Artigos

04 ago 2025

FLERTANDO COM O EMBARGO


APAIXONADOS PELA TIRANIA

Pelo que revelam boa parte das pesquisas de opinião pública, é pra lá de assustador o elevado percentual de brasileiros que APROVAM o governo LULA, cujas ações, avalizadas pelo SUPER PODER exercido pela CORTE SUPREMA, não escondem o manto da -TIRANIA-, que se caracteriza por um GOVERNO OPRESSOR que ABUSA DE PODER e da ABSOLUTA FALTA DE RESPEITO AOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.


CEGUEIRA POLÍTICA

Essa típica -CEGUEIRA POLÍTICA-, metáfora que revela a dificuldade para analisar acontecimentos, identificar interesses em jogo e discernir entre VERDADE E FALSIDADE no contexto político, tem demonstrado o quanto grande parte do povo brasileiro foi infectado pelo VÍRUS IDEOLÓGICO DA ESQUERDA, cujos sintomas, sistematicamente, levam a DECISÕES EQUIVOCADAS, APOIO A POLÍTICOS OU PARTIDOS COM MÁS INTENÇÕES E RESISTÊNCIA A MUDANÇAS SOCIAIS REALMENTE NECESSÁRIAS.  


LEI MAGNITSKY

Se o problema estava restrito à CEGUEIRA POLÍTICA, na última semana a infecção foi mais além: atacou -implacavelmente- o CÉREBRO de parte significativa do pobre povo brasileiro. Esse grande contingente simplesmente não tem a menor ideia do PODER CONTIDO NA LEI MAGNITSKY, que por ora atingiu o SUPER TIRANO DA REPÚBLICA, mas, dependendo de suas reações e/ou habitual comportamento, será estendida, com a mesma força, a todos que acharem por bem apoiar e defender os sucessivos ATOS DE TIRANIA. 


EMBARGO

A situação, gostem ou não, é GRAVE. Mais ainda se levarmos em conta a forma como LULA e o STF vem tratando das questões ECONÔMICAS do nosso BRASIL. Atenção: caso LULA dê continuidade aos impropérios dirigidos constantemente ao governo dos EUA, o Brasil flerta com a enorme possibilidade de, a exemplo de CUBA, vir a ser alvo de um terrível EMBARGO ECONÔMICO, com a PROIBIÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO COMÉRCIO E OUTRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS COM OS EUA. Eis aí, o que isto representa:  

 

1- Impacto econômico: o embargo pode ter consequências graves para a economia do país alvo, afetando a produção, o emprego e o acesso a bens essenciais. 

2- Extraterritorialidade: em alguns casos, os embargos podem ter aplicação extraterritorial, onde empresas de terceiros países também são afetadas, como no caso do embargo americano a Cuba. 

3- Tipos: existem embargos parciais, que restringem certos produtos ou setores, e embargos totais, que proíbem todas as relações comerciais. 

4- Interrupção do comércio: um embargo econômico impede a importação e exportação de bens e serviços, além de restringir transações financeiras. 

5- Sanções políticas: geralmente, um embargo é implementado como resposta a ações políticas ou comportamentos de um país que são considerados inaceitáveis por outros. 



Leia mais

02 ago 2025

HOMENAGEM PÓSTUMA AO JORNALISTA J.R.GUZZO


HOMEGAGEM PÓSTUMA

Como os leitores bem sabem, não tenho por hábito escrever aos sábados e domingos. Entretanto, por conta do inesperado falecimento, nesta madrugada, do extraordinário jornalista J. R. GUZZO, achei por bem prestar a minha singela HOMENAGEM PÓSTUMA ao nobre colunista da Gazeta do Povo e integrante do Conselho Editorial da revista Oeste, através desta -EDIÇÃO ESPECIAL DE SÁBADO-, com a publicação do seu último e, como sempre, ótimo texto - SOVA DOS EUA FOI A MELHOR COISA QUE PODERIA TER ACONTECIDO PARA LULA NA SUA TERRA DO NUNCA-.Eis: 


PETER PAN

Se a decisão fosse disponível neste momento para ele, Lula estaria vivendo com toda certeza na Terra do Nunca que a mídia brasileira criou. Nada do que acontece ali, ou muito pouco, tem alguma coisa a ver com a vida como ela é na realidade dos fatos. Em compensação, o presidente teria um mundo ideal por lá. Tudo o que ele faz dá certo. Nas matérias do tipo “quem ganhou e quem perdeu”, está sempre nos “quem ganhou”. Só tem vitórias. Nunca perde nada: eleição municipal, pesquisa de opinião, arcabouço fiscal. Não é o chefe de um governo senil, desmoralizado e corrupto, com zero de resultados em dois anos e meio. É Peter Pan.


A MIRAGEM DO MOMENTO

A miragem do momento é o que os comunicadores descrevem como a sua vitória no contencioso contra os Estados Unidos e Dunald Trump. Levou 50% de imposto nas exportações do Brasil para lá, e não conseguiu punir os americanos em nada – mesmo porque não tem a menor condição para fazer isso. Não conseguiu dar sequer um telefonema para Trump. A ficção de que Lula é um grande “negociador”, criada por ele próprio e aceita como verdade científica pela imprensa, não rendeu dois minutos de conversa com ninguém. Comprou uma briga com a maior potência do planeta sem ganhar nada em troca; não tinha, aliás, nada a propor.


TIRO NO PÉ

Seu único contato no exterior foi com Colômbia, Chile e outros anões que lhe deram apoio verbal, desejaram boa sorte e foram cuidar da vida. Seus imensos aliados no BRICS, a China e a Rússia, continuaram imaginários; não lhes passou pela cabeça criar nenhum problema novo com os americanos para ajudar o Brasil na briga. Muito pelo contrário: a CHINA,  mais uma vez sem dar vantagem alguma ao Brasil, está desfrutando de uma inédita licença para entupir o mercado brasileiro com a importação de carros elétricos, que a propaganda lulista apresenta como fabricados “em Camaçari”. Festejaram a vitória da “soberania”, da “honra” e da “firmeza” do Brasil, mas ganhar alguma coisa de útil que é bom, nada.

Na mídia, porém, esse balanço miserável foi transformado num êxito histórico para Lula. Trump, por essa visão, deu “um tiro no pé”; não se explica o que ele perdeu, mas e daí? A popularidade de Lula, que vinha derretendo nas pesquisas, ressuscitou de um dia para outro. A “população”, supostamente indignada com os EUA, se juntou em apoio decidido ao presidente. O fracasso do seu governo se desfez sem que ele tenha tido de entregar um único mata-burro a ninguém. As sanções não terão efeito na economia; algum probleminha aqui ou ali, mas nada de sério. Lula, dizem em peso os analistas, tornou-se o grande favorito nas eleições do ano que vem – que estavam indo para o saco. Enfim, a sova que o Brasil acaba de levar foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para Lula na sua Terra do Nunca.



Leia mais

01 ago 2025

O NOVO ORGANOGRAMA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL


ORGANOGRAMA

Mais do que sabido, o -ORGANOGRAMA- é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma empresa, instituição ou governo, onde os cargos são dispostos de FORMA HIERÁRQUICA. Assim, figura do CEO, ou PRESIDENTE, é colocado no TOPO e logo abaixo aparecem, de forma agrupada e figurada, as funções subalternas. Como tal, o ORGANOGRAMA define quem é o RESPONSÁVEL por dirigir, organizar, delegar, coordenar, executar e monitorar cada atividade empresarial e/ou governamental. 


ORGANOGRAMA DA REPÚBLICA

Pois, de acordo com a nossa CONSTITUIÇÃO, o ORGANOGRAMA GOVERNAMENTAL define -graficamente- cada um dos TRÊS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário), onde:

1- o PODER EXECUTIVO é exercido pelo Presidente da República, auxiliado por ministros, órgãos como a Casa Civil e a Secretaria Geral;

2- o PODER LEGISLATIVO é composto pelo Congresso Nacional, com Câmara dos Deputados e Senado Federal.; e,

3- o PODER JUDICIÁRIO é representado pelo Supremo Tribunal Federal e outros tribunais. 


GERENTE DE DESPESA E TRIBUTAÇÃO

Entretanto, a partir do visível momento em que o STF achou por bem MANDAR ÀS FAVAS a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, o ORGANOGRAMA GOVERNAMENTAL ganhou NOVA CONFIGURAÇÃO GRÁFICA E OPERACIONAL, onde a SUPREMA CORTE aparece no TOPO, em PRIMEIRÍSSIMO PLANO, como -SUPER PODER,- bem acima do CHEFE DO PODER EXECUTIVO, que aparece como ocupante do cargo de -GERENTE DE DESPESA E TRIBUTAÇÃO NACIONAL-. 


PODER INÚTIL

Quanto ao PODER LEGISLATIVO, por sua vez, ganhou -DE FATO E DE DIREITO- o título de -PODER ABSOLUTAMENTE INÚTIL-, a considerar que os SUPER PODEROSOS MINISTROS DO STF, resolveram assumir o papel de LEGISLADORES DO PAÍS.  


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VERGONHA, por André Burger. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

31 jul 2025

A SUPER QUARTA BRASILEIRA


SUPER QUARTA

Ontem, 30/07, os MERCADOS FINANCEIROS ficaram muito atentos aos movimentos da chamada -SUPER QUARTA-, que contou com as decisões -simultâneas- de POLÍTICA MONETÁRIA no BRASIL E NOS EUA. Resultado: enquanto o FOMC -Comitê Federal de Mercado Aberto manteve os JUROS DE REFERÊNCIA DOS EUA no intervalo de 4,25% a 4,50% ao ano, aqui o COPOM -Comitê de Política Monetária se decidiu pela manutenção da TAXA SELIC em 15% ao ano.


A PRIMEIRA DE DUAS IMPORTANTES DECISÕES

Ainda assim, o que fez do dia de ontem, 30/07, uma FANTÁSTICA e INESQUECÍVEL -SUPER QUARTA- tem a ver com DUAS IMPORTANTES DECISÕES TOMADAS PELO PRESIDENTE DONALD TRUMP:

A primeira, por questão de mera ordem cronológica, diz respeito à -LISTA DE PRODUTOS BRASILEIROS EXPORTADOS PARA OS EUA QUE NÃO FORAM ATINGIDOS PELO TARIFAÇO-, fato muito FESTEJADO PELOS EMPRESÁRIOS, EMPREGADOS E INVESTIDORES EM GERAL. 


LEI MAGNITSKY

A SEGUNDA DECISÃO, que mexeu com o ânimo dos BRASILEIROS QUE LUTAM BRAVAMENTE PELA VOLTA DA -DEMOCRACIA-, PELO -ESTADO DE DIREITO- E PELA -LIBERDADE DE EXPRESSÃO- e que contribuiu de forma EXTRAORDINÁRIA para um fechamento de ouro da SUPER QUARTA, diz respeito ao enquadramento do nosso TIRANO-MOR às severas punições impostas pela LEI MAGNITSKY.  


AGRADECIMENTO AOS IMPORTADORES AMERICANOS

Mais: a SUPER QUARTA também deixou nítido e transparente, mesmo contra a vontade da -MÍDIA IDEOLÓGICA E DOS PETISTAS E PSOLISTAS EM GERAL-, que -TODOS OS PRODUTOS QUE FICARAM FORA DO TARIFAÇO- não foram fruto da vontade dos EXPORTADORES BRASILEIROS E MUITO MENOS DO GOVERNO LULA-BOQUIRROTO. A bem da mais pura verdade, quem -NEGOCIOU-, e obteve ÊXITO NAS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS, foram apenas e tão somente os IMPORTADORES AMERICANOS. Cabe a eles, portanto, os nossos efusivos agradecimentos e cumprimentos. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: DISCURSO ILUMINISTA, PRÁTICA OBSCURANTISTA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

30 jul 2025

A SOBERANIA DE LULA


SELO -CUMPRA-SE-

A rigor, praticamente tudo que estava ao meu alcance com o propósito de explicar e/ou tentar convencer que as MANOBRAS E DECISÕES que vem sendo tomadas pelo governo LULA, a maioria delas -senão todas- devidamente VALIDADAS pela SUPREMA CORTE -com o irremovível LACRE onde se lê a palavra -CUMPRA-SE-, não são simples OBRAS DO ACASO. Todas, repito, são FRUTOS DE EXPERIÊNCIAS contidas na CARTILHA elaborada pelo FORO DE SÃO PAULO -ORGANIZAÇÃO COMUNISTA DA AMÉRICA LATINA E CARIBE - que reúne governantes de CUBA, VENEZUELA, NICARÁGUA e BRASIL, entre outros...


SOBERANIA DE LULA

No nosso cada dia mais empobrecido Brasil, o presidente LULA achou por bem que era hora de -MANDAR ÀS FAVAS OS ESTADOS UNIDOS -PAÍS CONSIDERADO NO MUNDO TODO COMO -SÍMBOLO DA LIBERDADE-. Mais: a cada pronunciamento, sendo contrariado ou não, LULA se defende com o escudo da FALSA -SOBERANIA-, que no entender do COMUNISTA significa que apenas ele tem o DIREITO DE FALAR, TOMAR DECISÕES e EXERCER CONTROLE SOBRE O QUE ACONTECE -TANTO NO BRASIL COMO FORA DELE-. 


AFIRMAÇÕES E AS RESPECTIVAS FONTES

Pois, a título de informação e esclarecimento, vejam aí algumas de tantas afirmações feitas pelo COMUNISTA -SOBERANO-: 

1- LULA SUGERIU -ABERTAMENTE- QUE A VITÓRIA DE TRUMP SERIA O NAZISMO COM OUTRA CARA. Fonte: OP NEWS.

2- LULA DIZ QUE ISRAEL COMETE GENOCÍDIO E FAZ ALUSÃO À MATANÇA DE JUDEUS POR HITLER. Fonte: CNN.

3- CRISE LULA X ISRAEL SE ACIRRA E GERA IMPASSE DIPLOMÁTICO. Fonte: Boletim Metrópole.

4- TRUMP GOVERNA OS EUA, NÃO O MUNDO, CRITICA LULA. Fonte: Radio Tupy.

5- LULA CRITICA AÇÕES DE TRUMP: - "NÃO FOI ELEITO PARA SER XERIFE DO MUNDO-" Fonte: Boletim Metrópole.

6- LULA DEFENDE CRIAÇÃO DE MOEDA PARA NEGOCIAÇÃO ENTRE PAÍSES DO BRICS. Fonte: CNN.

7- POLÍTICA ECONÔMICA: LULA CRITICA DÓLAR COMO MOEDA DOMINANTE NO MUNDO. Fonte: CNN.

 


PLACA NADA SOBERANA

Vale lembrar, com a mesma ênfase, o papel NADA SOBERANO do presidente LULA , ao fazer questão de ser fotografado segurando uma PLACA NADA SOBERANA, com a frase -CRISTINA LIBRE-, em referência e apoio à ex-presidente da Argentina -Cristina Kirchner-, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires. DETALHE SOBERANO: Cristina Kirchner foi condenada a SEIS ANOS DE PRISÃO E INELEGIBILIDADE PERPÉTUA POR ENVOLVIMENTO EM UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO COM OBRAS PÚBLICAS DURANTE SEUS GOVERNOS.



Leia mais

29 jul 2025

BOA NOITE CINDERELA


MANIFESTO AFIRMATIVO

Na semana passada, confesso que fiquei surpreso ao tomar conhecimento de que um grupo de 183 entidades empresariais de Santa Catarina (tido e havido como um dos Estados que mais cresce no nosso empobrecido Brasil) divulgou UM MANIFESTO -AFIRMATIVO- dando conta de que -O BRASIL ESTÁ A CAMINHO DE VIRAR UMA VENEZUELA-


CONSTATAÇÃO TARDIA

O -MANIFESTO- ASSINADO PELOS LÍDERES DAS ENTIDADES CATARINENSES- afirma que -A SOCIEDADE CIVIL, ACUADA, NÃO CONSEGUE DAR CONTA DOS DESAFIOS IMPOSTOS POR AQUELES QUE NOS GOVERNAM, AO PASSO QUE PARTE SUBSTANCIAL DE NOSSOS -REPRESENTANTES DO POVO- AGE ATIVAMENTE PARA A PRESERVAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES-.

Entretanto, o que me causou surpresa ficou por conta da seguinte E TARDIA constatação apontada no documento: -ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS EVIDENTE QUE O BRASIL CAMINHA A PASSOS LARGOS RUMO A VENEZUELIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.


BOA NOITE CINDERELA

Ora, ora, meus caros empresários catarinenses, que de antemão têm a minha enorme admiração por conta do nítido e invejável -ESPÍRITO EMPREENDEDOR-: tão logo li, e reli, a frase -O BRASIL CAMINHA A PASSOS LARGOS RUMO A VENEZUELIZAÇÃO- fiquei com a clara impressão de que pouco antes do MANIFESTO ser escrito, os empresários caíram no -GOLPE- do -BOA NOITE CINDERELA- e, como tal, perderam a consciência...


MÃOS DADAS

Portanto, passado o efeito da DROGA -BOA NOITE CINDERELA- sugiro que os empresários catarinenses entendam que os CAMINHOS DO BRASIL E DA VENEZUELA já se encontraram faz tempo. Ambos já desfilam, de mãos dadas, na passarela que leva à -BUSCA DA -FELICIDADE- DA IGUALDADE COMUNISTA-. A título de informação, eis aí alguns resultados do PROCESSO COMUNISTA que já foi colhido por ambos os países:  

1- Chaves e Maduro dominaram a Corte Suprema da Venezuela. Lula fez o mesmo no Brasil.

2- Juízes começaram a criar Leis. Aqui também.

3- Em ambos os países a Suprema Corte cassa e prende Congressistas.

4- Lá e cá, o Congresso foi anulado e opositores presos.

5- Em ambos os países as eleições são obscuras e quem questionar é preso.

6- O Crime Organizado está infiltrado no Poder.

7- A Violência explode.

8- A Imprensa permitida é só a aliada.

9- A Imprensa opositora está anulada.

10 - A Internet está censurada. 

11- Empresas e Investimentos saem do país.



Leia mais