ESQUERDA UNIDA E DIREITA DISPERSA
Enquanto a ESQUERDA, com todos os seus tons ideológicos comprovadamente atrasados, se mantém praticamente coesa na luta contra o -LIBERALISMO-, que por sua vez se baseia na PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO, NA ECONOMIA DE MERCADO E NO RESPEITO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, a DIREITA se caracteriza pela DISPERSÃO e/ou pelo DESENCONTRO, na vã expectativa de que suas ideias e vontades serão resolvidas pelo fracasso das ações e propostas dos SOCIALISTAS/COMUNISTAS.
PESQUISA
Vejam, por exemplo, o que acontece com a MÍDIA BRASILEIIRA: -segundo pesquisa recente a maioria dos jornalistas declarou ser de ESQUERDA (militando em causas progressistas), deixando bem claro que as coberturas e reportagens NÃO SÃO TÃO IMPARCIAIS QUANTO ALEGAM OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO. Mais: a pesquisa mostra que a maioria esmagadora dos jornalistas brasileiros (81%) se declarara de ESQUERDA. Apenas 4% disseram ter posicionamento mais à DIREITA (sendo 1,4% de direita e 2,5% de CENTRO-DIREITA). Mais ainda: até mesmo os que se identificam como EXTREMA-ESQUERDA (2%) superam os que os que se dizem de DIREITA e apenas 0,1% classificam-se como de EXTREMA-DIREITA. Que tal?
A PROVA
A rigor, como revelou a Gazeta do Povo, dados mais antigos já davam indicações parecidas. Em 2017, ao rebater um ataque do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad à imprensa, o então editor-executivo, hoje diretor de redação da Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila, admitiu que “as Redações são formadas em sua maioria por uma elite intelectual de jovens progressistas de esquerda” e que “o resultado era palpável nas páginas do jornal, por mais que os profissionais se empenhassem em fazer valer o princípio de apartidarismo que é pilar do Projeto Editorial da Folha”. Como se vê, não se trata de insinuações a respeito, mas de DECLARAÇÕES dadas pela própria Folha de S. Paulo.
CONSÓRCIO
Ora, todos os leitores e não leitores sabem que -o G1, ESTADÃO, FOLHA DE S. PAULO, UOL, O GLOBO E EXTRA- , com apoio irrestrito de toda a ESQUERDA, formaram um CONSÓRCIO de veículos de mídia com o -propósito- de divulgar, diariamente, o número de mortes e casos de COVID-19. Na realidade, mais do que sabido, a intenção sempre foi a de fixar, para sempre, o rótulo de -GENOCIDA- na testa do ex-presidente Jair Bolsonaro.
JOGOS DE FUTEBOL
Pois, tão logo Lula foi declarado vencedor da eleição para presidente (pelo TSE e não pelas urnas), o CONSÓRCIO foi extinto e com isso todos os apreciadores do futebol deixaram de ser massacrados com a -informação-, sempre antes do início de cada jogo transmitido pela Globo e/ou pelo Première, quanto ao número de vítimas da COVID-19.
DIREITA NADA INTELIGENTE
Voltando ao início deste editorial, observem o quanto é real e certo que a preferência da DIREITA é criticar tudo que a ESQUERDA FAZ, mas não tem a menor iniciativa para atacar. Se a DIREITA fosse minimamente inteligente deveria se reunir e aproveitar o FIM DO CONSÓRCIO DA MÍDIA ESQUERDISTA para anunciar, minuto a minuto, as terríveis CONSEQUÊNCIAS do -FIQUE EM CASA-, que sabidamente resultou em grande número de EMPRESAS FECHADAS, do crescente ENDIVIDAMENTO das FAMÍLIAS, do AUMENTO EXUBERANTE DAS DESPESAS PÚBLICAS e outras desgraças mais.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: PAULO GUEDES TINHA RAZÃO, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
FIQUE EM CASA
Após o fatídico 11 de março de 2020, quando a MÍDIA ABUTRE entrou nos lares do nosso imenso Brasil para deflagrar a terrível e lamentável campanha -FIQUE EM CASA, A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS-, todos aqueles que, de forma absolutamente racional tentaram explicar que tão logo o FUTURO viesse a se encontrar com o inevitável -PRESENTE- as CONSEQUÊNCIAS viriam juntas e muitas delas com peso e tamanho excessivos, coisa que sabidamente dificultaria o seu carregamento.
GENOCIDA E FASCISTA
Como a MÍDIA alimentou, e convenceu, quase todos os governadores, prefeitos e demais autoridades públicas, quem resolveu argumentar, como fez o então presidente Jair Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes e todos aqueles (assim como eu) informando a todo momento que o criminoso -FIQUE EM CASA- fatalmente produziria terríveis CONSEQUÊNCIAS para a ECONOMIA DO BRASIL e, por conseguinte, para o POVO BRASILEIRO, segue até hoje rotulado como GENOCIDA e FASCISTA, pouco importando quem sempre teve total razão.
TACE
Pois, para os não iniciados no que diz respeito à importante ECONOMIA, o pensador Cristiano Fiori Chiocca, do Instituto Rothbard Brasil, traduz com muita clareza as inevitáveis COSEQUÊNCIAS embalado pela clara Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE), a qual evidencia que - depois de um BOOM DE LIQUIDEZ E CRÉDITO (advindo da brutal emissão de moeda na pandemia) houve uma EUFORIA DE INVESTIMENTO E CONTRATAÇÕES QUE NUNCA TIVERAM SUSTENTAÇÃO EM POUPANÇA REAL.
O MERCADO PRECIFICA OS MAUS INVESTIMENTOS
O fato é que, dentro deste caos e/ou desorganização econômica criado pelo FIQUE EM CASA, há que se reconhecer, ainda que com muita dificuldade, que a -RECESSÃO e/ou /DEPRESSÃO- é fruto de MAUS INVESTIMENTOS. Como tal o mercado trata de REPRECIFICAR OS ATIVOS que foram inflados.
MANCHETES ATUAIS
O curioso, para não dizer outra coisa, é que a mesma MÍDIA que pregou o -FIQUE EM CASA, A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS- está estampando manchetes do tipo:
- "Bradesco choca com baixo lucro recorrente"
- "Dona do Pifpaf põe planta à venda. Meta: equacionar uma dívida de R$ 1 bi."
- "Vem aí uma extinção em massa de startups"
- "JP Morgan corta Suzano e Klabin; preço da celulose perdeu sustentação"
- "Marisa contrata BR Partners para renegociar dívidas de R$ 200 milhões"
- "C6 demite, mas jura que vai contratar"
- "Na Light, acendeu a luz vermelha".
VALSA DE GANHA 1 PERDE 2
Com a manipulação da TAXA DE JUROS, como alguns governantes e parte da sociedade preferem, por conta do desconhecimento e/ou do populismo, o capital é brutalmente desperdiçado e a inflação de preços é o movimento de transferência de renda da sociedade para o governo. Enquanto os governos puderem manipular ao seu bel prazer a quantidade de moeda, essa VALSA DE GANHA 1 PERDE 2 vai acontecer e deixar rastros de destruição pelo caminho.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: SEM VIRTUDES, SEM VALORES E SEM VERGONHA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
MARCA MUNDIAL
Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, declarou que a AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL, aprovada em 2021 pelo Congresso, NÃO RETROAGIRÁ. Disse mais: -"O Banco Central independente é uma MARCA MUNDIAL, o Brasil precisa se inserir neste contexto".
SENADO DECIDE
Ora, a considerar o que diz a lei que concedeu AUTONOMIA AO BANCO CENTRAL, Lula não tem o poder de DEMITIR o presidente da autarquia. Esta decisão cabe apenas e tão somente ao SENADO. Caso haja MOTIVO PARA EXONERAÇÃO, o Conselho Monetário Nacional (CMN) – formado atualmente pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e pelo próprio presidente do BC (Campos Neto) – precisa apresentar uma proposta ao presidente da República, a qual, repito, precisa ser aprovada, por maioria absoluta, no SENADO.
INSTITUIÇÃO COVARDE
Como se percebe, Arthur Lira, talvez para ganhar luzes lançadas pelos holofotes da política, foi além das suas chinelas, uma vez que a CÂMARA não tem poder de decisão sobre o BC. Já o SENADO, que tem este poder, é bom repetir à exaustão, é tido, havido e reconhecido Brasil afora como uma instituição COVARDE, pois tolera e aceita, sem questionar que o SOBERANÍSSIMO STF decida, da forma que bem entender, sobre TUDO E MAIS UM POUCO o que acontece no nosso Brasil.
QUEM INDICA É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Partindo destas importantes premissas é importante que o leitor saiba que, segundo diz a lei, a INDICAÇÃO DO PRESIDENTE E OS MEMBROS DA DIRETORIA DO BANCO CENTRAL é feita pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA. A partir daí cabe ao falido e covarde SENADO sabatiná-los e a seguir são aprovados ou não em plenário.
É PRECISO DESENHAR?
Creio que ficou mais do que claro e evidente que Roberto Campos Neto, ainda que a lei confira a possibilidade de recondução, já declarou inúmeras vezes que não pretende se manter no cargo, uma coisa é mais do que certa: Lula vai indicar (e será aprovado no COVARDE SENADO) o nome do substituto, na condição de SUBORDINADO DO GOVERNO. Ou seja, por antecipação já podem dar ADEUS À INDEPENDÊNCIA DO BC. Nem precisa de nova lei, basta que o próximo presidente do BC ignore a AUTONOMIA e faça tudo aquilo que o POSTE DE LULA, o ministro Fernando Haddad determine. É preciso desenhar?
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: SIGILO NÃO IMPEDE PENSAR, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
ENTRA DIA SAI DIA...
Pode parecer incrível ou má vontade, mas o fato é que, dia sim dia também, SEM EXCEÇÃO, todos os integrantes do maldoso GOVERNO LULA entram em cena para despejar quantidades enormes de pretensões e/ou medidas absurdas que tem como único objetivo DESTRUIR POR COMPLETO, em tempo recorde, tudo aquilo que foi conquistado, a duras penas, nos últimos quatro anos.
GOVERNO LULA
Para que fique bem claro, a expressão -GOVERNO LULA- não se refere apenas ao PERÍODO de quatro anos (se não houver reeleição) em que o mandatário fica à frente da presidência do Executivo. -GOVERNO LULA- é algo PLURAL: reúne, sem exceção, o que existe de pior em termos de mau-caratismo somado a uma diabólica disciplina ideológica inclinada para a tirania -comunista-, com destaque especial, além do próprio presidente Lula e seus péssimos ministros, 1- grande parte da MÍDIA; 2- a maioria dos ministros do STF; 3- o Senado; 4- boa parte da Câmara; etc...
MÚSICA FÚNEBRE BEM ORQUESTRADA
O que mais chama a atenção é a FORMA ORQUESTRADA com que todos os envolvidos tocam seus instrumentos , que resulta numa terrível -MÚSICA FÚNEBRE- própria para filmes de terror. Dentro deste clima de pavor, como são tantas as decisões diabólicas, muitas delas deixam de ser comentadas, ainda que sejam altamente preocupantes e prejudiciais para a sociedade como um todo.
STF
Vejam, por exemplo, que ontem, 8, o STF (leia-se GOVERNO LULA) decidiu, por UNANIMIDADE, que DECISÕES DE MATÉRIA TRIBUTÁRIA ANTERIORES -QUE JÁ HAVIAM TRANSITADO EM JULGADO- DEIXARÃO DE VALER QUANDO HOUVER UMA MUDANÇA NA JURISPRUDÊNCIA NO SUPREMO. Ou seja, empresas que tiveram decisões FAVORÁVEIS pelo não pagamento de alguns impostos serão obrigadas a pagá-los caso o STF decida a posteriori que aquele imposto é devido ou constitucional. Mais: o STF decidiu também – por 6 votos a 5 – pela não-modulação dos efeitos, o que abre espaço para a Fazenda cobrar os impostos não pagos de forma retroativa, inclusive com multas e juros. Que tal?
DE -SEIS A ZERO- PARA -SEIS A CINCO-
Chama ainda mais a atenção é que em dezembro passado o próprio STF já havia decidido esta matéria da -modulação- pelo placar de -SEIS a ZERO-. Entretanto, como o julgamento foi -virtual-, um dos ministros fez um pedido de destaque – obrigando a anular a votação e transferi-la para um julgamento presencial. Pronto. Foi o bastante para que, ontem, os SEIS A ZERO se transformasse em SEIS A CINCO. Pode? Aqueles que ainda não entenderam que o STF integra o GOVERNO LULA é bom que saibam que a alteração brutal dos votos se deu por conta do compromisso de aumentar a insaciável arrecadação do governo.
BANCO DO BRICS E CEITEC
Para completar o dia, li na Folha de São Paulo, a notícia de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu a saída do atual presidente do banco do BRICS, o competente economista Marcos Troyjo, para colocar no seu lugar a incompetentíssima Dilma Rousseff. Dose pra mamute, não? Querem mais: ontem, por DECRETO, o presidente Lula criou um grupo interministerial para REVERTER a LIQUIDAÇÃO DA ESTATAL CEITEC. O que já era um grande CENTRO DE CUSTOS vai virar um GRANDE COMPLEXO DE CUSTOS E MALVERSAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS. Pode?
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: AMIGOS DE LULA ATACAM O ERÁRIO COM A VORACIDADE DE UM CARDUME DE PIRANHA, por J.R. Guzzo. confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
PSOL SENDO PSOL
Ontem, 7, o trágico e nada surpreendente PSOL - Partido Socialista e Liberdade (???) - aliado de primeira hora do PT, protocolou um projeto de lei que pede a retirada do mandato de 4 anos para o presidente do Banco Central. Mais: aproveitou a deixa e também protocolou um requerimento pedindo, sem a mínima chance de ser convencido, que Roberto Campos Neto, por enquanto atual presidente do BC, (já não se sabe até quando) vá ao plenário da Câmara para dar explicações sobre a condução da política monetária.
QUATRO COSTELAS DO PT
Vale recordar, fazendo uso da versão bíblica que insinua que Eva foi feita com -UMA COSTELA DE ADÃO-, que o PSOL nasceu, em 2004, de -QUATRO COSTELAS DO PT- Luciana Genro, Heloisa Helena, Babá e João Fontes, que à época foram expulsos pelo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores.
ACABAR COM A AUTONOMIA DO BC
Na real, o PSOL, através de uma jogada combinada com a turma da esquerda que compõe o governo PETISTA-COMUNISTA, foi escolhido para entrar com o projeto que pretende acabar o quanto antes com a AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL. A ideia, ou vontade, é alterar a legislação aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, que fixou mandato de 4 anos para o presidente e os diretores do BC, além de desvinculá-lo de qualquer estrutura do Executivo.
ÔNUS MIL E BÔNUS ZERO
Para mostrar que é um partido ESQUISITO, como todos os demais que comungam do ideário COMUNISTA, o PSOL quer que o BC volte a ser subordinado ao presidente da República. Ora, aqui entre nós, se o desejo é a -SUBORDINAÇÃO-, aí a existência do BC é totalmente inútil e/ou desnecessária, pois impõe para toda a sociedade um -ÔNUS MIL- com -BÔNUS ZERO-.
ACABAR COM O BC É MAIS INTELIGENTE
Aliás, se o PSOL, assim como os demais partidos de esquerda, fosse ocupado por pessoas minimamente inteligentes, deveria ter protocolado um projeto que ACABA COM O BANCO CENTRAL e não a sua SUBORDINAÇÃO ao governo. Bastaria deixar por conta do MERCADO (povo) a escolha da MOEDA que deve circular no país e qual a TAXA DE JUROS que os financiadores e financiados estão dispostos a pagar e receber sobre os títulos oferecidos. Não vamos muito longe: isto já acontece, por exemplo, no Panamá, cujos habitantes preferem o dólar e o preço do dinheiro (taxa de juro) é definido pelo mercado.
Detalhe importante: o PANAMÁ é o ÚNICO PAÍS da América Latina que NUNCA VIVENCIOU UM COLAPSO FINANCEIRO OU UMA CRISE MONETÁRIA DESDE A SUA INDEPENDÊNCIA.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O NAVIO FANTASMA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
EXERCÍCIO DE EMPATIA
Antes de tudo convido os leitores a fazer um exercício de EMPATIA, tentando de todas as formas entender quais as reais razões que levaram tantos eleitores a votar em Lula e, se possível, imaginar se depois de decorridos esses primeiros 37 dias de governo petista ainda se declaram satisfeitos, confiantes e felizes com a escolha.
USO DA IMAGINAÇÃO
Ainda que esta tarefa seja muito difícil, beirando a fronteira do impossível, mesmo assim peço que se esforcem ao máximo fazendo, se for o caso, uso da IMAGINAÇÃO como instrumento único e capaz de entender se a maioria dos eleitores de Lula ainda continua convencido de que a ELEIÇÃO PRESIDENCIAL FOI LIMPA e JUSTA. Mais: se possível procurem saber se esses eleitores estão gostando e/ou aplaudindo as declarações, intenções e decisões que já foram tomadas e/ou pretendidas pelo governo Lula.
SANIDADE MENTAL
Para melhor testar a SANIDADE MENTAL do contingente eleitoral petista, procurem entender se a satisfação com o presidente cresce na medida em que ele profere, desmedidamente, as mais escandalosas MENTIRAS, que têm chocado até as menos distintas galinhas chocadeiras. Vejam, por favor, se eles acreditam que Cuba é um grande exemplo de desenvolvimento econômico dentre os demais países latinos.
DISCURSO-MENTIRA
Se ainda tiverem fôlego e disposição, usem da EMPATIA para tentar aplaudir o DISCURSO-MENTIRA que Lula fez, ontem, 06, por ocasião da posse de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES, quando disse, alto e bom som e tom que o BNDES nunca deu dinheiro para países amigos do governo; o banco financiou o serviço de engenharia de empresas brasileiras e nada menos que 15 países da América Latina e do Caribe entre 1998 e 2017. Os contratos em atraso estão cobertos por garantia, mas o fato é que as operações deram lucro, além de gerar dinheiro e milhares de empregos no Brasil. E vamos ser francos: os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque Bolsonaro resolveu cortar relação internacional com esses países para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de cobrar. Eu tenho certeza de que no nosso governo esses países vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil, e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES.
PESSOAS DE MAL
Neste terrível, complicado e dificílimo pedido de exercício de EMPATIA creio que já fui muito além do limite que permite o uso da IMAGINAÇÃO. Entretanto, quem se dispõe a entender o comportamento dos eleitores de Lula perceberá, com muita clareza, que PESSOAS -DE BEM- têm discernimento enquanto que as mais autênticas PESSOAS -DE MAL- apenas votam no PT.