Artigos

06 jun 2024

A PIOR LAMA NÃO É A DA ENCHENTE


LAMA

O lento e gradual recuo das águas, notadamente do -lago- Guaíba, e dos rios Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí, que só iniciou no final de maio, escancarou, de forma dramática, um enorme volume de distintas camadas de LAMA que além de soterrar prédios, tanto residenciais como industriais e comerciais, também deixou municípios e seus acessos inteiros totalmente destruídos. 


CUSTO ESTIMADO

Pois, enquanto a estimativa do CUSTO para RECONSTRUIR A INFRAESTRUTURA DO RS já está por volta de R$180 BILHÕES, segundo o estudo da consultoria Bateleur, apresentado nesta semana à diretoria da FEDERASUL, também é mais do que sabido que o PRAZO para que a maioria dos atingidos volte ao normal, coisa que depende das condições de cada família ou indivíduo, será LONGO E DURO. 


ARROZÃO

Como se não bastasse a GROSSA LAMA espalhada por todos os cantos do RS, por conta da pior TRAGÉDIA que atingiu o Estado gaúcho, respingando problemas sérios por boa parte do país, o governo Lula, não raro é identificado por atos de CORRUPÇÃO, alguns até consagrados por enormes ROMBOS, caso do -MENSALÃO, e do PETROLÃO-, aproveitou a deixa para emplacar o seu mais novo ESCÂNDALO, já batizado pelo indignado povo brasileiro como -ARROZÃO-.


CARTEL

Pelo que se sabe até agora, depois de ter sido caçada, ontem à noite, a liminar que impedia a realização do LEILÃO DE ARROZ pela CONAB, hoje cedo o TRF4 resolveu manter o LEILÃO e, de imediato, o governo comprou 263 mil toneladas de arroz importado, numa operação que dá a entender uma possível existência de CARTEL. De novo: DÁ A ENTENDER, mas se for levado em conta os escândalos anteriores, a probabilidade de ocorrência de CARTEL é enorme. 


COMENTÁRIO DEPUTADO MARCEL van HATTEN

Não deixe de assistir o comentário do Dep. Marcel van Hatten sobre o leilão de arroz. Segue o link: 

https://www.instagram.com/stories/marcelvanhattem/3384503386923840237?igsh=NXdwMnNna3A0bG5n



Leia mais

05 jun 2024

AFINAL, ONDE ESTÁ A SURPRESA???


INGENUIDADE

Entra dia e sai dia e um número incontável de analistas, como se vivessem em outro mundo, vem a público para manifestar o quanto estão decepcionados e/ou extremamente preocupados com a forma com que Lula e seus aliados esquerdistas estão dirigindo o nosso empobrecido Brasil. Ontem, por exemplo, li, na Gazzeta do Povo, que o  CEO do Banco BR Partners, Ricardo Lacerda, fez uma revelação típica de quem é dotado de INGENUIDADE ao dizer que -SE LULA NÃO LEVAR A SÉRIO O EQUILÍBRIO FISCAL, O BRASIL VAI LADEIRA ABAIXO-.


OBJETIVO PRINCIPAL

Ora, até os recém-nascidos e muito provavelmente também aqueles que estão prestes a nascer, sabem perfeitamente, que a ESQUERDA, em qualquer lugar do mundo, tem como OBJETIVO PRINCIPAL a DESTRUIÇÃO DA ECONOMIA e, por consequência, o EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO. Na América Latina, por exemplo, CUBA, VENEZUELA e LOGO LOGO O BRASIL atestam esta indisfarçável VERDADE. 


ESTADO FALIMENTAR

É muito difícil entender, ou aceitar, que depois de TANTOS ATAQUES -FRONTAIS- que Lula e seus aliados fazem, SISTEMATICAMENTE, ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que mostra enorme preocupação em SEGURAR A INFLAÇÃO, ainda há quem fique SURPRESO com os recorrentes e PERSEGUIDOS ROMBOS E/OU DÉFICITS FISCAIS, que estão colocando, de forma lenta e gradual, o BRASIL em ESTADO FALIMENTAR.


LACERDA CONFESSA QUE APLAUDIU O ARCABOUÇO FISCAL. PODE?

Ao ser perguntado, pelo Brasil Journal -, como enxerga o cenário econômico na segunda metade deste Lula 3, o CEO do Banco Partner, Ricardo Lacerda respondeu: - Vejo com muita preocupação. A economia está desacelerando e o apoio do governo no Congresso se esvaindo. Já quanto à avaliação quanto à POLÍTICA FISCAL DO GOVERNO, Lacerda não escondeu a sua INGENUIDADE ao dizer que APLAUDIU a aprovação do ARCABOUÇO FISCAL. Apesar de notórias deficiências, achei que eliminava o risco de cauda de um descontrole fiscal. Mas o arcabouço tinha que ganhar vida própria. E isso não aconteceu. E completou: - O arcabouço fracassou em parte por suas falhas, mas sobretudo pelo desprezo do Presidente. Lula não acredita em equilíbrio fiscal e isso destrói a credibilidade da equipe econômica. Que tal? 



Leia mais

04 jun 2024

A BUSCA DA FELICIDADE


BUSCA DA FELICIDADE

Antes de tudo, a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, proclamada pela Assembleia Geral das NAÇÕES UNIDAS em 10 de dezembro de 1948, determina que TODOS OS INDIVÍDUOS TÊM DIREITO À VIDA, À LIBERDADE, À PROPRIEDADE. E sob a correta ótica do liberalismo, TODOS OS INDIVÍDUOS, CADA UM AO SEU MODO, TAMBÉM TEM DIREITO À -BUSCA- DA FELICIDADE. 


ALÉM FRONTEIRAS

Pois, quem olha com boa atenção as sucessivas TRAGÉDIAS que vem atingindo o RS, de forma implacável, em doses bem mais elevadas do que em qualquer outro lugar do país (-PANDEMIA, SECAS, ENCHENTES, PÉSSIMOS GOVERNOS E ENDIVIDAMENTO ABSURDO-) a BUSCA DE FELICIDADE é algo que muitos gaúchos, por mais que gostem do Estado, só vêem possibilidade além das fronteiras do RS. Como bem aponta o IBGE, ao revelar que entre 2000 e 2022 o RS teve o MENOR CRESCIMENTO POPULACIONAL DO PAÍS (0,3%) com um SALDO MIGRATÓRIO NEGATIVO DE 700 MIL PESSOAS.


GRANDE -CASE-

A propósito, o economista -gaúcho- Aod Cunha, em artigo recente, mencionando - A FUGA DE EMPRESAS E PESSOAS- mostra a sua preocupação com este GRANDE -CASE-principalmente depois da TRAGÉDIA CLIMÁTICA que, em maio, DESTRUIU BARBARAMENTE GRANDE PARTE DO TERRITÓRIO GAÚCHO. Esse MOVIMENTO DEMOGRÁFICO, dada produtividade total dos fatores relativamente semelhante à média brasileira, foi a principal explicação para um CRESCIMENTO (pífio) acumulado do PIB gaúcho no período, de 1,6% a.a. entre 2002 e 2021, o segundo pior do Brasil, só abaixo do RJ.


FLUXO MIGRATÓRIO

No SALDO MIGRATÓRIO DO RS chama a atenção de que mais do que o FLUXO EMIGRATÓRIO, o FLUXO IMIGRATÓRIO foi ainda MAIS NEGATIVO. O Estado mostrou ainda mais dificuldade para atrair pessoas do que para retê-las. Pois, frente a essa dura realidade, cujas explicações vão das secas recorrentes ao enorme ENDIVIDAMENTO DO SETOR PÚBLICO ESTADUAL, as saídas passavam naturalmente por enfrentar o tema das secas, ajustar as contas públicas e aumentar a produtividade do Estado.

Reter e atrair mais pessoas já era um desafio chave,  dado o perfil demográfico do RS. Isso certamente passaria por fazer do Estado um lugar mais atraente para as pessoas morarem. Veio a tragédia climática.


MEDIDAS EMERGENCIAIS

O nível de destruição da tragédia, em escala maior do que o Katrina (moradias, estradas, escolas, hospitais, desabrigados, etc), além dos dramas emergenciais, coloca um enorme desafio de futuro: como manter e atrair empresas e pessoas com esse novo risco para a vida no Estado? Como comparação, Katrina exigiu $160 bilhões na sua reconstrução em 20 anos. E ainda assim a população de New Orleans reduziu em 20%

Tudo isso posto, cabe a urgência não só das medidas emergenciais, mas de se avançar numa solução de longo prazo (mas começando já), que mitigue de fato o risco de que novos eventos extremos gerem o mesmo tipo de destruição. Não adiantará reconstruir casas, estradas, pontes, rodovias, hospitais, escolas, se o Estado continuar submetido a similar risco de destruição. Isso afetará HOJE as decisões de investimento e localização das empresas e famílias (aquelas que podem se deslocar)

Um exemplo para isso foi a solução que a Holanda adotou após as grandes enchentes da década de 90, o “Room for the River”. São um conjunto de várias intervenções que deram espaço para a água escoar em eventos extremos, com uma governança sólida de longo prazo.

Enfim, por mais que governos das diferentes esferas, setor privado e organizações sociais respondam ativamente para mitigar as consequências desse último fenômeno extremo, precisamos construir logo uma solução duradoura de longo prazo.

Se uma solução crível de longo prazo não for trabalhada desde já , creio que logo veremos  um forte processo migratório de empresas e pessoas. E isso trará consequências muito ruins para a geração de riqueza e empregos no RS, afetando fortemente quem permaneça no Estado.


DESEMPENHO DO PIB BRASILEIRO

COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024 ANTE O ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2023

 

PIB             AGRO     INDUS      SERV     FBCF    CONS. FAM     CONS. GOV

 0,8%         11,3%      -0,1%        1,4%       4,1%        1,5%                  0%                                                                      

 

No primeiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 0,8% frente ao quarto trimestre de 2023

O PIB de serviços subiu 1,4% no primeiro trimestre de 2024 ante o quarto trimestre de 2023. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB de serviços mostrou alta de 3%.

Já o PIB da indústria caiu 0,1% no primeiro trimestre de 2024 ante o quarto trimestre de 2023. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB da indústria mostrou alta de 2,8%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) subiu 4,1% no primeiro trimestre de 2024 ante o quarto trimestre de 2023. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a FBCF mostrou alta de 2,7%. Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) do primeiro trimestre de 2024 ficou em 16,9%.



Leia mais

03 jun 2024

CRISE E OPORTUNIDADE


DUAS CRISES TRÁGICAS

Antes de tudo, mais do que sabido, o Estado do Rio Grande do Sul, num espaço de CINCO ANOS, foi -PREMIADO- por DUAS IMENSAS CRISES, cujos efeitos SOCIAIS E ECONÔMICOS ultrapassam a fronteira daquilo que pode ser entendido e/ou classificado como TRÁGICO.


PRIMEIRA CRISE

A PRIMEIRA CRISE, iniciada em 2019, foi marcada por uma nova cepa do CORONAVÍRUS, cujo alastramento rápido mundo afora fez com que a OMS a classificasse como -PANDEMIA-. No Brasil, ainda que a COVID-19 tenha provocado estragos muito dolorosos em todos os estados, no RS, por conta de DECISÕES ABSURDAS, tomadas pelo péssimo governador do RS, Eduardo Leite, o estado foi PREMIADO por EFEITOS EXTREMAMENTE TRÁGICOS, onde muitas atividades foram definitivamente encerradas e outras vinham mostrando enorme dificuldade de recuperação. 


VÁRIAS CRISES CLIMÁTICAS

Pois, como se não bastasse a CRISE DA COVID-19, onde o governador gaúcho ganhou apoio irrestrito da esquerda, assim como do CONSÓRCIO FORMADO PELA MÍDIDA ABUTRE, o RS ainda foi PREMIADO- por várias e insistentes -CRISES CLIMÁTICAS-, onde a última, que iniciou nos primeiros dias do mês de maio e ganhou proporções avassaladoras ao longo de todo o período, foi ainda mais TRÁGICA E DESTRUIDORA tanto pelo lado SOCIAL quanto ECONÔMICO. 


BÚSSOLA INDICA QUE AS OPORTUNIDADES ESTÃO FORA DO RS

Ora, para quem está convencido que CRISE significa PERIGO E OPORTUNIDADE, isto sugere que o indiscutível e CONSIDERÁVEL AUMENTO DA PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE NOVAS CRISES e/ou TRAGÉDIAS, deve estar levando em boa conta que, neste momento crítico, as REAIS E EFETIVAS OPORTUNIDADES ESTÃO ALÉM DAS FRONTEIRAS DO ESTADO DO RS. 



Leia mais

31 mai 2024

MAIO GAÚCHO: O LEGADO


ESPERANÇA IMORTAL

Para o sofrido povo gaúcho, assim como para todos que se solidarizaram com a TRAGÉDIA que atingiu em cheio o Estado do RS, o mês de maio, mais do que sabido, ficará gravado na MEMÓRIA por muitos anos. Entretanto, como a ESPERANÇA é IMORTAL, mesmo quando a situação é flagrantemente DESESPERADORA, o que resta àqueles que são dotados de algum DISCERNIMENTO é FOCAR a inevitável RECONSTRUÇÃO com base na lógica da PREVENÇÃO.  


PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA

Se até poucos anos atrás a PROBABILIADE DE OCORRÊNCIA DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS no RS era extremamente BAIXA, o FATO é que nos últimos anos houve um visível AUMENTO de casos, sendo que alguns deles foram classificados como -TRAUMÁTICOS-. Mais: com PROBABILIDADE MAIOR DE SE TORNAREM MAIS FREQUÊNTES, PERIGOSOS E COM ELEVADO GRAU DE DESTRUIÇÃO.


MANIFESTO DE CINCO EX-PREFEITOS

A propósito disso, há que se levar em conta da INDIGNAÇÃO o enorme DESPREZO dos governantes que, nos últimos 40 ANOS, desdenharam o real e insistente crescimento dos FENÔMENOS CLIMÁTICOS. É o caso dos CINCO MAUS EX-PREFEITOS - PETISTAS E PEDETISTAS - Alceu Collares (PDT), Olívio Dutra (PT), Tarso Genro (PT), Raul Pont (PT) e José Fortunati (hoje no PV), que pouco ou nada fizeram para PREVENIR TRAGÉDIAS ANUNCIADAS, e mesmo assim resolveram, nesta semana, LANÇAR UM MANIFESTO com duras críticas à EXCELENTE GESTÃO do atual prefeito Sebastião Melo. 


MESMA QUADRILHA

Pois, como bem diz o pensador Roberto Rachewsky no texto a seguir - Os culpados fazem parte da mesma quadrilha. Atrasaram, empobreceram e arruinaram Porto Alegre.  Agora querem lavar as mãos com as águas do Guaíba e a lama que tomou conta da cidade por conta da desídia, leniência e irresponsabilidade que os caracteriza. Nem o melhor prefeito que Porto Alegre teve nos últimos 40 anos foi capaz de corrigir o legado que esses, que subscrevem essa nota covarde e infame, lhe deixaram. Porto Alegre ainda está em choque, as pessoas, aos milhares, ainda estão traumatizadas. A maioria delas têm medo da chuva, do vento, do rio ou do lago, eu não. Eu tenho medo que volte à prefeitura alguém vinculado à vanguarda do atraso. Teremos vários candidatos a prefeito concorrendo, entre eles o Melo que merece críticas e a Maria do Rosário que faz parte de uma gangue, de uma organização criminosa que já deveria ter sido proscrita por crimes de lesa-pátria como o Mensalão, o Petrolão e a destruição do ordenamento jurídico que transformou o Brasil numa república bananeira onde a liberdade individual, a propriedade privada e o Estado de Direito foram jogados no lixo para que tiranos de toga e um ex-condenado, ex-presidiário pudesse tomar o poder de assalto. Teremos também o Felipe Camozzato que pode mudar o futuro da cidade em um mandato, se a Câmara de Vereadores permitir.



Leia mais

29 mai 2024

RECONSTRUÇÃO DO RS: O QUE PRECISA SER LEVADO EM CONTA


SITUAÇÃO AGONIZANTE

Por mais NECESSÁRIA e URGENTE que seja a RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO RS, antes de qualquer providência sugiro que todos - pessoas físicas e jurídicas- que VIVEM, TRABALHAM, INVESTEM E PAGAM IMPOSTOS NO RS, saibam, entendam e se conscientizem, independente dos prejuízos produzidos pela TRAGÉDIA CLIMÁTICA, quanto a agonizante situação das CONTAS PÚBLICAS DO ESTADO, que, de antemão, têm ZERO CHANCE de melhora no curto, médio e longo prazos. 


PRIMEIRÍSSIMO LUGAR

Em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR, como já enfatizei várias vezes, é sempre importante relembrar que POR CONTA DE UMA SEQUÊNCIA DE RESULTADOS PRIMÁRIOS NEGATIVOS AO LONGO DE DÉCADAS, O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL É O SEGUNDO MAIS ENDIVIDADO ENTRE OS 27 ESTADOS DA FEDERAÇÃO, atrás apenas do também falido Rio de Janeiro.


RELAÇÃO DÍVIDA/RECEITA

Com isso, como bem aponta o pensador, economista e mestre em contas públicas Darcy Francisco dos Santos, a relação entre a DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA (DCL) e a RECEITA CORRENTE LÍQUIDA (RCL) do Rio Grande do Sul, que, fechou 2023 em 185,4%, muito acima do patamar de alerta previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 180%, só ficou abaixo do RJ, que ostenta a pavorosa marca de 188,4%. 


BAIXO CRESCIMENTO COM GASTO EXCESSIVO COM FUNCIONALISMO

No seu esclarecedor texto, Darcy menciona a reportagem da Gazeta do Povo, a qual  atribui a situação fiscal desastrosa do RS a uma série de fatores, com destaque maior para 1- o BAIXO ÍNDICE DE CRESCIMENTO ECONÔMICO; e 2- o GASTO EXCESSIVO COM O FUNCIONALISMO PÚBLICO. 

Atenção: conforme determina a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, o governo estadual que ultrapassa o limite de 200% na proporção da -DCL sobre a RCL- fica PROIBIDO DE REALIZAR OPERAÇÕES DE CRÉDITO INTERNA OU EXTERNA, com algumas exceções. Caso a DÍVIDA se mantenha acima do teto após três quadrimestres, fica impedido ainda de receber transferências voluntárias da União. No caso do RS, o indicador se manteve acima dos 200% até 2020. Em 2021 a proporção caiu para 182,6%, subindo para 199,3% em 2022, ano em que o governo estadual aderiu ao regime de recuperação fiscal (RRF).


DECISÃO

Diante deste quadro dantesco, o que todos que VIVEM, TRABALHAM E TEM (ou TINHAM) INVESTIMENTOS NO RS, precisam DECIDIR - antes de tudo- é se realmente VALE A PENA APOSTAR AS FICHAS RESTANTES (se é que elas existem) NO FALIDO RS.     


ESPAÇO PENSAR+

Por Roberto Rachewsky

 

Já estou até querendo que passem todas essas violações contra nossos direitos que estão sendo discutidas e votadas no parlamento. Quem sabe assim, o povo que está sendo roubado, parasitado, escravizado acorda e coloca abaixo essa tirania rotulada de democracia. Notem que democracia não significa nada, essencialmente. Para uns é o poder do povo. Que povo? Esse povo ignorante, preguiçoso e covarde que espera privilégios de um populista demagogo que dá migalhas depois de tirar metade do que a população produz?  Para outros, como eu, é a tirania da maioria que explora e parasita que cria e produz valor através da coerção estatal. O termo democracia tem sido exaltado como algo sagrado pelos místicos que acreditam no deus-estado. Democracia nada mais é do que método usado para violar os direitos individuais inalienáveis que deveriam estar protegidos exatamente pelo governo que os viola. É o paradoxo que os liberais precisam resolver mostrando que somente um governo limitado nas suas funções, financiado voluntariamente, pode servir quem o paga, ficando impedido de tirar o que é dos outros, seja a vida, a liberdade e a propriedade.



Leia mais