Artigos

08 mar 2006

EFEITO MANADA


GO HOME

Pronto. Bastou um pequeno grupo de estrangeiros resolver tirar alguns de seus trocados do Brasil e o mercado de ações simplesmente deixa de ter compradores suficientes para os ativos apregoados. De nada adianta nesta hora explicar os supostos bons fundamentos mostrados pela economia brasileira. E o que estamos assistindo é que as ordens de venda emitidas pelos estrangeiros, sem fixação e valor, promovem uma baixa substancial das cotações das ações mais negociadas.

CLÁUSULA DE BARREIRA

Gente, sem compradores e sem poupança interna para garantir mais negócios, as ações simplesmente desabam, embora bem carregadas de lucros espetaculares, como têm sido mostrados nos balanços das empresas. Nem os nacionalistas de plantão, com seus ufanismos bobos, afirmando que não precisamos de ninguém para desenvolver o país, estão se manifestando. Pela forma com que agem todos os dias, o que se espera deles é que até no mercado de capitais será preciso aplicar uma cláusula de barreira. Que tal?

BELA ADMINISTRAÇÃO

Ontem, a CaixaRS apresentou belos números referente a financiamentos concedidos em 2005. E, mais uma vez, avançou com resultados impressionantes. Isto significa que estatais, como é o caso da CaixaRS, podem sim serem bem administradas e darem bons resultados. Admito, inclusive, que bancos de fomento precisam existir mesmo por iniciativa de governos, coisa que não é do interesse da iniciativa privada. O que me debato a toda hora, porém, é que as estatais nunca garantem boas administrações em todos os governos.

MEDO DOS EXTERMINADORES

Se a administração atual da CaixaRS está sendo de boa qualidade, coisa que ninguém duvida, o que deve preocupar sempre à sociedade gaúcha e brasileira é que nada nos garante que o mesmo vá acontecer nas próximas gestões. Basta uma troca de governo, como o anterior, do PT, e tudo pode ser destruído em poucos dias. Basta ver o que fizeram com a CaixaRS, que já existia e os recursos que deveriam ir para financiamentos foram para no caixa único. É por isto tenho muitos arrepios com empresas públicas.

INVASÕES

A imprensa do RS insiste em usar o termo - ocupação - para definir as atitudes criminosas dos invasores de terras e outras propriedades privadas. O termo correto é INVASÃO, gente. E é crime hediondo. O direito à propriedade, garantido pela Constituição, não está sendo cumprido. E o pior é que a polícia não pode fazer coisa alguma até que a Justiça se pronuncie a respeito. Chamam de reintegração de posse. Pode?

O LABORATÓRIO

As pesquisas informam que o povo brasileiro não gosta, não aceita e não admite as manifestações odiosas e perigosas do MST. As autoridades, no entanto, estão sempre constrangidas para tomar decisões adequadas e de acordo com o que manda a democracia. Estamos vivendo no inferno da anarquia. E como escrevi ontem, o grande laboratório onde são criados todos os tipos de manifestantes e invasores é o RS. Mais especificamente a sua capital, Porto Alegre. Viva.

DEBATES

Iniciou hoje, dia 8 de março, às 8h30min, a primeira rodada de debates para a formatação do Projeto ?O Rio Grande Que Queremos - Agenda Estratégica para o RS 2006/2020?, no Centro de Convenções da Fiergs. Mais de 700 líderes de diferentes setores da sociedade confirmaram presença no evento que terá continuidade amanhã, dia 9 de março. Espero que não fique só na retórica.

PALESTRANTE

Heinz-Peter Elstrodt, diretor da McKinsey & Company, será o palestrante da primeira reunião almoço da Amcham Porto Alegre no próximo dia 13 de março no Hotel Plaza São Rafael. Na pauta as principais barreiras para o crescimento econômico e sustentável brasileiro.

INAUGURAÇÃO

O Grupo Gerdau inaugura amanhã, 9 de março, em Araçariguama, a Gerdau São Paulo, primeira usina siderúrgica da empresa no estado. A unidade terá capacidade para produzir anualmente 900 mil toneladas de aço e 600 mil toneladas de produtos laminados. A coletiva de imprensa será realizada às 9h30 na Gerdau São Paulo (Rodovia Presidente Castelo Branco, km 52) e contará com a presença do presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter.

CAMPANHA ESPECIAL

A rede de farmácia Panvel inicia o mês de março com campanha especial em homenagem às mulheres. No ?Mês da Mulher Panvel? três clientes, com diferentes perfis, serão sorteadas com viagens. A romântica vai para Buenos Aires, a Zen para Bonito no Mato Grosso do Sul e a Ativada para o Club Med em Itaparica, todas têm direito a levar um acompanhante . Participa quem comprar R$15,00 em produtos de higiene e beleza e preencher os cupons disponíveis, até dia 31 de março, nas 226 farmácias da rede. As vencedoras serão anunciadas durante sorteio que será realizado dia 12 de abril , às 19h,na filial do Praia de Belas Shopping.

Leia mais

07 mar 2006

UMA CIDADE-SEDE DO ESQUERDISMO MUNDIAL


PONTO MARCANTE

Porto Alegre, capital do RS, ganhou, definitivamente, um péssimo rótulo que, de apesar de tudo, faz jus a tudo que ali vem acontecendo nos últimos anos. A capital dos gaúchos, infelizmente, se transformou numa cidade-sede de movimentos de esquerdistas radicais. Tal qual a cidade de Hannover, na Alemanha, é considerada uma cidade-feira, abrigando grandes eventos que ensejam desenvolvimento e crescimento, Porto Alegre virou esquina de encontro para ajuntamento de manifestantes comunistas.

REPERCUSSÃO

A anualmente repetitiva e insuportável greve dos professores, liderada pelo atrasado sindicato dos professores do ensino público ? Cpers -, o não menos insuportável Fórum Social Mundial, e, neste momento também a II Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, fazem de Porto Alegre uma autêntica Ilha de Cuba. Isto explica, de alguma maneira, a razão da muito baixa repercussão do Fórum da Liberdade, que ainda teima em ser realizado em Porto Alegre, e que neste ano se realizará nos próximos dias 3 e 4 de abril, na PUC.

OS ENCANTADORES DA MÍDIA

Os próprios jornais gaúchos, como é sabido, sempre dedicaram um inexpressivo e ridículo espaço para divulgação do Fórum da Liberdade, enquanto que os demais encontros comunistas ganham páginas e páginas com repercussão enorme. Isto prova simpatia e o interesse da mídia gaúcha para com os movimentos comunistas, que os vê sempre com muito mais simpatia e vontade.

PROVEITO

Observem, igualmente, o que a sociedade gaúcha vem obtendo de proveito dos diversos encontros realizados em Porto Alegre: os assuntos discutidos no Fórum da Liberdade, que está chegando a sua 19ª edição, nunca conseguiram melhorar a situação do RS, que está literalmente à beira da falência. Por outro lado, os péssimos resultados dos encontros comunistas sempre foram bem aproveitados, razão pela qual o RS detesta pedágios e abomina as privatizações de empresas públicas. E quem manda mesmo por aqui são as corporações públicas, todas apaixonadas pelos movimentos esquerdistas.

O ILUMINISMO

O iluminismo, deflagrado no século dezoito, foi assim chamado por ser a era da razão. Com o iluminismo a ciência passava a ter mais vez, enquanto as crenças perdiam espaço e credibilidade. Pois bem. No RS o iluminismo ainda não foi percebido. A ciência e a economia de mercado continuam sendo coisas do demônio. Quem prega esta realidade é excomungado pela CNBB e perseguido pelos partidos políticos que querem o comunismo ou o mercantilismo. Viva a mediocridade.

COMUNICAÇÃO

Estou convencido de que não mudarei este estado de coisas. Mas prefiro perseguir aquilo que o meu convencimento me propõe. Não desisto nunca. Nas reuniões, coletivas de imprensa e, principalmente, junto aos meus milhares de assinantes/leitores sinto, a cada dia, que virei um porta-voz dos indignados silenciosos. Como ninguém é educado para se manifestar, os contrariados se sentem mais confortados quando alguém grita por eles. Pouco importa que, por gritar, fico com o ônus de quem berra. O escasso bônus, que precisa ser aumentado, precisa ser repartido com os demais indignados.

SIMECAN NA CeBIT

O SIMECAN marca presença novamente em eventos internacionais a partir desta quinta-feira, quando um grupo de empresários e representantes do poder público de Canoas viaja à Alemanha para participar da CeBIT 2006 - Feira Internacional de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Software e Serviços. A Full Gauge Controls apresentará seus produtos, enquanto as empresas Metalmolas, Omnitec Automação e Lasa do Brasil viajam na condição de visitantes. O objetivo do SIMECAN é prospectar as oportunidades oferecidas nesta que é a maior feira de tecnologia de informação e telecomunicações, formando um cenário ideal para as pequenas e médias empresas que pretendem ingressar no networking internacional. A CeBIT será realizada entre os dias 9 e 15 de março, sendo a única feira em nível mundial a apresentar de uma só vez tudo que há em soluções digitais para a vida pessoal e profissional.

FEIRA DA VINDIMA

A Feira da Vindima que acontece até o próximo dia 26 de março, em Flores da Cunha, sempre aos sábados e domingos, já recebeu cerca de 18 mil visitantes e pretende atingir 50 mil visitantes até o encerramento.A Feira que tem foco para os setores econômicos do município , malhas, confecções, móveis, vinhos e gastronomia reune 100 expositores em um amplo espaço com estacionamento, palco para shows, comercialização de produtos coloniais e restaurante com o Festival da Polenta Formaio e Vin. O destaque fica por conta dos móveis, que confere ao município o título de segundo pólo moveleiro do estado e nesta edição realiza encontros técnicos com arquitetos, decoradores e especificadores

NET SERVIÇOS

Com muita criatividade e ousadia, a Net estréia em Porto Alegre, na rede Zaffari, a venda de kits de acesso a serviços TV por assinatura e Virtua no varejo. Os kits de aceso da Net serão oferecidos em três opções: Net Kit Digital, que permite acesso a mais de 130 canais com som e imagem digital; Net kit com cobertura de 64 opções, entre canais de filmes, programas jornalísticos,programação infantil e seriados. E o Net kit Virtua Mega Flash, que é a única opção de banda larga a ser vendido em prateleiras do varejo.

PRÁTICA POLÍTICA

A Faculdades Rio-Grandenses ? FARGS abre inscrições para o Curso de Extensão Iniciação à Prática Política, que ocorrerá de 31/03 a 03/06, sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, no Campus Centro da FARGS, rua Mal.Floriano Peixoto, 626. Com duração de 40h/aula, distribuídas em cinco finais de semana, estão previstos conteúdos como Política Econômica, Marketing Político, Gestão de imagem, Planejamento Estratégico para Campanhas Eleitorais, entre outros assuntos. O público alvo são pessoas envolvidas com os processo de gestão das políticas públicas, candidatos a cargos públicos, assessores e demais interessados em participar nos processos de modernização da gestão das políticas públicas.As inscrições poderão der feitas até o dia 30/03 com o coordenador de Extensão da FARGS, profº Charles Grazziotin. Mais informações pelo telefone (51) 3286-5659.

Leia mais

06 mar 2006

TUDO POR VONTADE PRÓPRIA


ESTADO QUEBRADO

Nesta semana, o RS vai poder ouvir a voz rouca da sociedade gaúcha menos omissa, assim como dos políticos que concorrem às próximas eleições. É que nos dias 8 e 9, na FIERGS, deverão ser apresentados e debatidos programas que, dependendo da vontade desta incrível maioria silenciosa, podem mudar o rumo do Estado que está completamente à deriva e sem força Constitucional para se reerguer.

DIAGNÓSTICO ANTIGO

O diagnóstico da situação, que já foi levantado há muitos e muitos anos, identifica que foi o próprio povo riograndense que preferiu trilhar este lamentável caminho da burrice e da insolvência em que está metido. Só um povo desprovido de raciocínio, muito mal educado, e com políticos igualmente despreparados, é que pode levar um Estado a esta posição terrível em que o RS se encontra.

CORRIGIR OU RATIFICAR

Agora, mais uma vez, o povo gaúcho está sendo conclamado a corrigir os erros ou, quem sabe, ratificar o velho desejo que tem apresentado de permanecer na miséria e no subdesenvolvimento. Vamos conferir mais uma vez as propostas, os anseios, as possibilidades e a coragem dos candidatos para mudar o RS. A ordem, porém, para sair da horrível encrenca, é conhecida: ser muito pragmático e pouco político. Quem se dispuser a fazer o que é preciso, provavelmente não será eleito rapidamente. Já se sabe que as decisões não agradarão os beneficiados pelo aumento da crise.

AOS GREVISTAS

A propósito: sugiro que convidem o maior número possível de professores do ensino público para o encontro. Principalmente os grevistas. É uma oportunidade fantástica para que eles aprendam uma velha lição, a qual deveria ser repassada com urgência aos seus alunos: os aposentados do setor público, onde se incluem, precisam ser custeados exclusivamente por suas contribuições individuais, e não pelo caixa do Tesouro. Só as contribuições a algum Instituto de Previdência é que podem e devem bancar aquilo que tem levado todo o dinheiro do contribuinte gaúcho. Assim sobrariam os recursos reclamados que poderiam melhorar os salários.

INVESTMENT GRADE: REGRA UM

O Brasil está, dia após dia, se aproximando da nota que pode conferir o muito cobiçado -

Investment Grade

-. No entanto, a Regra UM para chegar lá ainda não foi tocada por aqui. Está intacta. Não foi atacada. Entendam o raciocínio: admitamos que o país pague toda a sua dívida pública externa (o que deve acontecer rapidamente) . Mesmo assim não obterá a tal graduação que liberaria os fundos de pensão internacionais a investir, sem contestações, no Brasil.

SUPERÁVIT NOMINAL

Enquanto as nossas despesas de governo forem maiores do que as receitas seremos muito vulneráveis. Portanto, só o superávit primário não resolve coisa alguma. É preciso que haja continuado superávit nominal, o que as contas da previdência não admitem em hipótese alguma. Com a palavra e a decisão, nós, os brasileiros.

PROJETO PESCAR

A Dimed Panvel é a primeira empresa do setor farmacêutico brasileiro a aderir ao Projeto Pescar. Consciente da importância de desenvolver trabalhos na área social, a Unidade Pescar Dimed Panvel irá ministrar curso na área de atendimento ao varejo, no bairro Santana, Porto Alegre. A previsão é que as aulas iniciem no primeiro semestre de 2006.

ORKUT

Uma comunidade de pais, no orkut, visa obter um número expressivo de adesões para fazer pressão frente aos órgãos de Governo Estadual, bem como junto ao ministério público, com o desejo de ingressar com uma representação para que eles assumam a representatividade na defesa das crianças do RGS, com o fim de encerrar imediatamente esta greve dos professores. Por tratar-se de greve eleitoreira, estes pais não aceitam que seus filhos sejam prejudicados mais uma vez por esta camarilha de grevistas. A comunidade no orkut é: Não a greve dos professores no RS - link: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=9259097

LIVRO

O autor do livro "A CPI que abalou o Brasil", o jornalista Leonardo Attuch, virá nesta sexta-feira a Porto Alegre para falar sobre o que viu em Brasília. Ele é editor de economia da revista IstoÉ Dinheiro. Além da palestra, Attuch também autografará seu livro, editado pela Siciliano. Os dois eventos foram marcados para as 18h30m, no Terraço Brasília, 4º andar do Sheraton.

HAPPY HOUR

Devido a excepcional procura por convites, a AGAS ? Associação Gaúcha de Supermercados transferiu o local de seu primeiro Happy Hour de 2006 nesta terça-feira, 07 de março, às 19h, com o vice-presidente de operações da Wal-Mart para as bandeiras BIG, Nacional, Mercadorama e Maxxi, Marcos Baruki Samaha. O Happy Hour AGAS será realizado no Centro de Convenções da FIERGS, Av. Assis Brasil nº 8787 e não mais no Hotel Deville.

BALANÇO

Em 2005 as ações da CaixaRS Fomento Econômico e Social atenderam às necessidades de setores industriais, agrícolas, de grandes e de micro e pequenos empreendimentos. Nessa terça-feira (07/03), às 15h, o presidente da Instituição, Dagoberto Lima Godoy, apresentará o total de financiamentos, as ações e as estratégias que serão desenvolvidas em 2006 no Rio Grande do Sul. Godoy ainda detalhará os programas através dos quais foram distribuídos os recursos da CaixaRS.

VOLUNTÁRIO GERDAU

O Grupo Gerdau está contribuindo para disseminar a cultura do voluntariado no país. E a lição começa dentro de casa. Em comemoração ao primeiro ano de atividade do Instituto Gerdau, a empresa lança na próxima quarta-feira, 8, o Programa Voluntário Gerdau. A iniciativa busca sensibilizar os colaboradores do Grupo no Brasil, reconhecendo o trabalho voluntário em prol do desenvolvimento sustentado das comunidades. A metodologia de capacitação do programa é da ONG Parceiros Voluntários, parceira do projeto.

Leia mais

02 mar 2006

O JÚRI IDEOLÓGICO


OS BOLIVARIANOS

Seria um absurdo e uma grande injustiça afirmar que Hugo Chávez, além de já ter patrocinado a Unidos da Vila Isabel, também teria comprado os jurados para que a Escola fosse escolhida como campeã do Rio de Janeiro. É plausível, todavia, admitir que a cabeça ideológica dos jurados tenha pesado de forma definitiva para a Vila ter chegado lá. Gente: é impressionante como os brasileiros (e os latinos em geral) estão embasbacados e enlouquecidos com Hugo Chávez. O populismo latino está ganhando uma força monumental a ponto de transformar cabeças. E fazer malucos. Viva!

PIB

No final do mês de fevereiro saiu a divulgação do PIB brasileiro de 2005. O pífio crescimento da economia já era esperado desde que tivemos notícia do desempenho do terceiro trimestre, que até foi negativo. De qualquer forma, mesmo sem ter surpreendido, o assunto vai ser recorrente neste ano eleitoral. Principalmente porque estamos muito próximos do resultado apresentado pelo magnífico Haiti.

PAÍS DE DESPESAS

De todas as coisas que já foram ditas, o certo é que a principal causa deste nosso péssimo desempenho já dura 20 anos e não é tratado. Pelo menos não é comentado como deveria. Gente, o fato é que construímos, a partir da Constituição de 88, um país de despesas. E despesas pesadas. Mesmo que o povo tenha sido esfolado brutalmente com aumentos sucessivos de impostos, desencadeando uma extraordinária economia informal, as receitas não conseguem tapar os buracos das despesas.

O HAITI É A NOSSA META

Com tantas evidencias e testemunhos, o mais lógico seria fazer reformas sérias e pragmáticas para estancar a hemorragia das contas públicas. Mas, não. Isto é pecado mortal no Brasil. Pois, é exatamente por isto que nunca crescemos o suficiente. Estamos bloqueados, impedidos e ninguém faz nada. Nada. Nós, de maneira alguma, não somos o Haiti. Nós queremos ser o Haiti. A qualquer preço.

PROPOSTA INDECENTE

Vejam se é possível freqüentar igrejas em que seus líderes pregam pela suspensão da dívida externa. Mal informados, e mal educados, os maus religiosos, que encerraram a 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, no dia 23 de fevereiro, em Porto Alegre, acreditam que desta forma sobrariam mais recursos para serem aplicados em educação e saúde. Com uma proposta indecente como esta, o certo é que os países devedores, caso se decidissem pela burrice sugerida, acabarão mais pobres ainda e com muito menos educação e saúde. Assim não dá para ir a igreja.

TODOS AO TOCANTINS

Estado decente é o Tocantins. Enquanto o governo do RS fica gritando aos quatro ventos, dizendo e repetindo que aqui são cobradas as menores alíquotas de impostos, vejam, por exemplo, o que acontece com o estúpido IPVA: o RS cobra uma das maiores alíquotas do Brasil, ou seja, 3% sobre o valor de avaliação dos veículos. O Paraná, como se sabe, cobra 1% . E o Tocantins, a alíquota é zero por um ano. A partir daí passa a ser 1%. Com certeza, muitos veículos daqui serão vistos com placas de TO a partir de agora. Também quero.

CHOCOFEST

O 12o Chocofest ? Festival do Chocolate, Doces e Balas - e a Semana Santa de Canela terão lançamento oficial em Montevidéo, Uruguai, na próxima quarta-feira, dia 08, durante evento promovido pela Associação Uruguaia de Agências de Viagem ? AUDAVI. O evento acontecerá no Ballroom do Hotel Radisson, e terá a participação do prefeito municipal de Canela, Cleo Port, do secretário do Turismo de Canela, André Vaccari e uma comitiva do Chocofest.

FÓRUM DA LIBERDADE

O Presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Leandro Gostisa, convida para almoço e coletiva de imprensa de lançamento do XIX Fórum da Liberdade, evento de reconhecimento internacional que fomenta a cultura e a educação e analisa questões sociais, discutindo novas alternativas e sugestões coerentes para a melhoria das mesmas.

PÁSCOA

O Nacional do shopping Praia de Belas é o primeiro supermercado do Estado a lançar sua campanha de Páscoa. Com o tema \"Páscoa Show de Bola\", a loja traz muitas novidades, grandes ofertas e excelentes condições de pagamento. A campanha chega aos demais supermercados Nacional na metade deste mês.Contando com uma decoração exclusiva, os chocolates, doces, e todas as delícias de Páscoa estão expostos na unidade de Praia de Belas em uma área de 235 metros quadrados, espaço 28% maior em relação ao ano passado. \"Estamos oferecendo aos clientes não só lançamentos e promoções das grandes marcas de chocolates do país, como também produtos diferenciados e exclusivos\", comenta Geraldo Caspary, diretor comercial.

RESTITUIÇÃO I.RENDA

O Banrisul já está operando duas linhas de crédito especiais que vão beneficiar aqueles clientes interessados em receber antecipadamente a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física do ano-base 2005 e o 13º salário de 2006. Basta que procurem as agências do Banco. Os procedimentos são rápidos e sem burocracia. O valor mínimo a ser financiado para a antecipação da restituição do IR é de R$ 140,00. A taxa de juros está entre 2,65% a 3,20% ao mês, e a forma de pagamento é em débito em conta, em parcela única, na data do crédito da restituição feita pela Receita Federal, com prazo máximo de até 29 de dezembro de 2006.

Leia mais

23 fev 2006

O PRAZER DE ESTAR NO QUINTO MUNDO


PENDURICALHOS POPULISTAS

Os diversos penduricalhos que compõem as folhas de pagamento dos trabalhadores brasileiros formais, identificam o nosso fantástico prazer em fazer parte do quinto mundo. Coisa típica de país mais do que subdesenvolvido, gente. Um destes absurdos é o 13º salário que muitos trabalhadores formais fazem questão de receber só em dezembro, pelo que dizem as pesquisas. Apesar de ter sido sugerido que o valor fosse pago em parcelas mensais somadas ao salário de cada mês, a ignorância mostrada foi tão grande que eles preferem mesmo receber no final do ano. Fazer o quê.

VALE TRANSPORTE

Uma outra estupidez é o Vale Transporte, coisa que virou moeda em circulação no mercado, onde inúmeros agentes operam comprando e vendendo o produto com ágio e deságio. Isto sem falar nos assaltos e roubos para obter a tal moeda. Nos últimos dias, como novidade, surgiu a possibilidade do Vale Transporte vir a ser pago em dinheiro, eliminando, assim, a forte manobra dos cambistas. Pronto. Foi um fuzuê.

SALÁRIO TRANSPORTE

O Vale Transporte, desde sempre é um negócio onde muita gente vive dele. E alguns já estão reagindo fortemente às mudanças achando ruim a simplificação através do pagamento em dinheiro. Além de tirar as gangues de um esquema, o novo critério ainda passará a esclarecer melhor o subsídio, que passará a ser conhecido Salário-Transporte, coisa que ninguém reconhecia antes, apesar de verdadeiro. Como se vê, há aqueles que entendem que bom mesmo é o povo permanecer ignorante. E cheio de penduricalhos. E os sindicatos? Nada.

TRANSPARÊNCIA

O melhor mesmo é que estes penduricalhos deixassem de existir. As tais vantagens, que muitos afirmam serem conquistas dos trabalhadores, deveriam fazer parte integrante do salário para que tudo ficasse bem transparente. O ônus de quem paga os penduricalhos deforma a realidade salarial a ponto de nunca ser reconhecido por quem os recebe. O senador Paim, para variar, é contra o sistema de recebimento do Vale Transporte em dinheiro, o que garante que seria bem melhor. Para entender: em tudo o que Paim se mete é sempre para piorar aquilo que já é muito ruim.

ILHA DA PERDIÇÃO

E duro de entender, mas é a mais pura verdade. Muitos gaúchos provam, dia após dia, que não são adeptos da liberdade. Adoram, isto sim, proteções governamentais. Ao exigir por parte do governo a adoção de barreiras a produtos importados, mais vão se isolando do resto do mundo. Incapazes de produzir em mercados competitivos correm o risco de deixarem de vender pelos mesmos motivos que se defendem. Os prejudicados, pelas medidas pretendidas, vão acabar deixando de comprar produtos gaúchos. Ou seja, o RS quer ser uma grande ilha. A ilha da perdição.

PRAGAS

O ano de 2005 foi considerado péssimo para o sul do Brasil, onde a produção foi fortemente atingida pela estiagem climática. Mesmo que em 2006 este raio não caia com a mesma força no mesmo lugar, o que nunca está descartado onde há imprevidência, outra ameaça paira na venda de vários produtos: a gripe aviária. Mesmo que o vírus não esteja no Brasil, os países compradores estão encolhidos. Assim, a desvalorização das commodities já começa a ser sentida de forma dramática.

PLANO DE AÇÃO

A Assespro-RS, preocupada com falta de mão de obra especializada e com as empresas de tecnologia do Rio Grande do Sul, responsáveis pela implantação dos Pólos de Tecnologia, que projetaram o RS e hoje são atrativos ao capital estrangeiro, dará início a um Plano de Ação que deve envolver desde as escolas de ensino médio para a conscientização da importância do Mercado de Tecnologia e seus crescimento nos próximos 10 anos.

FRAUDE NA INTERNET

A mais nova fraude da internet, como tantas outras que chegam às caixas de seus destinatários, vem sob o nome de alguém confiável, deixado o usuário completamente desprevenido com relação a riscos. Desta vez o algoz utilizou o nome do Bradesco NetEmpresa e através de um e-mail, com todas as características de um que aparenta ser legítimo, solicita download de um certificador, fazendo com que o usuário na verdade baixe o cavalo de tróia Trj/Banbra.BTM.Instalado, o trojan solicita a introdução do CD ou disquete onde está o certificado digital do banco e a chave mestra e através do Banker.BTM envia ao fraudador os arquivos correspondentes, que passa a utilizar as contas como se fosse o proprietário legítimo. Com mais este novo caso, fica clara a necessidade da segurança de conteúdo, pois de outra forma, não só a porta fica aberta para a entrada de vírus como também todos os outros riscos da internet.

SIMPÓSIO

Já estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Terapia Endovascular que será promovido pelo Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia nos dias 24 e 25 de março. O evento é voltado para médicos e estudantes de medicina e faz parte dos programas de educação médica continuada e fóruns de discussão do Serviço de Diagnóstico e Tratamento Endovascular do IC/FUC. Informações e inscrições na Plenarium Organização de Congressos pelo fone (51) 3311.8969 ou (51) 3311.9456. Vagas limitadas.

IMPOSTO DE RENDA

Os clientes do Banrisul podem receber antecipadamente a restituição do seu Imposto de Renda Pessoa Física do ano-base 2005 e do 13º salário de 2006. Duas linhas especiais de crédito permitem a antecipação de até 70% do valor a ser recebido. Os interessados podem procurar as agências do Banrisul, a partir da próxima quarta-feira (01/03), e solicitar o crédito.

Leia mais

22 fev 2006

A ARTE DE MAL INFORMAR


MANCHETES EQUIVOCADAS

Os jornais brasileiros, na sua grande maioria, de forma muito errada, deram como manchete que haverá um aumento do preço da gasolina devido a uma menor adição de álcool na mistura do combustível. Uma burrice sem tamanho, pois a gasolina, só por isto não aumentará de preço coisa alguma. O que pode acontecer, caso o governo não compense a medida com uma diminuição do percentual da CIDE, é o encarecimento da mistura, não da gasolina. A Petrobrás, para deixar claro, não está fazendo qualquer reajuste com a decisão.

ONDE FALTA A COMPETÊNCIA

Reafirmando o que escrevi ontem, coisas assim bastam para provar o quanto a nossa imprensa está muito despreparada ou tendenciosa. Notícias como estas, de forma tão equivocada, educam mal e influenciam negativamente o povo. Que, por ser pouco educado, acaba sempre se revoltando contra quem tem menos culpa. Este é o jornalismo que precisa de um Conselho? Nao. Só precisa ser competente.

COPA DO MUNDO

Pelo mau futebol que vários atletas brasileiros estão apresentando nos últimos jogos na Europa, exceção feita a Ronaldinho Gaúcho e Kaká, a seleção brasileira de futebol vêm diminuindo muito as chances de chegar ao hexa. Como a torcida prefere comemorar tudo por antecipação, vai acabar entrando numa forte frustração em caso de desclassificação do Brasil na competição. Para evitar este mal há uma esperança: basta não acontecer o Mundial. Sem dramatizar, observem o que está acontecendo no país-sede da Copa:

NOTÍCIA DE BERLIM

Uma notícia veiculada hoje, no jornal Bild, de Berlim, deixou o governo alemão muito preocupado. Tudo por conta dos rumores de que a Copa do Mundo está ameaçada por um possível surto de gripe aviária. O Partido Verde, e vários especialistas em doenças infecciosas do país, estão chamando a atenção para esta possibilidade. O certo, porém, é que a propagação do vírus H5N1, da gripe aviária, ainda pode ameaçar a realização da Copa. O temor de especialistas é que o vírus se torne transmissível de uma pessoa para outra nos próximos meses - uma hipótese considerada improvável, mas possível.

ESCONDER O VEXAME

Por ora, o governo alemão garante que a Copa do Mundo não está ameaçada e que não há motivo para pânico. E o comitê Organizador do Mundial sequer quis comentar as afirmações do Partido Verde. Do nosso lado, caso os nossos atletas não melhorarem muito as suas aparições, a idéia de cancelamento pode ajudar para esconder o vexame. Que tal?

MANIFESTAÇÃO COMPLICADA

Tenho acompanhado as manifestações, protestos e os desdobramentos com relação a cobrança de pedágio na rodovia RS-40, em Viamão. A Brigada Militar do RS, que tem falhado em muitas coisas, pelo menos neste caso está coberta de razão ao impedir que os usuários deixem de transitar livremente na estrada. O que mais me chama a atenção, no entanto, é que boa parte da imprensa, de forma inexplicável, deixa de revelar que a grande maioria dos manifestantes se compõem de pessoas ligadas ao MST, do PT, do PSOL e de funcionários da Prefeitura. O número de usuários é mínimo. Ou seja: os baderneiros entram para dar a impressão de que o correto sempre está errado.

SINAIS DE VIDA

De acordo com Sérgio Lewin, presidente do Instituto Liberdade do RS, o pensamento liberal tem mostrado sinais de vitalidade, intensificando atividades com este tema no formato de congressos, colóquios, debates, entre outros eventos. O sucesso no estado gaúcho está ligado ao envolvimento direto de formadores de opinião intelectuais, empresários e profissionais liberais de diversas classes e setores sociais com as idéias libertárias. Por este motivo, é que o RS foi escolhido para sediar o 1º Congresso Anual da Rede Liberal da América Latina (Relial), que será realizado de 31 de março a 2 de abril, que reunirá representantes de movimentos liberais de 14 países, além dos presidentes das principais instituições liberais do Brasil.

INVESTIMENTO

A Pólo Indústria e Comércio anunciou investimento de R$ 100 milhões em uma nova linha de produção de polipropileno biorientado (BOPP), no Distrito Industrial de Montenegro, RS. Serão produzidas 30 mil toneladas/ano de BOPP, que serve de matéria-prima para fabricação de embalagens plásticas.

VENTURE CAPITAL

O mercado brasileiro de Private Equity e Venture Capital deve crescer em 2006, estimulado pelo surgimento de novos fundos e pela aprovação da MP 281, que garante isenção de impostos aos investidores estrangeiros. Essa é a opinião de Bernard Appy, Secretário de Política Econômica do MF, que participou em Porto Alegre do Congresso ABVCAP 2006, promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital.

EVENTO

Já estão abertas as inscrições para o evento ?Desafios e Soluções de Crédito Imobiliário no Brasil ? Palavras Construtivas: Edição Especial 2006? promovido pela Companhia Província de Crédito Imobiliário no dia 24/03, na FIERGS em Porto Alegre/RS, das 09h às 18h.Estão confirmadas as presenças do presidente do STF, Ministro Nelson Jobim, e a vice-presidente, Ministra Ellen Gracie Northfleet, que discutirão aspectos jurídicos do crédito imobiliário, como as regulamentações do Sistema Financeiro da Habitação - SFH e Sistema Financeiro Imobiliário - SFI e a segurança jurídica dos contratos como fator de crescimento econômico.

Leia mais