PACIÊNCIA DESGASTADA
Pelo andar da carruagem, que leva e traz as informações sobre o andamento da já eterna REFORMA TRIBUTÁRIA, que trafega pelos longos corredores do Congresso Nacional, tudo leva a crer que a paciência do secretário extraordinário do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, já se mostra desgastada por conta das EXCEÇÕES (alíquotas menores para certos produtos e serviços) exigidas a todo momento por inúmeros parlamentares.
MAÇAROCA
Bernard Appy tenta de todas as maneiras explicar e/ou garantir que a REFORMA TRIBUTÁRIA (nada a ver com REFORMA FISCAL e tampouco com REFORMA ADMINISTRATIVA) tem compromisso total com a SIMPLIFICAÇÃO no que diz respeito ao pagamento de impostos. Assim, para manter a atual CARGA TRIBUTÁRIA, toda e qualquer EXCEÇÃO concedida implicará, pelo efeito compensação, em alíquotas mais salgadas para os demais bens e serviços. Isto é simplesmente inevitável, a considerar, de novo, que a REFORMA TRIBUTÁRIA tem a pretensão de SIMPLIFICAR e/ou ORGANIZAR a MAÇAROCA TRIBUTÁRIA QUE REINA NO NOSSO PAÍS.
DÁ PARA ACREDITAR??
Nesta semana Appy lembrou (sem convencer) que a ATUAL VERSÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA, que está tramitando no Senado, já conta com DISPOSITIVO QUE PREVÊ A MANUTENÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA ATUAL NA TRANSIÇÃO ENTRE REGIMES. Mais: Appy, sem levar em conta que Lula é um grande mentiroso, disse, em voz alta e clara, que o presidente Lula e o Congresso Nacional se comprometeram em não elevar a carga tributária atual em relação ao PIB. Aqui entre nós: dá para acreditar???
ESTADO SOBERANO
Ora, bem antes da REFORMA TRIBUTÁRIA, para que fique bem entendido, se faz necessário que os ESTADOS SEJAM REALMENTE SOBERANOS, que implica em DESOBRIGAÇÃO DAS LEIS E VONTADES DECIDIDAS NO AMBIENTE FEDERAL. ESTA É UMA CLARA EXIGÊNCIA QUE SE IMPÕE PARA A EXISTÊNCIA DE UMA VERDADEIRA E LEGÍTIMA FEDERAÇÃO, na qual CADA ESTADO PASSARIA A TER AUTONOMIA PARA DECIDIR O QUE CONVÉM AOS INTERESSES DE SEUS ELEITORES. É o que acontece, por exemplo, nos EUA, onde cada Estado é SOBERANO.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Ao encerrar a sua apresentação, Appy explicou que a CARGA TRIBUTÁRIA que incide SOBRE O CONSUMO NO BRASIL corresponde, hoje, a 12% do PIB. Por isso, com EXCEÇÕES PARA ALGUNS SETORES outros terão que pagar uma parte maior de impostos. "Se eu estou dando para alguns bens e serviços uma alíquota mais baixa, a ALÍQUOTA PADRÃO, que é a que tributa os outros bens e serviços, TEM QUE SER MAIS ALTA PARA MANTER A CARGA TRIBUTÁRIA. Ora, esta declaração é mais do que bastante para explicar que a REFORMA ADMINISTRATIVA deveria vir em primeiro lugar, pois a partir dela, pelo efeito DIMINUIÇÃO DE GASTOS, a CARGA TRIBUTÁRIA, que está por volta de 34% do PIB, possa ser reduzida.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O HACKER DA VAZA JATO E SEUS FIÉIS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
LICENÇA PARA AUMENTAR IMPOSTOS
Ontem, para infelicidade geral dos PAGADORES DE IMPOSTOS, a Câmara dos Deputados aprovou, por 379 votos a favor e 64 contra (o NOVO foi o único partido que orientou voto contra), o nefasto e malcheiroso -ARCABOUÇO FISCAL-. Em tese, queiram ou não, ao aprovar a nova lei o Congresso Nacional tirou de cena o importante TETO DE GASTOS e colocou no colo do governo uma LICENÇA PARA AUMENTAR IMPOSTOS.
TEM MAIS...
Mais uma vez, como se percebe, a maioria dos nossos parlamentares deu, pela enésima vez, a nítida demonstração do quanto DETESTA O POVO BRASILEIRO. Vale lembrar que além de aprovar a LICENÇA PARA AUMENTAR IMPOSTOS, a Câmara dos Deputados foi mais além: aprovou também a MEDIDA PROVISÓRIA que REAJUSTOU OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES FEDERAIS, ASSIM COMO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, EM 9%. Mais: o aumento também é válido para cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas. Que tal?
PRIMEIRA CLASSE
Ora, levando em conta a prática da ISONOMIA que reina no nosso Brasil, o efeito cascata deste aumento salarial -federal- chegará rapidamente aos estados e municípios, o que vai acionar a LICENÇA PARA AUMENTAR IMPOSTOS, concedida ontem através da aprovação do ARCABOUÇO FISCAL. Tudo para satisfazer o magnífico desejo dos BRASILEIROS DE PRIMEIRA CLASSE, ou CLASSE ESPECIAL.
AUMENTO DE SALÁRIOS E DE IMPOSTOS
Vale lembrar que 47% dos IMPOSTOS ARRECADADOS são drenados para as contas de 13,5 milhões de SERVIDORES DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS -ATIVOS E INATIVOS- ASSIM COMO DOS MILITARES. Não por acaso, este enorme contingente é formado por 3% de BRASILEIROS QUE NÃO FAZEM PRODUTO ALGUM, MAS SE APROPRIAM DOS BENS E SERVIÇOS PRODUZIDOS POR 97% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. Com o aumento salarial concedido ontem, esta conta vai exigir a criação de mais IMPOSTOS ou elevação das alíquotas dos existentes.
CLÁUSULA PÉTREA PARA DIREITOS
Como se vê, só existe CLÁUSULA PÉTREA NA CONSTITUIÇÃO para -GARANTIR- DIREITOS DA PRIMEIRA CLASSE. PARA O POVO EM GERAL -SEGUNDA CLASSE- só existe o-DEVER- DE PAGAR A CONTA DA PRIMEIRA CLASSE.
SEM-FIM
Depois que a maioria dos ministros do STF iniciou a interminável e/ou -sem-fim- sequência de incríveis descumprimentos da CONSTITUIÇÃO e, por vontade própria e desmedida resolveu ignorar por completo grande parte das decisões aprovadas pelos PODERES -EXECUTIVO E LEGISLATIVO-, o povo brasileiro, com absoluto domínio da razão, imaginou que as caríssimas FORÇAS ARMADAS, em respeito ao indiscutível ARTIGO 142 DA CF fariam valer o seu legítimo papel de -GARANTIDOR DA LEI E DA ORDEM-.
ESTADO DE DIREITO
Esta manobra -CLARAMENTE ATIVISTA E TOTALMENTE SEM FREIOS, deixou grande parte do povo brasileiro, que até então estava plenamente convencido de que vivia num PAÍS DEMOCRÁTICO, em situação de absoluta IMPOTÊNCIA, SEM TER A QUEM RECORRER para GARANTIR, MINIMAMENTE, O ESTADO DE DIREITO.
RESISTÊNCIA FRANCESA
Vejam por exemplo, que o caso da RESISTÊNCIA FRANCESA: atuando de forma heroica, os resistentes alimentavam a ESPERANÇA DE LIBERTAÇÃO com base no auxílio informações às FFAA dos PAÍSES ALIADOS. Ou seja, os resistentes viam a vitória dos ALIADOS como o GARANTIDOR DA LIBERDADE DO POVO FRANCÊS.
GARANTIDORES DA DITADURA
Infelizmente, no nosso empobrecido Brasil, isso está fora de cogitação, a considerar que as nossas FFAA deram uma FIGA PARA O POVO e simplesmente assumiram o papel de GARANTIDOR DAS VONTADES -INCONSTITUCIONAIS- TOMADAS A TODO MOMENTO PELO STF. Ou seja, as nossas FFAA entendem que o ARTIGO 142 DA CF dá PODERES ILIMITADOS PARA O STF e como tal GARANTEM A DITADURA NO BRASIL.
ADMIRÁVEL GADO NOVO
Assim, o que nos resta é dar crédito total à letra da música ADMIRÁVEL GADO NOVO, do compositor Zé Ramalho, que diz o seguinte:
Oh, boi!
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Eh, oh, oh, vida de gado
Povo marcado, eh!
Povo feliz!
Eh, oh, oh, vida de gado
Povo marcado, eh!
Povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
É o Brasil!
Eh, oh, oh, vida de gado
Povo marcado, eh!
Povo feliz!
Eh, oh, oh, vida de gado
Povo marcado, eh!
Povo feliz!
Oh, boi
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar
Não voam, nem se pode flutuar
Não voam, nem se pode flutuar
Eh, oh, oh, vida de gado
Povo marcado, eh!
Povo feliz!
Eh, oh, oh, vida de gado
Povo marcado, eh!
Povo feliz!
Feliz, feliz, feliz
Oh, boi, oh, boi, eh, boi
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: DISPARIDADE DE ARMAS!, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
LOUCO, DESPREPARADO E FASCISTA???
Tão logo o candidato Javier Milei foi declarado vencedor nas eleições primárias da Argentina, muitos brasileiros correram para as redes sociais para festejar a vitória do libertário enquanto outros tantos, fortemente influenciados pela preocupada MÍDIA-COMUNISTA, trataram de demonizar o candidato dizendo, resumidamente, que além de LOUCO E NÃO TER EXPERIÊNCIA EM CARGOS PÚBLICOS, Milei é uma AMEAÇA FASCISTA. Que tal?
INÍCIO DE CONVERSA
Pois, para início de conversa o que se sabe até agora, para desespero da mídia, é que MILEI ganhou as PRIMÁRIAS. Como tal ganhou o direito de disputar a ELEIÇÃO PRESIDENCIAL marcada para 22 de outubro próximo.
CANSAÇO
Mais: O resultado das PRIMÁRIAS nada mais é do que uma clara manifestação, através do VOTO, de que grande parte do povo argentino CANSOU do POPULISMO e, por consequência, da fantástica, duradoura e excessiva MÁ ADMINISTRAÇÃO misturada com DOSES EXAGERADAS DE MUITA MÁ FÉ.
SANIDADE MENTAL
Quanto aos INSATISFEITOS BRASILEIROS, do tipo que afirmam que MILEI É LOUCO, fica a pergunta: - No Brasil a grande maioria dos políticos, assim como o presidente da República e ministros do STF são EQUILIBRADOS? Por tudo que fazem e/ou decidem são dotados de BOA SANIDADE MENTAL?
FALTA DE EXPERIÊNCIA
Já no tocante à FALTA DE EXPERIÊNCIA DE MILEI, a pergunta é a seguinte: - No Brasil, os EXPERIENTES POLÍTICOS dão demonstrações de que tomam decisões acertadas? A EXPERIÊNCIA tem sido capaz de produzir algo positivo, notadamente nas questões que envolvem DESPESAS PÚBLICAS, IMPOSTOS E REFORMAS? Estou ansioso para saber as respostas...
SINAIS DE ALERTA
Antes de tudo, mais do que sabido, notícias ruins, do tipo que produzem um nefasto aumento da desconfiança quanto ao desempenho da economia, não têm como ser festejadas. Quando as notícias ruins se tornam mais frequentes, isto soa como uma emissão de sinais de alerta informando que a máquina que movimenta os SETORES -INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE SERVIÇOS- está OPERANDO COM DIFICULDADE. Mais: se nada for feito o sistema pode travar a qualquer momento.
CENÁRIO DESANIMADOR
Pois, quem olha a nossa economia através do indicador da B3 - principal Bolsa de Valores do país, que negocia as ações das empresas brasileiras de capital aberto, o cenário é pra lá de desanimador. Vejam que até ontem, 4ª feira, 17, TODOS OS 13 PREGÕES que foram realizados neste mês de agosto fecharam em BAIXA. O que mais impressiona é que esta triste sequência de perdas não era vista desde 1970. Que tal?
RISCO
Ainda há quem acredite e/ou afirme, por puro desconhecimento, que as Bolsas de Valores e/ou de Mercadorias não passam de verdadeiros CASSINOS. Ora, é bom lembrar que nos CASSINOS aqueles que correm RISCO são apenas e tão somente os APOSTADORES. Já nas BOLSAS, quando a queda é sistemática, quem CORRE RISCO é a ECONOMIA DO PAÍS COMO UM TODO e não apenas os investidores detentores de ações e/ou demais títulos ali negociados.
MUITO DOENTES
Como se vê, países que conseguem mostrar uma performance tão negativa, de forma firme e constante, identificam, claramente, que as suas economias estão muito doentes. Mais ainda quando o número de pregões em queda contínua chega a 13, que não por acaso é o número do PT.
ARCABOUÇO FISCAL
Para piorar o ânimo daqueles que fazem e comercializam boa parte dos produtos produzidos, o governo petista acena, constantemente, com mais impostos e/ou aumento de alíquotas. A propósito, leiam o texto do economista e pensador Darcy Francisco dos Santos a respeito do estúpido ARCABOUÇO FISCAL, que o governo Lula insiste na sua aprovação.
Segue o link: https://financasrs.com.br/2023/08/16/arcabouco-fiscal-nao-ha-solucao-sem-contencao-de-despesa/.
A VELHA E MESMA MISSÃO
Cada vez que a Petrobras anuncia um aumento de preços dos combustíveis, os repórteres de praticamente todos os meios de comunicação correm -desesperadamente- em direção aos postos de abastecimento Brasil afora com a velha e mesma missão: induzir os incautos condutores de veículos a entenderem que a grande CULPADA é a GANANCIOSA PETROBRAS, que só se preocupa em EXPLORAR os usuários de veículos movidos por produtos derivados do petróleo.
QUEM FICA COM QUANTO?
Pois, a título de esclarecimento, ainda que seja um tanto inútil, a considerar que muita gente já tem OPINIÃO FORMADA PELA MÍDIA, informo que, em tese, a FORMAÇÃO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS no nosso empobrecido Brasil se dá da seguinte forma:
1- as REFINARIAS DA PETROBRAS ficam com 42,5%;
2- as DISTRIBUIDORAS e REVENDEDORES, com 16,10%;
3- o CUSTO DO ETANOL representa 15%;
4- os ESTADOS, por conta do ICMS, ficam com 20% ; e,
5- a UNIÃO, através de IMPOSTOS FEDERAIS, fica com 6,4%.
COMMODITY
Na parte que é destinada as REFINARIAS (a grande maioria, infelizmente, pertence à Petrobras), a matéria prima -PETRÓLEO BRUTO, por ser uma -COMMODITY, tem seu preço definido pelo MERCADO. Esclarecendo: COMMODITIES são BENS DE CONSUMO MUNDIAL, e como tal são comercializadas em todo o mundo em bolsas de valores e/ou de mercadorias. Assim, a eventual diferença de preços dos combustíveis ofertada no mercado deriva da produtividade na operação do REFINO e não do preço da MATÉRIA PRIMA.
DISTRIBUIÇÃO E REVENDA
No tocante à DISTRIBUIÇÃO E REVENDA, vale informar que os postos de combustíveis Brasil afora, por força de LEI INFAME, são obrigados a ter FRENTISTAS, o que encarece o preço do litro da gasolina, do diesel e/ou do etanol. Mais: a parcela do ETANOL que é misturada na gasolina representa um CUSTO com pouca ou nenhuma possibilidade de manobra.
IMPOSTOS
Na esteira da FORMAÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS acima informado, sobrou o GRANDE E INTOCÁVEL VILÃO, representado por MALDITOS IMPOSTOS ESTADUAIS E FEDERAIS, que no governo passado, conduzido por Jair Bolsonaro, foram REDUZIDOS por conta da ESSENCIALIDADE CONFERIDA AOS COMBUSTÍVEIS, ENERGIA ELÉTRICA, COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE COLETIVO. Pois, tão logo Lula assumiu o governo, a ESSENCIALIDADE foi JOGADA ÀS TRAÇAS, e com isso a PESADA E CRUEL TRIBUTAÇÃO voltou a ocupar o velho papel de VILÃO que muita gente -FORMADA PELA MÍDIA- ignora e como tal prefere jogar pedras na GENI -PETROBRAS-, que não obstante tudo isso ainda é pessimamente administrada.