais safados e outros até bandidos. A corporação é tão forte que ninguém abre mão de benesses inaceitáveis.

TRIPLO PREJUÍZO

O balanço que faz hoje é que, mesmo tendo sido apurados vários atos de delinqüência com dinheiro da sociedade, cujos valores são bem elevados, têm coisa pior. A auto-convocação, para ser ter uma idéia, é mais cara para nós do que já foi apurado como roubo e desvio de dinheiro público. Se já fomos bastante prejudicados, teremos um rombo maior com o que será pago aos parlamentares para continuar fazendo bobagens. Caso não fizessem coisa alguma seria melhor. O pior é que, quando ainda decidem fazer algo, o fazem de forma errada e prejudicial à sociedade. Triplo prejuízo.

VENDAS

Os supermercados gaúchos tiveram em novembro um incremento de 6,89% no seu volume de vendas, na comparação com igual período do ano passado. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

GOLF

A Revista THE BEST GOLF e o Porto Alegre Country Clubrealizam, nos próximos dias 17 e 18 de Dezembro, o"Torneio Golfe Solidário", com o objetivo de reunir golfistas, empresários, personalidades e autoridades para arrecadar Brinquedos para as Crianças carentes deste Natal 2005. Os brinquedos arrecadados serão encaminhados à Central de Doações do Gabinete da Primeira-Dama do Estado para serem enviados às instituições cadastradas daCapital e do interior. As doações devem ser encaminhadas ao Porto Alegre Country Club, na rua Líbero Badaró, 524 - Passo D´Areia. Fone: 51- 3328 3011

TREM

Amanhã, 16, a ALL Logística e a Standard receberão a imprensa em um café da manhã, às 9h, na BR-116, nº 665, em Esteio, para inauguração do terminal ferroviário intermodal Standard ? ALL, e lançamento do primeiro trem expresso frigorificado do país, uma parceria inédita entre as empresas.

LEILÃO ELETRÔNICO

A Unidade Operacional do RS, da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), realizou o primeiro leilão eletrônico para a aquisição de bens destinados a prefeituras gaúchas. A Prefeitura de Canela utilizou o sistema para a compra de retroescavadeira, que foi adquirida ao preço de R$ 183 mil, representando uma economia de cerca de R$ 32 mil em relação ao preço médio de mercado deste tipo de equipamento. O que está faltando para que tudo seja desta forma?

DESTAQUES

Amanhã sai a lista dos destaques do

Leia mais

14 dez 2005

EM PÉSSIMAS MÃOS


OS MAIS INCAPAZES DECIDEM

Esta excrescência, que deveria ficar restrita somente aos sindicatos, e cujos valores deveriam ficar sujeitos, exclusivamente, às negociações entre patrões e empregados, ainda está nas mãos dos nossos governantes. São eles quem decidem qual o mínimo que deve ser pago aos trabalhadores. Logo os governantes, gente, que mostram ser os piores administradores da face da Terra.

O UNIVERSO

Na realidade, a parcela mais expressiva da população que recebe um salário mínimo é o aposentado pelo INSS. Que não pode ser demitido. E como está na folha do governo, quando deveria estar na folha da Previdência Social, só deixa de receber quando morre. A solução do grave problema passa por uma séria reforma do sistema. Lamentavelmente, tanto os governantes do executivo, quanto os parlamentares do legislativo, vivem se recusando a entender a necessidade de uma reforma para valer na Previdência. Só uma reforma bem feita deixaria por conta exclusiva da Previdência, o fechamento da conta entre o que recebe das contribuições dos trabalhadores e o que deve pagar aos beneficiados pelos seus planos escolhidos.

AUMENTA O ROMBO

Como os governantes sempre resistem e evitam resolver o problema, o rombo anual está em R$ 60 bilhões, para 2005. Esta conta, ao invés de ser sustentada pelos contribuintes da Previdência, é paga pelos contribuintes de impostos. E quando aumenta este salário-aposentadoria, chamado erradamente de salário mínimo, o rombo aumenta mais ainda. Portanto, caso vingue o valor de SM (ou Salário Aposentadoria) em R$ 350,00 como querem os estúpidos parlamentares, o rombo que já é fantástico aumentará para quase R$ 70 bilhões. A imprensa informa, erradamente, caso seja aprovado o SM pretendido, um rombo de R$ 6 bilhões. O certo seria dizer que este valor aumenta mais ainda o rombo já absurdo anterior.

ENCRENCA

Os eleitos que estão na oposição querem ver o circo pegar fogo e sabem que vão desestabilizar a economia caso consigam um valor maior para o SM. E quem está no governo sabe que, sem cortar custos para poder pagar a folha da Previdência, novos impostos deverão custear a encrenca. Mas nenhuma das partes quer reformar a Previdência para valer. Estamos ferrados. Infelizmente, a sociedade brasileira vive cercada por estas pessoas irresponsáveis que ela mesma coloca no poder. Eles juram que vão fazer de tudo para que o povo seja beneficiado, mas tão logo assumem suas cadeiras, o grande e único objetivo é começar a surrar quem os elegeu. Além do mau-caratismo demonstram forte despreparo para fazer tal representação.

FORA FMI

O Brasil, para não fugir à regra de suas atuações, é um país incrível. Ao invés de pagar as contas vencidas e a vencer aqui, resolve pagar o que está longe do vencimento lá fora. Pior: o custo da dívida que vai antecipar o pagamento ao FMI é menor do que aquela que prefere rolar no seu próprio território. Isto só se explica pela aversão ao FMI, e não para melhorar a imagem junto aos credores. Aproveita o bom saldo de caixa para mostrar, de forma disfarçada, que a ideologia fala mais alto. É o velho Fora FMI!

PRIORIDADES

O BIRD revelou o relatório sobre o Brasil, cujo teste é intocável e absolutamente correto. Diz ali que caso o Brasil queira seguir no caminho para atrair investimentos, coisa necessária para competir com os grandes players internacionais, precisa: 1- resolver a questão da burocracia; 2- melhorar muito a infra-estrutura; 3- definir urgentemente o marco-regulatório; 4- fazer rapidamente uma reforma fiscal e tributária; 5 - diminuir os custos de financiamento; 6- uma reforma trabalhista. Este é o que chamamos de Investment Grade. Tudo o que está no relatório depende só de nós, da nossa vontade. Alguém acredita que vamos nessa?

POSSE

O novo presidente da AGERGS, Guilherme Socias Villela, dá novo ânimo às concessionárias dizendo que contratos existem para serem cumpridos. E que vai querer o cumprimento de todos. Parabéns. Pela posse e pela decisão.

PRÊMIO

A Medex Medicamentos ? maior delivery de medicamentos do país - recebe hoje, 14, às 21 hs, no Centro de Eventos da FIERGS o Prêmio TOP BRASIL 2005 ? Excelência em Qualidade e Profissionalismo.

CHEQUE

O Outback Steakhouse, primeiro restaurante da rede de inspiração australiana na região Sul do Brasil, entregou ao Hospital da Criança Santo Antônio um cheque no valor de R$ 18,2 mil, como resultado da noite beneficente. O montante foi obtido através da venda de convites e do leilão do Chocolate Thunder, sobremesa mais pedida do cardápio do restaurante.

PRÊMIO

O Projeto Adote uma Escola, da Comercial Gerdau, foi o grande vencedor da 1ª edição do Prêmio Inda de Ação Social. A Comercial Gerdau foi a primeira colocada na categoria desenvolvimento de projetos sociais, a qual contempla empresas que tenham identificado necessidades, criado, implementado e administrado algum projeto de natureza social.

Leia mais